
Grupo PaulOOctavio continua fazendo história nos negócios e no desenvolvimento de Brasília
Em entrevista, Paulo Octávio, CEO do maior grupo de shoppings do Distrito Federal, fala sobre os resultados acima do período pré-pandêmico e o futuro, que inclui a inauguração de três novos shoppings até 2030 – um deles, o novo greenfield, já em construção
Com 47 anos de história em Brasília e 25 anos no setor de shopping centers, a Organizações PaulOOctavio é um dos principais grupos empresariais da capital federal e seguindo os resultados positivos já apresentados neste ano, a projeção segue otimista para 2022. Segundo o CEO Paulo Octávio, a recuperação do setor, um dos mais prejudicados pela pandemia, referenda a resiliência e a capacidade dos empreendedores de se reinventar para ultrapassar barreiras, além de confirmar como a eficiência na gestão dos empreendimentos possibilitou uma saída da crise com perspectivas de crescimento e recuperação.

E dos dados comprovam: em 2021, os ativos conseguiram alcançar os níveis de venda e faturamento pré-pandemia e no primeiro semestre de 2022, as vendas, o fluxo e a taxa de ocupação dos quatro empreendimentos – Brasília Shopping, Taguatinga Shopping, Terraço Shopping e JK Shopping -, já superaram os índices previstos de 2022. Agora, o grupo investe em um novo greenfield, o Manhattan Shopping, o que faz com que o cenário seja ainda mais animador.
Em entrevista exclusiva, o CEO Paulo Octávio conta um pouco dessa longa trajetória, os novos investimentos, as medidas tomadas para enfrentar a crise e expectativa para os próximos meses.
Revista Shopping Centers – Por que a companhia sempre concentrou os investimentos na região Centro-Oeste e o que destacaria dessa trajetória de quase 50 anos?
Paulo Octávio – Quando fundei a PaulOOctavio, em 21 de abril de 1975, já tinha em mente concentrar meu trabalho na capital. A cidade tinha grandes vazios e a demanda por imóveis era intensa. Desta maneira, havia um imenso mercado. Nos anos que se sucederam, houve transformações importantes, com a criação de novas cidades no quadrilátero do Distrito Federal, o que ampliou ainda mais o campo de atuação. Assisti, também, as idas e vindas de empresas de outros estados, que não se solidificaram aqui. Então, a decisão tomada ainda na década de 1970, de ser uma empresa voltada para Brasília, nos trouxe uma missão que estratificou nossa posição. Hoje somos um dos grupos empresariais mais sólidos da capital, com mais de 50 mil imóveis entregues e com uma clientela fiel em todos os braços que atuamos.
RSC – Como avalia o primeiro semestre de 2022 em relação às vendas, à taxa de ocupação e ao fluxo de visitantes?

a inauguração do Brasília Shopping | Foto: Joana França
PO – O resultado do primeiro semestre dos shoppings das Organizações PaulOOctavio foi de crescimento constante, registrando um incremento de 23% no primeiro semestre com relação a 2021 – inclusive, já superamos os níveis do período pré-pandemia com incremento de 12% em relação a 2019. Esses números mostram que as vendas vêm crescendo acompanhadas pelo fluxo de frequentadores.
A volta do público ao shopping se deve aos avanços da vacinação e à normalização das atividades, que vem possibilitando maior mobilidade de pessoas e fluxo nos empreendimentos.
A taxa de ocupação também já está superior a 2019. Estamos otimistas com relação ao segundo semestre deste ano, pois tivemos um excelente Dia das Mães e um ótimo Dia dos Namorados. Isso demonstra a retomada do varejo, um bom indicador para o restante de 2022.
RSC – Quais estratégias foram adotadas pela PaulOOctavio no enfrentamento pandemia?
PO – Com diversos decretos sancionados, precisávamos nos adaptar em tempo recorde para sobreviver. Com isso, adotamos novas estratégias em todas as áreas: negociação e auxílio ao lojista; parcerias estratégicas junto ao Governo; acordos com os colaboradores junto aos sindicatos; capacitação de lojistas e funcionários; controle do acesso com aferição de temperatura para entrada dos clientes e colaboradores; aumentamos a sanitização dos shoppings e cumprimos com todas as exigências.
RSC – Houve investimento nos canais digitais?
PO – Sim, aumentamos os investimentos em canais digitais, com destaque para divulgação nas redes sociais e venda por meio de WhatsApp. Entendemos que a pandemia acabou gerando novas oportunidades de inovação e comunicação. Desde o início da crise sanitária, intensificamos o uso da nossa plataforma de relacionamento e fidelização, pois precisávamos estar presentes todos os dias na vida dos clientes, mesmo com os shoppings fechados. Adotamos novos canais de comunicação para superar as barreiras do isolamento social, aproximando os lojistas dos consumidores. Vendas por WhatsApp, personal shopper, delivery e drive-thru são exemplos das soluções criadas nesse período. Nos reinventamos, junto com os lojistas. Não criamos plataformas de e-commerce, pois queríamos que os clientes tivessem em mente que a pandemia passaria, e que estaríamos de portas abertas para recebê-lo em um ambiente agradável e seguro para as compras físicas.

RSC – A pandemia gerou mudança de mix dos shoppings com a entrada de novos players?
PO – Hoje somos o maior grupo de shoppings do Distrito Federal, com 800 operações, e atendemos todas as classes, de A a D. São 25 anos levando desenvolvimento e qualidade de vida para as áreas onde atuamos. Durante a pandemia, tivemos mudança de mix em todos os nossos shoppings com mais de 130 novas operações. O Taguatinga Shopping, um dos maiores centros de compras do Distrito Federal, não para de crescer e se fortalecer – inaugurou mais de 40 operações nos últimos dois anos e continua com a entrada de grandes marcas como Coco Bambu, Outback e Starbucks. O JK Shopping acompanha esse cenário de crescimento, tanto em relação às inaugurações quanto ao fluxo de clientes. É o shopping que mais cresce em vendas. Do início da pandemia até o final deste ano, o JK terá inaugurado 50 novas operações. O Brasília Shopping tem o maior m² de vendas da cidade. Inaugurou 38 novas operações, incluindo marcas internacionais, com destaque para Lacoste e Intimissimi, além do restaurante Vasto, o primeiro no Brasil. O Terraço Shopping é um sucesso, e continua renovando seu mix a fim de proporcionar uma experiência ainda melhor em compras e lazer para o público do Sudoeste. Nos dois últimos anos, foram abertas 16 novas operações com destaque Brooksfield, Clube Morena Rosa e Pizzaria Fratelo.




RSC – Quais foram os últimos investimentos feitos nos empreendimentos?
PO – Com opções em compras de qualidade, conforto, segurança e uma ampla gama de lazer e diversão, os nossos shoppings estão focados na recuperação dos lojistas. Nosso objetivo é equilibrar cada vez mais investimentos para criar uma rede de apoio aos empresários.
RSC – Sobre o Manhattan Shopping, o que podemos aguardar deste greenfield?
PO – Inovador, luxuoso, ousado. Essa é a essência do Manhattan Shopping, que, em breve, trará para Águas Claras seu estilo contemporâneo, com uma estética arrojada e belos espaços de convivência. Será um empreendimento diferenciado de tudo que existe na região. O shopping faz parte do belíssimo projeto assinado pelo escritório Lana Dumont Arquitetura, que inclui ainda duas torres de apartamentos e uma torre de escritório.

RSC – Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?
PO – Somos o maior grupo empresarial da capital, com a geração de mais de 8.800 empregos indiretos e 900 diretos nos shoppings. A companhia como um todo gera mais de 3.500 empregos.
RSC – O que destacaria do desempenho das equipes da PaulOOctavio durante o enfrentamento da crise?
PO – O fato de termos mantido nossa atividade como um todo em funcionamento. Com a crise enfrentada por shoppings e hotéis, fortemente afetados com o fechamento e a redução de eventos, respectivamente, precisamos manter nossas atividades e produção a todo vapor nos nossos demais ramos de atuação. A construção civil e o segmento imobiliário foram fundamentais para que pudéssemos manter todas as atividades, já que estes dois setores não pararam e se mantiveram aquecidos, gerando capital e renda para todos os demais.
RSC – Quais são as principais práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) adotadas pela PaulOOctavio nos shoppings?

PO – Todos os nossos shoppings possuem o compromisso social e desenvolvem projetos de voluntariado e sustentabilidade. Um exemplo disso é o TGS Solidário que representa a necessidade de mobilização das pessoas e recursos para o bem coletivo e a contribuição para a educação ambiental. O TGS Solidário é a maior prova de que o Taguatinga Shopping é muito mais que um grande centro de compras. Alinhado com o que há de mais relevante no campo das redes de solidariedade, o shopping tem mobilizado a equipe de administração, funcionários do shopping, colaboradores e clientes em torno de ações de voluntariado. Por meio de uma plataforma digital (tgssolidario.com.br), realizam-se ações solidárias, promovendo transformação social e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.
O projeto soma resultados animadores: 200 ONGs cadastradas, mais de 1.500 voluntários inscritos e mais de 24 mil horas de trabalho já contabilizadas em seu ‘voluntariômetro’. Outro exemplo é o projeto Nossa Horta do JK Shopping que foi criado para cultivar laços de solidariedade e sustentabilidade com os clientes, vizinhos, funcionários e lojistas. Em um espaço de 200 m², são produzidos cerca de 1.500 maços de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas. A produção é 100% orgânica, a adubação é feita a partir da compostagem dos resíduos alimentícios da praça de alimentação e a irrigação de águas pluviais. A iniciativa inclui também os alunos da Escola Classe 42, que acompanham as hortaliças que estarão em sua merenda, desde o plantio até a colheita. Migramos a energia elétrica para o Mercado Livre e, o que não se encaixava lá, colocamos energia fotovoltaica, a fim de reduzir custos e desperdícios. O Lixo Zero é um projeto que visa contribuir com a educação ambiental e já faz parte da realidade de todos os nossos shoppings.
RSC – Qual é a expectativa para os próximos meses já que estamos a poucos dias da eleição?
PO – O que vemos é que o Brasil atingiu uma maturidade política ao longo da nova fase da democracia. Hoje, a economia consegue se dissociar em parte do processo eleitoral. As pessoas seguem investindo em imóveis, em automóveis, comprando em shoppings e os eventos voltaram aos hotéis, só para falar em alguns ramos que atuamos. Isso é positivo para a economia e para a geração e manutenção de postos de trabalho.

RSC – O que motivou a PaulOOctavio a participar da Exposhopping? Qual é o balanço do evento?
PO – Como primeira participação, consideramos que foi um sucesso. Foi uma experiência agregadora e que reforçou o nosso posicionamento como o maior grupo de shoppings do Distrito Federal. É uma porta de entrada para todos os lojistas interessados em vir para Brasília realizar uma visita aos shoppings. Estamos surpresos com os resultados e esperamos que a próxima edição seja melhor ainda – e nosso intuito é participar. Foi muito importante integrar os dois eventos – Exposhopping e ABF Week – em um mesmo lugar, pois o público visitante, além de poder selecionar a franquia de sua preferência, pôde ter a oportunidade de conhecer os pontos comerciais em shoppings. Essa sinergia é uma excelente parceria para gerar novos negócios e fomentar o empreendedorismo no nosso país.
RSC – Além disso, o JK Shopping também teve um case reconhecido no Prêmio Abrasce 2022. Como avalia esse retorno do encontro presencial de todo o setor nos eventos promovidos em junho pela Abrasce e o fato do JK Shopping ter conquistado um dos troféus?
PO – Sim, o JK Shopping conquistou o troféu prata no Prêmio Abrasce 2022 na categoria Eventos e Promoções, com o case “JK na Laje”. O evento aconteceu em 2020, com um espaço dedicado ao lazer e entretenimento no período de férias. Shows de diversos ritmos, DJs, além das coreografias do Grupo FitDance fizeram o público sair do chão. Piscininhas e duchas ficaram disponíveis para o público se refrescar. Espreguiçadeiras e cadeiras de praia fizeram referência a um ambiente praiano. Teve ainda um enorme futebol de sabão, garantindo a diversão de toda a família. A pandemia impulsionou grandes mudanças no mercado de varejo, então, essa retomada foi importante para nos adequarmos à nova realidade de forma responsável. A premiação foi resultado do trabalho realizado com dedicação e comprometimento por parte dos profissionais envolvidos. O JK Shopping tem crescido constantemente e a premiação é a resposta desse crescimento. Ficamos orgulhosos com esse resultado do Prêmio Abrasce, é um reconhecimento valioso. Ele nos motiva a oferecer um shopping cada vez melhor para o nosso público.
RSC – Gostaria que me contasse como tem se dado a retomada nos outros segmentos do mercado imobiliário que a PaulOOctavio atua.
PO – O ramo que mais sentiu o baque da pandemia foi o hoteleiro. Em 2020, nossa ocupação caiu a 8%, o que praticamente não pagava sequer as despesas correntes. Com uma mudança de perfil, feita pelo diretor de Hotelaria, André Octávio Kubitschek, atraímos os mensalistas. Muitas pessoas que precisavam se afastar de suas casas passaram a adotar os hotéis como moradia fixa. Isso elevou a taxa de ocupação para 35%. Este ano, com a retomada dos eventos, já estamos com 77%. A criatividade e a observação do mercado foram fundamentais para que não sentíssemos tanto a crise econômica da pandemia. Mas como houve muita movimentação na construção civil e no mercado imobiliário, já que o home office impôs a necessidade de espaços maiores para abrigar as atividades profissionais, tivemos como manter nossas operações com qualidade em todos os ramos. E isso é fundamental em um grupo econômico como o nosso.
RSC – Ao longo de quase 50 anos, quantas obras foram entregues pelo grupo e quais são os próximos lançamentos?
PO – Em junho, fizemos uma convenção com 500 executivos e gerentes da empresa, na qual traçamos metas até 2030. Até lá, teremos 35 novos empreendimentos, sendo três deles shopping centers – um já em construção, o Manhattan. Esse número se somará a mais de 780 obras executadas nestes 47 anos de atuação. A PaulOOctavio já proporcionou moradia a mais de 50 mil famílias em Brasília e empregou quase 51 mil trabalhadores ao longo deste tempo. E vamos continuar assim por muitos anos, já que buscamos sempre o planejamento a longo prazo e a fidelização da nossa clientela.
