JUL/AGO 2023 - Edição 248 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista Gilberto Azevedo, superintendente do Brasília Shopping

7 de agosto de 2023 | por Bruna Minelvino / Fotos: Divulgação
O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

O princípio de uma parceria de sucesso é o relacionamento contínuo, por meio de trocas de experiências e impressões; além da contribuição e apoio nos projetos e realizações. Assim entendemos nossa parceria com a Abrasce, uma relação pautada em apoio, capacitação e conhecimento.

Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento?

Somos atuantes e atendemos o “chamado” do nosso segmento. Junto à Abrasce e o Programa Constelar podemos participar de forma consistente na consolidação desse pujante setor socioeconômico.

Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?

Sou formado em administração de empresas no UniCeub e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Iniciei no Grupo Paulo Octavio, no segmento shoppings, há 13 anos. Tenho muito orgulho da trajetória ascendente nesse grupo de destaque nacional na gestão de shoppings centers. Comecei como estagiário no departamento financeiro e efetivado assumindo funções na controladoria e gerência de operações. Em 2013, assumi o cargo de gerente de estacionamento e, logo em seguida, o de gerente financeiro; que entre as atribuições dos cargos estava o apoio comercial em parceria com a superintendência. Em 2021, assumi o cargo de superintendente do Brasília Shopping, sendo o mais jovem a estar nessa função na Paulo Octavio.

Quais suas expectativas para 2023? Como está sendo o ano de 2023? Quais expectativas para 2024?

A expectativa vem se tornando realidade. Em 2023 o crescimento em relação a 2022 está sendo projetado em 20 %, e o fluxo de pessoas também positivamente retomado e, melhor inclusive, que o índice pré-pandemia.

Para 2024, a curva de crescimento é ainda mais ascendente, pois mudanças significativas no mix acontecerão, em qualidade e rentabilidade do negócio.

Grandes frentes de novas oportunidades também se concretizarão, como o lançamento do nosso rooftop, um espaço para lojas, eventos e convivência em mais de 5 mil m² nunca antes explorados no empreendimento.

O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Os desafios são apresentados sem tréguas e a capacidade resiliente adquirida com a pandemia nos provou que o esforço na busca de ações disruptivas, o incansável aprendizado e o amor pelo labor são ingredientes imprescindíveis para sobressairmos no segmento e, mais importante, sermos relevantes na vida dos nossos clientes, lojistas e equipe.

Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?

A fórmula já estava inserida em nosso DNA antes mesmo da pandemia: proximidade com os nossos lojistas, relacionamentos transparentes e agilidade nas negociações. Essa tríade de posicionamento nos economizou desconfortos e tempo, nos proporcionando mais assertividade nas decisões, fortalecimento do negócio e perspectivas muito positivas na retomada.

Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que mais você destacaria?

A criação de narrativas e de realidade entre os meios físicos e digitais sem dúvida renderão ainda muitas discussões e inúmeros projetos híbridos ou migratórios, de um canal para outro. Novos formatos também serão inventados e outros tantos, esquecidos. Mas, a grande evolução está diante dos nossos olhos: estabelecer o senso de pertencimento dos nossos clientes e ecossistema dos nossos malls. Criar comunidades, abastecer nosso público com o que é relevante, experiencial e de forma presente.

Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?

Em sua maioria em benfeitorias nos nossos equipamentos, como por exemplo, reforma nos banheiros e praça de alimentação. Para 2024, além do rooftop, teremos um novo projeto paisagístico interno e externo.

Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?

Diretos, 500, e indiretos, 2 mil.

O que diria ao profissional que está chegando no universo do Shopping?

Se apegue às alegrias de ser desafiado, comemore as vitórias, aprenda com os inúmeros erros, seja resiliente; mas antes de tudo, seja criterioso, questionador, curioso e muito parceiro da sua equipe.

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