NOV/DEZ 2022 - Edição 244 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Presidente da Abrasce faz um panorama do setor e antecipa novidades para 2023

8 de dezembro de 2022 | por Tatiane Domiciano
Sob a revelação de que o shopping brasileiro virou referência global, Glauco Humai destaca a evolução do mercado e fala sobre como os empreendimentos hoje vão muito além do conceito de centro de compras
Glauco Humai, presidente da Abrasce
“Eventos e experiências agora são parte do mix dos shoppings brasileiros, que, cada vez mais, têm se firmado como referência para o setor no mundo”.

A afirmação é de Glauco Humai, presidente da Abrasce, que também destaca o lançamento do novo Plano de Mix 2022/2023, uma nova publicação atualizada com o cenário pós-pandêmico. Não ao acaso, o estudo mostra que, depois de tanto tempo de isolamento, o público quer experienciar os espaços sociais com encontros e experiências inovadoras. Em entrevista exclusiva para a Revista Shopping Center, Humai fala sobre estes pontos, avalia o ano de 2022, destaca o papel democrático dos empreendimentos e dá perspectivas otimistas para 2023. Confira:

REVISTA SHOPPING CENTERS: Como as novas experiências trazidas pelos shoppings, como os eventos, por exemplo, têm impactado o setor?

GLAUCO HUMAI – Essa e outras novidades fazem parte do novo Plano de Mix 2022/2023 dos shopping centers elaborado pela Abrasce. A publicação, que acaba de ter sua nova edição lançada, apresenta as novas categorias de lojas e de serviços e também as específicas em formatos de lojas, além de outras novidades que fazem parte do novo cenário dos shopping centers brasileiros. Hoje, mais do que um centro de compras, nos firmamos como um centro de convivência e lazer, oferecendo serviços e experiências que vão muito além de lojas e alimentação. Ainda em referência à publicação Plano de Mix, além da inserção dos eventos, temos a inclusão de quiosques, que têm tido cada vez mais importância, assim como vending machines. Destaque também para categorias que até então eram vistas mais em lojas satélites e que vem ganhando um espaço maior nos shoppings, como academias, centros médicos e educacionais etc. Todas essas novidades vão ao encontro do novo perfil dos shoppings, centros convivência e conveniência, onde segurança e praticidade também são pontos fortes. A Abrasce tem acompanhado de perto essas mudanças e orientado seus associados sobre novos modelos de negócios que têm sido cada vez mais frequentes nos empreendimentos.

RSC – É notável que o público confia nos shoppings como espaço democrático e plural. Como o setor têm trabalhado para inclusão e o que vem pela frente?

GH – Este importante tema foi foco de um dos principais painéis do Congresso Abrasce 2022 – “Comportamento humano e sua pluralidade” -, com as participações de Nina Silva, sócia-fundadora do Movimento Black Money, Rita von Hunty, comediante, youtuber, ator e drag queen, e a atriz Mariana Xavier. Na ocasião, as participantes enfatizaram o peso do racismo estrutural na sociedade brasileira e como essa atitude reprime o potencial de toda uma população e defenderam a necessidade de se construir plateias, backstages, roteiros e espaços de poder com real diversidade. Nosso primeiro passo, diante do debate, foi o de perguntar como o setor pode evoluir ainda mais em questões tão relevantes como estas. Entendemos que o papel do setor não está em apenas dar voz aos representantes dessas pautas, mas em ouvir e perguntar como podemos crescer a partir do ponto de vista de quem está inserido no dia a dia da questão. Debates sobre temas como diversidade e inclusão precisam fazer parte da pauta das empresas e dos setores, de forma consistente e objetiva.

RSC – Como o setor enxerga o shopping do futuro? Quais as experiências aprendidas com a pandemia?

GH – A pandemia, é claro, trouxe um impacto muito difícil do ponto de vista social e da saúde. Todos nós fomos forçados a nos adaptar para sobreviver. Com os shoppings não foi diferente. Apesar do impacto nas vendas, os empreendimentos demonstraram grande capacidade de reestruturação e se reinventaram, oferecendo, por exemplo, assistentes virtuais para as compras, sistemas de delivery, drive-thru, lockers – tecnologia que facilita a gestão inteligente de entrega e recebimento de encomendas e possibilita implementar soluções como o clique e retire, também conhecido como click and collect – entre outras medidas para enfrentar o momento. Sem essas ações, as vendas poderiam ter sido ainda mais comprometidas. Mesmo na pandemia, os shoppings sabiam da importância do espaço físico e continuaram investindo em aprimoramento de serviços, alimentação e, principalmente, lazer, um dos principais atrativos para os malls. A partir disso, os investimentos em experiências, lazer e entretenimento estão cada vez mais fortes, pois, representam um importante foco de atração para o consumidor.

RSC – Como está a agenda do setor para 2023 e o que aguardar de novidades para o próximo ano?

GH – O setor segue movimentado e cheio de novidades para o próximo ano. No início de 2023, teremos o lançamento do Censo Brasileiro de Shopping Centers, um importante momento para o segmento refletir sobre os acertos e desafios do ano anterior e projetar novas ações para o período corrente. O Prêmio Abrasce, o “Oscar” do setor, também está confirmado e terá sua 33ª edição em 2023. Além deste, o Seminário Jurídico, um dos maiores fóruns de discussão sobre temas legislativos para shoppings, também acontecerá no próximo ano. Ainda na programação para 2023, outros importantes eventos como Seminários de Segurança e Operações, o 3º Encontro Nacional de Superintendentes – Enasuper), os Cursos de Gestão e Aspectos Jurídicos, entre outros. Importante dizer que também teremos o primeiro Congresso da CLICC – Cámara Latinoamericana de Centros Comerciales.

RSC – Falando dessa parceria, como tem sido a relação com o setor na América Latina por meio da CLICC?

GH – A Abrasce é uma das integrantes da nova Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales (CLICC), entidade criada em abril de 2022, em Cartagena (Colômbia), com o objetivo de representar os interesses da indústria de shopping centers de 14 países e promover o seu desenvolvimento nos países da América Latina (AL) e do Caribe. Na ocasião, líderes da indústria de centros comerciais da região se reuniram na cidade para assinar o documento de fundação que formalizou a criação da CLICC. Através de quatro linhas de atuação – promoção do conhecimento, relacionamento e networking, gestão da informação e reconhecimento da excelência -, a Câmara fornece ferramentas e mecanismos úteis, com os quais busca posicionar a América Latina como referência de crescimento e desenvolvimento do setor no mundo. O objetivo é o de fornecer diretrizes, guias e informações relevantes aos shopping centers da América Latina, seus locatários, operadores e administradores, permitindo acelerar o crescimento e o potencial, levando em consideração as particularidades da AL e respondendo às tendências do cenário global. Para a Abrasce, iniciativas como esta reforçam o papel do setor no desenvolvimento de uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e em diversos outros países, pois, por meio dela, movimentamos uma vasta cadeia de empreendedores, que geram empregos e renda para a população. Neste momento, essa interação tem se mostrado cada vez rica em termos de troca de experiências e informações. No Congresso Abrasce 2022, realizado em junho, recebemos uma delegação da CLICC, que veio acompanhar de perto as novidades e tendências do setor no Brasil, um dos países mais importantes neste segmento pela quantidade, diversidade e qualidade dos empreendimentos que temos aqui.

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