MAR/ABR 2023 - Edição 246 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

O cinema tem retomada gradativa e segue com projeções otimistas 

6 de abril de 2023 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Grandes lançamentos e promoções devem impulsionar as vendas em 2023

Um local de experiência, é assim que o consumidor classifica o cinema, pois considera esse momento como socialização externa. “Em pesquisas realizadas, o cliente não o compara ao streaming. Na visão dele, filme é algo que ele pode ver em casa, mas quando quer se divertir com a família ou os amigos, procura ir ao cinema, ao parque, ao restaurante ou ao estádio de futebol. Além disso, quanto mais as pessoas veem streaming, mais mercado de cinéfilos criamos e, na hora em que esse público quer assistir algo em outra plataforma, dimensão e som, o cinema continua sendo a grande escolha”, afirma Sherlon Adley, diretor comercial e de marketing da Cinesystem. 

Passado o período longo e difícil enfrentado na pandemia, o mercado exibidor iniciou um processo de recuperação, mesmo sendo ainda distante dos patamares de 2019, período considerado histórico para o cinema mundial.

No ano passado, a arrecadação foi de R$ 1,825 bilhão comparado a R$ 919,08 milhões de 2021, o que representou uma alta de 98,61%. Houve também um aumento de público de 81,70%. Recordando que ainda existiram dificuldades em virtude da variante Ômicron e da gripe influenza A, o que prejudicou bastante o mercado de exibição no início de 2022, inclusive, foi ainda um ano em que muitas produções eram paralisadas quando alguém testava positivo para a Covid. Com isso, vários filmes não foram acabados e outros não tiveram a produção iniciada, o que influencia muito nesse mercado, pois é preciso ter uma oferta maior de grandes produções.

Segundo Adley, a expectativa é que 2023 ainda fique entre 20 a 25% abaixo do faturamento de R$ 2,7 bilhões de 2019. “Entendemos que 2024 deve se aproximar mais e, em 2025, tende acontecer a normalidade do mercado de exibição, fortemente, porque teremos mais conteúdo sendo entregues. Em 2019, tivemos acima de 50 filmes grandes.

O mercado produz cerca de 400 por ano, claro que nem todos vão para o cinema ou alguns vão para salas específicas, mas, no ano passado, foram 18 filmes grandes, e, em 2023, teremos 22 ou 23. Então, essa lacuna faz falta, mas há uma tendência programada e esperada de retomada do setor de exibição no Brasil”, explica.

A UCI Cinemas espera crescer em relação a 2022 e, segundo Monica Portella, diretora de marketing da rede, pouco a pouco, recuperar o público da pré-pandemia. “O ano passado foi de início da recuperação. Esperamos chegar ao patamar de 2019 apenas no final de 2024”, explica. A Kinoplex tem ótima expectativa, considerando os grandes lançamentos previstos para o ano. “Acreditamos que teremos um crescimento em relação a 2022. Somente em janeiro de 2023, o mercado já conquistou um crescimento de público de 22% em relação a janeiro do ano passado”, declara Patrícia Cotta, head de marketing do Kinoplex.

Prova disso é que o Gato de Botas 2: O Último Pedido teve resultado muito acima do esperado, pois era a única grande animação disponível no período de férias. O mesmo aconteceu com Avatar 2: o Caminho das Águas, que superou a marca de U$ 2,2 bilhões de arrecadação no mundo, com a terceira maior bilheteria da história e meta muito acima da projetada pelas redes no Brasil. Ao mesmo tempo, blockbusters comparáveis como Homem-Aranha, Batman, Doutor Estranho… tiveram público maior do que o filme antecessor.

Então, as pessoas vão ao cinema quando o conteúdo é bom. Depois de filmes como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Pânico e Shazam! 2, há lançamentos bem promissores para o restante do ano, como Super Mario Bros – O Filme; Guardiões da Galáxia Vol. 3; Velozes e Furiosos 10; Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, The Flash; Indiana Jones e A Relíquia do Destino Missão Impossível: Acerto de Contas Parte1, Freira 2, O Exorcista, Aquaman e o Reino Perdido, entre outros.

As ações promocionais também são um grande atrativo, como, por exemplo, a Semana do Cinema, em que ingressos são vendidos a um preço único de R$ 10. A primeira edição da companha, realizada entre 15 e 21 de setembro de 2022, teve uma alta de 296% de público e 127% na renda em comparação a semana anterior. De 9 a 14 de fevereiro, aconteceu a segunda edição e o resultado também foi extremamente positivo, com a comercialização de 3,7 milhões de ingressos, o que representou um crescimento de 180% de público e uma renda 46% superior à semana anterior. Devido ao sucesso, essa promoção continuará acontecendo duas vezes ao ano e sempre quando não há um grande lançamento. 

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Kinoplex no Via Parque Shopping

Então, ao ter oferta de conteúdo e ações promocionais, o público responde rápido, o que dá otimismo ao setor. Outro ponto que veio selar e validar a importância do cinema foram os testes feitos pelas grandes distribuidoras em 2020 e 2021, pois a estratégia de lançar filmes apenas no streaming e, depois, simultaneamente no cinema, gerou prejuízos enormes, devido à velocidade em que se dá pirataria nessas plataformas. “No cinema, o mercado consome produto de bilheteria, com uma arrecadação mundial significativa para a distribuição. E esses testes levaram a um comprometimento coletivo do lançamento ser feito no cinema, seguindo a jornada natural de janelas, geralmente, de 90 dias, para depois ir para a plataforma de streaming. E isso demonstrou e reforçou a importância do mercado de exibição”, explica Adley.

Segundo Patrícia, há ainda um caminho pela frente em busca dos patamares de pré-pandemia. “Estamos na direção certa. Em novembro de 2022, por exemplo, recebemos por volta de 675 mil espectadores nas nossas salas, cerca de 80% do público que esteve no Kinoplex no mesmo período de 2019.”

Novidades 

Com 271 salas distribuídas em 19 cidades e 11 estados, a Kinoplex não tem previsão de abertura de novas salas, mas, em 2022, inaugurou Kinoplex Leblon Globoplay, primeiro cinema de rua totalmente Platinum da rede no Rio de Janeiro, através de uma parceria inédita de um exibidor com uma plataforma de streaming. “O local conta com poltronas totalmente reclináveis, descanso para pés e bandeja para lanche, além de projeção a laser. O cardápio da bombonière possui opções gourmet, incluindo pipoca com azeites saborizados, fondue de pipoca doce com chocolate e de pipoca salgada com queijo, vinhos, espumantes, cerveja e milk-shake de pipoca”, detalha Patrícia.

Todo ano, a rede também traz novos produtos, promoções diferenciadas e aprimora cada vez mais a experiência do cinema. “Recentemente, lançamos o Kinopass, um passaporte com cinco ingressos com valor promocional, a promoção Dobradinha, com dois ingressos pelo preço de um, o Kinoplex+, nosso programa de fidelidade, em que a cada real gasto, o cliente ganha 1 ponto para trocar por ingressos, pipoca e outros prêmios. A adesão tem sido muito boa, afinal, quem não quer cinema e pipoca de graça. E ainda temos algumas novidades por vir”, conta Patricia. Em 2022, o Kinoplex Parque da Cidade foi eleito pela segunda vez consecutiva como melhor sala VIP de São Paulo, pelo Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo.

A Cinesystem possui 26 cinemas em 18 cidades de 10 estados, atendendo mercados das classes A, B e C. Entre as 160 salas, a Cinépic, localizada no Morumbi Town, já foi premiada por três vezes pelo Guia Folha. Projetada com muita tecnologia, surpreende o cliente com o conforto de poltronas reclináveis premium e vip, qualidade do som em 360º, tela gigante com 200 m2, com cardápio vip e all service. 

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cinesystem morumbi town

Apesar de não ter prevista a abertura de novas salas em 2023, a Cinesystem segue atenta a greenfields do setor de shopping centers para os próximos anos para expandir e também tem buscado modernizar salas em alguns contratos de renovação, levando uma experiência diferente para o cliente, especialmente, com mais tecnologia.  Primeira e única rede de cinema pet friendly, promove sessões do Cinepets, sempre no terceiro sábado do mês com excelente adesão do público. Os cães recebem um lanche na chegada bem animada e ainda participam de concursos de cosplay. “Criamos sempre ações diferenciadas que nos coloquem no olhar do consumidor como melhor que o concorrente ou melhor do que ficar em casa”, conta Adley. Para esse ano, a rede ainda celebra os 100 anos do Mickey com a venda de colecionáveis exclusivos e com edição limitada, em uma parceria com a Disney. A linha estará disponível a partir de abril e a Cinesystem será uma das poucas empresas do Brasil a comercializá-la. 

A UCI Cinemas não tem previsão de abertura de novas salas, mas, em 2022, inaugurou um complexo no Shopping Manaura, em Manaus (AM) e mais dois no estado de São Paulo: no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e no Shopping Plaza Sul, na capital paulista. Com isso, hoje, a rede soma 234 salas em 29 complexos, atingindo uma capilaridade de 14 cidades, em 12 estados. Para esse ano, trará novidades para os membros do clube de fidelidade. “O programa tem crescido a cada ano e, após a pandemia, criamos novos benefícios que atraíram mais clientes. E esse ano estamos trabalhando em novidades para o UCI Unique”, afirma Monica. A rede conta com salas IMAX com tela gigante que ocupa a parede inteira de projeção; DE LUX, com atendimento exclusivo da compra até cardápio especial e garçons, XPLUS com exibição 3D, projetores com definição 4K e som Dolby Atmos. “Temos ainda as salas 4DX, que proporcionam uma experiência imersiva, as cadeiras se movimentam em diferentes direções e os efeitos especiais e conectam o espectador por meio dos sentidos. De acordo com o roteiro do longa-metragem, é surpreendido por vibrações, vendavais, neblina, bolhas d´água, luzes e aromas”, diz a diretora de marketing da UCI Cinemas. Há duas salas 4DX, no UCI New York City Center e UCI Anália Franco. Os complexos do UCI Santana Parque e UCI Anália Franco foram eleitos no ranking 2023 do Guia Folha como os melhores das regiões Norte e Leste, respectivamente.

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O cinema da UCI no Shopping Metrópole conta com nove salas, sendo uma XPLUS

Mais usos

Festa de aniversário, evento corporativo, treinamento, aulas… As salas estão disponíveis para outras ocasiões. Na rede Kinoplex, espera-se por uma maior demanda em 2023. “O cinema não é só uma experiência diferenciada para o lazer, mas também um espaço com grande poder para transmissão de mensagens empresariais, treinamentos, eventos para famílias etc. Isso vem crescendo muito, além, é claro, da mídia-tela, que esse ano traz uma oportunidade ímpar aos anunciantes, com grandes filmes o ano inteiro”, afirma Patrícia.

A Cinesystem também procura otimizar ao máximo o uso do espaço para locação, inclusive, mantém uma equipe apenas para atender o mercado corporativo. Para esse ano, ainda oferecerá mais novidades nas festas, como, por exemplo, mensagens de amigos e familiares poderão ser exibidas na telona. “No ano passado, foi excelente na retomada de eventos corporativos e mantemos um time comercial focado nessa captação de empresas todos os dias. Então, isso faz parte do nosso core business e o consumidor corporativo voltou com força na nossa rede”, afirma o diretor comercial e de marketing. 

Além disso, a Cinesystem terá diversas ações voltadas aos clientes do programa de fidelidade. “A procura é contínua, ativa e cresce naturalmente, mesmo na pandemia, quando não tínhamos ações, havia sempre novas adesões. No início da pandemia, estávamos com 550 mil clientes e, hoje, já somam 800 mil membros”, diz Adley. Inclusive, a rede retomou ações com os programas de fidelidade dos shoppings, oferecendo um benefício adicional no cinema. 

Em março, fizeram o Dia da Pipoca com uma tarde de gincanas em toda a rede. “Seguimos a premissa do cinema além do filme, buscando criar esses momentos de interação com o consumidor. A pedido dos shoppings, voltaremos a fazer o cinebreakfast, que acontece sempre em uma manhã de sábado ou domingo e, como a empresa completa 20 anos, faremos diversas ações de junho a agosto”, diz Adley.

Como se dá a compra

Em praças mais qualificadas, as compras em ATM ou no site subiram fortemente na Cinesystem, de cada 10 ingressos, 8 são vendidos nos canais digitais. Nos mercados populares, a preferência nos cinemas da rede ainda é por comprar na hora e, muitas vezes, o pagamento é feito em dinheiro. 

A Kinoplex automatizou toda bilheteria durante a pandemia, diminuindo a fricção do cliente. Então, o público pode comprar ingressos, pipoca e outros produtos pela internet. Como os terminais de autoatendimento funcionam pelo app, o cliente pode apresentar seu ingresso pelo celular. “Todo o processo pode ser realizado sem necessidade de qualquer intervenção humana. Com isso, tivemos um grande crescimento das vendas on-line”, ressalta a head de marketing da rede.

A UCI já era omnichannel desde antes da pandemia. Já vendia ingressos no ATM e na internet, tanto no site quanto mobile em parceria com a ingresso.com.

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