Os comerciantes esperam atingir vendas entre 80% e 95% dos níveis pré-pandemia
O Dia das Mães de 2022, que ocorrerá no dia 8 de maio, está sendo aguardado com entusiasmo pelo setor comercial peruano. Sem muitas das restrições impostas nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19, o setor de varejo deve alcançar níveis próximos aos de 2019.
Para a data desse ano, o comércio espera atingir entre 80% e 95% das vendas pré-pandemia, números animadores em comparação com os 40% alcançados em 2021. Por sua vez, o ticket médio deve ficar entre 180 e 250 soles – valores próximos ao ticket de 2019, de 300 soles.
Leslie Passalacqua, Presidenta da Câmara do Comércio de Lima (CCL), aponta a importância dos protocolos sanitários para que a recuperação possa acontecer em 2022. “Agora, o que se exige é controle de máscara e vacina, então, projetamos que no Dia das Mães, possamos chegar a 95% ou 100% do que foi a campanha de 2019”, ressaltou.
Novos padrões de consumo
Leslie aponta que se observará uma maior demanda por itens como perfumes, roupas e sapatos, tendo em vista que o fim das restrições trouxe maior procura por lazer e idas a restaurantes e bares. Já a venda de eletrodomésticos deve ser liderada por televisores, que ganharam destaque nos ambientes domésticos com a pandemia e o consequente crescimento das plataformas de streaming.