
Contratação e gestão assertivas de energia para shopping centers
Gestão energética eficiente e geração fotovoltaica de energia otimizam custos e garantem suprimento e consumo adequados
A gestão de custos e insumos deverá estar sempre na pauta primeira de todas as empresas em qualquer que seja o setor, em especial no de Shopping Centers, onde esses custos afetam sobremaneira o condomínio. Dentre tais insumos, sem dúvidas, destaca-se a compra da energia elétrica, quanto aos respectivos custos, flexibilidades contratuais e quantidades apropriadas para cada tipo de unidade consumidora, de forma a customizar o processo de aquisição.
Empresas como os shopping centers necessitam de uma gestão bastante assertiva quando da contratação da energia elétrica, buscando oferecer a seus parceiros lojistas a quantidade necessária e o preço mais justo possível visando contribuir para os resultados de cada unidade de negócio.

Assim, são elaborados estudos específicos considerando a quantidade de energia elétrica necessária, em cada posto horário (Horário de Ponta e Fora de Ponta), para atendimento a todas as cargas previstas naquele empreendimento, no modelo de contratação mais eficiente. Para tanto, temos atualmente no Setor Elétrico Brasileiro o Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde cada tipo de empreendimento poderá contratar a energia elétrica necessária em quantidade, com preço mais competitivo, no prazo desejado, na forma de reajustes previamente acertados, e com a flexibilidade desejada dentro da especificidade de cada negócio, junto a diversos Comercializadores e Geradores de Energia existentes no mercado, trazendo segurança no fornecimento e previsibilidade dos custos desses insumos.
Também há de se ressaltar a possibilidade da utilização de energias renováveis como usinas fotovoltaicas e/ou eólicas quando a empresa passa a assumir o papel de geradora, por exemplo, instalando uma usina fotovoltaica no seu próprio telhado ou em área contígua ao empreendimento ou ainda em outra área, desde que localizada na mesma área de concessão da distribuidora, e que irá suprir no todo ou em parte suas necessidades de consumo.
Dessa forma, em busca de otimizar a gestão de custos e garantir o suprimento de energia tão necessária às inúmeras unidades consumidoras vinculadas ao empreendimento, vem se posicionando a administração de shopping centers, que além de conseguir reduções substanciais de custos inerentes a tal insumo, reafirma sua vocação em contribuir para com a proteção do meio ambiente, consumindo energia limpa e renovável.
Entretanto, para que tais objetivos sejam alcançados, é necessário buscar o apoio técnico de profissionais e empresas especializadas nas áreas de gestão energética e tarifária e de geração de energia através de fontes alternativas, com experiência e capacitação técnica comprovadas.
*José Henrique Diniz e Lúcio Marcos Arantes são engenheiros eletricistas e sócios-fundadores da Conexão Energia LTDA. Mauro Cesar Maggioti Costa é engenheiro elétrico e consultor de compra e venda de energia e de projetos de geração distribuída.
*A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da Abrasce.