Dia das Crianças traz otimismo para shopping centers de alguns países da América Latina
A data, celebrada em agosto na Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai, anima as expectativas de fluxo de consumidores
As datas comerciais têm sido uma forma de seguir aquecendo a economia, pois mesmo em meio à crise imposta pela Covid-19, o hábito de presentear nestas datas segue vivo. E como exemplo, a data do ‘Día del Niño’, correspondente ao Dia das Crianças no Brasil, traz expectativas de vendas em determinados países da região, como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.
Nesse momento de reabertura com grande flexibilização das restrições contra a Covid-19, as expectativas para as vendas são positivas, com um maior fluxo de pessoas já frequentando lojas, shopping centers e centros comerciais.
Na Argentina, onde a data é mais disseminada, segundo dados da Cámara del Juguete (CAIJ), espera-se que as vendas aumentem cerca de 5% no período. Lá, a data corresponde a 60% das vendas anuais do setor, e em 2021, o preço de brinquedos para a data aumentou cerca de 40% em relação ao ano passado.
O otimismo com a comemoração do ‘Día del Niño’ também conta com o crescimento das vendas pela internet. Só em 2020, o comércio eletrônico na América Latina aumentou 8,49% em relação ao ano anterior.
Vacinação nestes países latinos
Até o momento, o Uruguai e o Chile figuram como os países que mais vacinaram na região, com 65% e 64% da população totalmente vacinada, respectivamente. Porto Rico segue logo atrás, com pouco mais de 59% da população totalmente vacinada. Por sua vez, a Argentina e o Peru contam com quase 16% da população totalmente vacinada, e o Paraguai com 4%.