Presença de shopping centers no mercado livre de energia chega a 80%
Em busca de maior eficiência e economia na conta de luz, centros comerciais levam conta de luz para o mercado livre
A tarifa da conta de luz tem feito muitos empresários e pequenas empresas buscarem alternativas para economizar, com mais inteligência e sustentabilidade. Para os shopping centers, não poderia ser diferente. O último levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontou a presença de 488 unidades com a denominação de “shopping” no mercado livre de energia. Isso representa 80% do total de unidades contabilizadas pela Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, que chegou a 620.
“Além da economia de energia, os shopping centers têm ainda duas demandas muito específicas. Eles buscam maior eficiência energética para seus sistemas, como de ar-condicionado, iluminação, retrofit de equipamentos e outros. A outra demanda é pela setorização do consumo de energia, que traz benefícios para os lojistas”, detalha Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia, uma das principais atuantes no varejo do mercado livre.
Um exemplo de como isso funciona na prática é a migração para o mercado livre de energia do Centro Comercial Le Gusta, no Rio de Janeiro, que está em andamento, com objetivo de alçar uma economia próxima a 20%. A 2W está realizando o processo junto à CCEE, ao mesmo tempo em que trabalha na individualização da conta para os lojistas. “Isso traz alívio para as administradoras de shoppings e mais controle na mão do lojista”, exemplifica Ribeiro.
Outro exemplo é o Shopping Prêmio Socorro, em Sergipe, que está avançando nas etapas de migração e deve receber a primeira conta no mercado livre em 2023. De modo geral, o processo pode demorar entre seis meses e um ano e meio. “Como ainda há uma etapa de notificações para as concessionárias, é muito recomendável que as empresas que desejam migrar iniciem o processo o quanto antes”, aconselha.
As migrações para o mercado livre só têm aumentado. Segundo a CCEE, o número bateu recorde no ano passado, com mais de 1,2 mil novos entrantes, aumento de cerca de 15% em relação ao anterior. As pequenas e médias empresas tiveram importante participação neste aumento, em linha com a estratégia de comercialização flexível da 2W, que ultrapassou a marca de R$1 bilhão em contratos neste segmento.
Sobre a 2W Energia
A 2W Energia está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras, tecnológicas e disruptivas. Com dois parques eólicos em construção, no Rio Grande do Norte e no Ceará, a empresa é uma das principais geradoras de energia limpa no país. Sua estratégia multicanal inclui a maior rede de venda direta do setor elétrico, com mais de 1.600 consultores de energia, presentes em todos os estados brasileiros. A empresa oferece soluções inovadoras com interface digital, telemetria, eficiência energética e serviços como a fintech 2Wbank, que conecta energia, finanças e sustentabilidade. A 2W Energia leva informação para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, mais limpo e mais inteligente.