MAI/JUN 2024 - Edição 253 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Investimentos em expansão crescem e alavancam tendências do mercado

28 de junho de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Projetos trazem novos atrativos e se alinham com projetos multiuso, atendendo às expectativas de um público cada vez mais exigente

Os planos de expansão dos ativos tiveram um aquecimento depois da pandemia e esses investimentos trazem novidades. Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers, da Abrasce, 9% passaram por expansão em 2023. Para os próximos dois anos, 25% dos respondentes afirmam que pretendem expandir em 2024 e 2025. Então, ainda há muita obra para acontecer! 

Com as expansões, chegam novos conceitos, que olham não só para ampliação de mix, mas também para as oportunidades de favorecer a convivência e a conveniência, pilares essenciais dos malls. Para poder vislumbrar um pouco sobre esse momento do mercado, trazemos o movimento de alguns players de grande relevância no setor.

Quase ⅓ dos ativos

A Multiplan tem 20 shopping centers em seu portfólio e pretende investir R$1,5 bilhão em sete expansões, que, juntas, somam quase 70 mil m2 de área. Três já estão em construção: DiamondMall (MG), ParkShoppingBarigüi (PR) e MorumbiShopping (SP). Os projetos de Maceió e Brasília vão entrar em construção este ano; em 2025, será a vez dos de Jundiaí e São Caetano. As expansões do ParkShoppingBarigüi e do DiamondMall têm entrega prevista para o fim de 2024. Já as outras cinco ampliações devem ser concluídas até 2027. “A empresa tem um potencial total de crescimento de cerca de 1 milhão m². Destes, 200 mil m² para shopping center e quase 800 mil m² de área potencial para venda de projetos multiuso”, afirma Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.

Na expansão do ParkShoppingBarigüi, as obras envolvem a criação de um centro médico com 4 mil m² e 25 especialidades, a ampliação do ParkGourmet, a chegada do playground indoor FunPark e a volta da HotZone. “Ou seja: o trio gastronomia, entretenimento e serviços reinará na nova área de 15 mil m². Além disso, o shopping estará integrado ao Parque Barigui, aliando arquitetura moderna à natureza”, detalha. 

Perspectiva 3D da nova fachada do ParkShoppingBarigüi

A segunda expansão do DiamondMall envolve um novo piso com mais 4,4 mil m² de ABL focado em marcas de luxo e alto padrão. Serão 38 novas lojas, incluindo um espaço de restaurantes, em uma arquitetura contemporânea e que valoriza a luz natural. No MorumbiShopping, a sexta expansão vem para aumentar o mix, com mais opções de serviços, conveniência, moda, gastronomia e entretenimento.

“Será distribuída em três andares e inclui 40 novas lojas, além de um rooftop com uma área gourmet com oito restaurantes. O shopping ganhará ainda uma moderna área de mall e circulação.”. 

No Parque Shopping Maceió, o crescimento será no piso L3 do empreendimento, que contará com espaço para 45 novas lojas. O projeto da ampliação também inclui a construção de uma passarela coberta e iluminada ligando prédios residenciais, comerciais e até hospital.

“Queremos atender aos desejos do consumidor, por isso, estamos sempre atentos às tendências, criando coisas novas e moldando o setor no Brasil. E a estratégia de crescimento da Multiplan é focada em investir nos ativos próprios, através de expansões e revitalizações, que garantem a qualidade e constante renovação dos nossos empreendimentos”, ressalta Kaminitz Peres. 

O presidente ainda reforça que as expansões são planejadas após análises cuidadosas. “Estamos confiantes que atrairão mais pessoas aos nossos empreendimentos, trazendo mais fluxo e impulsionando as vendas. Buscamos sempre maneiras de melhorar e expandir os nossos serviços para atender às demandas do cliente, que estão em constante evolução.”

Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan

E isso já pode ser visto após a revitalização do NewYorkCityCenter, no complexo do BarraShopping. “O novo espaço impulsionou um aumento de 42% nas vendas, quando comparado ao 1T23. Além disso, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet teve um crescimento de vendas de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a estratégia acertada de se investir em ativos próprios.”

Área de expansão em funcionamento no NewYorkCityCenter

Análise precisa

Com 58 shoppings no portfólio, a ALLOS prevê investir de R$ 450 milhões a R$ 550 milhões em projetos de expansão e revitalizações em 2024. “Com a fusão, passamos a ter uma área de expansão desenhada de 115 mil m² de nova lojas, em que estão sendo priorizadas operações de gastronomia, entretenimento e serviços, e ainda buscamos complementar a experiência de compras agregando áreas para centros médicos, hotéis, unidades corporativas e até residenciais”, relata Mario Oliveira, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da ALLOS.

No entorno dos shoppings, estão com 49 prédios assinados, sendo 27 prédios já em construção, que vão representar 6.700 unidades dos mais variados usos: residencial, hoteleiro, corporativo, hospitalar, centro médico e centro de convenções. “Este modelo de multiuso agrega valor, aumentando o fluxo de clientes, além de contribuir para que as pessoas possam resolver a vida em um mesmo lugar. Reduzimos distâncias, criamos facilidades e contribuímos para formação de ambientes sustentáveis”, reforça Oliveira.  

Mario Oliveira, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da ALLOS

Além dos projetos de expansão, seguem com revitalizações em diversos shoppings. O Shopping Tijuca, por exemplo, ganhará um rooftop com operações de gastronomia, assim como o Shopping Leblon, que também teve expansão e receberá novos restaurantes no nível L4. O Shopping da Bahia segue em obras e está ganhando uma nova fachada, além das mudanças no interior. “Estamos ainda iniciando as obras da fachada do Shopping VillaLobos, dando seguimento à revitalização do Parque Dom Pedro e finalizando o projeto do Shopping Recife, entre outros. Ainda em 2024, concluiremos a revitalização da fachada do Shopping Del Rey, que começa no segundo semestre, e iniciaremos a expansão do Parque Shopping Maceió”, relata.

No caso do Shopping Campo Limpo, inaugurado em 2005, a segunda expansão em 2023 aumentou a ABL em  6.700 m², trazendo 40 novas lojas. Esta área foi desenvolvida na extensão de uma galeria de serviço, criando um novo mall e foi preciso fazer abertura de lajes para a colocação de novas escadas rolantes e elevadores. “Revitalizamos ainda os corredores, aumentando a agradabilidade na permanência e no uso dos espaços”, conta Oliveira.

Shopping Campo Limpo ampliou o mix na expansão com a chegada de lojistas como Smart Fit, Renner, Pernambucanas, Ikesaki, Prego, Criatiff, Polo Wear, TNG, Kopenhagen, Vivara e Life by Vivara

O Shopping Leblon é outro case da ALLOS. Passou a ter cinco andares dedicados ao varejo, após dedicar parte do estacionamento inferior a um novo piso comercial com cerca de 20 lojas. O andar está integrado ao piso L1, já consagrado do shopping, em posição central e agradável com paisagismo muito presente e ambiente acolhedor.

E todos esses investimentos têm impacto positivo nas cidades. “Entendemos que, ao implementar nossos masterplans, incentivamos o desenvolvimento imobiliário de todo o entorno, o que pode ser visto de forma clara no Parque Shopping Maceió, pelo aumento dos lançamentos de diversas construtoras, constituindo o que chamamos de bairros sustentáveis.” O Parque Shopping Maceió é um ativo com 10 anos que vem amadurecendo de forma consistente com mix de lojas extremamente relevante, por isso, começará a passar por expansão este ano. 

Detalhes do projeto realizado no Shopping Leblon

As expansões, realizadas pela ALLOS, vêm para complementar o mix comercial com novas operações alinhadas às expectativas dos consumidores. A companhia busca mapear essas necessidades para facilitar a vida dos clientes e avalia que revitalizações impulsionam os lojistas a renovar suas lojas, consequentemente, aumentando o fluxo de visitantes. “No ano passado, fizemos um estudo que mostrou que onde fizemos projetos de revitalização tiveram aumento médio de vendas superior a outros ativos.”

Por outro lado, os projetos multiuso hoje já assinados têm potencial de atrair mais de 20 mil clientes para as áreas primárias, promovendo a criação de bairros mais sustentáveis onde será possível viver, trabalhar e resolver toda a rotina familiar em espaços pensados e integrados para toda a família.

Foco direcionado

Rua do Rio no Nova América tem ambiente descontraído e agradável com muitas opções gastronômicas

Com 25 shoppings no portfólio e mais de 1 milhão m² de ABL, a Ancar Ivanhoe investiu nos últimos anos na ampliação e criou mais de 40 mil m² dedicados aos Espaços de Experiência, proporcionando um ambiente com boa gastronomia e lazer. Ao todo, são 14 projetos e mais quatro em andamento com previsão de inauguração entre 2024 e 2025. Em breve, o North Shopping Fortaleza ganhará um ambiente de 2.600 m² e cinco operações e já inaugura com ocupação total. Porto Velho Shopping, Nova América e Nova Iguaçu estão entre os escolhidos. Estes projetos se somam às conhecidas Rua do Rio, no Nova América, a Varanda Boulevard, no Shopping Boulevard, além do Baixo Pedreira, em Nova Iguaçu, o Jardim Urbano no Conjunto Nacional, entre outros.

Segundo Evandro Ferrer, CEO da companhia, esses ambientes reúnem gastronomia, entretenimento e lazer.

Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe

“A experiência sempre foi vista com muita importância e entendemos que é um caminho para expandir o potencial comercial dos empreendimentos.”E eles receberam nomes, como Terraço, Alpendre, Quintal, Varanda e Jardim, que surgiram após uma pesquisa com os consumidores. “Com isso, os visitantes podem, de fato, ter o shopping como a prorrogação de suas casas, aproveitando assim seus quintais, varandas, terraços e todos os espaços disponíveis para oferecer a melhor experiência possível.”

Essas expansões refletem nos negócios.

“Os resultados do primeiro trimestre de 2024 apontam um cenário positivo e de crescimento nos shoppings com espaços de experiência de 3 p.p em fluxo e mais 7 p.p em vendas na comparação com a média do Brasil. Isso demonstra a relevância deles e a importância que os clientes estão dando para esses ambientes”, afirma Ferrer. 

Concluídos com sucesso

O Shopping Center Norte teve sua última expansão inaugurada em outubro do ano passado, com acréscimo de de 6 mil ㎡, totalizando mais de 72 mil ㎡ de ABL. Segundo Guilherme Marini, diretor executivo do Shopping Center Norte e do Lar Center, o investimento robusto de R$ 100 milhões é resultado de um trabalho intenso com a oportunidade de ampliar e ressignificar espaços e trazer serviços e lojas consagradas em todo o mundo, como Diesel, Farm, Sephora e Zara. Elas integram as 27 novas lojas, entre as mais de 300 operações, sendo dez âncoras e 12 megalojas.

O Shopping Center Norte foi o primeiro da Zona Norte de São Paulo e o quinto da capital paulista. Passou por diversas adaptações ao longo dos anos e, hoje, é um dos maiores shoppings térreos da cidade

A ampliação manteve a característica arquitetônica do empreendimento, construído em um único pavimento térreo há 40 anos. Novos serviços também foram entregues para proporcionar uma compra mais fluida e atrativa para os consumidores, como um edifício garagem, um dos mais solicitados pelos frequentadores, com 600 vagas cobertas. No total, o estacionamento ganhou 863 novas vagas, o que dá um total de 2.800.

Além disso, o ativo recebeu um novo fraldário e um mobiliário confortável e moderno no corredor. “Em pesquisa de satisfação dos lojistas em relação à experiência e ao relacionamento com o Shopping Center Norte, foi evidenciado que os pontos mais fortes do projeto de expansão são o mix de loja (+50%), a área de ampliação ser térrea (70%), além de aumentar e melhorar o estacionamento (100%).”

O retorno do público da Cidade Center Norte tem sido muito positivo e isso se reverte nos números. “Três meses após a inauguração da expansão, houve um aumento de 21% no fluxo de pessoas, 8% de veículos e 24,4% em vendas”, afirma.

Guilherme Marini, diretor executivo do Shopping Center Norte e do Lar Center

Dando sequência às movimentações do complexo multiuso Cidade Center Norte, o Lar Center também passou por uma revitalização. O investimento foi de R$ 20 milhões, aumentando o mix de gastronomia em 2.500 m2 de ABL. “Inauguramos uma nova Alameda Gourmet, com um mix de restaurantes, como Abbraccio, Jun Sakamoto e Outback”, conta a Marini. As fachadas de ambos ativos passaram por mudanças e ganharam novos acessos. 

A Partage Malls tem 14 empreendimentos em operação em seu portfólio e segue com os dois greenfields em construção, Partage Brasília e Partage São Paulo. Ainda no meio pandemia, inaugurou a expansão do Partage Norte, em Natal (RN), com um aumento de ABL de 24 mil ㎡ para 42 mil ㎡, o que representou um investimento de mais de R$ 200 milhões. “As obras envolveram um projeto de retrofit. É um ativo que teve uma das maiores transformações de mercado no Nordeste desde a aquisição. Na época, levamos mais marcas, âncoras novas, diversificação de segmentos e ainda decidimos fazer essa expansão, equilibrando a circulação do shopping entre os pisos térreo e superior. Ampliamos o estacionamento e a oferta de gastronomia, tivemos a entrada de uma escola, mais lojas regionais e nacionais e laboratórios médicos, ampliando o target do empreendimento e levando mais recorrência”, conta Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios do Grupo Partage. 

Fachada do Partage Norte 
Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios do Grupo Partage Foto: Nanda Ferreira

Com isso, o ativo passou a reter o público que antes se deslocava para concorrentes do outro lado da cidade.

“Bloqueamos essa migração de pessoas, retendo-as na Zona Norte, e fazendo uma campanha de valorização desta região da cidade. Com isso, o fluxo de visitantes cresceu quase 50% após a expansão.”

Todos os pilares de transformação do setor estão presentes no empreendimento. 

O Partage Rio Grande também passou por uma expansão de adequação de área para receber um atacarejo, complementando a ancoragem que faltava no ativo. “Além de trazer mais conversão para outras operações, acelerou o processo comercial para a entrada de novos lojistas.”

A companhia ainda tem planos de expansão para o Partage Parauapebas e ainda estudos ainda muito prévios para o Partage Poços de Caldas. 

Mais novidade para acontecer

A Iguatemi anunciou em março a expansão do Iguatemi Brasília, que ganhará 15,5 mil m², chegando a 50,1 mil m² de ABL. O novo espaço será dividido em dois pavimentos que se conectam integralmente ao shopping, criando um espaço de open mall, que privilegia a circulação de ar e luz natural. Com isso, o cliente poderá viver novas experiências de consumo e lazer ao ar livre, integrados a espaços reservados para restaurantes, lojas, serviços e playground. Mais de 90 lojas chegarão para complementar o mix, sendo que cerca da metade ABL será destinada a lojas satélites. A meta é receber novas marcas internacionais. Com tudo isso, o ativo reforça seu posicionamento em Brasília. 

A companhia fez anteriormente um investimento no Sky Galleria, que faz parte do complexo multiuso Galleria, um dos principais shoppings de Campinas, interior de São Paulo. Inaugurado em outubro de 2022, tem uma área privativa de 14.500 m² e conjuntos corporativos de 250 m² a 1 mil m². Agora em 2024, comunicou também ao mercado um projeto de retrofit do Complexo Market Place, na capital paulista.

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