MAI/JUN 2024 - Edição 253 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista Alfredo Zanotta Neto, superintendente do Shopping Park Sul

28 de junho de 2024 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Comunicação Argo
1- O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

Acreditamos na importância do relacionamento entre profissionais do segmento para o crescimento da nossa indústria como um todo.

2- Como o Programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para seu empreendimento?

As informações que conseguimos através do programa fazem com que tenhamos mais dados para as tomadas de decisões estratégicas e, principalmente, nos ajudam a ter novas ideias para o crescimento do empreendimento.

3- Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?

Desde muito cedo vivo o negócio shopping center, já que minha família tinha lojas nos principais shoppings do Rio de Janeiro. Há trinta anos, entrei no mercado como estagiário no Rio Design Center (que, no futuro, se tornaria o Rio Design Leblon), empreendimento focado em itens de decoração. A partir de então, trabalhei em mais de 11 shoppings em sete cidades diferentes e há 10 anos estou na Argo. Iniciei quando a companhia tinha apenas três shoppings no portfólio e agora já somamos 23 empreendimentos sob gestão, dentre os quais fui superintendente de cinco. Tenho muito orgulho de ver esta empresa crescer de forma consistente, sólida e com muito sucesso.

4- Como está sendo o ano de 2023? Quais expectativas para 2024?

O resultado do Park Sul em 2023 foi excelente, com mais de 30 novas marcas chegando ao equipamento. 2024 está ainda melhor, com um crescimento de 39% no NOI. O planejamento da Argo durante e pós-pandemia foi muito bem feito e executado. Agora estamos colhendo os frutos desta estratégia.

5- O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Nós dependemos muito da qualidade do atendimento prestado nas lojas. Por isso, promovemos constantemente palestras e treinamentos sobre o tema, buscando mais profissionalização das equipes de venda. Além disso, exigimos das prestadoras de serviços de mall, como segurança e limpeza, reciclagem e desenvolvimento constante de seus colaboradores, que reforcem a importância de sermos cordiais e atenciosos, oferecendo aos clientes o melhor atendimento possível.

6- Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?

A primeira providência tomada, logo no início da pandemia foi a aproximação com o lojista, o que nos fez estreitar ainda mais o relacionamento com os operadores. Isto trouxe um resultado excelente. Além disto, houve a necessidade de sermos mais eficientes e menos tolerantes com desperdícios. Estas ações, aliadas à implementação de novos processos e tecnologia, foram fundamentais para o crescimento de todos os empreendimentos da Argo.

7- Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria?

A importância da experiência do consumidor. O shopping deixou de ser um local de compras para se tornar um lugar de entretenimento, encontro e relações humanas. Temos um foco muito grande nos detalhes que fazem toda a diferença.

8- Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?

O Park Sul completou cinco anos em outubro de 2023 já com algumas expansões, com a chegada do restaurante Outback e do iGuardei (operação de self storage especializada em shopping centers). Além disto, temos a Havan (segunda operação da rede no Rio de Janeiro) e o Detran, com o maior espaço em metragem quadrada na região Sul fluminense. Em breve, divulgaremos ainda mais novidades.

9- Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?

No Park Sul são mais de 1.500 diretos e mais de 2 mil indiretos. Na Argo, como um todo, geramos mais de 30 mil empregos diretos e mais de 50 mil indiretos.

10- O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?

Ele precisa vir com muita garra e mente aberta, para que possa fazer a diferença neste mercado. No ano passado, a Argo lançou seu programa de trainees para formar novos profissionais que, depois de passarem por todas as áreas do negócio, tanto na holding quanto nos shoppings, estarão preparados para ser os futuros novos líderes da companhia. Afinal, nosso portfólio não vai parar em 23 empreendimentos.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: