MAR/ABR 2022 – Edição 240 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Clínicas de estética ainda mais presentes nos shoppings

11 de abril de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

Cresce a procura por esses serviços e as redes aumentam a capilaridade dentro do setor, movimento que amplia o conceito de convivência e conveniência dos malls e mantém o mix diverso e conectado à necessidade do público

A diversidade de operações dos empreendimentos vive uma transformação constante, acompanhando a evolução do setor. Hoje, além de compras e gastronomia, os equipamentos oferecem uma ampla gama de serviços que vai de farmácias e academias até pet shops, laboratórios e clínicas médicas. Tudo para facilitar a rotina e otimizar o tempo dos frequentadores. Na última década, especialmente, as inaugurações de clínicas de estética cada vez mais especializadas têm crescido significativamente e, inclusive, com muitos investimentos durante a pandemia. Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2021/2022, da Abrasce, 90% dos shoppings têm operações de serviços pessoais. No setor de franchising, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano passado e em comparação com 2020, os serviços de saúde, beleza e bem-estar, tiveram uma alta no faturamento de 10,5%, além do aumento de 10,4% no número de unidades de franquias. Esse cenário reflete o comportamento de mulheres e homens na busca pelo autocuidado e pela autoimagem, algo que ganhou ainda mais valor para os indivíduos na vida contemporânea, especialmente com o uso de redes sociais. As especialidades são as mais diversas: das tradicionais redes de depilação a laser e dos cuidados específicos com sobrancelhas, até a aplicação de botox e pequenos procedimentos.

Players do segmento

Com 742 lojas distribuídas em todos os estados brasileiros, a Espaçolaser aumentou sua capilaridade em 13,5% desde a abertura de capital em fevereiro de 2021. “Este é um movimento da companhia nos últimos anos, principalmente após o IPO, que deu ainda mais ritmo à expansão orgânica, com a abertura de novas lojas próprias, assim como aquisição de controladas”, diz o CEO e fundador, Paulo Morais.

Do total de operações, sendo 601 próprias e 141 franquias, 476 estão nos malls ao redor do Brasil. A maior empresa de depilação a laser do mundo possui ainda clínicas em países da América Latina (Argentina, Colômbia e Chile). “Na retomada das operações, em meados do segundo semestre de 2020, a empresa reassumiu o ritmo de abertura de novas lojas próprias e inaugurou, desde então, cerca de 200 novas unidades”, destaca. 

Clínicas de estética em shoppings - Espaçolaser - Revista Shopping Centers
O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de, no mínimo, R$ 800 mil, incluindo a máquina para o procedimento de depilação a laser, responsável por maior parte deste investimento. O prazo de retorno é de cerca de 20 meses e o faturamento médio mensal chega a
R$ 180 mil 
Paulo Morais Espaçolaser - Revista Shopping Centers

Além de continuar atenta às oportunidades do mercado, a companhia planeja manter a velocidade de crescimento orgânico nos próximos anos. Neste sentido, já mapeou 62 novas cidades para ampliar sua presença ainda em 2022. De acordo com Morais, a empresa continua em busca da excelência na qualidade do seu atendimento e em manter a liderança no setor em termos de faturamento, número de lojas e clientes atendidos, assim como continuar sendo Top of Mind no segmento de depilação a laser.

“O maior benefício para operar em shoppings é o grande potencial de consumo. Como marca, entendemos que o mall oferece aos clientes uma nova opção de compra em termos de experiência e geolocalização. Outro fator importante é que reforça a estratégia de presença de marca com aumento da capilaridade, além de ser uma maneira de se conectar com o público de uma região específica”, Paulo Morais, CEO e fundador da Espaçolaser

Dedicada aos cuidados faciais, a Sóbrancelhas tem 240 lojas dentro e fora do Brasil e mais de 90% delas estão concentradas em malls de 14 estados. Nos dois primeiros anos de pandemia, a rede, que tem apenas cinco operações próprias (as demais são franquias), não parou de captar clientes. “Não abrimos nenhuma operação, mas assinamos novos contratos e as lojas já estão sendo implantadas no decorrer de todo o ano. A estimativa é a abertura de, pelo menos, 20 novas operações. O mercado de franchising voltou a aquecer”, destaca Luzia Costa, CEO e fundadora da Sóbrancelhas. Sobre a expansão internacional, explica que as restrições mais rígidas de lockdown no exterior foram mais difíceis para os franqueados da Bolívia e Argentina e isso também fez com que a marca freasse por um momento os investimentos fora do país. Agora, com o cenário mais otimista, a rede volta a ampliar a capilaridade no mercado externo. “Há lojas em fase de implantação nos Estados Unidos, Chile, Portugal e Paraguai”, conta Luzia.

Clínicas de estética em shoppings - Sóbrancelhas - Revista Shopping Centers
A Sóbrancelhas faturou cerca de R$ 115 milhões nos últimos dois anos
Luiza Costa Sóbrancelhas - Revista Shopping Centers

Os modelos de negócio disponíveis são quiosques e lojas, com investimentos iniciais de R$ 140 mil e R$ 180 mil, respectivamente. O prazo de retorno é de, em média, 24 meses. “O quiosque oferece alguns produtos e procedimentos não-invasivos. Na loja, a oferta é maior e os serviços englobam desde design de sobrancelhas até harmonização facial. Tudo o que se refere a face, os clientes encontram em nossas operações.”

“Investimos muito em lojas nos empreendimentos por conta do fluxo, que leva, automaticamente, clientes para as nossas lojas. O shopping é ainda um dos melhores lugares para se vender”, Luzia Costa, CEO e fundadora da Sóbrancelhas

Nessa mesma toada, os planos de expansão da Lilly Estética continuaram, mesmo durante a crise da Covid-19. Em 2020, quatro clínicas foram inauguradas no interior de São Paulo. Fundada há 15 anos em Ribeirão Preto (SP), a rede possui 25 unidades próprias em cinco estados e está presente em 23 shoppings do país, gerando 400 empregos diretos. Segundo Nicole Sarantopoulos, fundadora da rede, o ano de 2021 foi desafiador devido à segunda onda da pandemia, porém, a empresa se adaptou. “Seguimos com firmeza os protocolos de segurança diariamente em nossas clínicas, inauguramos 18 novas unidades, geramos empregos diretos, qualificamos o colaborador contratado, além de aquecer a economia local. Estamos muito otimistas para 2022. Vamos inaugurar 33 novas unidades próprias em vários shoppings do Brasil, incluindo a capital paulista”, diz. 

Clínicas de estética em shoppings - Lilly Estética - Revista Shopping Centers
A Lilly começou seu plano de expansão nacional em 2021 com a abertura seis novas unidades em Minas Gerais. A rede está presente ainda no interior de São Paulo com 12 operações; no Rio de Janeiro com 3 clínicas, e dois pontos em Brasília e também Goiânia
Nicole Sarantopoulos Lilly Estética - Revista Shopping Centers
Foto: Ju Coutinho 

Em 2023, o projeto de expansão inclui o lançamento de franquias para cidades com até 300 mil habitantes. “Estimamos abrir 20 novas unidades franqueadas no próximo ano e a internacionalização se dará em até cinco anos”, revela Nicole.  Além da ampliação de sua presença nacional, a chegada da atriz Paolla Oliveira para o quadro societário foi outra novidade recente para impulsionar ainda mais o crescimento da marca. “Reconhecida por sua carreira artística, desde 2016, ela vem investindo em seu lado empreendedor, e, agora, enxerga na Lilly uma oportunidade, entrando no negócio na modalidade media for equity, cada vez mais presente no mercado. A atriz atua na estratégia de marketing com sua imagem nas campanhas on e off-line”, explica Nicole.

“Optamos por implantar a Lilly Estética em shoppings do país porque analisamos benefícios de toda a estrutura, como: segurança, estacionamento, comodidade, conforto, circulação de diversos públicos e facilidade de acesso aos clientes”, Nicole Sarantopoulos, fundadora da Lilly Estética

Marcas mais jovens, como a Ad Clinic, também estão de olho em espaços nos shoppings. Inaugurada há oito anos, a rede chegou aos malls em 2020, com a abertura de 12 lojas do modelo smart (até 40 m2). A experiência trouxe bons resultados e agora a marca já tem um planejamento focado na expansão em empreendimentos em diversas regiões do país. Segundo Aline Medici, fundadora da Ad Clinic, o que motivou a mudança de estratégia é que a maioria desses pontos de venda em shopping está entre os que mais faturam das 66 operações em funcionamento. “Como existe a demanda reprimida, houve uma grande procura pelo mercado de estética. O faturamento maior em uma área menor dos modelos de franquia para shopping chamou a atenção dos investidores”, detalha.

Clínicas de estética em shoppings - Ad Clinic - Revista Shopping Centers
O modelo Smart da Ad Clinic, voltado para o setor de shopping center, oferece o mesmo mix de serviços de uma operação de rua e tem investimento a partir de R$ 300 mil (sem o equipamento de depilação) com previsão de retorno entre 18 e 36 meses
Aline Medice Ad Clinic - Revista Shopping Centers
Aline Medice, fundadora da Ad Clinic | Foto: Marcel Rodrigues 

Leonardo Barros, COO da Ad Clinic, diz que a captação de novos clientes não parou e há mais de 50 franquias com contratos assinados ou em fase de implantação para serem abertas ainda esse ano – metade delas em shoppings. “A meta é terminar o ano com cerca de 300 unidades. Por isso, estamos em contato com as bandeiras de shoppings para empacotar todos os candidatos que temos. Nossa marca tem aderência a qualquer empreendimento desde a classe A à classe C. Nossa oferta cabe no bolso de cada consumidor dentro do respectivo perfil. Percebemos ainda que as lojas situadas em corredores fora das alamedas de serviços ganham visibilidade, o que têm trazido bastante resultado.”

Leonardo Barros Ad Clinic - Revista Shopping Centers

Além disso, a rede projeta o faturamento de 2022, que foi de R$ 70 milhões. “Os meses de janeiro e fevereiro já bateram recorde em vendas”, comemora Aline.

“Alguns fatores são bem importantes para a conversão do público em shopping center como facilidade de acesso, estacionamento, tempo de permanência do cliente, o que ocasiona uma decisão de compra mais fácil, além de estarem estrategicamente bem posicionados”, Leonardo Barros, COO da Ad Clinic.

Os campeões de venda

Depilação, design de sobrancelhas e aplicação de botox (toxina botulínica) estão entre os serviços mais pedidos entre as clínicas. A Espaçolaser surgiu em 2004 com a ambição de democratizar o bem-estar por meio da melhor tecnologia para eliminação dos pelos indesejáveis. A marca oferece depilação para 29 áreas dos homens e 35 das mulheres, sendo a linha do biquíni uma das mais procuradas.

Com o conceito da Beleza Inteligente, a Lilly Estética tem um menu com mais de 30 tratamentos faciais e corporais. Entre os mais pedidos: botox (toxina botulínica), radiofrequência, o Z-Field Dual (equipamento capaz de definir a musculatura) e os tratamentos a laser para melasma. Na Sóbrancelhas, os destaques são design de sobrancelhas, micropigmentação e botox. Na preferência dos clientes da Ad Clinic entram o botox, a depilação, o preenchimento e o tratamento corporal. 

Clínicas de estética em shoppings - Sala Lilly Estética - Revista Shopping Centers
Sala de procedimento da Lilly Estética no Campinas Shopping
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