Outlets brasileiros, uma potência consolidada
Com alta nas vendas, expansões, novas lojas, mix diferenciado e chegada de greenfields, o momento é ainda mais promissor para esse segmento
O Brasil tem 16 outlets em operação e existe a previsão de mais greenfields a partir do ano que vem. O primeiro empreendimento foi inaugurado em 2009 e, desde então, os open malls caíram no gosto dos brasileiros pela diversidade do mix e descontos bem agressivos o ano todo.
São fenômenos em vendas, geradores de empregos e propulsores do desenvolvimento da região em que estão inseridos.
Além disso, oferecem mais experiências aos clientes que levam a família toda para esse passeio, inclusive, os pets são muito bem-vindos, pois a maioria é pet friendly.
É um mercado peculiar que exige muito conhecimento do modelo de negócio, já que trabalha com coleções passadas, estoque parado e até mesmo com os made for outlets.
Atualmente, a região com mais ativos é a Sudeste e a única em que ainda não tem um empreendimento do segmento é a Norte.
Pioneira no segmento na América Latina e líder no setor no Brasil, a General Shopping e Outlets tem seis Outlet Premium no portfólio, que ficam localizados no entorno das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Fortaleza. Agora o grupo faz novo investimento e as obras seguem em andamento no Outlet Premium Imigrantes, que atenderá do eixo sul da Grande São Paulo até a Baixada Santista, e tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2024.
“O Outlet Premium Imigrantes estará localizado na confluência da Rodovia dos Imigrantes com o Rodoanel, contando com os mesmos diferenciais de arquitetura e mix de marcas nacionais e internacionais, e terá, aproximadamente, 17 mil m2 de ABL”, diz Francisco Ritondaro, CEO da General Shopping e Outlets.
Além disso, a companhia também trabalha em mais uma expansão do Outlet Premium São Paulo, localizado às margens da Rodovia dos Bandeirantes.
Entre os principais diferenciais de todos os ativos do grupo, Ritondaro avalia que se deve ao relacionamento comercial com os varejistas nacionais e internacionais adequados ao segmento e por ser um ambiente convidativo, com a presença de marcas e descontos atrativos. “Ambas abordagens são dirigidas pelo entendimento do comportamento de nossos visitantes e a regionalização dos empreendimentos, considerando aspectos locais de cada praça onde os nossos outlets estão situados”, afirma.
Apesar de estarem em regiões diferentes em que a ambiência e as marcas são regionalizadas, existem pontos em comum.
“Trabalhamos de forma integrada aspectos como a metodologia de gestão, de comunicação, de serviços de varejo e de relacionamento comercial/operacional, criando uma plataforma de vendas multicultural. Essa percepção por nossos frequentadores leva a certeza de encontrar um ambiente acolhedor e a esperada variedade de produtos”, conta o CEO da General Shopping e Outlets.
A apenas 46 minutos da capital, há também outro gigante do segmento, o Catarina Fashion Outlet, da JHSF Malls, que fica situado na estância turística São Roque e no caminho para a Fazenda Boa Vista, empreendimento da companhia de alto padrão. “Ele já passou por duas expansões, em 2015 e em 2018. No segundo semestre, ganha a terceira expansão, agregando mais de 22 mil m2 de ABL e 155 novas operações, quase dobrando seu tamanho e se tornando o maior outlet de toda a América Latina”, afirma Walter Borghi, COO da JHSF Malls.
Com isso, terá mais oito novos restaurantes, entretenimento e serviços. Serão 295 operações com mix de lojas exclusivo e com renomadas marcas nacionais e internacionais de moda, decoração, beleza, eletrônicos e gastronomia. E há sempre uma preocupação com a oferta oferecida aos clientes, preços, descontos e promoções. “Acompanhamos isso no detalhe, para que nossos clientes não se frustrem durante a visita”, reforça Borghi.
Em Santa Catarina, o Grupo Tacla já tem um empreendimento mais do que consolidado, o Porto Belo Outlet Premium, e, em dezembro de 2022, inaugurou o segundo ativo com esse modelo de negócio, o City Center Outlet Premium, em Campo Largo, o primeiro do estado do Paraná, que fica a apenas 25 minutos de Curitiba e conta ainda com uma área de abrangência de mais 25 cidades carentes de um shopping center. São 23 mil m2 de ABL e está atualmente com 107 operações ativas. “Já estamos inclusive trabalhando em nossa expansão e construindo a mesma para abertura ainda em 2024”, aponta Mounif Tacla, diretor do Grupo Tacla.
Já o Porto Belo Outlet Premium recebeu recentemente um investimento de mais de R$ 1 milhão em infraestrutura – urbanismo, segurança e obras – para a criação do segundo acesso ao empreendimento. “Houve ainda crescimento e expansão de marcas consolidadas como Trussardi e Lupo”, detalha Tacla. No total, são 108 operações e 25 mil m2 de ABL.
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers, pioneira no setor de shopping centers do país, aplica toda sua expertise em dois outlets, o I Fashion Outlet Novo Hamburgo e o I Fashion Outlet Santa Catarina. De acordo com Marcelo Borba, diretor regional de Operações da Iguatemi S.A, essa tendência de consumo crescerá no Brasil e ambos empreendimentos refletem um conjunto de atributos que ajudam a criar experiências memoráveis.
“A Iguatemi possui também uma vantagem competitiva intrínseca em operar outlets premium no Brasil, dado o relacionamento com as principais marcas nacionais e internacionais, além da forte presença regional nas cidades mais adensadas das praças sul e sudeste do País, com maior concentração do público A e B. Estamos nos posicionando para ser o principal player deste setor dado toda a sinergia com o nosso negócio. A preocupação da companhia não se restringe só a produtos e marcas, mas se estende também para a qualificação de seus lojistas, por meio da realização de workshops, palestras, entre outros eventos”, relata Borba.
Por enquanto, não há previsão de investimentos em expansão. “Nossos dois outlets estão em processo de maturação, sendo que o de Novo Hamburgo completa dez anos em setembro, e o de Santa Catarina, cinco anos em dezembro. Quando iniciamos no segmento, o mercado brasileiro não estava preparado para o modelo e tivemos a oportunidade de aprender muito, pois operar outlets é um processo diferente. Então, entendemos que o nosso foco nesse momento deva ser em seguir aprimorando ainda mais o mix”, explica diretor regional de Operações da Iguatemi S.A.
Os dois empreendimentos da Iguatemi têm localização estratégica. O I Fashion Outlet Novo Hamburgo está situado às margens da BR-116, entre Porto Alegre e Gramado.
“Por isso, muita gente que faz esse trajeto aproveita para conhecer. Além disso, recebe muitos consumidores da Região Metropolitana e da capital gaúcha, como Canoas, Esteio e São Leopoldo, além de cidades da região da Serra, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul”, conta Borba.
O I Fashion Outlet Santa Catarina está no trecho que liga Florianópolis a Balneário Camboriú na BR-101, por onde circulam mais de 1 milhão de veículos por mês. Ao todo, são 71 municípios em um raio de 100 km com uma população potencial de mais de 3,5 milhões de pessoas.
O estado de Pernambuco também ganhou seu primeiro outlet premium em maio de 2021. O Recife Outlet está implantado na cidade de Moreno, a apenas 22 km de Recife, situado às margens da BR-232, a principal rodovia que interliga a capital à Caruaru. O ativo recebe pernambucanos de diversas cidades e ainda extrapola as divisas, atraindo turistas de outros estados, como Alagoas e Paraíba. Apesar de ter somente dois anos, o Recife Outlet já passou por uma primeira expansão no fim de 2022, em que foram investidos R$ 6 milhões para a entrada da QMais Outlet, o que somou 800 m2 de ABL.
“E agora, no segundo semestre, passa pela segunda expansão. Teremos a inauguração de uma área com posto de gasolina, rede de fast-food e uma churrascaria, essas duas últimas vêm incrementar o mix de alimentação. Estimamos um investimento de R$ 3 milhões nessa etapa”, diz Marco Sodré, superintendente do Recife Outlet. Com isso, a ABL chegará a 15.400 m2, atualmente, são 14.400 m2.
O que chama a atenção
Os descontos oferecidos durante o ano todo é o grande e mais forte atrativo para o consumidor, mas há outros fatores que o levam até o outlet.
“Nesta era pós-Covid-19, temos percebido que buscam por algo a mais durante suas visitas aos nossos empreendimentos, como um open mall bem estruturado, com ambiente agradável e facilidade de acesso, além de uma variada gama de serviços, campanhas promocionais, engajamentos em ESG (Environmental, Social and Governance) e serviços digitais ofertados via app GEN”, detalha Ritondaro.
No Catarina Fashion Outlet, a compra sempre é acompanhada de uma experiência extra, principalmente, gastronômica. “As pessoas buscam aliar passeio com compras. Nossa conversão de vendas é acima de 80%, a maior do setor. Temos uma política muito rígida de precificação e controle de descontos, inclusive com auditoria, para que realmente o cliente entenda que vale a pena vir fazer compras no Catarina”, ressalta Borghi.
No City Center Outlet Premium, o que o público mais procura são as grandes marcas, nacionais e internacionais, com os melhores preços, mas também encontra um ambiente agradável, estacionamento coberto e gratuito, áreas de alimentação, fraldário, espaços infantis e de lazer como o cinema, inédito em outlets. “Nosso carro-chefe, assim como de todo outlet premium no mundo, é trazer as marcas mais relevantes, oficiais, com numeração e estoque e com os melhores valores de mercado”, ressalta Tacla.
Borba reforça que a expectativa de consumo nos dois outlets da Iguatemi é primordialmente baseada na compra de coleções passadas de grandes marcas com preços promocionais ou produtos direcionados especialmente a este segmento.
Segundo Tacla, os descontos de até 70% ao longo de todo o ano em lojas outlet de grandes marcas nacionais e internacionais como Adidas, Asics, Fila, Levis, Trussardi, Altenburg, Tramontina e Electrolux seguem como o principal atrativo do Porto Belo Outlet Premium. “Agregado a isso, serviços focados para quem está em viagem pelo litoral de Santa Catarina ajudam a atrair visitantes de diferentes partes do país e do Mercosul no verão”, destaca.
De acordo com Sodré, o Recife Outlet tem características comuns aos demais outlets premium com arquitetura de open mall, mix interessante, bons preços e bem próximo de uma grande cidade. Mas ele acredita que as ofertas são ainda o principal apelo.
“O consumidor não quer deixar de comprar sua marca preferida, mas também analisa as finanças e vê que pode fazer essa compra no outlet. Por ser recente, o Recife Outlet ainda tem esse quê de novidade. Quando entra e encontra esse ambiente aprazível com bons preços, ele volta”, reforça Sodré.
Operações
Assim como nos shoppings, existe um dinamismo no tenant mix, o que é um processo natural. “Há um aperfeiçoamento com adequação à constante mudança de ofertas e de hábitos dos consumidores, o que leva à chegada de novas marcas e até mesmo segmentos, com tendências de experimentação e até gastronomia”, afirma Ritondaro.
No Porto Belo Outlet Premium, somente em 2022, foram 27 novas marcas, incluindo Starbucks Coffee, única unidade com ambiente interno e drive-thru do Sul do país, a padaria congelada da marca Bread King, Manly, Camarão Express, Pop Me, Doce Trama, restaurante Las Leñas e Farmácia Capítão Saúde.
“Para o segundo semestre de 2023, algumas novas lojas já estão confirmadas, como Polimaia, Bear Outlet, Pizzaria Oliva, Casa & Conforto, Energia Natural e Outline. Também contaremos com mais comodidades que se tornam experiências, como a Bike Station, Basket Park e o já implantado o Carport solar para carregamento de carros elétricos que estejam circulando pela BR 101”, conta Tacla.
O Catarina Fashion Outlet também trouxe novidades. “Somos o único outlet a ter marcas internacionais como Gucci, Dolce&Gabbana, Balmain, Chloé, Burberry, entre outras. Temos o maior mix de lojas de esportes entre os outlets, como Nike, Puma, Asics, Under Armour, Adidas, Fila e Mizuno.” No primeiro semestre, chegaram ainda duas grandes novidades ao mall: UGG e a Imaginarium.
A Iguatemi também está sempre atenta aos movimentos do varejo e às expectativas dos clientes.
“Contamos com uma área dentro da Iguatemi com o olhar muito atento para o mix e, como resultado, entre 2022 e 2023 já inauguraram mais de dez lojas como Outback, Puma, NBA, Giraffas e Zinzane. E para os próximos meses estão previstas McDonald´s e Casa Maria”, enaltece Borba.
No Recife Outlet, Hugo Boss e Reebok chegaram no segundo semestre e, em breve, com a nova expansão terá a entrada de uma churrascaria local e de uma rede de fast-food, e vem tornar a experiência gastronômica mais completa. Além disso, o posto de gasolina completo com loja de conveniência será mais uma operação completa e com acesso interligado ao outlet.
Vendas, fluxo e ocupação
O ano de 2023 tem sido bastante positivo para o segmento. No Catarina Fashion Outlet, as vendas cresceram 19,2% em relação ao 1T22.
“As expectativas são ótimas para o próximo semestre, principalmente com a abertura de nossa terceira expansão. Temos 100% de ocupação e abriremos a terceira expansão com ocupação quase máxima”, ressalta Borghi.
O empreendimento recebe, em média, 250 mil pessoas e 80 mil veículos por mês. Para o City Center Outlet Premium, os primeiros meses foram de sucesso com 95% de ocupação e mais de 90% de lojas já abertas e operando até o fim de junho. A expectativa para o segundo semestre é de estar com 100% de taxa de ocupação. “Teremos diversas novidades com a inauguração das lojas Clube Morena Rosa, Ika Malas, Burger King, Starbucks, Sport America com produtos exclusivos da NFL, NBA e MLB e a Hugo Boss. As nossas vendas superaram as expectativas. Já estão na casa, em média, de R$ 2 mil por m2 e temos uma estimativa de um fluxo de mais de 400 mil pessoas por mês”, menciona o diretor do Grupo Tacla.
No Porto Belo Outlet Premium, foram meses de crescimento com mais de dois dígitos em cada mês, muito acima da meta.
“Em cinco anos de atividades, recebeu nada menos que 21 milhões de visitantes, o que equivale a quase três vezes mais do que a população de Santa Catarina, estimada em 7,165 milhões (IBGE 2019), e consolida o empreendimento como referência em destino turístico de compras do litoral Norte de Santa Catarina. Já estamos com o empreendimento consolidado e em fase de comercialização da nova área. Em agosto deste ano, lançaremos o primeiro novo atrativo que fará parte deste complexo de varejo, terá total sinergia na atratividade de novos clientes e entretenimento e ainda nos consolidará na rota turística do estado de Santa Catarina”, conta Tacla.
Ritondaro também afirma que o ano tem sido bom para todos os ativos de outlets da General: “Nossos empreendimentos têm apresentado crescimento sobre os anos anteriores em todos seus principais indicadores, demonstrando sua resiliência mesmo com o impacto sofrido pelo mercado com a pandemia da Covid-19, quando ainda assim apresentaram crescimento.”
A Iguatemi não divulga resultados por empreendimento, mas, registrou um recorde em Vendas Totais no primeiro trimestre de 2023, alcançando R$ 3,9 bilhões no período, aumento de 16,8% sobre o mesmo período do ano passado, trimestre que já havia demonstrado performance acima de 2019.
“Ainda sobre o aumento nas vendas, ficamos 8,7 pontos percentuais acima do crescimento médio do setor de shopping centers no Brasil. Além disso, a Receita Líquida da Iguatemi atingiu R$ 270,2 milhões no 1T23, 18,3% acima do 1T22. Em fluxo, ainda não retomamos o mesmo número de visitantes que vinha sendo registrado antes da pandemia, mas estamos em uma trajetória positiva de recuperação. Prova disso é que no 1T23, a companhia foi capaz de ampliar a sua receita de estacionamento em 21,5%, para R$ 42,9 milhões, com maior fluxo de veículos e reajuste nas tarifas. Para esse ano, temos uma estratégia em andamento para reforçar a quantidade de eventos em nossos shoppings, que ajudam a direcionar o fluxo e gerar receita”, explica Borba.
O ano de 2022 já tinha tido uma sequência de resultados positivos e crescimento robusto, com recordes contínuos em vendas sobre 2019 e a companhia superou trimestralmente também seus resultados tanto para Lucro Líquido como para FFO.
O Recife Outlet enfrentou dificuldades com as obras de alargamento na BR-232 no ano passado e início de 2023, mas, assim que as pistas foram totalmente liberadas e ampliadas para três faixas, o reflexo nas vendas e no fluxo foi imediato. “Essa obra estava prevista para Copa do Mundo no Brasil e só ocorreu no ano passado. Foi um período difícil, mas agora teremos muitos benefícios. Aliado a isso, o varejo também não estava bem em 2022. Mesmo assim, conseguimos crescer em relação ao primeiro semestre do ano passado. Em abril, quando as três faixas foram liberadas, o aumento chegou a 70% nas vendas. Em junho, o incremento foi de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior.” Atualmente, a taxa de ocupação do open mall é de 84%.
Sem olhar no relógio
As visitas aos outlets costumam ser programadas e, com isso, o tempo de permanência dos clientes é maior. Nos empreendimentos da General Shopping e Outlets, os visitantes permanecem, em média, de 4 a 6 horas. “É um passeio planejado pelo consumidor, que faz pesquisas antes e se programa para passar o dia, em grande parte, com a família, filhos e pets”, detalha Ritondaro.
No City Center Outlet Premium, chega a 5 horas, e no Porto Belo Outlet Premium, que possui uma média de 3,8 pessoas por veículo, os passeios costumam durar 4 horas.
Quem vai ao Catarina Fashion Outlet, normalmente, fica mais de 3 horas, faz compras e almoça. Com a expansão e a entrada de mais opções de entretenimento – principalmente para crianças –, este tempo deve aumentar.
O mesmo deve acontecer no Recife Outlet com a chegada de novas operações. Hoje, o cliente gasta de 2 a 2h30, mas, com as novas operações de alimentação, a expectativa é que a permanência seja maior.
Empregabilidade
Os outlets valorizam ainda a região em que estão inseridos e, geralmente, há um desenvolvimento no entorno. Fora isso, criam postos de trabalho para a população local. Segundo Ritondaro, com a inauguração do Outlet Premium Imigrantes, a estimativa é que a rede de outlets da General terá, aproximadamente, 15 mil empregos diretos e indiretos.
O Catarina Fashion Outlet tem 150 colaboradores e gera, em torno, de 3,5 mil vagas indiretas pelos lojistas, número que deve dobrar com a expansão. No City Center Outlet Premium e no Porto Belo Outlet Premium, são 2.110 e 2.330 empregos diretos e indiretos, respectivamente. Cada operação de outlet da Iguatemi gera cerca de dois mil empregos diretos e indiretos. No Recife Outlet, são 1 mil postos de trabalho diretos e cerca de 2.500 indiretos.
Digitalização
Com a crise sanitária, muitos outlets também avançaram no desenvolvimento digital. A General Shopping e Outlets apostou em uma ampla gama de ferramentas de inteligência de negócios, que tem proporcionado um bom aproveitamento das capacidades de canais e infraestruturas digitais. “Além disso, temos investido em infraestrutura de background, que sustenta toda a inteligência de negócios do grupo, tornando a experiência de compras do cliente mais agradável, o relacionamento com os lojistas mais fluido e o processo de planejamento e execução mais estruturado, adicionando valor”, conta Ritondaro.
Como os consumidores valorizam cada vez mais as experiências phygitais, a omnicanalidade é uma realidade na Iguatemi.
“Este ponto é fundamental para garantir a melhor experiência do cliente, que, em muitos casos, busca mais do que a aquisição de um produto, mas quer se relacionar com a marca da forma que for mais conveniente, independentemente do canal. A grande chave é estar presente em todos os pontos de contato, fazendo parte dessa nova jornada integrada das pessoas”, diz Borba.
Borghi destaca que as oportunidades de compra se esgotam muito rapidamente nesse modelo de negócio, diferentemente do e-commerce tradicional, que tem estoque mais largo e grade de tamanho. Com isso, muitas lojas realizam as vendas por WhatsApp, o que leva ainda mais comodidade para os clientes.
No City Center Outlet Premium, existe muita interação pelas redes sociais. “Com isso, passamos os clientes interessados diretamente às lojas que fazem as vendas em seus canais diretos.” No Porto Belo Outlet Premium, as lojas comercializem produtos por WhatsAapp, e as vendas representam, no máximo, 8% do total.
O Recife Outlet possui uma vitrine virtual, em que o cliente é direcionado para a loja. Segundo Sodré, essa venda ainda não é significativa, justamente, porque as pessoas querem sair de casa e os ambientes ao ar livre como os outlets são um convite a esse passeio.
Fidelização
De acordo com o COO da JHSF Malls, o cliente do Catarina Fashion Outlet volta, pelo menos, cinco vezes por ano.
“Acreditamos que ir ao nosso empreendimento e encontrar preço, produto e experiência é o maior potencializador da fidelidade. Elaboramos também diversos movimentos de ações, como a Sale+Sale, Special Edition, ações com hotéis e cupons de descontos. Dispomos de diversos serviços para os nossos clientes, assim como os próprios lojistas trabalham com ações de relacionamento, como cashback.”
Para Ritondaro, a melhor forma de fidelizar seus clientes é por meio do entendimento dos desejos, da jornada e dos interesses do consumidor, assim como pelo relacionamento para garantir ofertas que atendam a isso.
“Neste contexto, adotamos ferramentas digitais para relacionamento, suporte de compras em canais como Whatsapp, feitas por personal shoppers, delivery em algumas praças, cuponagem digital através do app e atividades de compre-ganhe com enfoque em itens de valor.”
Greenfields em desenvolvimento
Nos próximos dois anos, há ainda previsão de mais três outros novos outlets, além do Outlet Premium Imigrantes, da General. No Distrito Turístico de Olímpia, no estado de São Paulo, o Olímpia Garden Outlet segue em desenvolvimento e aproveitará todo o potencial da cidade, que tem os parques aquáticos temáticos e com águas termais como principais atrativos e hospedou 3,5 milhões de turistas em 2022. É considerada a Orlando brasileira e, cada vez mais, há investimentos em lazer e entretenimento. Além dos turistas de diversas regiões, especialmente da capital paulista, o Olímpia Garden Outlet tem como a área de influência toda a região noroeste do estado de São Paulo.
Gravataí (RS) também aumentará a oferta de outlet na região Sul do país, que, hoje, conta quatro empreendimentos desse segmento. O município fica a apenas 30 minutos da capital Porto Alegre e o greenfield será construído às margens da BR-290, conhecida como freeway, por isso, o outlet deve receber o mesmo nome da rodovia.
Com grande experiência no desenvolvimento imobiliário de alto padrão, o Grupo Pereira Alvim resolveu investir também no segmento e segue com o desenvolvimento do Santa Maria Outlet, em Cravinhos, região metropolitana de Ribeirão Preto, no interior paulista. Está sendo construído às margens da rodovia Anhanguera, no km 298, trecho com tráfego de 90 mil veículos por dia. A idealização desse projeto começou há 18 anos, segundo José Roberto Pereira Alvim, presidente do Grupo Pereira Alvim. Ele está sendo desenvolvido em uma parte da fazenda, que já era propriedade da companhia, e conta com loteamentos e produção de cana-de-açúcar. Isso agilizou na aprovação, inclusive, já existe o acesso à fazenda, que também será utilizado para o outlet. São vários fatores que têm agradado os players do varejo.
“As obras já estão bem avançadas e a parte da estrutura deve estar finalizada até o começo de setembro. Também já estamos com quase 60% dos espaços comercializados. O empreendimento terá 20 mil m2 de ABL com cerca de 80 a 100 operações. Acreditamos que devemos receber de 350 mil a 400 mil pessoas por mês”, conta o presidente. O investimento no Santa Maria Outlet é de R$ 300 milhões. “A pandemia alavancou muito essa ideia do outlet, porque as pessoas querem ficar em espaços mais ao ar livre. A nossa área de abrangência é de 200 km, com um potencial de 4 milhões de habitantes.” A previsão de inauguração do Santa Maria Outlet é final de 2024 e o empreendimento já nascerá com várias iniciativas de sustentabilidade desde reuso de água, reciclagem de resíduos e contará com muitas áreas verdes, que também ajudar a deixar o open mall mais aprazível já que é uma região com temperaturas elevadas o ano todo.
Mais popular
O Outlet Fernão Dias fica em Atibaia, no km 44 da rodovia Fernão Dias, por onde circulam em torno de 70 mil veículos diariamente. Aos finais de semana, o tráfego fica intenso, com pontos de parada, o que favorece ainda mais as vendas. Segundo Thor I Sen Chen, vice-presidente do Outlet Fernão Dias, o fluxo é bem acentuado aos domingos para o público que retorna para São Paulo, com isso, esses dias têm sido até melhores que alguns sábados. “Além de ficar a 40 minutos da capital, o nosso empreendimento está bem próximo da rodovia Dom Pedro I e tem como área de abrangência as cidades de São Paulo e Guarulhos, toda a região brangatina e o sul de Minas Gerais, essa última com um forte público de revenda”, conta.
Diferentemente de outros outlets, ele fica em um complexo de prédios industriais que foram sendo adaptados e suas lojas têm grandes metragens e há muitas operações voltadas para casa.
“O nosso grande diferencial é que somos focados no público mais popular, voltado para a classe C. Não cobramos estacionamento e nosso desconto chega a 80%. Temos como âncora Vestcasa, com 9 mil m2 de ABL, pois também é o centro de distribuição deles, Pirueta, com 2 mil m2, e Polo Wear com 1.200 m2.”
São 40 operações, mas, em breve, o Outlet Fernão Dias ganhará mais 20 lojas em uma área que não era comercializada ainda, mas a construção já existe. Com isso, chegará a 38 mil m2 de ABL. Entre os novos players do varejo, três virão para somar à ancoragem e o setor de alimentação será reforçado. Haverá ainda uma academia.
Por ter uma quantidade menor de lojas, comparado a outros outlets, o tempo de permanência do cliente é, em média, de duas horas. “Recebemos em torno de 170 mil pessoas por mês, em dezembro, esse número chega a dobrar.” Segundo Chen, os melhores meses do primeiro semestre de 2023 foram janeiro, por conta das férias, abril, maio e junho, com vendas impulsionadas pelas datas comemorativas Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, respectivamente. “Na reinauguração da Vestcasa em maio, recebemos 90 mil pessoas em três dias.” E segue com otimismo para o segundo semestre com o aumento do mix. “Antes da pandemia, tínhamos muitas lojas multimarcas, que fecharam, e conseguimos trazer marcas como Tip Top, Live!, Fila, entre outras. Hoje, o consumidor pesquisa mais antes de comprar, com isso, as operações com preços mais agressivos vão muito bem. As vendas cresceram em 2023 entre 30 a 40% comparado ao período de pré-pandemia”, conta o vice-presidente do Outlet Fernão Dias.