MAI/JUN 2022 – Edição 241 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Os campeões do Prêmio Abrasce 2022

10 de junho de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

A edição histórica do Prêmio Abrasce teve recorde de inscritos – 285 cases – e premiou com Ouro, Prata e Bronze 45 projetos planejados e executados pelos shoppings brasileiros. Uma celebração especial da inovação, resiliência e criatividade do setor

A celebração do Prêmio Abrasce 2022 foi especial, com mais de 500 convidados, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) para acompanhar a revelação dos grandes vencedores. Dos 157 cases de shoppings associados finalistas, com iniciativas realizadas entre julho de 2019 a fevereiro de 2022, 45 receberam os cobiçados troféus. Segundo Glauco Humai, presidente da associação, foi uma alegria retomar os eventos físicos, em especial o Prêmio Abrasce. “Esse é um importante reconhecimento às melhores práticas e projetos inovadores e realmente merecia uma comemoração presencial para ressaltar esse trabalho impecável realizado pelos shoppings.”

Para Humai, a grande participação dos empreendimentos na edição deste ano tem motivo. “A dedicação dos shoppings em sempre inovar criou não apenas novas dinâmicas para fortalecer o setor, mas expertises que precisam ser compartilhadas. Por isso, tivemos um número recorde de cases, o que reforça importância dessa indústria como um agente transformador da realidade social e econômica do país”, diz. De acordo com Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce, o recorde coroa o momento de retomada do setor. “O número de inscritos foi uma surpresa para todos e mostra como os shoppings têm se reinventado e buscado alternativas e soluções cada vez melhores para atender o consumidor e os lojistas”, diz. 

Essa é uma das edições mais marcantes ao longo de mais de 30 anos de história do Prêmio Abrasce. O setor passou por grandes desafios nos últimos anos, transformou-se e ficou ainda mais forte e robusto. Cada associado da Abrasce tem lutado incessantemente por um varejo mais inclusivo, inovador e alinhado com uma experiência de compra que só pode ser oferecida nos shopping centers”, destaca o presidente da entidade

Conheça os detalhes do Prêmio Destaque e das iniciativas Ouro e ainda os cases vencedores Prata e Bronze.

Ouro

ALCÂNTARA LUZ – UM NATAL DE TRANSFORMAÇÕES | PÁTIO ALCÂNTARA | ALIANSCE SONAE

Alcântara Luz - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

Situado em polo comercial popular com calçadão e ruas paralelas com inúmeros ambulantes, fios elétricos expostos e lixo ao final do dia no bairro de Alcântara, em São Gonçalo (RJ), o Pátio Alcântara resgatou o sentimento de pertencimento da população com o projeto Natal Alcântara Luz. O grande túnel de led com 165 metros de extensão – do Prédio do Relógio ao Pátio Alcântara – trouxe não só beleza, mas melhorias para região, impactando atores públicos, fomentando investimentos e cumprindo o papel social do empreendimento. Com iluminação acesa diariamente por mais de um mês, das 18 às 22 horas, aumentou-se a sensação de segurança e o comércio local estendeu o horário de atendimento, gerando mais fluxo de pessoas nas ruas e no shopping. Em dezembro de 2021, o Pátio Alcântara obteve um crescimento de 81% no fluxo e 8% nas vendas comparado a 2020. Além de ficar na memória dos gonçalenses, o projeto acelerou um processo de mudanças estruturais:  a prefeitura migrou os ambulantes para um espaço próprio, planejou o aterramento dos fios elétricos e se comprometeu a realizar todos os anos a decoração natalina.

Prata

ERA UMA VEZ, POR CLIENTES MUELLER | SHOPPING MUELLER | SOIFER

SHOW DE NATAL: FÁBRICA DE BRINQUEDOS DO PAPAI NOEL | SHOPPING CONTAGEM | SOUL MALLS

Bronze

NATAL DO BEM | SHOPPING CENTER IGUATEMI PORTO ALEGRE

ESPETÁCULOS SONHOS DE NATAL | SALVADOR SHOPPING | GRUPO JCPM

Ouro

WHATSAPP DO NOEL | NORTE SUL PLAZA | ARGO

WhatsApp do Noel - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

Para ajudar a estimular as visitas no estande do Papai Noel e fomentar o Natal, o Norte Sul Plaza criou, em 2020, uma alternativa de atendimento virtual, personalizado e individual, dando a opção ao cliente em fazer chamadas de vídeo ao vivo agendadas, receber vídeos personalizados e áudios gravados pelo Papai Noel sem custo algum. Não foi utilizado sistema de chatbot e toda a operação foi orgânica com a equipe de promotoria. Com isso, 1.594 chamadas de áudio e vídeo foram atendidas e 8.985 mensagens foram respondidas, oriundas de 20 estados brasileiros, da Bolívia e do Paraguai. Todos os contatos obtiveram retorno até às 18 horas do dia 24 de dezembro. No estande, foram vendidas quase 5 mil fotos. A ação não teve custo extra para o FPP e estreitou o relacionamento com clientes, gerando memória afetiva em um momento de grande sensibilidade. Mesmo o shopping operando com 70% da capacidade máxima, o fluxo geral foi equivalente a 2019. A ação gerou bons resultados para o shopping, consequentemente, alavancando a venda do lojista em um dos cenários mais desafiadores na história do varejo e de shoppings centers.

Prata

NATAL PRA BRILHAR | TIVOLI SHOPPING | AD SHOPPING

Bronze

MUNDO BITA E O GRANDE NATAL | RECREIO SHOPPING | ALIANSCE SONAE

UM NATAL PARA TODOS COM SORRISO NOS OLHOS | CARIRI GARDEN SHOPPING | GRUPO TENCO 

Ouro

SHOPPING ABC APRESENTA DESFILE DE MODA TRAZENDO A DIVERSIDADE COMO TENDÊNCIA | SHOPPING ABC | AD SHOPPING

ABC Fashion Show - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

O Shopping ABC promoveu a primeira edição do ABC Fashion Show em setembro de 2019 e teve como mote a “Moda Para Todos”. A programação apresentou tendências de moda, bem-estar e inclusão, promoveu talks interativos e teve um desfile desconstruído na presença de convidados especiais. O evento defendeu a urgência para uma moda integral em todos os moldes e o desfile trabalhou com a inclusão, trazendo modelos fora dos ‘padrões’ e sem primeiras-filas, em um lounge elaborado com pallets reaproveitados. Os corredores do mall viraram passarela, buscando atingir em massa seu público e provocando a conscientização em torno da diversidade. Sandra Teschner, chief happines officer, conduziu toda a ativação, o que deu mais credibilidade ao evento. O ABC Fashion Show foi um marco para a história do empreendimento por defender um tema atual e de interesse universal. Além de contar com um fluxo maior em 23,6% no período do evento e pós-evento, se comparado ao ano anterior, o Shopping ABC conquistou repercussão na imprensa regional e nas redes sociais, alcançando mais de 2 milhões de pessoas. O evento consolidou experiências, representatividade e desenvolvimento sustentável.

Prata

EVENTO JK NA LAJE | JK SHOPPING & TOWER | PAULOOCTAVIO

Bronze

FLAMBOYANT GARDEN FESTIVAL – 2019 | FLAMBOYANT SHOPPING CENTER

MOTO RABBIT – PÁSCOA PALLADIUM | SHOPPING PALLADIUM CURITIBA | TACLA SHOPPING

Ouro

PROJETO DE INCLUSÃO – SALA DO AFETO | SHOPPING JARDIM ORIENTE | AD SHOPPING

Sala do afeto - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

De acordo com dados da Prefeitura de São José dos Campos (SP), há 1.500 pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no município. Para atender e incluir essa parcela da população, o Shopping Jardim Oriente criou a Sala do Afeto, exclusiva para que o familiar ou acompanhante de uma pessoa com TEA possa utilizá-la como uma zona calma em momentos de estresse. O espaço multissensorial é equipado com objetos interativos e acolhedores e fica em uma área estratégica do mall. Antes da inauguração, os colaboradores do shopping e de empresas terceirizadas receberam treinamento para receber esse público. O empreendimento virou referência em inclusão na cidade, recebendo constantes visitações de instituições sociais de atendimento no segmento, autoridades vizinhas, além do perceptível crescimento do público-alvo prioritário de alcance. A Sala do Afeto recebe semanalmente uma média de 40 pessoas para uso, incluindo familiares. A Sala do Afeto vai ao encontro de outras iniciativas inclusivas já aplicadas, como vagas prioritárias de estacionamento, caixas exclusivos em lojas e mesas exclusivas para este público. 

Prata

DRIVE – IN CIENTÍFICO DO CLUBINHO | BOULEVARD SHOPPING CAMPOS | ALIANSCE SONAE

CARIRI GARDEN É O PRIMEIRO SHOPPING DO BRASIL A TER UM POSTO DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA | CARIRI GARDEN SHOPPING | GRUPO TENCO

Bronze

CASARÃO DAS LENDAS | PLAZA SHOPPING CASA FORTE

Ouro

AJUDE A NÃO DEIXAR NENHUM ESTUDANTE PARA TRÁS | SHOPPING PRAÇA DA MOÇA | AD SHOPPING

Nenhum estudante fica para trás - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

Ao notar a dificuldade de estudantes em acessar e participar das aulas on-line durante a pandemia, um professor da rede pública da cidade de Diadema (SP) pediu ajuda ao Shopping Praça da Moça para arrecadar aparelhos eletrônicos, pois muitos alunos não tinham acesso à internet e parte deles não tinha um dispositivo para assistir as aulas remotas ou precisava revezar com os demais membros da família um único equipamento. O empreendimento entrou no projeto para auxiliar o professor Milton Pereira de Barros na arrecadação de celulares, tablets e notebooks e pediu ao artista Maurici Caruso para criar uma caixa personalizada, que se destacasse no mall para receber possíveis doações. Ele garimpou alguns itens no depósito do departamento de marketing e desenvolveu um coletor sem custo. O projeto “Ajude a não deixar nenhum estudante para trás”, que inicialmente era um esforço isolado do professor Milton Pereira de Barros, ganhou corpo e o apoio da mídia local e impactou os clientes. Ao todo foram arrecadados seis tablets e 17 smartphones. Foi inovador na cidade de Diadema e destaque na região do Grande ABC (SP).

Prata
TERRAÇO DO BARRA – A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COM A QUALIDADE ELEVADA AO TOPO | SHOPPING BARRA | ENASHOPP

Bronze PRIMEIRA TESTAGEM EM MASSA GRATUITA PARA COVID-19 NO BRASIL | SHOPPING SP MARKET | LUMINE

Ouro

ORGULHO AUTISTA | FELICITTÀ SHOPPING | ENASHOPP

Orgulho autista - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

Com a inauguração das Clínicas Interação e Neuromaster Infantil|Specially, especializadas em terapias para síndromes ocultas com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Felicittà Shopping se deparou com um aumento significativo no número de frequentadores que buscavam atendimento especializado. Em parceria com elas, lançou a Campanha Orgulho Autista, mobilizando colaboradores orgânicos e terceirizados, lojistas, clientes e toda a comunidade. O movimento previu uma mudança comportamental e também estrutural, englobando a preparação do ambiente para melhor atender a esse público. Com isso, o empreendimento passou a realizar uma série de ações e iniciativas com parceiros da campanha, entidades e lojistas. A Campanha Orgulho Autista passou a parte do calendário anual do shopping e seu sucesso incentivou ainda mais a criação de programas de envolvimento com os clientes. Hoje, o shopping se tornou referência e é procurado por realizar eventos e ações diferenciadas, com total cuidado e carinho pelas famílias que participam. 

Prata

MÃE, AMOR QUE ENSINA A VOAR | SHOPPING PIRATAS

DIA DOS PAIS – PELA RESPONSABILIDADE DE SER PAI | BOULEVARD SHOPPING FEIRA DE SANTANA | ALIANSCE SONAE

Bronze

ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS | SHOPPING ALEGRIA

Ouro

SISTEMA INTELIGENTE DE COLETA DE RESÍDUOS À VÁCUO | SHOPPING PARQUE DA CIDADE | ENASHOPP

Shopping Parque da Cidade - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

Shopping Parque da Cidade já nasceu sustentável e busca sempre reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente por meio da implementação de soluções tecnológicas. Um exemplo disso é que o sistema ENVAC, tecnologia pioneira que permite a coleta automatizada de resíduos sólidos a vácuo. Eles são encaminhados por dutos subterrâneos a uma velocidade 70km/h para uma central que os direciona para descarte, evitando contaminação. Apenas no primeiro semestre com o sistema em funcionamento, foi evitado o descarte incorreto de mais de 220 toneladas de resíduos, com cerca de 45 toneladas de lixo recicladas, e 130 toneladas de orgânicos que viraram compostagem para o telhado verde e demais áreas de jardim do complexo, reduzindo em mais de 75% a quantidade de rejeitos que seriam encaminhados para os aterros.

Com investimento de R$ 3,5 milhões, a tecnologia gera uma enorme redução no gasto com água, levando a economia financeira, sendo uma questão de tempo para que relação entre custo e benefício seja equilibrada. 

Prata

ASSISTENTE DE COMPRAS | NORTE SUL PLAZA | ARGO

PODCAST: ‘DE LOJISTA PARA LOJISTA’ | SHOPPING METRÔ ITAQUERA | ANCAR IVANHOE

Bronze

ALIANSCE SONAE E REPASSA JUNTAS NO INCENTIVO À MODA CIRCULAR E À SUSTENTABILIDADE | ALIANSCE SONAE

Ouro

ALUGUEON – O MARKETPLACE DA LOCAÇÃO | AD SHOPPING

Com mais de 30 anos atuando no planejamento, administração e comercialização de espaços comerciais de shoppings, a AD Shopping lançou a AlugueOn em janeiro de 2021. A plataforma de marketplace, voltada para locação de lojas, quiosques e mídias, conta com 41 empreendimentos no portfólio, incluindo ativos que não pertencem ao Grupo AD. Entre os grandes diferenciais, destaca-se a consultoria especializada em varejo e shopping center. Por meio desta abordagem, direciona os potenciais investidores para o melhor negócio. Além disso, tem parceria com grandes empresas, como Inter, Porto Seguro e Banco do Brasil, facilitando o acesso ao crédito e a garantias de locação. Também é parceira de várias das maiores franquias do país. Com um pouco mais de um ano de atuação, a plataforma responde por 15% das locações do Grupo AD. Foram mais de 180 mil acessos no site e negócios fechados em diversas regiões do Brasil, incluindo lojas, quiosques e mídia, de grandes marcas. As campanhas direcionadas ao público geraram mais de 10 milhões de impressões. A resposta positiva da chegada da AlugueOn ao mercado, confirma o quanto esse setor está aberto a transformações e busca por inovações.

Prata

ROBÔ NOEL | HIPERSHOPPING PETRÓPOLIS

BIANCA, O BI DA ANCAR | ANCAR IVANHOE 

Bronze

SHOPPING ONLINE – A EVOLUÇÃO DO FÍGITAL NA ALIANSCE SONAE | ALIANSCE SONAE

QDIG: OS QUERIDINHOS DO INSTA NO QUERIDINHO DA PAULISTA | SHOPPING CIDADE SÃO PAULO | SYN PROP & TECH

Ouro

BARRACADABRA – A EXPERIÊNCIA EXPANDIDA | BARRASHOPPINGSUL | MULTIPLAN

Barracadabra - Prêmio Abrasce 2022 - Revista Shopping Centers

O BarraShoppingSul ganhou primeira expansão vivencial do país: o Barracadabra, um parque de vivências e aprendizagens multissensoriais, inteiramente pensado, concebido e desenvolvido para crianças de 0 a 13 anos. É uma extensão externa e permanente do shopping que alia criatividade e inovação às funcionalidades do empreendimento em uma área 2,5 mil m², com capacidade para receber 500 crianças e 1 mil visitantes simultaneamente. Nesse espaço estão 39 instalações lúdicas, inéditas e exclusivas, desenhadas sob medida para o empreendimento, que envolvem movimento, equilíbrio, altura, aromas, texturas e luzes. Conta com oito deques contemplativos, espelho d’água e chafariz aliado ao projeto paisagístico. O espaço reposicionou o relacionamento do empreendimento com os clientes e se mostrou estratégico em um momento de tantos desafios impostos pela pandemia. Além disso, faz parte da estratégia de aproximação com as novas gerações de consumidores. Desde a inauguração, em março de 2019, mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo espaço, impulsionando também as vendas. O BarraCadabra também tem apoiado estratégia digital, sendo responsável por mais de 25 mil cadastros no aplicativo MULTI.

Prata

TERRAÇO DO PAN | PANTANAL SHOPPING | ANCAR IVANHOE

ESPAÇO QUINTAL DO BAN | SHOPPING PARQUE DAS BANDEIRAS | ANCAR IVANHOE

Bronze

NBA STORE ARENA – A MAIOR NBA STORE DA AMÉRICA LATINA | MORUMBI TOWN SHOPPING | GAZIT BRASIL

Ouro

UM SHOPPING COM PROPÓSITO | MARINGÁ PARK SHOPPING CENTER

ODS Maringá Park - Revista Shopping Centers

Ao cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Maringá Park atingiu a certificação ouro, a mais alta, no Selo ODS, promovido pelo Instituto ACIM (Instituto de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Empresarial de Maringá). Antes, o shopping participou de treinamento, auditoria e certificação para a validação das práticas sustentáveis e os impactos positivos de suas iniciativas. As 17 ODS são pautadas em realização de palestras, campanhas de sensibilização com colaboradores, lojistas e clientes, captação de voluntariado para os projetos, apoio a iniciativas de inclusão, organização de campanhas de sociais, apoio à cultura, ações sustentáveis e participação ativa junto à política pública local e entidades de organização civil. Os resultados são a forma concreta de que o empreendimento tem alcançado os objetivos. A certificação máxima atesta a efetividade das práticas, que envolvem dezenas de colaboradores e lojistas, impactando diretamente clientes e entidades sociais.

Prata

DE RESÍDUO A RECURSO: ULTRAFILTRAÇÃO PARA AMPLIAR O REÚSO E MELHORAR O EFLUENTE FINAL | PARQUE D. PEDRO SHOPPING | ALIANSCE SONAE

BEGREEN E ALSO – UMA PARCERIA PARA CUIDAR DO PLANETA E DA SAÚDE DAS PESSOAS | ALIANSCE SONAE

Bronze

EXPRESSO – UMA VIDA COM AFETO | CANTAREIRA NORTE SHOPPING |LUMINE

PARKJACAREPAGUÁ: UM SHOPPING INTEIRO DE SUSTENTABILIDADE | PARKJACAREPAGUÁ | MULTIPLAN

Ouro

UAI LOJISTA: CRIANDO CONEXÕES VERDADEIRAS COM OS NOSSOS PARCEIROS | ANCAR IVANHOE 

UAI Lojista - Revista Shopping Centers

Lançada em 2021, a UAI – Universidade do Lojista Ancar Ivanhoe é uma plataforma digital de aprendizagem, que oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento aos times de lojas dos 24 shoppings da companhia espalhados pelo Brasil. Nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer as relações com a rede de lojistas. Os conteúdos englobam temas voltados para o varejo, priorizam o fácil acesso, proporcionam uma experiência interativa e transformam a realidade dos lojistas, inserindo-os nas principais pautas e tendências do mercado mundial. A UAI Lojista se apresenta como um hub de soluções que busca ampliar o mindset dos mais de 4.500 lojistas, por meio de conhecimento, relacionamento e efetivação de negócios onde crescer e inspirar seja possível. Em 2022, os conteúdos e arquitetura da plataforma foram atualizados com base na aprendizagem do piloto e cocriação com os lojistas. Nesse ano, após abertura das inscrições, houve cerca de 3.500 inscritos entre proprietários, gerentes de loja e vendedores.   

Prata

DNA DA LIDERANÇA, UM PROGRAMA DE TREINAMENTO QUE É UMA AULA DE CULTURA | ALIANSCE SONAE

Bronze

GRUPO ALMEIDA JUNIOR: PIONEIRO EM SANTA CATARINA NO ATENDIMENTO E ABORDAGEM À PESSOA COM AUTISMO | ALMEIDA JUNIOR 

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