MAR/ABR 2024 - Edição 252 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Com portfólio robusto e maduro, Alqia faz estudos de master plan para seus ativos

28 de março de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Planejamento de expansão deve ser anunciado no decorrer de 2024

Com o propósito de transformar a gestão de ativos com eficiência e inovação, a Alqia pretende anunciar o cronograma de expansão ao longo de 2024 e prevê ainda uma aceleração no crescimento nos próximos meses. Em entrevista à Revista Shopping Centers, Carlos Frederico Youssef, diretor-geral da Alqia, traz detalhes sobre o reposicionamento da marca, o balanço positivo de 2023, as aquisições dos últimos dois anos, a revitalização de mix, entre outros assuntos.

A Alqia, que faz parte do grupo HSI, gestora referência em investimentos alternativos, conta com 11 empreendimentos no portfólio, está presente no Sudeste, Norte e Nordeste e gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. É um player do segmento que impacta positivamente seus frequentadores, colaboradores, lojistas e fornecedores e busca incessantemente a transformação, a adaptação e a evolução dos negócios. Recebeu esse novo nome após a HSI adquirir a administradora Saphyr no segundo semestre de 2023, comprando o ativo que já pertencia ao portfólio de um fundo gerido por ela.

Revista Shopping Centers – Com o reposicionamento da marca, anunciado em agosto de 2023, quais foram as primeiras mudanças implementadas que já estão dando resultados?

Carlos Frederico Youssef – Após a aquisição da Alqia pelo grupo HSI, realizamos a integração de nossas equipes, sendo necessário o reposicionamento da marca para refletir esse novo momento da empresa e quem somos de fato.

Com a integração das equipes, obtivemos uma série de benefícios, como mais agilidade na tomada de decisões e a sinergia entre as unidades do Grupo, o que resultou em uma maior eficiência operacional ao aproveitarmos a estrutura do grupo HSI, com equipes mais completas e diversificadas. As oportunidades de carreira também foram ampliadas pelo ecossistema mais abrangente do negócio.

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Carlos Frederico Youssef, diretor-geral da Alqia
RSC – Gostaria que me explicasse como se deu a escolha pelo nome Alqia e como tem se dado essa ‘alquimia’ nos negócios.

CFY – Além de ser um nome criativo, talvez um pouco poético, é também uma palavra bonita, com uma pronúncia agradável. A escolha foi unânime e, quando encontramos essa opção, fez muito sentido para todos nós.

A capacidade de transformação sempre foi uma característica marcante do nosso DNA. Um shopping center é um organismo vivo que precisa estar em constante transformação, adaptação e evolução. Transformar a gestão da indústria por meio da eficiência e inovação está no centro do nosso propósito.

RSC – Há projetos de expansão ou mesmo de greenfields em andamento ou em estudo?

CFY – Em 2023, executamos e concluímos uma expansão no Shopping Pátio Maceió. Além disso, enxergamos a necessidade de melhoria da experiência do consumidor na área gastronômica, o que levou a uma revitalização da Praça de Alimentação do empreendimento. Elaboramos estudos de master plan para nossos empreendimentos e, ao longo de 2024, esperamos anunciar o cronograma de expansão desses ativos.

RSC – Existe algum movimento de venda ou aquisição de ativo previsto para 2024?

CFY – A estratégia de reciclagem do portfólio tem sido bem-sucedida no Grupo nos últimos anos, resultando em um portfólio mais robusto, consistente e maduro. Exemplos recentes dessas ações na empresa foram as aquisições de dois empreendimentos no triângulo mineiro em 2022: o Shopping Uberaba e o Uberlândia Shopping.

Além disso, recentemente, foi realizada a venda de uma participação minoritária de 30% no Shopping Pátio Maceió. Esse ativo foi adquirido integralmente pelo HSML11, fundo de investimento imobiliário da HSI, em 2019 por R$ 382 milhões e apresentou um crescimento significativo em seu resultado operacional líquido (NOI), com um aumento de mais de 53% desde então, por meio de medidas de eficiência, melhorias comerciais e na experiência do cliente. A venda dessa participação minoritária, no valor de R$ 213 milhões para 30%, representou um ganho de capital absoluto de R$ 303 milhões se extrapolado para 100% da participação.

Com um mix completo, o Shopping Granja Vianna recebe 350 mil visitantes por mês
RSC- Como avalia o desempenho dos shoppings da Alqia no ano de 2023? Como estão a taxa de ocupação, as vendas e o fluxo dos empreendimentos?

CFY – Encerramos o ano de 2023 com aproximadamente 200 contratos de novas locações, inaugurando lojas de grandes marcas nacionais, internacionais e locais, com o objetivo de ampliar as opções de compras dos clientes e fortalecer o empreendedorismo nas regiões em que atuamos, como Sudeste, Norte e Nordeste.

Nossas lojas alcançaram R$ 5 bilhões em vendas em 2023, conjugado ao trabalho de eficiência condominial, trouxeram o indicador de custo de ocupação dos lojistas para 9,4%, um patamar bastante competitivo aos padrões de mercado e um indicativo de oportunidade de incremento de resultado para o curto e o médio prazo.

Além disso, encerramos o ano com uma taxa de ocupação de 95%, um aumento de aproximadamente 300 pontos base (YoY). Por fim, registramos uma redução significativa na taxa de inadimplência, encerrando o ano com este indicador próximo a zero. Todos esses resultados culminaram em um aumento de NOI na ordem de 18,2% para os empreendedores.

RSC – Houve uma mudança de mix nos ativos nos últimos quatro anos? 

CFY – Sim. Para a adaptação do mix de lojas, nossa premissa é basear-nos em dados de pesquisas de mercado das regiões em que atuamos, além de realizarmos pesquisas de satisfação com nossos clientes. Com base nessas informações, desenvolvemos estratégias específicas para cada empreendimento, alinhadas com as necessidades dos clientes, as oportunidades e a análise do cenário competitivo.
Essa estratégia de ajuste do mix de lojas foi fundamental para a evolução e o crescimento dos ativos da empresa, em uma velocidade superior à do mercado. O destaque dessa mudança foi a parte gastronômica, que está transformando nossos shoppings em referências nesse quesito nas regiões em que atuamos. Por exemplo, no SuperShopping Osasco, a participação da alimentação na Área Bruta Locável total do shopping aumentou de 10% em 2019 para 25% em 2023, resultando em um crescimento significativo nas vendas no mesmo período, de 61%.

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Super Shopping Osasco passou por revitalização de mix, trazendo mais operações de alimentação
RSC – Quais foram os últimos projetos desenvolvidos pela área de inovação da companhia, que contribuíram para a gestão e a administração dos ativos?

CFY – Possuímos um sistema de gestão próprio, chamado CITTERA, que nos possibilita implementar melhorias de gestão, sendo desenvolvido com base nas necessidades diárias de nossos shoppings. Essas iniciativas de aprimoramento são introduzidas pelo time Alqia, por meio de um programa de inovação aberta que envolve todos os colaboradores da empresa, chamado SouLabs.

RSC – Quais foram os investimentos mais recentes na infraestrutura dos empreendimentos?

CFY – Nosso propósito é baseado na eficiência operacional por meio da inovação. Exemplos concretos dentro da nossa empresa incluem o monitoramento de energia, CCO e CCM.

O CCO – Central de Controle e Operação de estacionamentos – conecta remotamente os estacionamentos em nossos empreendimentos para operações de CFTV e também para solução de problemas e atendimento ao consumidor. Esse atendimento é feito remotamente a partir de uma central localizada em Porto Alegre (RS). Em cada unidade, há interfones, telas e totens, nos quais o consumidor, ao invés de falar com uma pessoa, é direcionado para essa central.

O CCM – Central de Controle e Monitoramento dos equipamentos de ar condicionado – foca na eficiência energética e no controle de temperatura de nossos shoppings, além de antecipar problemas operacionais. Com ele, podemos prever questões operacionais, verificando se todos os equipamentos estão funcionando corretamente e se a temperatura nos nossos ativos está alinhada com nossa premissa de eficiência energética. Essa central de controle e monitoramento garante que operamos dentro de nossa margem de eficiência.

RSC – Quais são os principais compromissos da companhia com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance)? 

Possuímos um portfólio com abrangência nacional e um grande potencial para impactar e transformar positivamente a sociedade. Nosso compromisso está centrado exatamente nessa transformação, cuidando dos stakeholders das áreas de influência, principalmente através do aspecto Social.

Por meio de ações locais e parcerias com entidades e órgãos públicos, destacamos algumas iniciativas realizadas ao longo de 2023. Foram doadas mais de 22 toneladas de alimentos, promovidas campanhas de doação de sangue que resultaram em mais de 4.500 bolsas de sangue doadas e realizadas campanhas de vacinação com mais de 2 mil aplicações. Estas foram apenas algumas das ações promovidas pela Alqia no ano.

Shopping Metrô Tucuruvi tem mais de 200 lojas em 32 mil ㎡ de ABL
RSC – Como está a expectativa em 2024?

CFY – Nossa expectativa para 2024 é uma aceleração do ritmo de crescimento devido ao cenário macroeconômico favorável, com a redução da taxa de juros, o aumento da confiança do consumidor e empresário, maior acesso a crédito, queda da taxa de desemprego e inflação controlada. Com tudo isso, combinado a evolução de nossos ativos, acreditamos que a empresa está bem posicionada para ter um 2024 promissor.

RSC-  A Alqia tem investido em Inteligência Artificial?

CFY – Nossa premissa é a utilização da IA para o ganho de eficiência operacional. Nessa linha, os investimentos da companhia estão voltados para a linha de atendimento ao cliente, análise de dados e modelos preditivos. Utilizamos chatbot com Inteligência Artificial para análise de dados interna, além da utilização de chatbots para atendimento aos clientes.

RSC – Como avalia o fato da companhia ter recebido o prêmio Top Open Corps, da Open Startups?

CFY -Como um indicativo de que estamos seguindo na direção certa! Esse prêmio foi muito comemorado pelo nosso time, sendo um reconhecimento do sucesso de nossas iniciativas de inovação, destacando-se o programa de inovação aberta, o SouLabs, que resultou em diversas interações com empresas do ecossistema de inovação.

RSC – Atualmente, a Alqia gera quantos empregos diretos e indiretos?

CFY – Geramos diretamente mais de 500 empregos e, se incluirmos nas contas os empregos indiretos, estimamos que esse número possa passar de 10 mil empregos gerados.

RSC – Por serem associados da Abrasce, o que destacaria do trabalho desenvolvido pela entidade?

CFY – Consideramos a Abrasce um importante stakeholder na defesa dos interesses da indústria, especialmente através do suporte jurídico prestado a vários shoppings em diversas cidades do Brasil, bem como na abordagem proativa durante as discussões sobre reforma tributária e planos diretores. Além disso, desempenham um papel crucial na disseminação de conteúdo e das melhores práticas do mercado.

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