Programa Constelar lança campanha de entrevista com os membros participantes
A convidada é Mariana Mendes, superintendente do Shopping Parque das Bandeiras
1) O que motivou se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?
O Shopping Parque das Bandeiras tem um relacionamento de longa data com a Abrasce. Desde que inauguramos, há pouco mais de 10 anos, fazemos parte da associação. Sempre participamos das pesquisas, censos e dos eventos que realizam. Nós entendemos que essa troca é fundamental para fortalecermos cada vez mais o setor no qual estamos inseridos e contribuir para o seu desenvolvimento.
2) Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento?
Ao fazer parte do Programa Constelar, percebemos que conseguimos dar mais visibilidade ao nosso empreendimento, além de ser um excelente networking com superintendentes de outros shoppings. Essa troca é muito importante. Além disso, ainda temos benefícios, tais como descontos em eventos, feiras e cursos de atualização.
3) Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?
Sou engenheira civil de formação, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tenho MBA Executivo pela FGV e Mestrado em Direção Comercial e Marketing pela IMF Business School, em Portugal. Minha trajetória profissional no varejo completou 17 anos, sendo que estou na Ancar Ivanhoe, uma das maiores administradoras de shopping do Brasil, há quatro anos.
Comecei minha carreira na Ambev, pelo programa de talentos onde fiquei por cinco anos e depois passei pela brMalls onde também fiquei por cinco anos atuando no Via Brasil e NorteShopping. Na Ancar, já passei pelos shoppings Nova Iguaçu e Rio Sul, ambos no Rio de Janeiro. No Shopping Parque das Bandeiras, estou como superintendente desde 2022.
4) Como está sendo o desempenho em 2023 e quais são as expectativas até o fim do ano?
O primeiro trimestre de 2023 começou de forma muito positiva e promissora no Shopping Parque das Bandeiras. Na comparação com o mesmo período do ano passado, ampliamos muito as nossas operações. Ao longo do primeiro semestre, inauguramos dez lojas com destaque para a rede Outback Steakhouse, Mania de Churrasco, Maravilhas do Lar, Milky Moo e a Marabráz.
Em 2022, foram 22 novas operações e sete lojas que trouxeram seus layouts mais atualizados nos setores de roupas, calçados, artigos para casa, livraria e gastronomia. Algumas marcas que passaram a integrar o mix são: Santa Lolla, Pontal, Livraria Atlântica, TNG, Kopenhagen, Ortobom, Criatiff, Do Ré Mi Casa e Decor, Hering, Cacau Show Mega, KFC e Boteco Vidotinho.
Todos esses dados mostram o quanto nosso equipamento está em constante crescimento. Até o final do ano, temos a expectativa de inaugurar mais 25 novas lojas.
5) O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?
Nós buscamos sempre qualificar os nossos lojistas através da nossa universidade chamada UAI Lojista – Universidade Ancar Ivanhoe. Nessa plataforma ficam disponíveis conteúdos diversos sobre o setor, cursos gratuitos, palestras e treinamentos para cada público. É a nossa forma de apoiar nossos lojistas e qualificar os profissionais que trabalham no nosso empreendimento, entregando um atendimento ao público cada dia mais assertivo, de qualidade e personalizado.
6) Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?
Com o distanciamento social as relações ganharam outro ressignificado, principalmente entre a relação do consumidor com o shopping. Com isso, veio a necessidade de ter espaços para promover encontros e o compartilhamento de bons momentos para os nossos clientes. Além disso, queríamos valorizar a gastronomia local com marcas exclusivas, áreas de entretenimento, murais instagramáveis, Pet Park e Play Kids. Assim nasceu o nosso projeto, alinhado com propósito da Ancar Ivanhoe, o Quintal do BAN, um espaço gastronômico a céu aberto, colorido, com pet park e play kids, inaugurado em 2021.
O espaço supercolorido e instagramável foi pensando para trazer experiências inovadoras, conexões e construir memórias afetivas, com uma arquitetura irreverente e uma obra do artista Lobo na fachada, abraçando todo o projeto, que serve como um grande painel de fotos e dá o tom de alegria no espaço que recebe hoje três restaurantes: Charada Burguer, Cervejaria 3 Américas e Boteco Vidottinho.
Este ano, inaugura o restaurante Outback, que foi muito desejado pelos nossos clientes. Outra grande novidade que inauguramos no final de 2022 foi o Quintalzinho do BAN, como um grande presente de 10 anos para o nosso público. Um parquinho localizado no terraço do equipamento que conta com 1.700 m² de pura diversão. São 14 brinquedos disponíveis gratuitamente. Em média, passam pelo Quintalzinho aproximadamente 17 mil crianças por mês.
Queremos que cada vez mais os nossos clientes se sintam parte do nosso shopping. Por isso, o nome Quintal, por remeter a extensão da casa. Um espaço de muita diversão e alegria.
Em linha com as inovações do setor, o Parque das Bandeiras é um dos ativos da rede Ancar Ivanhoe que faz parte do projeto Ancar 5.0, que engloba soluções digitais que prometem elevar a experiência e personalizar ainda mais a jornada de compra dos nossos clientes. A ideia é ressignificar a jornada de compra do consumidor, proporcionando uma experiência personalizada e phygital. Para isso, dispomos da assistente virtual Ana que funciona através de inteligência artificial e machine learning; oferecemos também um app para o lojista onde é possível acessar informações do público dos shoppings, como perfil, frequência, tempo de permanência, motivações e interesses, permitindo a construção de estratégias direcionadas; e há ainda o app do shopping, que vem sendo aprimorado cada vez mais com novas funcionalidades.
7) Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que mais você destacaria?
Com toda certeza, o projeto Shopping 5.0 é nosso maior diferencial, que vem para diminuir os pontos de fricção com o consumidor e possibilitar experiências cada vez melhores para todos que circulam diariamente em nossos shoppings.
Com dois aplicativos distintos podemos proporcionar de maneira ágil e eficiente uma experiência personalizada de compra para o nosso cliente. Apostamos muito nesse pós-pandemia em Inovação e Produtos Digitais. Um dos mais recentes projetos pensando em soluções digitais, são os: App do shopping, Hub do lojista e a assistente virtual – Ana. São ferramentas que permitem um conhecimento profundo e amplo do consumidor e dos lojistas.
8) Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?
Desde a pandemia temos realizado alguns investimentos, entre os mais significativos estão o Quintal do BAN e o Quintalzinho do BAN em 2021 e 2022, respectivamente. Com a implantação dos dois espaços, consolidando nossa vocação para o lazer e o entretenimento destinados para a família. Os visitantes esperam cada vez mais ações nessas frentes. Temos como parte do nosso DNA ouvir o cliente, saber o que ele busca e tentar atendê-lo em suas demandas, inclusive, algumas das novas operações são resultado do que as pessoas nos disseram que gostariam de ter no shopping. Estamos trabalhando para qualificar a cada dia o nosso mall. Para isso, fazemos pesquisas para entender o que eles querem, quais lojas sentem falta e o que mais podemos entregar para deixar o shopping cada dia mais prático para o dia a dia, sendo a extensão da casa de cada um dos nossos clientes e gerando uma sensação de pertencimento por parte deles. O Outback é um exemplo dessa proximidade que temos. Foi o restaurante mais pedido nas pesquisas e, com o esforço do nosso time, será atendido ainda nesse primeiro semestre.
Essa conexão com o cliente para nós é prioridade.
9) Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pelo ativo?
Hoje, temos, em média, 3.500 empregos diretos e indiretos gerados pelo nosso empreendimento.
10) O que diria ao profissional que está chegando no universo
Acredito que seriam dois pontos importantes: estar próximo à Abrasce e sempre se atualizar. O mercado é dinâmico, muda o tempo inteiro e continuar atento as demandas do setor é muito importante. E aí entra a Abrasce novamente; com todo o networking proporcionado pelos eventos, conseguimos ter trocas constantes. As pesquisas realizadas pela Abrasce são muito ricas de informações e, por muitas vezes, norteiam algumas estratégias. Na minha visão, é imprescindível essa aproximação para quem está no mercado de shopping center.