Espaço Colaborativo Amor de Mãe: loja com o propósito de transformar a vida de muitas mulheres
Apesar da pandemia, operação passou por expansão em 2020 e se consagrou como um ponto de venda querido dos mineiros
Uma rede social com milhares de mães e com uma parcela significativa de empreendedoras no grupo. Então, que tal essas mulheres começarem a comercializar seus produtos entre si? A partir de uma enquete para descobrir a relevância desse número, Márcia Machado, empresária e influenciadora digital, começou a conectar essas mães em pequenas reuniões.
“Ao ter essa ideia, pensei que poderia realizar uma transformação na vida delas”, relembra. E foi o que aconteceu. Em pouco tempo, os encontros cresceram e ficaram famosos em Belo Horizonte (MG). Logo, receberam um convite para ser tema da campanha do Shopping Del Rey em 2019: “No Dia das Mães compre de uma mãe”.
Cerca de 50 participantes puderam expor seus produtos na Feira de Mães Empreendedoras. “Nos desafiamos a fazer algo diferente e falar sobre a maternidade real, ajudando na desconstrução de que tudo é lindo. Abraçamos essa questão do empreendedorismo materno. Em 13 dias de evento, as vendas ficaram acima do esperado e tivemos quase R$ 500 mil em mídia espontânea”, relembra Marina Diniz, gerente de marketing do Shopping Del Rey. Houve ainda aumento no tráfego de visitantes de outras regiões e de clientes que não frequentavam o shopping há um bom tempo. “Foi muito bem recebido pelos lojistas também porque teve um fluxo de qualidade.”
A feira acabou, mas o relacionamento já estava construído. Como havia uma loja em vacância e Marina consultou o time comercial. Resultado: poucos dias depois, chamaram a Márcia para uma conversa e o Espaço Colaborativo Amor de Mãe foi criado. “Demos todo o suporte e consultoria e fizemos uma condição diferenciada para elas”, diz Marina.
A loja de 90 m2 traz produtos de 21 empreendedoras. O que mais chama a atenção é a forma como se dá a operação. Elas trabalham em sistema de revezamento e sempre há um grupo vendendo todas as mercadorias. Com isso, elas têm tempo para produzir. Cada marca possui um espaço reservado e a própria máquina de pagamento.
Para selecionar essas mães, Márcia diz que existe uma curadoria de qualidade dos produtos e de nichos. “Temos ainda alguns critérios, como ser MEI (Microempreendedor Individual), aceitar cartão, ter bloco de notas e cartão de visitas. Damos uma série de treinamentos e uma contadora faz esse apoio fiscal.” Os mais diversos produtos são um convite a entrar, conhecer a loja e comprar por um propósito. Há desde itens de decoração, papelaria, moda, alimentos até sex shop.
Em 2020
Após um ano e meio da primeira operação, o Espaço Colaborativo Amor de Mãe expandiu e abriu lojas no Shopping da Cidade, Shopping Estação BH e BH Shopping. Com mais a inauguração do Shopping Contagem, prevista ainda para 2020, a rede terá mais de 190 empreendedoras.
O consumidor compra por propósito. De acordo com o gerente de marketing do Shopping Estação BH, Rumenigue Marchioro, é uma loja cheia de significados, que envolve sonhos, independência e conciliação de trabalho e maternidade. O empreendimento já tinha interesse em trazer o espaço antes da pandemia. Porém, preferiu esperar a reabertura do shopping para conseguir extrair o valor da operação. Com isso, ela foi inaugurada em outubro. “É um trabalho muito maior do que varejo. Há uma energia muito boa em tudo. Como queremos transformar o empreendimento em um hub de produtos e serviços, foi muito assertivo para compor o nosso mix”, afirma.
Com 90 m2, a operação está bem localizada no mall e tem 12 empreendedoras. “Quando a gente vê a loja de fora, é uma espécie de uma feirinha, isso atrai o nosso público. Elas são muito fortes. Só temos a ganhar nesse relacionamento com elas, pois já vimos que é um sucesso”, destaca Marchioro.
Marina diz que o todo o time do Del Rey está feliz em ver a ideia se propagar para outros empreendimentos. Inclusive, a brMalls está olhando com atenção já que tem o Trama Lab – iniciativa também colaborativa, mas que traz marcas digitais para os canais off-line. “Queremos ainda que a feira seja anual, mas esse ano não foi possível devido à pandemia”, pontua.
A unidade do Shopping da Cidade tem 150 m2 e 29 empreendedoras. A do BH Shopping tem o dobro de ABL e 40 lojistas. Todas contam ainda com um gerente e um vendedor contratados. Durante a pandemia, também foi desenvolvido o aplicativo Amor de Mãe para que pudessem vender remotamente.
Idealizadora
Márcia diz que toca esse projeto em paralelo às suas atividades de empresária porque vê uma mudança real na vida dessas mulheres e cita um exemplo. “Uma das mães comercializa sabonete e tinha uma venda pautada no relacionamento com uma renda de R$ 800 a R$ 1.200. Hoje, vende, em média, R$ 7 mil e, no Natal, chegou a faturar R$ 15 mil. Ver isso não tem preço.” Segundo ela, existem muitas maneiras de empoderamento feminino. Mas, nenhuma forma é tão libertadora como a de devolver a renda para a mulher. “Assim ela para de tomar decisões pautadas no que ela precisa e volta a tomar decisões no que ela quer. É libertador ter essa opção de escolha”, enaltece Márcia.
Quem faz acontecer
Melissa Bonon é uma das mães empreendedoras do Shopping Del Rey e Estação BH. Atualmente, é proprietária das marcas Art Mel Bonon e Lollypop Moda Festa. Ela começou a produzir laços para a filha Valentina porque a bebê nasceu sem cabelo. Aos poucos, passou a receber encomendas pontuais, mas tudo mudou quando entrou para o Espaço Colaborativo Amor de Mãe. “Quando fui para a loja, abri minha empresa, me profissionalizei e passei a fazer cursos. Meu faturamento triplicou no primeiro mês e multiplicou seis vezes no segundo mês. Desta forma, consigo manter a rotina da minha filha de 2 anos. Os clientes acabam abraçando a causa e nós ajudamos umas às outras”, relata.
A história de Pamela Ferreira Barbosa, dona da marca Lótus Moda Feminina, é um pouco parecida. Ela deixou o emprego para se dedicar ao filho após a licença-maternidade. No entanto, procurou empreender para que pudesse associar as duas jornadas. Abriu um ponto comercial em uma feira de shopping. Porém, não conseguiu atingir seu objetivo porque precisava se dedicar diariamente à atividade e ainda tinha custos muito altos. Quando conheceu o espaço no Shopping Del Rey, se apaixonou e há um ano tudo mudou. “Consigo administrar as vendas on-line de casa e as outras mães vendem os produtos como se fossem delas nos dias em que não vou. Dobrei meu faturamento. Agora, consigo dedicar tempo ao meu filho, Victor Miguel, que está com 8 anos. É maravilhoso”, diz.
Grupo Amor de Mãe
Administrado por Márcia, o grupo do Facebook tem quase 21 mil mães empreendedoras e, uma média, de 3.500 na fila de espera. É um espaço para compartilhamento de experiências maternas. Atualmente, dentro dessa rede social, 4.500 das participantes são empreendedoras.
Muitas também querem entrar para o Espaço Colaborativo e aguardam uma oportunidade. Segundo Márcia, o sonho dela é expandir cada vez mais essa ideia Brasil afora.