Abrasce lança pesquisa sobre o Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers
A associação apresentou o estudo em webinar para associados e disponibilizou o conteúdo nas suas plataformas
No último dia 26 de julho, a Abrasce apresentou para os associados, em formato de webinar, a pesquisa Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers, que já está em sua nona edição, e, pela primeira vez, recebe esse título, anteriormente chamado de Perfil do Frequentador.
Agora, com uma mudança de metodologia em sua abordagem, que passou de presencial para online, a Abrasce traz também um parceiro de longa data para a execução do estudo, a Fronte Pesquisa, atuante na associação realizando monitoramentos, desde 2019, ainda como Ibope.
“Executamos o Monitoramento Mensal para a Abrasce e realizar agora a pesquisa Comportamento dos Frequentadores é especial para a Fronte e nos deixa muito felizes”, diz Juliana Piai, diretora da Fronte Pesquisa.
Além da mudança do método, foram incluídas e adaptadas cerca de 20 perguntas, com o objetivo de mapear os comportamentos dos consumidores dentro dos shoppings, como, por exemplo: ampliação de hábitos de alimentação, ampliação dos hábitos de lazer, comportamento de compra online x física, engajamento do consumidor com o shopping e o comportamento e uso de serviços oferecidos aos pets.
Vale destacar que, conforme apontado pelo estudo, os principais insights de mudanças aceleradas pela pandemia foram as diferentes formas de trabalho e omnicanalidade.
“Realizamos o 1º webinar da área de Inteligência de Mercado para os associados, com o lançamento da pesquisa o Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers. Os principais resultados foram apresentados pela Juliana Piai, da Fronte Pesquisa, que contou também com a participação do Glauco Humai, presidente da Abrasce.
A Inteligência de Mercado é um dos pilares da Abrasce e, com essa iniciativa, reforçamos a importância de disseminar informações do setor para os shoppings, em especial dos frequentadores, visto que a última edição da pesquisa foi realizada em 2018, no período pré-pandemia”, explica Caroline Louise Gulisz, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce.
Anteriormente, a análise era referente a última visita realizada, visto que o frequentador era abordado na saída do shopping. Para a nova edição do estudo, por se tratar de pesquisa online, foi abordado o comportamento habitual de visita aos shoppings, ou seja, não necessariamente a última presença.
“Esse fator amplia consideravelmente as possiblidades de coleta de dados e aprofunda em muito as análises do estudo”, destaca Caroline.
Outra novidade importante é a abrangência maior. Por ser online, a pesquisa passou a ter uma amostra nacional com aberturas regionais e foram mantidas as aberturas pelas capitais da pesquisa anterior, como: Belém, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Além de acrescentarem novas como Manaus, Fortaleza, Goiânia e Curitiba. “Esta pesquisa traz muita novidade, agora o estudo é de abrangência nacional. Tenho certeza de que será um marco para o setor”, diz Juliana.
Momento pós-pandemia
As soluções disponibilizadas a partir da pandemia trouxeram mais praticidade e comodidade para os consumidores e permaneceram após esse período, sendo cada vez mais ampliadas e melhoradas. Contudo, apesar da busca pela comodidade, a experiência de compra na loja física segue sendo valorizada. O varejo passa a viver em um mundo DIGITAL (um mescla entre o mundo – e as vendas – físicas e online). “Há alguns anos já entendemos a importância de conhecer o cliente e traçar um perfil sobre ele. Quando sabemos quem é o nosso cliente, o que ele quer e por que está ali, nós entregamos uma experiência de alta qualidade e conseguimos atraí-lo de volta ao nosso estabelecimento”, ressalta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Os shoppings vêm influenciando novos conceitos com lojas cada vez mais engajadas em diferentes tipos de experiências na hora da compra, o estudo mostra que a maior porcentagem de visitação, alcançando 43% dos frequentadores, ainda vai ao shopping para comprar. Mas os empreendimentos têm olhado cada vez mais para lazer, que registra 31% de interesse na visitação, e a alimentação que atrai 21% dos frequentadores. O item “outros serviços” registra 5% da presença de quem aproveita o complexo como um espaço de conveniência. A vocação dos shoppings como espaços de convivência e conveniência, além de destino de compras, não é novidade, mas o conceito foi acelerado em decorrência das mudanças de hábitos recentes e se refletem nos novos formatos de lojas e no dinamismo do varejo.
Onde encontrar
A pesquisa O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers está disponível em formato pocket, gratuitamente, no APP Abrace. Já o estudo na íntegra pode ser adquirido na loja ou na área restrita do site da Abrasce exclusivamente para associados.
Na versão completa, há informações sobre comportamento pet e omnicanalidade, por exemplo, além de dados segmentados por região brasileira e abertura de informações para 11 cidades e interior de São Paulo. Também é possível consultar dados por renda, idade, influência das gerações Z e 50+, dinâmica das famílias com crianças de até 12 anos, entre outras novidades.