Programa Constelar entrevista Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping
1 – O que o faz se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?
Estar cada vez mais próximo da indústria, por meio de interações constantes que este programa propicia entre os superintendentes.
2 – Como o Programa Constelar tem contribuído com os benefícios para o empreendimento?
Além do contato junto ao setor, há um rico conteúdo compartilhado com os membros do programa, propiciando uma atualização constante e a possibilidade real de colocar os ensinamentos em prática no nosso dia a dia.
3 – Gostaria que me contasse um pouco sobre sua trajetória no setor de shopping centers.
Comecei minha carreira no varejo, passando por empresas como C&A e Riachuelo, e depois de quase 10 anos me deparei com a oportunidade de ingressar na indústria de shopping centers, por conta da indicação de vários colegas que já haviam migrado para este segmento. Aceitei o desafio há 20 anos e neste tempo atuei tanto no front, como superintendente, quanto na matriz, liderando a área comercial do portfólio Ancar Ivanhoe.
Hoje posso dizer com muita propriedade que, para quem tem varejo na veia, shopping center é e sempre será o melhor lugar para se trabalhar.
4 – Como avalia o ano passado e quais são as expectativas para 2024?
Fechamos 2023 celebrando conquistas importantes, entre elas, inauguração de novos espaços, chegada de mais operações, consolidação da nossa mascote Naty, que ganhou prêmio Abrasce, além de investimentos na agenda ESG.
No início do ano, o mercado apresentava uma certa lentidão, mas, no desenrolar, conseguimos aquecer, encerrando o ano com 18 novos negócios, um volume bastante significativo para esse cenário. Além disso, fizemos alguns movimentos relevantes, como a inauguração do nosso espaço de gastronomia e lazer, o Alpendre, que está consolidado, com ocupação completa e avanços significativos na nossa taxa de reciclabilidade.
Em 2024, muito mais ainda está por vir, sempre com foco na experiência do cliente e em impactar positivamente a comunidade onde o shopping está inserido. Começamos com forte programação de férias, reinauguração e ampliação do nosso espaço de coworking, temos fortes nomes de gastronomia chegando ao empreendimento, e o clima é de otimismo para essa temporada.
5 – O que tem sido feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem de um atendimento presencial de excelência?
Nós focamos cada vez mais na experiência do cliente, pensando sempre em proporcionar conforto e acolhimento, para que o público enxergue o shopping como uma extensão da própria casa a partir do cuidado com os pequenos detalhes.
Realizamos pequenas ações que fazem a diferença e, ao final, é isso que cativa o cliente do Natal Shopping, como oferecer abafadores de ruídos para clientes que estejam no espectro autista; a manutenção de um parque infantil da nossa mascote, a Naty, que aproxima as famílias do empreendimento, e a realização de eventos no mall e no nosso espaço próprio, o Alpendre.
Tudo para fortalecer a nossa atuação também no entretenimento e lazer, que seguirá como nosso principal farol para 2024, de forma que as ações voltadas para essa área repercutam nos nossos resultados de varejo como um todo.
6 – Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?
De modo emergencial, colocamos à disposição dos lojistas uma série de alternativas de atendimento online, de modo que os negócios pudessem seguir em funcionamento nas fases mais críticas da pandemia. Conseguimos colocar em prática quase que de imediato medidas que estavam planejadas para serem aplicadas a médio e longo prazos, como o fortalecimento do nosso aplicativo. Diante de tantas dificuldades que o setor enfrentou naquela época, ficaram várias lições, entre elas, a de que precisamos manter um contato próximo e genuíno com o nosso cliente tanto no ambiente digital, quanto de forma presencial, como fazemos há 31 anos.
7 – Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria?
Nos últimos anos, fomos provocados a encontrar soluções cada vez mais assertivas para nos conectarmos com os nossos clientes e uma delas, sem dúvida, é a agenda ESG. Estamos muito empenhados para de fato fazermos a diferença, olhando para o nosso entorno, buscando entender como podemos reduzir os impactos que provocamos no meio ambiente e transformando realidades sociais.
No Natal Shopping, por exemplo, até 60% do volume de água utilizado nas torneiras consegue ser economizado, e aproveitamos o que seria descartado direcionando o volume para as descargas dos banheiros. Também destinamos o material descartado por lojistas e clientes para cooperativas de reciclagem e recebemos resíduos produzidos pelos clientes em casa no Hub de Reciclagem, o que incentiva a prática sustentável. Além disso, os restos de comida deixados pelos clientes na praça também são reaproveitados, virando adubo orgânico que é comercializado no espaço Sustentabilidade Transforma. O valor arrecadado é usado para ações socioeducativas, como a Naty nas Escolas, que leva a nossa mascote e atividades de educação ambiental para escolas públicas e privadas.
Além disso, estamos juntos de outros empreendimentos da Ancar Ivanhoe implementando a agenda Horizonte ESG Ancar 2030 para termos resultados expressivos nos próximos anos.
Pretendemos reduzir o impacto das emissões de gases do efeito estufa até 2030, assim como realizar treinamento e sensibilização de 100% da força de trabalho no tema mudanças climáticas, bem como impactar todos os lojistas com as boas práticas de gestão de resíduos, entre outras medidas.
8 – Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?
Um deles é o Alpendre, que completou um ano de funcionamento. Foi uma virada de chave, uma mudança de ponteiro significativa. Desde sua inauguração, vem se consolidando como destino do público potiguar, com o cliente realmente usufruindo o espaço, aproveitando as atrações que proporcionamos, o espaço para pets, o playground para as crianças, a área gastronômica e a de convivência.
Outro destaque é a consolidação da nossa mascote, a Naty. Em 2023 conquistamos um dos reconhecimentos mais importantes do setor varejista em nível nacional, o Prêmio Abrasce, conhecido como o Oscar do Varejo.
Com o case “Naty, a mascote: construindo memória afetiva e conexão emocional desde a infância”, levamos o troféu de Ouro na categoria de Eventos e Promoções pela atuação de impacto da personagem em suas atividades para o público infantil. Essa é a primeira vez que um shopping do Rio Grande do Norte conquista o Prêmio Abrasce.
9 – Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pelo empreendimento?
São aproximadamente 200 empregos diretos e indiretos no Natal Shopping, onde atuo há oito anos, o que nos dá muito orgulho, especialmente por termos sido eleitos duas vezes pelo Great Place To Work como sendo o segundo melhor lugar para se trabalhar no Rio Grande do Norte.
10 – O que diria ao profissional que está chegando ao segmento de shopping center?
Tenha forte presença no mall, com uma atuação muito próxima ao lojista e aos clientes, para que em conjunto com o time e suporte das ferramentas digitais, possa estar sempre atento às necessidades deste ecossistema. Preceitos básicos que aprendi no varejo e que fazem toda diferença para quem está à frente de um shopping center.