TODOS
UNIDOS NO COMBATE AO
"Temos trabalhado incansavelmente junto ao poder público, tanto nas esferas municipais, estaduais e também na federal, em diversas frentes, para que possamos passar por esse momento da maneira menos impactante possível."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE
A Defesa do Setor é um dos pilares da Abrasce, que atua em todas as instâncias jurídicas para defender os direitos legítimos do associado, além de promover o diálogo nas três esferas de poder. Neste momento da crise sanitária no mundo que também atingiu o Brasil, a entidade vem trabalhando ainda mais arduamente junto aos três poderes para orientar os empreendedores nesta conjuntura tão complexa, que terá um enorme impacto no setor de shopping centers e em todo o varejo.
O diálogo com lojistas, fornecedores e colaboradores também tem sido frequente e de suma importância, principalmente neste momento. Todos os elos da cadeia precisam estar unidos em busca de ações para a sobrevivência de empresas e a manutenção de empregos.
"Entendemos que estamos vivenciando uma situação inédita que exige, mais do que nunca, o diálogo constante e produtivo entre shoppings e lojistas"
GISELE
PIMENTEL
GERENTE
JURÍDICA
E DE COMPLIANCE
DA ABRASCE
COMO O SETOR DE SHOPPING CENTERS VEM ENFRENTANDO OS IMPACTOS CAUSADOS PELO COVID-19
"O momento precisa de serenidade, visão holística, assertividade e celeridade na tomada de decisões"
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE DA ABRASCE
Desde o início dos primeiros casos da Covid-19 na cidade de Wuhan, na província chinesa de Hubei, o mundo ficou em alerta. Não demorou muito para outros países do mundo se tornarem o epicentro da doença. No Brasil, os primeiros casos confirmados ocorreram no final de fevereiro e o isolamento destes pacientes não foi suficiente conter o avanço do coronavírus.
leia mais +A crise do coronavírus impactou a saúde e também a economia global. Ainda não é possível mensurar todos os reflexos, inclusive, no âmbito social. Responsável por quase 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, os 577 shoppings com mais 150 mil lojistas permanecem fechados.
Desde o início da crise, a Abrasce vem acompanhando o problema de saúde que Brasil está vivendo e jamais questionou as ações do governo, aliás, a maior preocupação sempre foi a de evitar, ao máximo, a disseminação da Covid-19. Ao mesmo tempo, também busca soluções que possam mitigar os efeitos econômicos e sociais, pois são milhares de empresas e milhões de empregos que dependem do setor.
"A orientação é negociar e adiar a cobrança do mínimo do fundo de promoção, condomínio e aluguel dos lojistas. A maior parte do setor tem feito esse esforço para a sustentabilidade dos negócios", explica ele.
Com a transmissão comunitária da pandemia do coronavírus no Brasil, milhões de trabalhadores passaram a adotar o home office, seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de ficar em casa. O isolamento social é essencial para reduzir ao máximo o contágio e proteger, especialmente, os grupos de riscos e não sobrecarregar o sistema de saúde.
Ainda não é possível prever o tempo que será necessário para as atividades voltarem ao normal. As empresas que já adotavam o trabalho à distância antes da pandemia sofreram menos impacto com essa nova forma de trabalho. Já as que estão tendo essa experiência pela primeira vez, precisaram se adaptar rapidamente para diminuir o impacto assim como os colaboradores.
Como ser produtivo?
Para se organizar e conseguir executar seu trabalho, é fundamental criar uma rotina diária para manter a produtividade, a saúde mental e o equilíbrio. Segundo a psicóloga Ana F. Winter, deve-se buscar as melhores estratégias para se adaptar às circunstâncias atuais. Primeiramente, escolha uma área de trabalho com ventilação e luz natural, use uma cadeira confortável e lembre-se de que a tela do computador deve estar ao nível dos olhos.
"Para reduzir as distrações, divida sua programação em blocos e faça intervalos de cinco minutos entre eles. Tenha disciplina durante o horário de trabalho, mas desligue-se também quando necessário. No seu tempo livre, assistir filmes ou séries, ler, ouvir música e passar tempo de qualidade com a família vão contribuir para um melhor equilíbrio neste momento"
ANA WINTER
PSICÓLOGA
Como o fato traz um aumento da carga emocional, é preciso ainda buscar momento de conexão e autocuidado. Para isso, há vários aplicativos de mindfulness e yoga, por exemplo, que aliviam o estresse e a ansiedade. Não deixe de se exercitar mesmo que dentro de casa. Há vários aplicativos de fitness que podem te ajudar.
leia mais +CONHEÇA OS PLANOS MAIS APLICADOS NO MALL E ALGUMAS NOVIDADES DO SEGMENTO
O consumo energético é um dos principais custos dentro do shopping center, mas o setor sempre adotou medidas para reduzir os gastos e o avanço da tecnologia contribui muito para isso. Atualmente, podemos ver bons exemplos espalhados por todo o país.
Mas, antes de adotar qualquer solução, é preciso sempre contar com a expertise de empresas do setor, pois elas têm um 'conhe'cimento técnico que pode fazer com que o projeto desenhado seja ainda mais rentável, trazendo o melhor custo-benefício.
Segundo Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil, em um ambiente complexo como um shopping center, é preciso identificar os ofensores e traçar planos de eficiência pontuais. "Sabemos que o consumo de energia do estacionamento é totalmente diferente da Praça de Alimentação ou de uma loja âncora, por exemplo. Portanto, cada vez mais os shoppings estão demandando essa visão detalhada para otimizar os investimentos em projetos e antecipar resultados."
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