"Não ao acaso, é também o tema do nosso 17º Congresso Internacional de Shopping Centers e, se agora você está com a versão impressa desta edição especial da Revista Shopping Centers, é porque pode ver ao vivo o nosso evento. E que alegria poder voltar aos nossos encontros presenciais após um período tão turbulento, que deixou marcas e experiências no nosso setor."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE DA ABRASCE
A celebração do Prêmio Abrasce 2022 foi especial, com mais de 500 convidados, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) para acompanhar a revelação dos grandes vencedores. Dos 157 cases de shoppings associados finalistas, com iniciativas realizadas entre julho de 2019 a fevereiro de 2022, 45 receberam os cobiçados troféus.
Os traços geracionais no comportamento humano, seja nas relações interpessoais ou comerciais, não têm fronteiras sociais, econômicas e nem físicas, já que nosso mundo é globalizado. Além disso, não têm a ver com um país ou classe social porque podem ser observados em todas as culturas, em todo o planeta.
Segundo Fernanda Furia, fundadora da Playground da Inovação - consultoria de Inovação em Psicologia e Educação, ao se debater sobre a geração alpha, se coloca uma lupa na infância.
Ao mesmo tempo, é preciso incluir os adultos, pois também são afetados pelo cenário global e pautam boa parte de suas atitudes em seus papéis de mãe, pai e avôs a partir destes acontecimentos, influências e inputs dessa linha geracional. A alpha tem exigido dos mais velhos uma transformação de mentalidade e uma desconstrução de antigos paradigmas com relação à educação, ao brincar, à saúde mental, aos formatos de trabalho e aos estilos de vida.
"Podemos focar em pesquisas, desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias em diferentes setores da sociedade para contribuir na formação ética, social e emocional desta geração. Uma sociedade que investe nesta fase da vida previne inúmeros problemas e aproveita oportunidades em todas as suas esferas de crescimento"
FERNANDA FURIA, FUNDADORA DA PLAYGROUND DA INOVAÇÃO.
Com a máxima de que o segredo do sucesso é fazer bem-feito, a Multiplan, a maior empresa do setor de shopping centers em valor de mercado, tem como marcas o pioneirismo, a inovação e uma gestão de excelência focada no longo prazo e claramente reconhecida pela trajetória de quase 50 anos da companhia. Estes pilares garantiram o enfrentamento da crise gerada pelo Covid-19 com resiliência, agilidade e solidez e os resultados já podem ser vistos. A empresa começou o ano de 2022 com ótimo desempenho operacional e financeiro, superando as expectativas e projeções. No primeiro trimestre, as vendas totais dos lojistas tiveram alta de 13,5% comparado com o mesmo período de 2019. O portfólio apresentou uma taxa de ocupação média de 94,8%, sendo que 14 empreendimentos tiveram o índice acima de 95% e cinco destes apresentaram taxa igual ou superior a 98%. Os shoppings da Multiplan recebem anualmente cerca de 190 milhões de visitas, somam quase 876 mil m2 e contam com mais de 6 mil lojistas.
Apenas no Brasil, a criptoeconomia movimentou cerca de U$150 bilhões no ano passado o que aponta para um futuro próximo em que mais essa moeda fará parte da nossa realidade. Com o mercado em crescimento, no final de abril de 2022, o Senado aprovou o texto sobre a regulamentação de criptomoedas no país, que, além de trazer diretrizes para a prestação de serviços de ativos virtuais, que não se enquadram na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cria o Cadastro Nacional de Pessoas Expostas. Agora, o Projeto de Lei seguiu para a votação na Câmara dos Deputados.
Os shoppings se transformam constantemente, acompanhando as tendências do mundo contemporâneo, do comportamento humano e a evolução dos consumidores. Muito dessa transformação se vê nos projetos de expansão e revitalização dos empreendimentos, além, claro, dos projetos dos novos malls. Assim, toda a indústria se mantém atual, ao mesmo tempo em que aponta o caminho para o futuro.
Segundo Fabio Aurichio, diretor da Acia Arquitetos e sócio do estúdio espanhol L35 Arquitetos no Brasil, as áreas de desenvolvimento do setor de shopping centers passaram a ter um novo olhar para os projetos: a busca é por explorar o espaço para outros usos. “Existia o caminho de qualificar a ABL e isso ligado à revitalização com melhoria das áreas comuns requalificando ou reposicionando o empreendimento.
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.