"Neste mesmo espaço na última edição da Revista Shopping Centers, comemoramos juntos a retomada do setor - com dados comprovados pelo Censo Abrasce 2020/2021 - e expomos uma perspectiva otimista para este ano: crescimento contínuo mesmo ainda diante de um cenário macroeconômico desafiador. E 2022 começou, de fato, com boas notícias com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) apontando uma alta de 10% nas vendas de janeiro em comparação com o ano passado."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE DA ABRASCE
"Essa revisão sempre acontece porque é nosso papel como entidade evidenciar o movimento e a evolução do mercado, mas também tem o intuito de trazer e reconhecer o que é novo, demonstrando, inclusive para outros segmentos, como os shoppings são referência e se inovam constantemente"
GABRIELLA OLIVEIRA GERENTE DE PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES DA ABRASCE
Com o retorno da celebração física, o Prêmio Abrasce 2022 trará uma série de novidades para reconhecer as melhores práticas do setor de shopping centers em quase três anos, já que o período de realização dos cases foi ampliado - de julho de 2019 a fevereiro de 2022. As categorias foram revisitadas e ajustadas, refletindo a constante transformação e evolução do setor nesse período. Com base nestas premissas, na edição deste ano do Prêmio Abrasce, os shoppings associados podem inscrever seus cases.
Para as empresas do mercado é assim: 365 dias de Natal, criando, produzindo, transportando e montando projetos personalizados para surpreender milhões de pessoas. Esse é o espírito vivido nas fábricas que reproduzem a magia natalina por meio de cenários magníficos que convidam as famílias a sair de casa para ver, ouvir e sentir esse clima. Em algumas cidades do mundo, os elementos natalinos invadem ruas, parques, vitrines icônicas. No Brasil, os shoppings são os principais destinos para viver essa experiência. A cada ano, os empreendimentos surpreendem com ações que encantam adultos e crianças e, para 2022, com a projeção de uma volta total após o período da pandemia, o que vai fascinar os clientes é o Natal em sua essência, com cores típicas, decoração que remete boas lembranças e, claro, tudo pontuado por muitas novidades. É o que prometem os grandes players do mercado.
Em 2020, ano de muitas restrições, os eventos tiveram que passar por diversas adaptações - uma das mais marcantes foi a ausência do Papai Noel - e ficaram bem restritos e com verbas reduzidas. Em 2021, o bom velhinho retornou aos malls (com todos os protocolos de segurança) e os eventos voltaram a ser mais interativos. Para 2022, a tendência será de um final de ano mais tradicional, mantendo a integração do físico com o digital, uma mudança que veio para ficar.
"O ideal é fechar a decoração até maio. Assim é possível trabalhar melhor e com preços menores. Tudo implica em tempo: contratações, compra de material, importação, produção... De última hora, há uma elevação dos preços como acontece nas altas temporadas. Por isso, a nossa meta é a antecipação"
CONCEIÇÃO CIPOLATTI, DIRETORA DE ARTES DA CIPOLATTI.
Tema bastante discutido na NRF 2022, a inovação presente em lojas e shoppings ao redor do mundo também está no foco de varejistas e empreendimentos brasileiros. Mais do que operações simples de compra e venda ou ainda de fluxo de pessoas nos malls, a transformação e a evolução do setor nesse sentido demandam a criação de novas experiências para o consumidor. Seja fazendo com que o cliente participe dos processos dentro da loja, como a criação de uma embalagem exclusiva para o produto que comprou, ou trazendo entretenimento para a jornada de compra, como áreas interativas nos corredores dos malls, por exemplo.
A diversidade de operações dos empreendimentos vive uma transformação constante, acompanhando a evolução do setor. Hoje, além de compras e gastronomia, os equipamentos oferecem uma ampla gama de serviços que vai de farmácias e academias até pet shops, laboratórios e clínicas médicas. Tudo para facilitar a rotina e otimizar o tempo dos frequentadores. Na última década, especialmente, as inaugurações de clínicas de estética cada vez mais especializadas têm crescido significativamente e, inclusive, com muitos investimentos durante a pandemia.
Abril é o mês de conscientização do autismo e muitas ações acontecem nesse período com o intuito de alertar a sociedade de que ainda existe um longo caminho a ser percorrido em relação à inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, no Brasil, o número de pessoas autistas é calculado com base em estudos como o do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), que apontam a existência de um caso a cada 110 habitantes no mundo. Com isso, o indicativo é que há cerca de 2 milhões de pessoas com o espectro no nosso país.
A partir do próximo ano o cenário será mais preciso, já que, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Censo Demográfico 2022, que será realizado entre junho e agosto, poderá contabilizar a quantidade da população com TEA.
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.