Desafios e oportunidades para a indústria latino-americana
Evento On-line da CLICC reúne representantes de oito países
Aconteceu em 18 de novembro, o evento virtual chamado Dialoga Latam, organizado pela CLICC – Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales, e contou com a presença de alguns representantes dos países fundadores da CLICC. Durante o encontro, os participantes falaram sobre projetos desenvolvidos em cada região e as oportunidades apresentadas para o futuro do setor.
Um dos principais assuntos destacados por Oscar Piccardo, líder de comitê acadêmico da Câmara, foi a atividade de formação, que é um dos pilares da CLICC. A profissionalização, capacitação da indústria e a promoção do conhecimento serão linhas de ação dos próximos anos. “A proposta é projetar juntos o futuro”, diz ele.
Entre os assuntos abordados, a CLICC já confirmou a data do seu primeiro Congresso, nos dias 27 e 28 de abril de 2023, em Cartagena, na Colômbia. O evento vai incluir uma feira de exposição para que empresas que queiram investir e crescer para o Mercado da América Latina, que vem apresentando números crescentes em retomada pós-pandemia, possam expor seus produtos e serviços ou aumentar sua representatividade.
“Contamos com todos os apoiadores para o fortalecimento e consolidação da CLICC, sabemos que existe um tempo de maturação, assim como o próprio shopping, por isso é importante a participação de cada um, para que assim possamos crescer juntos”, reforça o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
Ainda durante todo o evento, assuntos com muita relevância para o atual momento do setor foram abordados. Entre eles, a sustentabilidade, com exemplos de plantação de bosques em malls, exterminação de uso de sacola plástica, captação da água de chuva para reutilização e diminuição do uso da eletricidade com a implementação de placas solares. Outro tema em constante discussão é a redefinição dos espaços, o novo modelo para os shoppings que devem funcionar como centros de convivência, sem esquecer da devida força e importância da gastronomia.