Ancar Ivanhoe, 50 anos de história
Um dos maiores grupos de shopping centers do país segue com a missão de inovar no setor que ajudou a construir
A Ancar Ivanhoe, fundada em 1972, tem muitos motivos para se orgulhar da longa trajetória construída até aqui. É a segunda mais antiga do setor. Com 26 shoppings no portfólio, tem como lema ser uma empresa formada por gente que gosta de gente. E isso engloba todo o ecossistema: varejistas, colaboradores, consumidores e fornecedores. Esse ensinamento passado pelo saudoso Sergio Carvalho está no DNA da companhia e faz com que a Ancar Ivanhoe seja uma referência para todo o setor. Seus filhos Marcos Carvalho e Marcelo Carvalho seguem esse propósito com muito afinco desde que assumiram a copresidência em 2003. Em entrevista à Revista Shopping Centers, Marcelo relembra alguns momentos importantes no decorrer desses 50 anos, fala sobre investimentos recentes e como a Ancar Ivanhoe segue preparada para os desafios futuros.
Revista Shopping Centers – A Ancar Ivanhoe completou meio século recentemente. Como é continuar esse legado de ser uma das maiores companhias de shopping centers do país?
Marcelo Carvalho – Completar 50 anos é, antes de tudo, motivo de muito orgulho. A história da Ancar Ivanhoe começa em uma época que o setor ainda engatinhava. Não existia uma maneira estruturada desse segmento, o que era considerado certo ou errado, nós fomos aprendendo fazendo. Após todos esses anos, é importante reconhecer que a Ancar Ivanhoe deu uma contribuição efetiva para a construção de uma indústria, que, hoje, é uma das principais representações do varejo brasileiro.
RSC – Ao celebrar os 50 anos de Ancar Ivanhoe, é preciso falar do Sergio Carvalho, que teve um papel atuante na construção e na consolidação do setor de shopping centers. Quais foram os principais ensinamentos deixados por ele que a família Carvalho continua aplicando nos negócios?
MC – O Sergio nos deixou um legado incrível, não só na companhia, mas no setor de shoppings como um todo. Ele ajudou a colocar tijolo em cima de tijolo dessa indústria. Fez parte da construção do que hoje chamamos de indústria de shopping centers brasileira, referência no país e no mundo. Com os ensinamentos e as inspirações, estamos presentes nas cinco regiões com 26 empreendimentos. Mas se eu puder destacar uma característica marcante dele, que segue perpetuando até hoje nos valores da empresa, é que ele era uma pessoa que gostava de gente. Um olhar atento às necessidades do entorno, a consciência da potencialidade do shopping como agente transformador da realidade e, mais do que qualquer coisa, a proximidade na relação com colaboradores, parceiros e lojistas. Nascemos de um visionário que era apaixonado por pessoas, com isso, somos uma empresa formada por gente que gosta de gente.
RSC – O que acredita ser mais positivo na relação entre o senhor e seu irmão na copresidência da Ancar Ivanhoe? Fica mais fácil fortalecer os pilares da companhia e construir novos capítulos dessa história?
MC – Esta é uma relação importante e que mostra muito o modelo de negócio da Ancar. Somos dois presidentes que pensamos diferentes, mas nos complementamos como profissionais. Esse é o ponto mais positivo do compartilhamento da presidência. Temos um modelo de gestão descentralizado e isso começa com a alta liderança da companhia, que exige alinhamento, muita conversa, debate, mas permite uma tomada de decisão mais ágil e menos burocrática. O fortalecimento dos pilares é um ponto que vivemos intensamente. E isso fica muito claro quando percebemos que os nossos colaboradores também estão alinhados com os nossos propósitos, demonstrando que estamos no caminho certo.
RSC – Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo e a Ancar Ivanhoe contribui, quais o senhor destacaria?
MC – Tivemos diversos momentos importantes ao longo desses 50 anos. Foram muitas evoluções significativas, porém destaco a parceria estratégica com o nosso sócio Ivanhoe Cambridge, que permitiu uma expansão acelerada, entrada em novos equipamentos e mudanças no perfil das nossas principais lideranças.
Agora se eu puder destacar um recorte no tempo importante, vou ressaltar os últimos dois anos da empresa, no período pós-covid. Foram intensos e de grandes mudanças. Conseguimos acelerar e colocar em prática iniciativas que, até então, ainda estavam no papel. Estruturamos novas áreas na companhia como a frente de ESG, Inovação e Produtos Digitais. Investimos em qualificar as nossas iniciativas digitais, acreditando que a experiência do consumidor hoje passa pelo digital para se materializar no mundo físico.
RSC – A inovação sempre fez parte do DNA da companhia. Quais foram os projetos mais recentes nessa área, que impactaram diretamente os negócios, e quais serão os próximos passos, já pensando no futuro?
MC – Sim, sempre tivemos um olhar para inovação. O nosso objetivo é trazer de uma maneira ágil e eficiente, a melhor experiência para os nossos consumidores e lojistas, sempre integrando pessoas e tecnologia. Os mais recentes projetos, pensando em soluções digitais, são: o App do shopping, o Hub do lojista e a assistente virtual – Ana. São ferramentas que permitem um conhecimento profundo e amplo do consumidor e dos lojistas. E agora falando de futuro, o mercado não possui referências e as métricas são completamente novas, logo, a inovação é contínua. Seguiremos em evolução, com intuito em gerar conexões e experiências encantadoras.
RSC – O que esperam de retorno com o shopping 5.0?
MC – O shopping 5.0 chega para tornar a experiência de nosso cliente mais fluida entre o físico e o online. Entendemos que o mundo está em constante mudança e que o online chegou para ficar, mas o físico possui uma dinâmica única. O toque, as relações, as conversas e a interação são itens fundamentais para as pessoas e, nós, do varejo físico, possuímos isso em nosso DNA. O shopping 5.0 vem para diminuir os pontos de fricção com o consumidor e possibilitar experiências cada vez melhores para todos que circulam diariamente em nossos shoppings.
RSC – Como avalia o ano de 2022 e quais medidas tomadas foram importantes para atingir esses resultados já que o setor enfrentou recentemente uma das piores crises da história?
MC – Foi um bom ano para a Ancar, tivemos uma retomada importante das vendas, fluxo e receitas, fruto do que plantamos no pós-covid. A plataforma de shoppings da Ancar Ivanhoe saiu fortalecida dessa crise.
RSC – Há planos de expansão, de greenfields ou aquisições para os próximos anos?
MC – As movimentações e as conversas são naturais em qualquer setor da economia. Hoje, o que temos de novidade que podemos compartilhar é a entrada de dois novos equipamentos no nosso portfólio. Em dezembro, assumimos a gestão do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas (BA), e finalizamos a compra de uma parte do Minas Shopping, em Belo Horizonte (MG). Esses são dois movimentos muito importantes que nos insere em estados de muito desejo da Ancar, Bahia e Minas Gerais.
RSC – As vendas, o fluxo e a taxa de ocupação de 2022 ficaram acima de 2019?
MC – Sim, crescemos em fluxo, taxa de ocupação e Noi, muito em linha com os resultados dos melhores players do setor.
RSC – O compromisso socioambiental genuíno da Ancar Ivanhoe e a participação ativa dos membros da alta governança em relação a esses temas facilitaram a estruturação da agenda ESG 2030?
MC – Sem dúvida. O compromisso socioambiental já era algo muito vivido pela visão do Sergio Carvalho e conseguimos passar esse valor para a companhia. É muito gratificante ver os nossos colaboradores e empreendimentos sempre pensando em iniciativas e diferentes formas de impactar positivamente a sociedade e isso, além de motivo de orgulho, ajuda na estruturação da agenda de ESG 2030.
RSC – Com tantas transformações vividas, o que observa de mais relevante no comportamento do consumidor e o que acredita que o setor ainda precisará fazer para atender as gerações mais novas, que, hoje, influenciam o poder de compra das famílias?
MC – Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios atuais. A geração alpha é formada por pessoas extremamente ativas e conectadas com propósitos genuínos. Apesar da pouca idade, elas impactam diretamente na decisão de compra das famílias e, por isso, precisam de atenção redobrada. Para isso, devemos entender a realidade em que vivem e de que forma podemos atender suas necessidades. Precisamos cocriar com eles, trazê-los para perto para que eles também sintam que os shoppings são a extensão da casa deles, onde podem se sentir acolhidos, seguros e com atratividade de qualidade.
RSC – A Ancar Ivanhoe está presente no ranking GPTW há 15 anos. A cada certificação e classificação, o desafio de gestão se torna ainda maior?
MC – Com certeza. Queremos sempre nos destacar no ranking GPTW. Entrar na lista das melhores empresas para se trabalhar por si só já é uma conquista de qualquer empresa, mas se manter por 15 anos consecutivos nos mostra que há uma consistência relevante no nosso trabalho, na qualidade da gestão dos recursos humanos que se reflete em melhores resultados e um excelente ambiente de trabalho. Queremos pessoas felizes trabalhando conosco e o GPTW, por ser uma pesquisa realizada pelos colaboradores, reflete exatamente o clima organizacional que desejamos ter na Ancar Ivanhoe.
RSC – Nos últimos anos, houve investimento na Universidade Ancar Ivanhoe e como tem sido a adesão dos lojistas e colaboradores à plataforma?
MC – A Universidade Ancar Ivanhoe é um ativo muito importante para a empresa. Acreditamos que só o conhecimento abre horizontes e isso acontece em todas as frentes de atuação. Por isso, o investimento nessa plataforma seguiu em 2022 e é um projeto também para 2023. Criamos novos cursos, outras maneiras de interagir ao longo desse ano, realizamos diversas palestras e treinamentos voltados para cada público específico. Para esse ano, uma nova plataforma está sendo desenhada, com diversos cursos que podem apoiar o desenvolvimento de lojistas, colaboradores e também da liderança da empresa.
RSC – A fundação da Abrasce também está ligada diretamente à história da Ancar Ivanhoe. Como avalia o trabalho da entidade na defesa do setor?
MC – O Sergio sempre falou com muito carinho e orgulho do trabalho dele em ajudar a construir a indústria de shopping centers no Brasil. Ele sempre viu na Abrasce o papel da entidade que ajudaria as pessoas interessadas em investir no setor a errarem menos e se beneficiarem do aprendizado dos pioneiros dessa indústria, aqui e no exterior. A Associação Brasileira de Shopping Centers é uma entidade que possui uma história muito conectada e de muita sinergia com a história da Ancar Ivanhoe. Temos a Abrasce como nossa maior aliada e não só na defesa dos interesses do setor, mas no alinhamento estratégico, nas tomadas de decisão e no entendimento se estamos em linha com a visão do mercado. A Associação possui um papel fundamental de alinhar expectativas e esclarecer situações para que todos os seus membros tenham acesso às melhores práticas que tornam este setor uma referência na nossa economia.