Setor varejista da Colômbia se apoia em ofertas para aumentar as vendas de fim de ano
Os eventos de novembro e dezembro são vistos como grandes impulsores para a economia do país
Segundo uma pesquisa realizada pela Federación Nacional de Comerciantes (Fenalco), o mês de outubro marcou um dos momentos mais desafiadores para a economia colombiana em 2023, com 36% dos entrevistados registrando quedas em seus fluxos de venda e pelo menos 48% indicando mudanças significativas em seus comércios.
Contudo, apesar dos números recentes, o comércio da Colômbia se mantém confiante para a reta final do ano, em função das ofertas estratégicas que ocorrerão no país em virtude da Black Friday, da Cyber Monday e do próprio Natal.
Um estudo da pesquisadora de mercado Kantar revelou que estes eventos comerciais registaram um aumento de 440% no consumo entre os anos de 2020 e 2021, contribuindo significativamente para os gastos das famílias colombianas, estimados a serem 20% mais elevados durante a época do Natal.
Expectativa de recuperação do fluxo
Shopping centers e outlets, atores considerados cruciais no varejo, projetam uma recuperação no fluxo de visitantes e no número de vendas que variam entre 10% e 20% para os shoppings e entre 8% e 13% para os outlets.
Dada a previsão de aumento de fluxos, a expectativa é de que até 20 mil empregos temporários sejam criados até o mês de dezembro, colaborando para a movimentação da economia do país.