Projetos educacionais que transformam vidas
Conheça o trabalho de responsabilidade social desenvolvido por alguns grupos empreendedores em comunidades do entorno dos ativos
A educação está inserida na agenda social de alguns players do setor de shopping centers. Há projetos e iniciativas de grande relevância, sendo que a maioria sempre busca trabalhar com as comunidades do entorno onde o ativo está localizado. A educação de qualidade está entre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas, cuja meta é, até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes. Por isso, o esforço além do poder público se faz necessário e o trabalho de ONGs ou mesmo da iniciativa privada são sempre muito bem-vindos para colaborar para suprir muitas das carências ainda presentes. Para exemplificar um pouco do envolvimento do setor com a educação, trazemos a seguir alguns dos projetos robustos do ALLOS, Ancar Ivanhoe, Grupo JCPM e Multiplan, que demonstram o quanto é importante se unir pela educação do país.
Exemplar em todos os sentidos
As iniciativas de compromisso social do Grupo JCPM buscam sempre a máxima excelência e são realizadas pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) e pelo Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM). “São investidos mais de R$15 milhões por ano nos projetos, não contamos com parcerias com o poder público nem com outras iniciativas e o valor não é destituído do Imposto de Renda”, conta Lucia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM. Segundo o Relatório de ASG (Ambiental, Social e Governança) da companhia, os investimentos realizados, em grande parte, são proporcionados por recursos advindos de participações acionárias e propriedades imobiliárias detidas pela FPPM, o que dá perenidade às iniciativas. Recursos provenientes de leis de incentivo fiscal não são utilizados.
No caso do IJCPM, o impulso para sua criação ocorreu antes mesmo do início das obras do Salvador Shopping. “Quando os shoppings começaram a ser construídos, passamos a promover a empregabilidade com a captação de profissionais do entorno, o que é um celeiro de oportunidades por ter várias áreas. Tentamos ainda na época trazer a empregabilidade da construção civil para mulheres e profissionais com mais de 50 anos. Começamos a fazer uma formação para que, preferencialmente, os jovens tivessem a oportunidade de ter seu primeiro emprego de carteira assinada. Daí, passamos a oferecer uma formação para o varejo.” Iniciamos no Salvador Shopping, em seguida, no RioMar Recife, e depois em todos os shoppings do Nordeste em que o Grupo JCPM tem participação majoritária.”
O IJCPM tem seis unidades, que ficam localizadas em Recife (PE), em Salvador (BA), em Fortaleza (CE) e em Aracaju (SE). Fundado em 2017, tem como foco os jovens de 16 e 24 anos e, por meio de suas ações, promove a elevação da escolaridade, o potencial de empregabilidade da juventude, auxilia na formação da cidadania e muito mais.
“Dependendo do curso que ele escolhe, fica em torno de 6 meses a 1 ano conosco. Por ano, são, em média, 9 mil atendimentos feitos. Já impactamos 67 mil jovens e temos uma empregabilidade em torno de 10 mil jovens com carteira assinada.” A proposta é trabalhar no contraturno na escola pública e reforçar algumas áreas que tendem a deficiência de aprendizagem e formação.
“Trabalhamos o português, a matemática, o mundo digital e uma língua estrangeira, que, no caso, é o inglês. O shopping é o parceiro ideal porque a maior parte da empregabilidade se dá nesse ambiente, na administração ou nas lojas, mas há empregabilidade fora também e temos um profissional dedicado só à captação de vagas com esse perfil. E existe uma aceitação muito boa do ponto de vista do jovem, que vai para o mercado, porque já chega com a triagem do próprio Instituto e o acompanhamos por um ano. Se ele tem alguma necessidade de reforço de aprendizado, voltamos com ele à sala de aula para que consiga suprir algumas dificuldades.”
As inscrições são feitas no ambiente digital e, ao preencher os dados, o candidato aponta seus interesses. Além disso, existe uma preocupação em levar também os temas de cultura cidadã aos consumidores dos ativos e se posicionar sobre temas como igualdade racial, outubro rosa, sustentabilidade e diversidade. “Existe um trabalho no ano inteiro do shopping com o Instituto para levar assuntos de relevância não só para que a comunidade seja beneficiada, mas qualquer pessoa que frequenta o shopping saiba do nosso posicionamento”, ressalta Lucia.
A FPPM atua em prol da população da Serra do Machado (SE), cidade natal de João Carlos Paes Mendonça, e conta com 107 funcionários. Executam uma política pública de educação no Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça, que oferece educação integral e gratuita a cerca de 300 alunos do Infantil ao 9º ano do Fundamental. Além disso, promove o acolhimento de idosos no Lar Dona Conceição, tem ainda a Clínica Dudu Mendonça, que oferece atendimento gratuito aos moradores com especialistas em odontologia, clínica geral, fisioterapia, enfermagem e nutrição.
Lucia conta que o investimento na área social pelo Grupo JCPM, assim como em outras áreas, tem seu orçamento negociado em cima de outras ações que privilegiam durante o ano. “É superdesafiador, temos indicadores e temos que estar o tempo todo provocando nesse contexto. Fizemos o primeiro Relatório de ASG no ano passado e atualizamos o nosso Manifesto de Sustentabilidade. É algo muito prazeroso poder trabalhar com algo em que se pode contribuir com a sociedade e o grupo sempre se posicionou favorável. A única exigência para a área social é que tenha muita qualidade. Fazemos isso há 17 anos de forma muito responsável e honesta.”
Programas bem-sucedidos
A Multiplan mantém iniciativas que visam o desenvolvimento dos colaboradores, lojistas e comunidades do entorno, oferecendo oportunidades de aprimoramento de competências e qualificação em diversos temas. “Investir na educação brasileira é um dos nossos compromissos, pois acreditamos no potencial transformador que o conhecimento traz para a vida das pessoas e famílias. Por isso, buscamos incentivar a formação com o objetivo de melhorar o cenário educacional do país e trazer ao mercado profissionais cada vez mais qualificados”, afirma Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan.
O Multiplique o Bem é o hub de responsabilidade social da Multiplan, que visa promover uma transformação positiva nas comunidades do entorno dos ativos. Por meio dele, são desenvolvidas iniciativas nas seguintes áreas de atuação: saúde, educação, cultura, cidadania, direitos humanos, proteção aos animais e turismo. Em 2022, o Multiplique o Bem, em todos os seus pilares, realizou mais de 100 iniciativas sociais e beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas diretamente.
Entre as iniciativas mais relevantes, o Projeto de Escolarização é a grande bandeira de estímulo à educação da companhia.
“Ele promove a inclusão e proporciona aos trabalhadores e lojistas dos empreendimentos Multiplan, a oportunidade de concluir gratuitamente os ensinos Fundamental e Médio. Através de aulas presenciais, o curso segue a estrutura curricular das Secretarias de Educação e é certificado pelo Ministério da Educação e Cultura”, explica Giordano.
Desde 2006, quando a iniciativa surgiu no BarraShopping, mais 650 colaboradores foram certificados com diplomas de nível básico. O projeto de escolarização, que antes só contemplava funcionários do BarraShopping/New York City Center, Centro Empresarial BarraShopping e VillageMall, será gradualmente expandido para a rede Multiplan e esse será o foco da companhia, no âmbito da educação, no decorrer de 2024.
Em fevereiro, tem início em mais cinco shoppings: ParkJacarepaguá e ParkShoppingCampoGrande, no Rio de Janeiro (RJ), e MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ParkShoppingSãoCaetano, em São Paulo (SP).
“Além disso, a Multiplan mantém o Multiple o Saber, um hub de conhecimento, que tem como objetivo oferecer treinamentos e cursos voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores”, conta Giordano.
Mais de 20 conteúdos e-Learning ficam disponíveis, em diferentes plataformas, divididos em: Portal do Saber (cursos livres), Segurança da Informação (cursos da área de TI) e ferramentas Multiplan (treinamentos internos para uso de ferramentas).
Pensando ainda em auxiliar os colaboradores na educação financeira, a Multiplan iniciou este ano, um ciclo de palestras sobre “Bem-Estar Financeiro: Finanças Pessoais”. “Os treinamentos, ministrados por instituições parceiras, visam conscientizar os participantes sobre a importância de manter o controle das finanças pessoais, transmitindo dicas e orientações para administração e uso responsável do dinheiro, de forma prática e dinâmica”, pontua o vice-presidente.
Em 2022, a companhia contribuiu também para reformas da Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa e da Escola Naturalista Augusto Ruschi, vizinhas ao ParkJacarepaguá.
“A Multiplan é parceira do Abrace uma Escola, programa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que permite o apoio da iniciativa privada a unidades escolares.”
As obras incluíram pintura geral, troca de piso e reparo de grades, revitalização das áreas de atividades físicas e recreativas, instalação de bicicletário, entre outros. Ao todo, cerca de 1 mil alunos foram beneficiados. “Além disso, foram criadas hortas para cultivo de temperos, legumes e verduras no pátio de cada escola. Foram realizadas também oficinas de educação ambiental, com atividades lúdicas de conscientização, possibilitando uma maior integração dos alunos com a natureza.”
No compartilhando de fatos históricos, a Multiplan também foi principal apoiadora do Memorial às Vítimas do Holocausto. “O Memorial proporciona aos visitantes uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade e do respeito à diversidade como valores e princípios éticos fundamentais”, afirma.
Impacto positivo de Norte a Sul do Brasil
A ALLOS está presente em todo o país e, após as duas fusões dos últimos anos, o DNA da educação se manteve vigoroso e os projetos ultrapassam as metas atingidas nos anos anteriores. “Isso não sai da nossa veia. Entendemos que somos a plataforma para desenvolver as comunidades do entorno do nosso shopping. Há muito tempo, temos projetos voltados à educação e continuamos a fazer isso estimulando esse pensamento crítico de transformação social”, enaltece Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da ALLOS.
Entre as iniciativas consideradas estruturantes, um dos destaques é o Leitura para Todos, que teve início em 2021 e nasceu dentro da companhia. A ALLOS seleciona o autor, a obra é enviada para impressão, e depois, por meio dos shoppings, os exemplares são distribuídos nas entidades selecionadas pelo Instituto da Criança, responsável por fazer esse mapeamento no entorno dos ativos. “É um projeto voltado às crianças para primeira infância e, ao receber os livros novos, há uma contação de história, o que estimula a leitura. Em três anos, mais de 870 instituições foram beneficiadas e mais de 600 mil exemplares foram doados”, diz Ana Paula. A ação acontece duas vezes ao ano, sendo que a segunda é sempre na semana do Dia das Crianças. “Já tocamos a vida de mais de 150 mil possíveis pequenos leitores e sempre buscando que a mesma criança seja impactada enquanto o projeto vai continuando.” Em 2024, o projeto atingirá todos os shoppings da ALLOS, o que irá potencializar os números.
Outro projeto ativo na ALLOS é o Volta às Aulas, criado em 2020, que promove a arrecadação de materiais escolares nos shoppings, envolvendo a participação do consumidor. Mais uma vez o Instituto da Criança faz a triagem das entidades que serão beneficiadas. “Desde que os números começaram a ser mapeados, em 2022, foram mais de 80 mil materiais escolares doados. Em 2024, vamos multiplicar isso, já que envolverá todos os 56 shoppings administrados pela ALLOS.” Esse ano, a campanha foi realizada de 15 de janeiro a 9 de fevereiro.
Democratizar o acesso à arte é outro movimento realizado pela ALLOS desde 2019, após a parceria firmada com a ArtRio Educação, que faz a curadoria do evento, que circula pelos shoppings do Rio de Janeiro.”Transformamos o patrocínio de arte em um projeto de educação.” Depois, a ideia expandiu para a cidade de São Paulo, na parceria firmada com a ArtSampa, mas não houve evento na capital paulista em 2023.
Envolvendo ainda esse pilar, Lá Vem História é um dos projetos incentivados pela ALLOS, que leva literatura e arte a estudantes de 6 a 12 anos de escolas municipais do Rio de Janeiro. E já beneficiou mais de 6.500 em 2023 e a previsão, segundo Ana Paula, é manter esse incentivo em 2024.
Esse compromisso social surgiu na companhia há algumas décadas com o Instituto Newton Rique, que se transformou no Instituto IRIS (Instituto de Responsabilidade e Investimento Social), uma organização da sociedade civil de interesse público (OCIP), que tem sede em Salvador e atua no Brasil. No caso dos shoppings, dá consultorias, trazendo ideias e projetos para que se possa trabalhar localmente, o que envolve educação, empreendedorismo, combate ao racismo… “Ele entende a necessidade da região onde o shopping está inserido.” Por ter sido fundado por Newton Rique, mostra de forma cultural como isso vem sendo construído ao longo do tempo na companhia. O Instituto IRIS navega sozinho e não trabalha só com a essa gigante do setor de shopping centers.
A ALLOS mantém muitos outros projetos estruturantes, transformando a vida das pessoas de forma perene, além dos projetos pontuais realizados por cada shopping. A educação é a pauta presente em alguns deles. E segundo Ana Paula, esse assunto não tem barreiras. “Todo mundo tem que fazer, ajudar é uma causa do país. Vejo outras redes também atuando e quero mais que todos participem, cada um dentro das suas possibilidades.”
Contribuição para mudar vidas
Cada shopping do portfólio é considerado pela Ancar Ivanhoe um instrumento de desenvolvimento social, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas nas comunidades onde a companhia está presente. De acordo com Alexandre Santos, gerente de ESG da Ancar Ivanhoe, o apoio aos projetos sociais se dá por meio de doações ou com a contribuição de voluntários.”O papel social da Ancar Ivanhoe é de extrema importância tendo em vista que o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos é um dos objetivos e temas principais para nossa atuação enquanto companhia”, afirma.
Entre os principais projetos educacionais apoiados, estão Rede Cruzada, no bairro Del Castilho, na cidade do Rio de Janeiro, Creche Santa Marcelina, em Porto Velho (RO), Escola de Educação Infantil Jardim Ipiranga, em Porto Alegre (RS) e Instituto Rogério Steinberg (IRS), também no Rio de Janeiro (RJ). A companhia também é parceira há 25 anos da Junior Achievement, uma associação educativa sem fins lucrativos “Em 2011, passou a investir na organização junto com seus sócios, diretores e executivos, e viabilizar a participação voluntária de seus colaboradores nos projetos da ONG”, relembra Santos. Com a missão de promover o empreendedorismo para crianças e jovens, já impactou diretamente 6.700 estudantes. Em 2022, a Ancar Vita e a Ivanhoé Cambridge investiram R$ 210 mil na Junior Achievement Brasil e na Junior Achievement Rio.
A escolha das instituições apoiadas pela Ancar Ivanhoe sempre se baseia em diretrizes corporativas gerais, que dão orientação sobre os temas e pautas a serem atendidos, e, a partir disso, os shoppings têm liberdade de escolher as instituições que serão apoiadas.
Apenas no ano passado, 5.153 crianças foram atendidas na Creche Marcelina, sendo que a Ancar Ivanhoe investiu R$ 400 mil. Na Rede Cruzada, apenas no projeto Plantando o Amanhã, que fica no Shopping Nova América e se tornou a maior unidade das quatro existentes, foram atendidas 190 crianças em 2023 e foram disponibilizados mais de R$ 2,3 milhões. Na Escola de Educação Infantil Jardim Ipiranga e Instituto Rogério Steinberg (IRS), o número de crianças beneficiadas foram 170 e 300, respectivamente.
Santos afirma ainda que a empresa possui uma política de responsabilidade social para suportar essas ações e projetos, e, portanto, sempre está atenta a oportunidades de apoio voltadas à educação, haja vista que é um dos temas presentes no planejamento estratégico. E tenta ainda conectar o visitante com essas temáticas.
“Como os projetos apoiados estão em comunidades e locais em que os shoppings estão inseridos, sempre tentamos gerar iniciativas e ações que tenham sinergia entre todos os públicos, consumidores, shopping e comunidade local. Como agentes transformadores da realidade, nossos shoppings desenvolvem práticas educativas junto aos clientes e comunidades. Os espaços “Sustentabilidade Transforma” já são uma realidade em 12 shoppings. Essas lojas sustentáveis buscam conscientizar os visitantes sobre o cuidado com o meio ambiente, dar visibilidade aos projetos e incentivar os clientes a contribuírem com a reciclagem, além de distribuir produtos sustentáveis produzidos pelos empreendimentos.”
Há abertura ainda dos espaços aos parceiros e disponibiliza estrutura para feiras e para a realização de eventos educativos. “Oferecemos ainda visitas guiadas aos projetos ambientais para estudantes e membros da comunidade.”