JAN/FEV 2020 - Edição 227 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Diversão para todas as idades: famílias dominam as salas de cinema no Brasil

6 de fevereiro de 2020 | por Solange Bassaneze
Os lançamentos infantis se tornam cada mais expressivos nas bilheterias e levam adultos e crianças para viver a experiência da sétima arte

Quer fazer algo que agrade todo mundo? É só ir ao cinema! Salas cada vez mais modernas, serviços exclusivos, cardápios gourmets ou o combo de pipoca, som e projeção de altíssima qualidade e poltronas mais confortáveis que o sofá da sua sala. Além, é claro, do mais importante: lançamentos para todos os gostos e públicos, com sessões disponíveis sete dias por semana. 

Sem competição 

Mesmo com vários filmes disponíveis em canais por assinatura e plataformas de streaming, o convite para uma seção de cinema é bem difícil de recusar. Como comprovam os dados, mantém-se um dos programas preferidos dos brasileiros. 

Em 2019, mais de 176 milhões de pessoas foram ao cinema e, claro, que boa parte deste número se deve às crianças. As famílias são o público mais representativo nas bilheterias e incluir esse passeio no roteiro só traz benefícios principalmente para os pequenos. 

Imaginário infantil

Para a psicóloga, pedagoga e escritora Elizabeth Monteiro, o cinema mexe com todos os sentimentos e desperta todo o tipo de emoções, ajudando às crianças a nomear seus próprios sentimentos. “À medida que se identifica com os personagens, vai se conhecendo e elaborando os próprios conflitos. Ela sente que o personagem está falando dela assim como nos contos de fadas, só que o cinema traz isso com mais detalhes, dinamismo e vivacidade. Além disso, o cinema provoca a catarse, que é a explosão de uma emoção de forma descontrolada, trazendo um grande alívio para a pessoa”, explica.

Fora isso, o cinema ajuda a despertar o bom gosto pela música, pelas artes visuais e de interpretação e, inclusive, desenvolve o pensamento crítico do público infantil. 

Segundo Elizabeth, o ritual de ir ao cinema é ainda um momento da harmonia familiar. Neste momento, o adulto também revive a infância, despertando a criança que tem dentro dele. Por isso, é um programa tão agradável. 

Classificação etária 

Em 2019, os filmes infantis tiveram números expressivos nas bilheterias e, em 2020, já estão programados grandes lançamentos. O ano já começou com Frozen 2 e Sonic – O Filme. 

O período de férias escolares, o Dia das Crianças, Carnaval e alguns feriados estendidos são de alta demanda. As datas representam as melhores bilheterias, o que exige o reforço da equipe em até 30%. Além das crianças terem mais tempo livre, há um movimento do mercado distribuidor nestas datas.  

Em ascensão 

Atualmente, o público família segue em ascendência. Na rede UCI, o público de filmes infantis correspondeu a 40% do total no ano passado. “Houve um crescimento em relação a 2018, quando esse índice foi de 32%”, revela Monica Portella, diretora de marketing da rede UCI. 

Segundo Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil, o ano de 2019 foi muito propício para a indústria cinematográfica, tanto que a Disney fechou o ano com mais de 50% do mercado. 

“Na Cinépolis, esse perfil de público tem sido cada vez mais relevante e chega a 60% do público porque pega desde um filme como Playmobil até Vingadores: Ultimato. Como a legislação brasileira permite a entrada de menores acompanhados dos pais em filmes com classificação etária abaixo de 18 anos, muitas crianças assistiram Avengers, por exemplo”, conta.

Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil

Perfil dos lançamentos 

De acordo com Samantha Bettin Coltro de Camargo, diretora de marketing da PlayArte, o crescimento está atrelado ao perfil dos lançamentos. Como a oferta de títulos infantis vem crescendo ano a ano, isso reflete diretamente no aumento do público. “O ano de 2019 foi repleto de sucessos para o público infantil, mas que também trouxe um público adulto nostálgico”, diz Samantha.

Sala da PlayArte no Shopping Ibirapuera, em São Paulo

O Rei Leão foi o segundo filme com maior bilheteria, ficando atrás apenas de Vingadores: Ultimato. Ambos levaram várias gerações ao cinema. Isso também é um demonstrativo de como o cinema evolui com a tecnologia.

De acordo com Patricia Cotta, gerente de marketing do Kinoplex, o cinema ainda causa muito encanamento, principalmente para o público infantil. “As crianças se identificam com os personagens e entram completamente nesse mundo de magia. Por isso, querem repetir a experiência sempre”, afirma Samantha.

Para ela, os pequenos têm muito conteúdo no smartphone, tablet e computador e esperam ver esses personagens na telona. “Por tanto, filmes de personagens mais conhecidos, seja por desenhos ou filmes anteriores, costumam performar melhor do que aqueles que apresentam os personagens no cinema”, complementa. 

Hora da pipoca

Para esse passeio familiar ficar ainda mais marcado na memória, as redes preparam combos especiais dos lançamentos como baldes de pipoca e copos temáticos e colecionáveis. 

Isso impulsiona ainda mais as vendas nas bombonières – a pipoca e o refrigerante já fazem parte do imaginário do brasileiro. Fora isso, os filmes infantis têm muita veiculação publicitária, então, existe uma abrangência muito grande em todos os aspectos de efetivação. 

As bombonières vendem combos especiais para os grandes lançamentos
Programação de 2020

Confira as estreias de filmes infantis do primeiro semestre:

O ano de 2019

Público total – 176.346.636 de espectadores

As cinco maiores bilheterias

  • Vingadores: Ultimato
    R$ 338.978.882
  • Rei Leão
    R$ 266.063.175
  • Coringa
    R$ 156.871.083
  • Capitã Marvel
    R$ 146.895.305
  • Toy Story 4
    R$ 124.548.572

Aniversários 

As redes de cinema oferecem vários serviços para esse público, que vão desde a festa de aniversário até sessões escolares. Na Kinoplex, são realizados, em média, 20 aniversários por mês. e o aniversariante conta com um espaço exclusivo no foyer do cinema, que pode ser decorado para o Parabéns.

“Para ser exclusivo, precisamos de, no mínimo, 100 pessoas, e a criança pode escolher o filme em uma sessão matinal, mas é possível fazer para grupos menores sem fechar a sala. Oferecemos ainda um combo promocional com bebida e pipoca com um valor bem acessível”, conta Patricia.

Na PlayArte, há uma demanda crescente de festas devido à divulgação do Play Party – evento em que o aniversariante pode levar um vídeo temático, escolher o filme e usar o hall do cinema para celebrar o aniversário. 

Na UCI, o acréscimo foi de 35% no número de festas em 2019 em comparação com 2018. Foram realizadas aproximadamente 1 mil festas com 30 mil convidados até o final de novembro de 2019. 

Cinema e brincadeiras 

Na rede Cinépolis, as duas Salas Junior fazem um grande sucesso, tanto que já estão previstas mais três inaugurações para 2020. O espaço conta com um brinquedão com escorregador e piscina de bolinha em que é permitido brincar 15 minutos antes da exibição do filme e mais 15 minutos durante o intervalo. 

Os acompanhantes sentam na parte posterior da sala e as os menores ficam na frente em assentos especiais como pufes ou espreguiçadeiras. “É uma sala evento que atende até festas de aniversários e sessões escolares. Como o brasileiro tem o hábito de levar a família toda, temos um salão de festas exclusivo para o Parabéns”, explica de Luca.

Educação

As grandes redes também têm ações voltadas para as escolas. “O Projeto Escola da Kinoplex tem muita procura e possui um valor muito acessível com desconto no combo da pipoca mais bebida. É uma excelente oportunidade para os educadores levantarem questões importantes”, afirma Patricia.

Na PlayArte, as escolas procuram sessões fechadas com o objetivo de ensinar de uma forma diferente. “Para nós, como empresa, é uma ótima oportunidade para movimentar o cinema em horários alternativos, com sessões matutinas ou vespertinas, em salas de menos fluxo”, diz Samantha.

A UCI registrou alta na procura no último Dia dos Pais. “Tivemos o triplo de escolas com pais e filhos em eventos nos cinemas no ano passado”, conta Monica. 

Parcerias

Sábado de manhã também é dia da semana escolhido pelos distribuidores para realizar as pré-estreias de filmes infantis, que podem ser promocionais para convidados ou pagas.

Em novembro de 2019, por exemplo, o Cine Cartoon, junto com Cartoon Network, trouxe episódios inéditos da Turma da Mônica Jovem e as aventuras da DC Super Hero Girls e Ben 10. A Cinemark cedeu o espaço das salas, proporcionando uma experiência diferenciada aos convidados. 

Cinema nacional 

O Projeto Brasil, da rede Cinemark, também dedicou uma manhã inteira de programação para o público infanto-juvenil no Projeto Brasil Nova Geração e incentivou o cinema nacional. 

Durante a ação, foram exibidos Cinderela Pop, Turma da Mônica – Laços e Detetives do Prédio Azul 2 com ingressos promocionais a R$ 4. Além disso, 26 ONGs foram convidadas e mais de 2 mil crianças e adolescentes assistiram aos filmes de forma gratuita. 

Ações sociais 

A Kinoplex tem o projeto Projetor de Sonhos, que promove sessões gratuitas e exclusivas para instituições que apoiam jovens e crianças em situação de risco social. “É sempre muito emocionante ver o brilho nos olhos deles ao assistir a imagem surgindo na tela gigante pela primeira vez. Fora isso, direcionamos parte de nossos brindes para ações em parceria com essas instituições. Eles são distribuídos em ocasiões especiais, como Dia das Crianças e Natal”, relata a gerente de marketing.

Além disso, parte da mídia tela da Kinoplex é utilizada para apoiar gratuitamente na divulgação de campanhas sociais, completa. 

Na UCI, toda primeira terça-feira do mês é designada para uma sessão beneficente em cada cinema, em parceria com ONGs de todo o país. “Neste ano, também apoiamos o Instituto Desiderata, veiculando uma campanha que alertou para a importância do diagnóstico precoce do câncer, pois é a principal causa de morte por doença infanto-juvenil do país”, diz Monica.

Monica Portella, diretora de marketing da rede UCI

A Cinépolis também promove o projeto ‘Vamos todos a Cinépolis’ desde 2015. A ação é realizada a cada três meses no mesmo dia em todo o país e crianças de baixa renda têm a oportunidade de ir ao cinema. Para isso, a rede mantém instituições cadastradas em cada complexo. 

Carla Camurati, idealizadora do FICI, frequenta muito o Cinemark Village Mall e o Cinemark Downtown

Sucesso todo ano


Desde 2003 Carla Camurati e Carla Esmeralda dirigem o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que teve mais de 1,7 milhão de espectadores ao longo dos anos. 

Segundo Camurati, focar no público infantil é a melhor maneira de trabalhar em favor do cinema. “Atualmente, 80% da comunicação sobre qualquer assunto é feita através de imagens. Então, desenvolver nas crianças desde cedo um olhar para as diversas possibilidades que temos de linguagens no mundo do cinema é muito importante”.

“Para 2020, queremos dedicar o festival à primeira infância. A ideia é desenvolver um trabalho não só dentro dos cinemas como também para crianças menores dentro das creches”. Camurati conta que, além da programação tradicional, com atrações como O Pequeno Cientista e Dublagens ao Vivo, o Festival terá a programação ampliada com experiências sensoriais. 

O evento sempre acontece em outubro e é realizado em parceria com a rede Cinemark e a seleção de filmes é feita por um comitê. “Recebemos as últimas produções dos distribuidores internacionais e nossos produtores selecionam filmes também nos festivais de Berlim e Chicago. Além disso, temos inscrições abertas no site”.

O FICI ainda tem o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que recebeu 192 inscrições no ano passado, número recorde. Deste total, 19 curtas foram selecionados e exibidos. 

O FICI traz alunos da rede pública para o cinema

“Nada mais especial do que você ter no seu primeiro filme uma votação por parte do seu público, para o qual você desenhou o seu projeto. Todos eles (os vencedores) ficam muito emocionados. Da parte das crianças, percebemos que elas também adoram votar e emitir opiniões.” Como o FICI também tem o projeto A Tela na Sala de Aula, muitas escolas públicas participam do evento. Em 2019, foram 30 mil alunos e a parceria é feita com as Secretarias de Educação. 

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