Passeios que agradam o público e trazem fluxo e vendas para outras operações do mall
Quando se busca por entretenimento, os shoppings entram na lista de preferência de centenas de milhares de pessoas todos os dias. São mais de 630 empreendimentos, presentes em 244 cidades do país, abrangendo todos os estados e mais o Distrito Federal, que levam opções aos frequentadores. Basta uma pesquisa rápida na internet para que o usuário encontre lugares indicados pela mídia e até mesmo pelo público e influenciadores. Essas operações de entretenimento se tornam destino e atraem visitantes de outras localidades. São passeios programados, e, em datas comemorativas, como Dia das Crianças, muitas têm recorde de público. Nas férias escolares, o fluxo também aumenta consideravelmente. Além da diversão, são momentos que ficam na memória afetiva de quem vive essas experiências. Fora isso, ganham a preferência do público por estarem em shoppings, locais que trazem mais comodidade para toda a família, pois existe uma infraestrutura preparada para receber o cliente desde o momento em que acessa uma das entradas do mall.
Diferenciados
Um dos mais queridos é o Parque da Mônica, localizado no SP Market, na capital paulista. Com 12 mil m² de ABL, é o maior parque coberto da América Latina e oferece uma variedade de brinquedos que proporcionam diversão para pais e filhos, enquanto exploram o universo das histórias em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.
“Possui atrações de renomados fabricantes internacionais, como uma montanha-russa, splash e simulador importados da Suíça, além de outras de médio e pequeno porte importadas dos Estados Unidos e Itália”, conta Marcelo Beraldo, diretor executivo da Star Parks, divisão de entretenimento e lazer do Grupo São Joaquim, que opera o Parque da Mônica e o Hello Park.
O visitante pode assistir também a duas apresentações teatrais e participar do meet and greet com os personagens. Há ainda uma loja com mais de mil SKUs de produtos da Turma da Mônica. Como as pessoas ficam bastante tempo no local, de 5 a 6 horas, há diversas opções de alimentação e é o único lugar do mundo em que o visitante pode comer um hot dog do McDonald’s.
O parque digital e interativo Hello Park, também localizado no SP Market, oferece uma proposta inovadora ao combinar jogos tradicionais com tecnologias avançadas.
“Além disso, traz a fusão de entretenimento com educação, conhecida como edutainment, uma tendência crescente, onde o participante brinca e aprende ao mesmo tempo”, afirma Beraldo.
Conta com mais de 20 atrações interativas, como a Interactive Slope, superpiscina de bolinhas digital; o digital painter, composto por um livro de colorir gigante e um lápis mágico; e o living figures, atração em que crianças podem ver os seus desenhos ganharem vida em um painel touch e interagir com ele.
Além disso, o formato multimídia permite a troca frequente de temas e conteúdo do parque com um simples toque no app de gerenciamento, garantindo que os visitantes sempre desfrutem de uma nova experiência temática.
A Champions League Experience Brasil, localizada no Shopping Parque da Cidade, é o único licenciado pela UEFA Champions League (UCL) fora da Europa e oferece seis atividades: goleiro robô, sendo a principal atração, sportsbar com arquibancada premium, sala de games equipada com consoles de última geração, sala de jogos de arcade com 12 atrações (gruas, pebolim, ice hockey, basquete, fliperama e mini boliche), arena Champions com um minicampo de futebol e um street soccer e loja de produtos oficiais.
Fernando Cássio Fernandes, sócio-diretor da Champions League Experience, afirma que a falta de espaços de entretenimento familiar tendo o futebol como tema principal foi o que mais motivou a abertura da operação. “Tivemos uma grande alteração pós-pandemia e foram investidos cerca de R$14 milhões. Porém, para novos projetos, já com um mix de atrações e oferta definidos, acredito que seja metade disso.” Há um plano de expansão de levar essa operação para outros shoppings e elas devem ter uma área mínima, de 500 m², e máximo, de 900 m².
O Playcenter Family passou a operar no Shopping Aricanduva para a alegria de todos ainda no início de 2018. Segundo Roger Alexandre Ely, COO das marcas Playcenter e Playland, esse investimento considerou a transformação vivida pelo setor de shopping centers e o fato do entretenimento ter passado a ser estratégico na composição do mix. “Não havia no mercado um parque com as características do Playcenter Family. Diferentemente do Playland, que tem uma experiência focada nas crianças, tínhamos o desejo de criar um modelo onde pais e filhos pudessem se divertir juntos, com conforto e segurança em um ambiente controlado. Com essas premissas e mais de 50 anos de experiência, juntamos atrações únicas e criamos um conceito inovador, respeitando o pioneirismo e a qualidade da marca Playcenter”, relembra Ely.
São 4,5 mil m² e grande parte dessa área sem colunas e com um pé-direito generoso, o que permitiu uma variedade de atrações, contabilizando mais de 100. “Além dos 11 equipamentos de grande porte, o parque conta com um arcade moderno, um teatro para 110 espectadores, quatro salões exclusivos para a realização de festas e confraternizações, e a melhor pipoca da cidade”, diz o COO do Playcenter e do Playland.
Com 60 operações no Brasil, a Magic Games é a maior rede de parques indoor do país e sabe como levar diversão para crianças por meio de uma grande diversidade de jogos e brincadeiras.
Todas as operações ficam localizadas em shopping centers e são próprias. Quatro delas são parques temáticos, que ficam no Shopping D, Flamboyant Shopping, Via Brasil e Parque Shopping Bahia. As demais são Family Fun e ficam espalhadas por todo o Brasil.
“Estamos em 30 cidades, de 10 estados mais o Distrito Federal. As lojas têm, em média, 1 mil m² de ABL e cerca de dois a dez brinquedos e, mais 50 eletrônicos. Os parques já oferecem um espaço acima de 5 mil m² e possuem de 20 a 40 brinquedos mais 70 eletrônicos”, explica Ricardo de Freitas Del Campo, proprietário e administrador da Magic Games.
Os trampolins também conquistaram o público no Brasil e são atrações que vêm entrando no mix dos shoppings. Com a primeira operação inaugurada em 2017 na região do Tatuapé, zona Leste de São Paulo, o Altitude Trampolim Park teve sua terceira unidade instalada no Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP), sendo muito bem recebido pelo público. Com isso, Adriano Vitorino, diretor geral e fundador do Altitude Trampolim Park, decidiu investir em uma unidade no Shopping Parque da Cidade, que ganhou relevância e virou âncora. Hoje, a rede já conta com oito operações em funcionamento e há mais sete a serem inauguradas até meados de 2024. A maior acaba de ser inaugurada na Barra Funda com investimento em torno de R$ 5 milhões e tem mais de 2 mil m² com mais de 1.100 m² de camas elásticas. Em janeiro, será aberta a unidade no Catarina Fashion Outlet, que será a maior no segmento de shoppings e outlets com cerca de 1.200 m². “Nossa operação é voltada para muita família em que os pais querem se divertir com os filhos, passando momentos e voltando a ser crianças. Sempre existe um momento de lazer durante as compras”, ressalta Vitorino. O plano de expansão envolve a abertura de 30 lojas até 2025, sendo 20 em 2024. Em algumas, existem parcerias firmadas com outras operações do varejo.
Diferentemente de outros parques em que as atividades são voltadas para crianças de até 10 anos, o Altitude Trampolim Park trabalha com bastante obstáculos e têm atrações para diferentes faixas etárias, até 10 anos, 20 anos, 30 anos e 30+. Conta com monitores preparados e treinados dentro dos parques e todas as operações são próprias.
Sempre inovadora, a Multiplan tem dois shoppings com pista de patinação no gelo, ambas foram planejadas e construídas durante as obras dos empreendimentos e inauguradas já na abertura dos ativos. A primeira foi no ParkShopping Canoas, em 2017, e a segunda no ParkJacarepaguá, em 2021. Ambas são operadas pela Iceland, empresa especializada em atrações de gelo, que oferece ainda opções itinerantes para o setor de shopping centers. “Essas pistas são as maiores do país, funcionam o ano inteiro, envolvem tecnologia, qualidade e atendimento totalmente diferenciados e foram construídas para suportar as altas temperaturas externas”, detalha Paulo Victor Gomes Campos, proprietário da Iceland. Recebe desde iniciantes, que vivenciam a primeira experiência, até quem quer se desenvolver no esporte. A atividade é permitida a partir dos cinco anos, desde que a criança calce tamanho mínimo 26 e não há limite de idade para patinar, porém os patins disponíveis para empréstimo vão até o 47.
“Após colocar os equipamentos de segurança, os participantes recebem instruções de um monitor na primeira volta. Contamos ainda com algumas ferramentas de apoio e havendo uma necessidade maior, o monitor auxilia novamente. Oferecemos também aulas particulares”, explica Campos. Adultos também costumam reservar horários para uma experiência em grupo, especialmente na unidade do ParkJacarepaguá. Cada pista comporta até 100 pessoas, pois possui metragem de 450 m², sem contar as áreas de arquibancadas, chegando a 600 m² no ParkJacarepaguá e 750 m² no ParkShopping Canoas, essa está em manutenção e volta a operar em janeiro de 2024.
Frequentadores
Essas operações também vivenciam ainda um momento de alta demanda depois da pandemia. O Parque da Mônica deve fechar o ano de 2023 com público acima da média histórica e atrai visitantes de diversas localidades, incluindo turistas de outros estados e países. “Aproximadamente 40% vêm de outras cidades dentro do estado de São Paulo. Além disso, o parque recebe famílias de outros estados, representando um percentual significativo que equivale a aproximadamente 20%, especialmente do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo, estabelecendo esses estados como os principais no ranking de origem dos visitantes. Esse amplo alcance geográfico demonstra o apelo para todo o Brasil”, detalha Beraldo.
Desde a inauguração em 2015, o Parque da Mônica realiza investimentos significativos anualmente para renovação de seus conteúdos. “O valor varia de acordo com a atração que estamos trazendo e os espetáculos que estamos montando, mas podemos considerar em média de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões anuais destinados a renovação de conteúdo, melhorias tecnológicas e atualização do produto”, ressalta o diretor executivo da Star Parks.
Em 2023, o Parque da Mônica trouxe diversas novidades, incluindo um show inédito em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica, e, em novembro, lançou o primeiro show baseado na websérie Mônica Toy, a animação que revolucionou o universo da Turma da Mônica na Internet e conta com mais de 4 bilhões de views.
O parque também apostou em eventos temáticos, como Carnaval e Halloween.
“Para o início de 2024, está planejada uma nova atração inédita no Brasil com muita tecnologia e interatividade. Os visitantes podem esperar mais surpresas e diversão como um novo espetáculo e diversos eventos temáticos”, revela Beraldo.
Pelo fato da competição UEFA Champions League ser muito conhecida, a Champions League Experience Brasil recebe também muitos visitantes de outros estados e do exterior que se hospedam na região. “Temos uma média mensal muito próxima de 12.500 visitantes, que permanecem no local por cerca de duas horas”, informa Fernandes.
As pessoas também se programam para patinar no gelo por ser um entretenimento diferente em um país com o clima quente como o Brasil e chega até virar ponto turístico nas cidades. “Nas duas operações, principalmente no período de férias, 50% de nosso público não é regional e muda muito, vindo de outras regiões e até de países mais próximos da América do Sul”, conta o proprietário da Iceland. Com vários pacotes disponíveis, sendo o mínimo de 30 minutos, o cliente permanece, em média, 45 minutos, na atividade.
Cada operação do Altitude Trampolim Park gera um fluxo mensal médio de 6 a 8 mil de consumidores.
“A data recorde é o Dia das Crianças, quando recebemos em torno de 1.500 pessoas em cada unidade”, destaca Vitorino.
Para não correr o risco de encontrar a sessão lotada, as reservas podem ser feitas no site, o que ajuda o cliente a garantir seu horário, especialmente em dias de maior fluxo.
O diferencial do Altitude Trampolim Park, que faz com que esteja na liderança dos parques de trampolim no Brasil, está na variedade de brinquedos. Dentro de um parque de cama elástica, há mais de 25 atrações diferentes.
O segredo está em que tem um time de criação e a fabricação é própria. Desta forma, investem em pesquisa e desenvolvem ideias, inclusive, buscando referência com parceiros de fora do país.
Por que no shopping?
Há oito anos, o Parque da Mônica funciona no Shopping SP Market, um ativo com vocação para o entretenimento.
“Desde 1997, destina ABL significativa para parques, com a abertura do Parque do Gugu e, posteriormente, o parque temático da Xuxa. Depois de 11 anos operando com o tema da Xuxa e com contrato próximo do seu término, iniciamos conversas com a MSP para trazermos o Parque da Mônica, que havia encerrado as suas atividades no Shopping Eldorado. Foi um caminho natural e assertivo, uma vez que o parque, neste curto período, já recebeu mais de 3 milhões de visitantes desde a sua inauguração, lembrando que ficamos fechados por 18 meses durante a pandemia”, relembra Beraldo.
No caso do Hello Park, não foi diferente e o fato de fazer parte do mesmo grupo econômico da Star Parks, fazia sentido ter a primeira unidade no SP Market, que sempre teve em seu DNA o conceito de dining, retail e entretenimento.
“A disposição do shopping em abrigar futuros investimentos em lazer e entretenimento reforça sua vocação para esse setor e seu comprometimento em manter sua posição como um destino de entretenimento. Esses fatores combinados fazem do Shopping SP Market um local ideal para a implementação do Hello Park e outras operações de entretenimento que já estão no radar do grupo”, enaltece o diretor executivo da Star Parks.
O Hello Park também apresenta grande potencial de escalabilidade, pois tem um modelo de negócios que se adapta a diversos tamanhos de planta e a renovação de seu conteúdo é significativamente mais barata do que dos parques convencionais.
“Mudamos o tema de todo o parque com um simples clique no aplicativo de gerenciamento. Podemos inserir o tema de Halloween, Natal, Fundo do Mar, Planetas etc. Como a renovação é um fator de suma importância para o mercado de entretenimento, pois a recorrência dos visitantes também responde a este fator, o Hello Park acaba sendo uma ótima alternativa para os shoppings”, detalha Beraldo.
Com 1.500 m² de ABL, a primeira unidade do Hello Park foi concebida para ser a flagship no Brasil e é a maior unidade da marca em todo o mundo. O investimento inicial foi de aproximadamente R$ 6,5 milhões. “Para outras unidades em território brasileiro, estamos projetando unidades de 600 a 800 m² com um investimento inicial em torno de R$ 4 milhões”, afirma Beraldo. E já existem negociações em andamento com alguns shoppings em diversas regiões do Brasil. Com um público-alvo de famílias com crianças de 2 a 12 anos, o tempo médio de permanência é de aproximadamente 2 horas no parque interativo, mas há ingressos de 30 minutos e uma hora. Inaugurado em julho de 2022, já recebeu mais de 100 mil pessoas até novembro de 2023.
Na hora de implantar a Champions League Experience, Fernandes conta que a escolha pelo Parque da Cidade se deu devido à localização, assim como pela área disponível com pé-direito alto e facilidade de estacionamento para que os visitantes tenham uma boa experiência. Para 2024, já preparam as novidade: “Hospedar a taça da Champions e realizar ações pontuais com os grandes clubes de futebol da Europa”, diz o sócio-diretor Fernandes.
Segundo o fundador da Magic Games, a totalidade da rede em shoppings se deve pelo fato dos benefícios: “tem fluxo, segurança e diversidade de consumidores. É completo.” Somente esse ano foram abertas quatro novas operações, mas não há plano de expansão previsto para 2024″, pontua Del Campo.
Não foi difícil para o Grupo Playcenter decidir em que local seria implantado o Playcenter Family, pois já estavam presentes no Shopping Aricanduva, desde sua inauguração com uma unidade do Playland.
“Entretanto, esse novo projeto demandava características específicas, uma área sem colunas, um pé-direito de 15 metros para que pudéssemos acomodar as novas atrações, além de um ambiente com iluminação natural, conforto térmico e acústico. Quando apresentamos o conceito para os empreendedores, a reação foi extremamente positiva e, imediatamente, tivemos todo o apoio para a construção”, recorda Ely.
Com sete operações próprias, o Playland também está localizado apenas em shopping centers e existe uma grande sinergia com os ativos. “Nossos visitantes querem o conforto e a segurança de um shopping, além de acesso a todos os seus serviços. Nossa contribuição é oferecer uma experiência única, que certamente potencializa o tráfego nos centros comerciais. Sem dúvida é uma fórmula em que ambos se beneficiam.” Essas operações têm um incremento importante de tráfego aos finais de semana e durante as férias escolares, e esse volume varia bastante entre cada unidade. “O Playcenter Family recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano, e as unidades Playland em média 400 mil visitantes ao ano”, diz o COO.
Para 2024, tem novidade: duas novas atrações chegarão no Playcenter Family do Shopping Aricanduva, e, em abril do próximo ano, será inaugurada uma nova operação no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP). De acordo com Ely, há ainda negociações avançadas com outros empreendedores. “Esse novo modelo de diversão é escalável, e queremos estar presente nas principais cidades do Brasil”, pontua o COO do Playcenter e do Playland.
Também consideradas operações de destino, as lojas da Magic Games atraem um fluxo médio de pessoas mensalmente de 10 a 50 mil, que permanecem em média 1 hora, enquanto os parques temáticos atraem de 70 mil a 300 mil por mês com tempo de permanência de duas horas. “As novas unidades de piscina de bolinhas com atrações nesse período chegam a quatro horas. Para 2024, teremos novidades nos parques existentes e nas Family Fun principalmente”, diz o proprietário da Magic Games.
Recorde de público
As datas em que o Parque da Mônica costuma registrar recordes de visitantes geralmente ocorrem em julho e janeiro, devido às férias escolares.
“Esses meses são tradicionalmente de alta demanda. Famílias com crianças com idades entre 2 e 12 anos são o público-alvo predominante do parque”, afirma Beraldo.
A Champions League Experience Brasil sempre recebe mais visitantes no Dia das Crianças e também durante a exposição do troféu da UEFA Champions League, que este ano ocorreu em janeiro e em outubro de 2023. E a expectativa também é boa para esse fim de ano. “As férias escolares sempre trazem um bom público ao nosso espaço. Com o reconhecimento, espera-se recorde de fluxo e de vendas agora e em janeiro de 2024”, projeta Fernandes.
No último dia 12 de outubro, o Playcenter e as unidades do Playland receberam mais de 25 mil pessoas em um único dia. As visitas costumam durar 1h30 no Playland, já no Playcenter Family superam três horas.
No Hello Park, as perspectivas para o final do ano, com a chegada das férias escolares e a temporada de Natal, são altamente promissoras. Esses períodos são tradicionalmente associados a um aumento significativo no fluxo de visitantes. O Dia das Crianças também é a data em que as operações da Magic Games ficam mais lotadas e Del Campo se diz otimista para dezembro e janeiro.
No Altitude Trampolim Park, o público chega a triplicar em épocas de férias. As pistas de patinação do gelo da Iceland também costumam receber 8 mil pessoas por mês cada uma nas férias e bateram a meta no Dia das Crianças, quando cada unidade recebeu 700 participantes. “2023 tem se mostrado fantástico e esperamos que esse seja o maior Natal desde 2019 “, afirma Campos. Muitas dessas operações de entretenimento também oferecem espaços para festas de aniversário e a demanda é grande.
Postos de trabalho
Esses players também dão empregos e incentivam a economia. O Parque da Mônica tem aproximadamente 230 colaboradores diretos, o Champions League Experience Brasil conta com 28 funcionários. O Hello Park possui 20 colaboradores diretos, além da equipe de back office da Star Parks que dá suporte em marketing e gestão de uma forma geral. Na rede da Magic Games, são 1.300 colaboradores. No Altitude Park, a soma é de 150 empregos diretos nas sete operações em funcionamento até novembro, já que esse número aumentará com a abertura de novas unidades. As duas pistas de patinação operadas pela Iceland geram 40 empregos diretos e 10 indiretos. O Playcenter Family e o Playland contam com mais de 400 colaboradores e finalizarão 2024 com 500 colaboradores.
Para todos
O Parque da Mônica é reconhecido como uma referência em termos de inclusão, o que faz com que as famílias se sintam acolhidas e aproveitem as atrações com tranquilidade e segurança. Oferece uma infraestrutura, que permite acessibilidade para os visitantes. “Parte significativa dos nossos investimentos anuais são realizados em inclusão”, diz Beraldo. Em tantas iniciativas, há a Hora do Silêncio, quando reduzem os estímulos sonoros e visuais para que os visitantes do espectro autista ou com transtorno do processamento sensorial possam se ambientar e aproveitar melhor a visita; e a Sala do Silêncio, que promove um ambiente de descanso com baixo estímulo, para esse público. Adicionalmente, participam do movimento Sunflower for Hidden Disabilities, onde disponibilizam cordão de girassol para as pessoas com deficiências ocultas e treinamento especializado para toda a equipe; além de intérprete de libras no teatro e nas atrações Coelhadas nas Estrelas e Missão Fundo do Mar; empréstimo de fones abafadores; atendimento prioritário para pessoas com deficiência e assessoria para orientações de segurança para o uso das atrações.