Campanhas de agasalho em shoppings beneficiam milhares de pessoas em diversas cidades do país
As iniciativas são realizadas em parceria com instituições, que direcionam as doações para quem mais precisa
Durante o inverno, quando as temperaturas despencam, muitas pessoas em estado de vulnerabilidade e em situação de rua são atingidas e precisam contar com a solidariedade do próximo. Devido à desigualdade social presente no Brasil, um cobertor, uma roupa adequada e um calçado para enfrentar o frio fazem a diferença para quem não tem. Nesse momento, é possível ver a sociedade se mobilizar em diversas campanhas. O setor de shopping centers abraça essa causa há bastante tempo e realiza diversas iniciativas, contando com a colaboração dos visitantes e sempre em parceria com instituições, que atendem as comunidades carentes.
Corrente necessária
“É impossível ficar inerte a este problema social. Por isso, os nossos shopping centers oferecem, além de entretenimento, lazer e um mix de lojas, muita solidariedade e acolhimento”, afirma Leandro Tasca, gerente de Marketing e Projetos Sociais da Multiplan. A Campanha do Agasalho, do Multiplique o Bem, hub de iniciativas sociais da Multiplan, sempre prioriza atender o maior número de pessoas e instituições localizadas no entorno dos empreendimentos. “São diversas parceiras com instituições públicas e privadas, tais como: Bompar, SAEA, Lemda, Casa Betinho, em São Paulo (SP), e diferentes fundos sociais de municípios do país.” Para esse trabalho acontecer, existe a atuação da equipe de marketing e operações. Há décadas a Multiplan desenvolve e apoia diversas causas não só de responsabilidade social, mas também de cunho ambiental, cultural e científico, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. São 19 shoppings que promovem as campanhas de agasalho.
“Como estamos presentes nas principais capitais do país, é muito importante envolver todo o nosso portfólio e engajar o maior número de pessoas numa questão que é nacional’, afirma Tasca.
Em 2022, foram arrecadadas aproximadamente 40 mil peças durante a campanha do agasalho pelo Multiplique o Bem e, ao longo do ano, um total de 100 mil peças de roupas foram doadas a variadas instituições. “Quando estamos conectados com pessoas que acreditam que multiplicar o bem é possível, cada gesto e ação geram uma corrente positiva e de esperança. Certamente agindo assim, faremos a vida das pessoas melhores”, enfatiza Tasca.
Os 42 shoppings, que congregam o portfólio do Grupo AD, realizam ações de cunho social. De acordo com Christian Magalhães, head de marketing corporativo do Grupo AD, as pessoas querem ajudar, mas, muitas vezes, não sabem como ou onde. “Ao viabilizar espaços para doações em nossos empreendimentos, proporcionamos aos clientes não apenas a conscientização e a importância dentro de um pilar ESG (especialmente em questões relacionadas ao social e ao meio ambiente), mas também a oportunidade de contribuírem para as pessoas que necessitam das doações, por meio de entidades beneficentes. Ao longo dos anos, ficamos felizes em ver a quantidade de doações aumentar, e nossa expectativa para este ano é alcançar mais de 1 tonelada de roupas, agasalhos e cobertores.”
Naturalmente, devido ao clima, os shoppings do Norte e Nordeste não têm apelo para arrecadação de roupas e cobertores para o frio. No entanto, eles realizam outras ações.
Os shoppings do Grupo AD buscam beneficiar diversas entidades próximas aos empreendimentos e estabelecem ainda parcerias com prefeituras, visando favorecer e impactar a sociedade local.
“A principal, em escala nacional, é com a ONG Amigos do Bem, instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos educacionais, de geração de trabalho e renda, água, saúde e moradia no sertão do Nordeste brasileiro.”
Há ainda o Exército da Salvação, entidade parceira do Complexo Tatuapé, que atua com unidades de atendimento a crianças em situação de risco, projetos educacionais, programas de capacitação profissional e lares para idosos.
A Aliansce Sonae + brMalls também trabalha com a Campanha do Agasalho há sete anos e, desde 2019, conta com a parceria do Instituto da Criança, que faz o mapeamento e a curadoria das instituições do entorno. Com 62 empreendimentos no portfólio após a fusão, a companhia tem 46 ativos em todas as regiões do país envolvidos nessa iniciativa, que também inclui a arrecadação de alimentos, especialmente em regiões em que as temperaturas se mantêm amenas mesmo no inverno.
“Conseguimos fazer um projeto mais robusto e organizado, onde o Instituto da Criança recolhe esse material nos shoppings, faz uma segunda triagem e entrega às instituições. A companhia sempre teve essa veia de ficar próximo da comunidade. Viemos amarrar isso para que o projeto ficasse mais amplo e robusto em que os nossos clientes possam ajudar comunidades carentes, que também frequentam nossos shoppings. Para o ano que vem, a companhia já estará combinada, com isso, poderemos ajudar ainda mais. A brMalls também traz um conhecimento dessa área e só veio somar”, diz Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da Aliansce Sonae + brMalls.
Como ampliaram a quantidade de shoppings durante a ação da Campanha do Agasalho em comparação à de Volta às Aulas, o número de pessoas impactadas deve ser bem maior. Ao todo, 30 entidades estão sendo beneficiadas. “O mapeamento feito pelo Instituto da Criança faz com que as peças sejam direcionadas corretamente para que as pessoas realmente usem”, diz Ana Paula. Os pontos de coleta sempre ficam em áreas próximas ao Atendimento ao Cliente. “O social tem que abranger todo mundo. No geral, a maioria das redes tem esse olhar de ajudar e conscientizar”, destaca a diretora de marketing da Aliansce Sonae + brMalls.
O Shopping Ibirapuera realiza Campanhas de Inverno Solidário há 24 anos. Ricardo Portela, gerente de marketing do empreendimento, afirma ser uma obrigação do shopping estar atento a estas causas sociais, devido à importância que tem nessa região da capital paulista.
O fato de ser referência do bairro de Moema com facilidade de acesso do público ao shopping e o alto fluxo de pessoas que circulam diariamente contribuem para o bom resultado destas campanhas.
“No entanto, é necessário planejamento. No caso da campanha Inverno Solidário, iniciamos de 30 a 40 dias, antes do início do inverno. Esse ano começou em 15 de maio com término em 15 de agosto e foi realizada em parceria com as Casas André Luiz, que atua em prol da pessoa com deficiência física e intelectual. Com isso, as pessoas têm tempo de separar as roupas que pretendem doar, trazê-las até o shopping e, assim, a instituição poder entregá-las aos necessitados em tempo hábil. Desta forma, temos o engajamento do público e, consequentemente, um bom número de itens arrecadados”, relata Portela.
A expectativa do Shopping Ibirapuera é de arrecadar 500 mil itens durante os três meses. As peças são destinadas a instituições reconhecidas e com estrutura para a coleta semanal das doações, triagem e destinação.
Há ainda o envolvimento das recepcionistas com o apoio do departamento de Marketing, que verificam os três pontos coleta existentes no mall e levam as doações para um local específico.
“Esta campanha estimula as pessoas a organizarem seus guarda-roupas. Sempre temos algo que raramente utilizamos ou não mais utilizamos. As funcionárias do shopping nos relatam o quanto muitas delas, ao deixar os donativos, estão felizes, com um sorriso no rosto”, conta Portela.
A SYN também tem seu lado social com o Instituto SYN, que trabalha para ajudar a desenvolver a sociedade e o entorno dos empreendimentos.
Esse ano, a companhia promove a terceira edição do Abraços Quentinhos, que envolve os seis ativos administrados – Metropolitano Barra, Shopping Cerrado, Tietê Plaza, Shopping D, Cidade São Paulo e Grand Plaza.
“O projeto nasceu no Instituto SYN junto com os empreendimentos para aquecer as pessoas em situação de vulnerabilidade social e dar mais condições para eles enfrentarem os dias mais gelados. Neste ano, a meta é dobrar o número de doações em relação a ação passada e pela contagem nos shoppings estamos em linha com a meta”, conta Grasiela Caldeira, analista de Responsabilidade Social no Instituto SYN.
Apenas o Tietê Plaza arrecadou 1.300, um aumento de 20% em relação a 2022.
Para a escolha das instituições a serem beneficiadas, o ISYN prioriza sempre seu entorno, por meio de mapeamento, e seleção se dá com base nos pilares de atuação.
Entre as aprovadas, estão Projeto Apoio Crianças, Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, Associação Semente da Vida, na Cidade de Deus e Organização das Voluntárias de Goiás.
“Para o ISYN, esta ação traz um sentido de valor compartilhado sobre nosso entorno e nos deixa felizes em ver que as pessoas estão preocupadas com o próximo. É um sentimento de apoio tanto aos nossos entornos quanto à população local”, ressalta Grasiela. Em cada shopping, há uma embaixadora do Instituto SYN, que apoia as ações dentro das unidades de negócio.