MAR/ABR 2024 - Edição 252 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista Julio Ferrer, superintendente do Shopping Nova América

28 de março de 2024 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Divulgação
O que a fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar? 

O programa oferece uma oportunidade única de estreitar ainda mais a relação com a Abrasce, instituição de grande relevância para o setor. Por meio dessa parceria, temos acesso a uma troca contínua de informações e conhecimentos sobre a indústria de shopping centers, o que nos permite estarmos sempre atualizados e preparados para os desafios do mercado. Além disso, a participação nos eventos exclusivos promovidos pelo programa proporciona uma experiência enriquecedora, onde é possível interagir com outros profissionais do setor, compartilhar experiências e ampliar a rede de contatos.

Como o Programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento? 

A interação com outros membros é bastante enriquecedora e proporciona uma rede de apoio sólida, onde são compartilhadas experiências, melhores práticas e insights sobre o mercado. Essas trocas não apenas aprimoram o nosso conhecimento, mas também promovem o fortalecimento da indústria como um todo, estimulando o desenvolvimento conjunto.

Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers? 

A minha trajetória em shopping center tem início com a minha vinda para Ancar, em 2003. Ao longo desses últimos anos, atuei em diferentes áreas-chave, como Mall e Mídia, além de assumir os cargos de gerência comercial e financeira. A partir de 2012, fui nomeado superintendente, assumindo um papel ainda mais estratégico na gestão e operação de empreendimentos comerciais. Nesses 21 anos, passei por alguns estados do Brasil, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Natal e Goiânia, tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento e fortalecimento da Ancar em diferentes regiões do país.

Como foi o ano de 2023? E quais são as expectativas para 2024? 

O ano de 2023 foi marcado por significativos avanços e conquistas para o Shopping Nova América.  Presenciamos um fortalecimento do mix de lojas, com a chegada de importantes marcas do varejo, como Farm, Natura, a expansão da Adidas, a chegada da Tele Rio, além de novidades na gastronomia e entretenimento, com a abertura de estabelecimentos como Tutto Nhoque, Gigante Nordestino e o terceiro McDonald’s do shopping. 

Para 2024, temos grandes expectativas e projetos em andamento. Celebramos parcerias importantes na área de serviços, com a assinatura do Supermarket, com inauguração prevista para junho de 2024, e a inauguração da BYD em julho de 2024. Além disso, focamos em melhorar a experiência do cliente, implementando ajustes de tracking no corredor para proporcionar um ambiente mais agradável e eficiente.
Estamos trabalhando também na conceituação de uma nova área de entretenimento para oferecer ainda mais opções aos nossos visitantes. Seguimos ansiosos para inaugurar as contratações realizadas em 2023, fortalecendo ainda mais o nosso mix de lojas e serviços. Ainda este ano, nos preparamos para sediar o evento Casa Warner, proporcionando experiências únicas e momentos memoráveis para os nossos clientes ao longo do ano, sempre comprometidos em continuar crescendo e inovando, oferecendo o melhor para quem nos visita.

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Julio Ferrer, supertintendente do Shopping Nova América
O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência? 

Para que esse alinhamento ocorra, diversas estratégias foram adotadas. Inicialmente, realizamos uma reforma na praça de alimentação, visando oferecer um ambiente mais moderno e confortável para os clientes. Além disso, investimos significativamente no sistema de ar condicionado do shopping.

Buscamos constantemente encantar os clientes, realizando ações em datas importantes, criando momentos especiais e fortalecendo o vínculo emocional com a marca. Reconhecendo a importância da integração entre o físico e o digital, implementamos estratégias para proporcionar uma experiência única aos nossos clientes, tornando a jornada de compra mais fluida e conveniente.

Além disso, promovemos eventos de música e gastronomia, que agregam valor ao shopping como um destino de entretenimento, atraindo tanto os clientes locais quanto visitantes de outras regiões. Com essas iniciativas, estamos comprometidos em superar as expectativas dos consumidores e manter-nos competitivos em um mercado em constante evolução.

Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios? 

O principal avanço que estava nos planos da companhia foi o desenvolvimento dos produtos digitais com o objetivo de tornar a jornada do consumidor cada vez mais fluida. A ideia é que o cliente visite o nosso shopping e possa ter na tecnologia o suporte necessário para uma experiência completa. Com isso, criamos a Ana, a assistente virtual que humaniza a jornada do cliente nos shoppings Ancar. O objetivo da Ana é facilitar a interação dos clientes com os serviços oferecidos e ter na palma da sua mão um canal que possa dar suporte em qualquer dúvida ou problema pontual.

Além disso, desenvolvemos o Hub do Lojista, uma plataforma que permite aos lojistas inserirem ofertas, descontos ou cupons de forma rápida e fácil. Essas novidades são integradas com o aplicativo do shopping e na Ana, garantindo que os clientes tenham acesso ágil aos benefícios oferecidos pelos estabelecimentos.

Outro avanço importante foi o lançamento da UAI, Universidade do Lojista da Ancar Ivanhoe, uma plataforma de aprendizagem 100% digital que oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento aos times de lojas dos nossos shoppings em todo o Brasil. Essa iniciativa fortalece o desenvolvimento de pessoas no varejo brasileiro e contribui para a excelência no atendimento ao cliente. Esses avanços fizeram com que nos adaptássemos de forma rápida e eficaz às novas demandas do mercado, fortalecendo nossa posição competitiva e impulsionando o sucesso dos nossos negócios.

Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria? 

Dentre todas as evoluções, destaco o uso da tecnologia para aprimorar a experiência física dos clientes nos shoppings. Ao integrar a tecnologia de forma inteligente e inovadora, os empreendimentos conseguem oferecer serviços personalizados, facilidades de navegação e interação, além de promover uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores. O uso da tecnologia tem sido fundamental para acompanhar as demandas e expectativas dos clientes.

Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento? 

Entre os investimentos já realizados, destaca-se a reforma da praça de alimentação, modernizando o espaço e agregando novas opções gastronômicas para atender às preferências dos clientes. Além disso, investimos na melhoria da circulação do mall, implementando medidas para otimizar o fluxo de pessoas e garantir uma experiência de compras mais confortável e eficiente. Quanto aos investimentos futuros, estamos planejando uma reformulação completa do terceiro piso do empreendimento.

Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia? 

O Shopping Nova América é responsável por gerar uma quantidade significativa de empregos diretos e indiretos, tendo em vista a abrangência do shopping, que funciona como um complexo. Com um total de 330 lojas, 50 pontos de quiosques, 400 quartos de hotel, 1.100 salas comerciais, e aproximadamente seis mil alunos frequentando a universidade, além de 22.500 m² de lajes corporativas, o empreendimento é um importante gerador de oportunidades de trabalho na região.

Considerando uma população fixa de aproximadamente 12 mil pessoas por dia, independentemente da abertura do shopping, e um fluxo mensal de cerca de 1,8 milhão pessoas, acompanhado por 400 mil veículos, podemos observar a relevância do shopping como um polo econômico e de serviços.

Além disso, a gestão do shopping envolve, aproximadamente, 400 funcionários, que desempenham diversas funções administrativas e operacionais para garantir o funcionamento adequado e o atendimento de qualidade aos clientes e frequentadores do empreendimento.

O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?

O varejo é um setor apaixonante, cheio de desafios e oportunidades únicas de crescimento profissional. No entanto, é fundamental ter disponibilidade para estar à frente de um negócio que funciona sete dias por semana e, no caso do Shopping Nova América, quase 24 horas por dia. Isso requer dedicação e comprometimento, mas também oferece uma experiência gratificante e dinâmica. A conexão emocional é intrínseca ao nosso negócio que trabalha, muitas vezes, com as primeiras experiências dos nossos clientes. É no shopping que a criança costuma ver o Papai Noel pela primeira vez, tem o seu primeiro momento de autonomia de um passeio seguro, namoros começam, relações são construídas. Tudo isso faz parte da história das pessoas e essa é, sem dúvida, um prazer poder proporcionar e acompanhar de perto, sabendo que somos responsáveis por momentos únicos e experiências inspiradoras. 

Além disso, é fundamental lembrar sempre que o cliente é o motivo de tudo que fazemos. Sempre busque entender as suas necessidades, preferências e expectativas, pois é através dele que construímos o sucesso do nosso empreendimento. Priorize o atendimento de qualidade e a busca contínua pela excelência no serviço prestado.

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