Programa Constelar entrevista Fábio Freitas, gerente geral do Minas Shopping
O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?
O Minas Shopping e o Grupo AD participam do Programa de Relacionamento Constelar pela busca constante de engajamento, capacitação e oportunidades que a Abrasce tem promovido por meio deste projeto. Os benefícios são extremamente relevantes, além do fortalecimento das marcas e das pessoas, e consequentemente fortalecimento do setor de Shoppings.
Como o Programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento?
Participar deste projeto e parcerias setoriais é uma estratégia eficaz para fortalecer as marcas, desenvolver as pessoas envolvidas e contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor como um todo. Isso permite uma atualização constante com as tendências do mercado, via participação de treinamentos e workshops relevantes, promovidos pela Abrasce, além de estabelecermos conexões valiosas com outros empreendimentos e pessoas do setor.
Conte um pouco sobre você! Como foi a sua trajetória no setor de Shopping Centers?
Sou graduado em Ciências Contábeis – Unicentro Newton Paiva, com Pós-Graduado em Gestão de Processos Gerenciais e MBA em Marketing Digital, Global e de Relacionamento.
Estou como gerente geral do Minas Shopping, administrado pelo Grupo AD desde março de 2014. No segmento de shopping center, atuo desde 2007, onde trabalhei no Grupo Bretas, no Montes Claros Shopping e no Shopping Rio Claro, também administrado pela AD Shopping.
Como está sendo o ano de 2023? Quais as expectativas para 2024?
O ano de 2023 está sendo positivo, pelos resultados sólidos e crescimento em relação aos anos anteriores. Apesar dos desafios anteriores conseguimos aproveitar as oportunidades para atualização do empreendimento e expansão do mix.
As inaugurações de novas marcas, como o maior restaurante do estado (Coco Bambu) e a inauguração do Outback, certamente contribuíram para tornar o Minas Shopping um polo gastronômico, atrair mais visitantes e diversificar as opções disponíveis no shopping. Outras marcas inauguradas pós pandemia, foram: Cobasi, Casa & Vídeo, Estripulia, Starbucks, Droga Raia, Popeyes, Montana Grill, Jerônimo, Milon, Correios, Clinica Amor e Saúde, Ponto da Lingerie e Piccadilly. Todas essas adições tiveram um impacto significativo no aumento do tráfego, posicionamento e na experiência geral dos clientes.
O Minas Shopping completa 32 anos agora em setembro de 2023 e é a prova da capacidade de se manter relevante e atrativo ao longo do tempo. Manter-se atualizado e incorporar marcas que agregam valor ao mix é fundamental para continuar atraindo visitantes e manter uma base sólida de clientes.
Quanto às expectativas para 2024, continuamos com a expansão do mix de lojas, atraindo novos investimentos e mantendo seu status como um shopping com grande fluxo, democrático e relevante em seu mercado de atuação.
Alguns dos diferenciais são as ações e os eventos – muitos deles desenvolvidos buscando inovação, em grande número, voltados para a família, que permitem experiências únicas para os nossos clientes.
O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?
A diversificação do mix de marcas, as experiências Imersivas, as atualizações com tecnologia e Inovação, o grande volume de eventos e a ampliação das opções de gastronomia são as grandes tendências e fazem parte da rotina do Minas Shopping, para atender os consumidores cada vez mais exigentes.
Outras frentes como práticas sustentáveis e ações sociais são o grande diferencial e atendem às novas tendências e mudanças nas preferências do consumidor.
Em resumo, buscamos criar um ambiente que vá além das compras, oferecendo experiências memoráveis e soluções inovadoras para atender às expectativas dos consumidores que valorizam o atendimento presencial.
Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?
Capacitação e treinamento dos colaboradores e o programa de Desenvolvimento de Líderes foram fundamentais para enfrentarmos, juntos, o período da pandemia. Mas os principais avanços foram na área da tecnologia e inovação. Em 2021, o Grupo AD lançou o ALugueOn (marketplace para locação de lojas, quiosques e merchandising em Shopping Centers) e, na sequência, os projetos Vend.Aí (venda online para lojistas via Whatsapp do Shopping, com Inteligência Artificial, ChatBot e logística integrada) e Future Mall (automação de dados com Inteligência Artificial embarcada) desenvolvidos com exclusividade pelo Grupo AD, que visam aprimorar e direcionar a gestão estratégica de Marketing, a partir da automação da coleta de dados para tomada de decisão e geração de resultados para lojistas e Shoppings administrados pelo Grupo AD.
Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que mais você destacaria?
Avalio que o grande destaque foi a busca pela melhoria da jornada do cliente, que é crucial para criar uma experiência positiva e memorável, como, por exemplo, a qualificação dos shoppings com a entrada de novos segmentos; assim como a melhoria dos ambientes e infraestruturas, e também a qualificação dos eventos, que são excelentes oportunidades para atrair e envolver os clientes, aumentando o engajamento. A chave está em oferecer algo que vá além do simples ato de comprar, proporcionando valor adicional na experiência do consumidor.
Outra grande evolução foi a expansão para canais de vendas online, uma resposta à crescente preferência dos consumidores por compras convenientes e à tendência de compras virtuais. Ao diversificar seus canais de vendas para incluir plataformas online, os shoppings alcançaram um público mais amplo, incluindo aqueles que podem não ter acesso fácil ou que preferem a comodidade de comprar pela internet. Além disso, a presença online pode proporcionar dados valiosos sobre o comportamento do cliente, o que pode ser usado para personalizar ainda mais a experiência.
Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?
Nos últimos anos foram vários e grandes investimentos, como retrofitting de todo o piso do mall, novo projeto de paisagismo interno e externo; Implantação da área gourmet, com a entrada dos restaurantes Coco Bambu e Outback; a construção e ativação da ETE; instalação do “Quintal de Minas”, projeto de compostagem e produção de adubo para fornecimento à comunidade.
Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?
No Minas Shopping temos atualmente 3.800 empregos diretos e indiretos. E no Grupo AD, em seus 43 empreendimentos administrados nas cinco regiões do Brasil, são mais 100.000 empregos.
O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?
É preciso dedicar-se a estudar e conhecer como funciona essa indústria, suas tendências, seus desafios e oportunidades. Conhecer os diferentes modelos de negócios, bem como entender o comportamento do consumidor.
Construir conexões e relacionamentos sérios com a comunidade onde está inserido o empreendimento, assim como o setor de shoppings, incluindo lojistas, fornecedores, autarquias, etc.
Estar preparado para acompanhar as mudanças e ser flexível, pois o setor de shoppings está sempre se adaptando ao contexto do mercado e cenários em evolução.
Lembrar que o cliente é a peça central do sucesso. Manter sempre o foco nas necessidades e expectativas dos clientes e buscar maneiras de proporcionar experiências excepcionais.
Trabalhar em um shopping center pode ser emocionante e gratificante, mas também requer esforço, dedicação e uma mentalidade de aprendizado contínuo. Ao abraçar as oportunidades de crescimento, adaptar-se às mudanças e se esforçar para oferecer o melhor serviço possível, você estará bem posicionado para ter sucesso.