Gigante da tecnologia aposta no mercado da Guatemala
País vem atraindo grandes marcas internacionais, que chegam trazendo inovação e geração de empregos para o varejo
Após o impacto da Covid-19 nos últimos dois anos, como os fechamentos do comércio e a retração do PIB em 1,8%, a Guatemala vem observando novos impulsos do setor de varejo no país com a chegada de marcas internacionais e a inauguração de lojas mundialmente conhecidas.
Como exemplo disso, está a chegada da marca Xiaomi ao país, com a inauguração das suas duas primeiras lojas nos centros comerciais Miraflores e Portales. Estas inaugurações gerarão ao menos 50 postos de trabalho diretos e indiretos e oferecerá aos consumidores um dos maiores ecossistemas de tecnologia do mundo.
Cenário econômico no país
A aposta da marca no varejo guatemalteca vai ao encontro do cenário de bons resultados projetados para 2021. Só no primeiro trimestre desse ano, o PIB local cresceu 4,8%, um crescimento superior ao resultado do mesmo período em 2020, que foi de 1,4%.
Além disso, em junho, o Índice de Confiança da Atividade Econômica (ICAE), que é medido pelo Banco da Guatemala e analisa a percepção sobre a situação econômica atual e o ambiente para os negócios, fechou em 76.07 pontos – uma das maiores pontuações dos últimos anos –, indicando uma maior disposição para investimentos e geração de emprego.