A atuação do setor de shoppings no combate e na prevenção de doenças
Os empreendimentos funcionam como uma rede de apoio para o poder público em ações de saúde
O engajamento na saúde sempre fez parte do planejamento dos shopping centers – campanhas educativas, postos de vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, entre outros. Nunca faltaram iniciativas, inclusive, realizadas em parceria com o poder público e com a iniciativa privada para o combate e prevenção de doenças. Com a pandemia da Covid-19, grupos empreendedores do segmento mostraram mais uma vez o quanto o setor pode colaborar e fazer a diferença no combate e prevenção de doenças.
O sistema drive-thru de vacinação contra a gripe é um exemplo. Vários shoppings disponibilizaram esse serviço para a sociedade com toda a segurança e conforto nos estacionamentos durante a campanha do Ministério da Saúde. “No Grupo JCPM, foram 28 mil doses aplicadas no público mais vulnerável”, conta Lucia Pontes, diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Social do Grupo JCPM. Foram quatro malls participantes: RioMar Recife, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e RioMar Aracaju.

(Foto: Banco JC Imagem)
A Aliansce Sonae teve 11 empreendimentos engajados na imunização contra a gripe. “Mais de 25 mil pessoas foram vacinadas. Houve ainda uma segunda fase em alguns desses shoppings”, conta Ana Paula Niemeyer, gerente de marketing da Aliansce Sonae.
Após a interrupção das atividades consideradas não-essenciais pelas autoridades locais, os empreendimentos da brMalls têm estabelecido parcerias com instituições e empresas para realização de ações. Entre elas, campanhas de vacinação da H1N1 e a doação de cestas básicas para comunidades carentes.
“A campanha de vacinação depende muito da demanda e das diretrizes dos órgãos de saúde. Nossos empreendimentos estreitaram as relações com as instituições responsáveis e se colocaram à disposição como mais um polo de atendimento. Nos shoppings Amazonas, Piracicaba e Estação Cuiabá, por exemplo, foram aplicadas mais de 10 mil doses”, conta Fábio Neto, diretor de marketing da brMalls.



(Foto: Davi Vale | Prefeitura Municipal de Cuiabá)
A Multiplan também estabeleceu parcerias para uso dos estacionamentos em ações de vacinação contra a gripe, apoiando as comunidades das regiões onde atuam. O BarraShopping fechou parceria com a clínica Alta Diagnósticos, que está presente no Centro Médico do empreendimento, e atende mediante agendamento prévio.
Segundo Cida Oliveira, gerente de marketing do Grupo Tacla, os shoppings têm capacidade para serem pontos de apoio, mesmo enquanto estiveram fechados, colaborando com a população. Os empreendimentos do grupo se colocaram à disposição, mas não foram acionados para as campanhas de vacinação, algo que já estavam habituados a fazer. “Os shopping centers têm estrutura, capacidade técnica, segurança e recursos para servir de apoio. Sempre estaremos prontos para ajudar”, relata.
No combate à Covid-19
Testes rápidos
Os shoppings brasileiros também têm atuado na batalha contra a pandemia do coronavírus de diferentes formas. A Multiplan fechou parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal para testes rápidos de Covid-19 no ParkShopping. O procedimento está sendo realizado desde o final de abril através de sistema de drive-thru. O ParkShopping presta apoio logístico à equipe de saúde que realiza os testes no local. Para fazer o exame, além de atender aos parâmetros estabelecidos pela Secretaria de Saúde, é preciso agendar previamente pelo site.
A empresa comprou ainda 25 mil testes rápidos, que estão sendo disponibilizados para colaboradores e para o sistema público de saúde, e 100 mil máscaras de tecido para lojistas e colaboradores.
“Estamos em um momento em que é necessária a união. Todos os setores privados e da esfera pública juntos no combate ao coronavírus e na redução dos seus impactos, que já vêm sendo sentidos e devem se agravar.
Temos que nos mobilizar em prol da saúde, sem dúvida. Mas, é preciso também discutir medidas para o comércio com objetivo de minimizar o impacto econômico decorrente da Covid-19”, Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan.


Insumos e leitos de UTI
A Aliansce Sonae foi parceira do projeto de pesquisa Dados do Bem, do Instituto D’Or. O estacionamento do Via Parque Shopping foi cedido para a realização da etapa de testes rápidos para Covid-19. “A companhia fez também uma contribuição financeira, atuando com apoio da organização União Rio. Foram comprados materiais e insumos para a instalação de 60 leitos de UTI no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os quais já estão atendendo pacientes com sintomas mais graves da doença”, relata Ana Paula.
Doaram, ainda, 75 mil máscaras aos serviços de saúde para hospitais referência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre eles, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Hospital Federal da Lagoa, Hospital São Paulo e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
“Com a pandemia de Covid-19, estamos vivendo uma situação inédita e sem precedentes. É um período desafiador, de muitas incertezas e preocupações, com impacto em cadeia. Entendemos, assim, que o momento é de união. Acreditamos que, juntos, com outros grupos do setor conseguiremos superar esse desafio”, Ana Paula Niemeyer.
Incentivo à ciência e doação de respiradores

O Grupo JCPM também sempre teve uma atuação muito forte com as comunidades do entorno dos empreendimentos, por meio do Instituto JCPM de Compromisso Social, com unidades dentro dos shoppings. Com a disseminação do vírus pelo país, elencou uma série de novas iniciativas.
“Fizemos doação de respiradores para hospitais e de 23 mil máscaras para as comunidades. Além disso, disponibilizamos recursos para apoiar pesquisas na Universidade Federal de Pernambuco junto ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA)”, relata Lucia.
Como entendem que a saúde está diretamente ligada à alimentação, também doaram mais de 5 mil cestas básicas, ou 75 toneladas de alimentos. “Os shoppings podem ser espaços voltados para questões educativas, de engajamento da sociedade. Essa mobilização precisa ser cada vez maior para ajudar a coletividade”, destaca a diretora do Grupo JCPM.

Mãos solidárias
Sem a descoberta de uma vacina, a maior proteção é o isolamento social e, para quem precisa sair, o uso da máscara é imprescindível.
Com isso, o item passou a ser confeccionado em todo o país. O Clube do Bem, no Clube de Costura, ganhador do Prêmio Abrasce 2019, localizado no Mega Moda Shopping, também promoveu uma ação solidária.
Duas costureiras do Clube e três voluntárias produziram mais de 5 mil máscaras com tecidos doados por varejistas e clientes. As peças de proteção foram esterilizadas e distribuídas gratuitamente.
A expectativa é ampliar a produção após a abertura com o objetivo de distribuir máscaras aos clientes atacadistas e para comunidades.

“O nosso propósito é fazer o bem, ajudando com responsabilidade a maior quantidade de pessoas possíveis. Seja com doações, com medidas preventivas em nossos estabelecimentos, como também com informativo por meio das nossas redes sociais.
Entendemos que temos um papel social como shopping e é nosso dever contribuir com essa corrente de ações do bem, voltada para saúde e bem-estar de todos”, diz Thâmara Zaia, gerente de marketing do Mega Moda.
O Palladium Shopping Center Curitiba também confeccionou máscaras reutilizáveis com estampas exclusivas de sorrisos. Elas foram distribuídas aos entregadores das operações de alimentação que atendem em forma de delivery e aos clientes no Dia da Mães. “O shopping é um local em que as pessoas sorriem muito, então, fizemos máscaras de alegria para essa data. A ação foi direcionada aos clientes que nos prestigiaram e aos motoboys, responsáveis pela entrega”, diz Cida.

Rede de solidariedade
A Multiplan lançou em maio a campanha Multiplique o Bem vencendo a Covid-19. O objetivo é apoiar organizações que atuam em defesa de comunidades vulneráveis à doença. Pequeno Cotolengo, CUFA e Instituto Fazendo História foram selecionados para receber as doações, que podem ser feitas pelo aplicativo do grupo ou pelo site.

Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a brMalls promove a iniciativa brMalls do Bem. A entidade atua há dez anos com estratégia de apoio em periferias e favelas. “Vamos arrecadar recursos com vários segmentos da sociedade e com empresas, sejam parceiras ou não. Depois, vamos distribuir 60 mil cestas básicas com alimentos e itens de higiene e limpeza para as famílias em situações econômicas mais vulneráveis”, diz o diretor de marketing da companhia.
A brMalls já fez a primeira doação no valor de R$ 1 milhão. Nos dez primeiros dias, arrecadaram R$ 100 mil, garantindo 22 mil cestas básicas. “As doações serão feitas em uma conta corrente exclusiva e auditada pela área de compliance, garantindo transparência do processo.
A Gerando Falcões ficará responsável pelo cadastro das famílias e entrega dos cartões pré-pagos com o valor necessário para assegurar os recursos por 90 dias”, complementa Neto.
Descarte correto


O Shopping Pelotas, da AD Shopping, foi reaberto ao público no final de abril. Diante do crescimento do uso de máscaras em locais públicos e obrigatoriedade do item para acessar o shopping, decidiu fazer uma campanha de conscientização. A ação, realizada em maio, teve como objetivo conter a disseminação da Covid-19 por meio do descarte adequado das luvas e máscaras usadas. Uma equipe da Sanep, empresa responsável pelo saneamento básico da cidade, permaneceu no empreendimento, orientando visitantes e distribuindo saquinhos de lixo vermelhos, exclusivamente para essa finalidade.
“Neste momento, o setor sabe da importância de divulgar e seguir orientações da Organização Mundial da Saúde e determinações dos governos. Para que dessa forma, juntos – lojistas, clientes, administração de shoppings e parceiros – possam superar essa fase”, afirma Mario Almeida, coordenador de Administração da AD Shopping.
Para os motoristas de aplicativos
A brMalls firmou ainda uma parceria com a 99, que tem sido um sucesso para a desinfecção dos automóveis. Até início de maio, cerca de 20 mil carros já tinham sido descontaminados no NorteShopping, Metrô Santa Cruz e Estação BH. A tecnologia usada no procedimento gratuito é a Fog in Place, uma das mais avançadas do mundo, com produto não tóxico, que forma uma camada de proteção em todas as superfícies do carro.