Teatros e centros de convenções a todo vapor!
Os shoppings se beneficiam com a volta presencial e a demanda crescente de eventos nessas operações
Espetáculos, shows, eventos, convenções, feiras… O setor extremamente afetado pela pandemia recomeçou em 2022 e prevê uma agenda promissora para o próximo ano. Os shoppings, que possuem centro de eventos e teatros, já se preparam para parcerias de sucesso.
Com excelente localização, facilidade de acesso, instalações de qualidade e ampla infraestrutura, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, já voltou aos níveis de pré-pandemia e tem agendas definidas, inclusive, para os próximos anos. Segundo Carlo Zanetti, gerente geral do Shopping Frei Caneca, o teatro segue o mesmo caminho. “ Sob o comando da administradora Opus Entretenimento, desde o final de 2021, temos tido resultados significativos e a grade de 2023 já está sendo fechada. Essas operações são importantes agregadoras de público para o empreendimento, aumentando o conhecimento e expandindo a atratividade para muito além das suas zonas de influência mais próximas”, conta.
A rede Bourbon Shopping possui dois empreendimentos com teatro em seu mix: o Bourbon Shopping São Paulo, com o Teatro Bradesco, e o Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, com o Teatro do Bourbon Country. De acordo com Roberto Manuel Zaffari, diretor da AIRAZ Administradora, gestora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari, as agendas de espetáculos no Teatro Bradesco estão com índices similares aos de 2019. “Nota-se que a demanda reprimida está com a sua retomada aquecida em todos os tipos de eventos culturais: arte, música, peças teatrais, corporativos, formaturas, cursos e congressos. As empresas privadas e agências de produção aumentaram a procura pelo espaço e os clientes mostram que estão esperando por esses momentos.”
Ambos os teatros da rede Bourbon complementam a força dos ativos como opção de lazer e cultura na cidade, trazendo acréscimo de fluxo para as operações de alimentação e demais lojas, de acordo com o perfil de cada evento. “Contribui ainda para geração de novos clientes, já que consumidores dos espetáculos podem vir a conhecer o empreendimento a partir da agenda de programações do teatro”, destaca Zaffari.
Alguns dos ativos da Multiplan também contam com teatro ou centro de convenções. O Centro de Eventos RibeirãoShopping é modular, com amplo foyer e duas salas versáteis, o que traz versatilidade para que possam ser utilizadas separadamente ou com abertas como uma só. O espaço total é de 4.500 m2, sendo 2.100 m2 de salão, com capacidade para cerca de 2 mil pessoas. De acordo com Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do empreendimento, essa operação tem frequentadores bem específicos e diferentes uns dos outros, o que aumenta o fluxo. Frequentemente, é palco de shows de artistas brasileiros e internacionais e recebe os mais variados eventos corporativos, congressos, formaturas, feiras e exposições.
Sobre a operação
No Shopping Frei Caneca, tanto o Centro de Convenções como o Teatro Opus Frei Caneca possuem equipes próprias e, por isso, os times de operações e segurança do mall mantêm as atividades regulares mesmo quando os espaços estão ociosos.
Como existe limitação de público e a programação é organizada com antecedência, é possível planejar adequadamente as necessidades para cada evento
Nos empreendimentos da rede Bourbon, as rotinas operacionais são ajustadas para o melhor atendimento do público em dias em que há programação no teatro, por exemplo. Os times estão sempre preparados para esse fluxo, buscando o funcionamento habitual.
“Existem reuniões e alinhamentos diários sobre todo e qualquer evento que acontecerá no espaço. Para a melhor experiência possível para o cliente, sempre há um planejamento no estacionamento, em função do grande fluxo de pessoas para efetuar o pagamento e de veículos para deixar as garagens ao mesmo tempo”, relata Zaffari.
Em ocasiões de grandes eventos, que contam com presenças de autoridades ou celebridades, o diretor da AIRAZ Administradora diz que pode se fazer necessário atender situações especificas, como alterações de caminhos e acessos internos por questões de privacidade e segurança. “Mesmo essas solicitações podendo ocorrer de última hora, a operação já possui um planejamento prévio de toda estrutura e equipes envolvidas”, explica.
No RibeirãoShopping, as equipes de operação e segurança seguem os protocolos normais do dia a dia e a entrada independente para o Centro de Eventos é um grande facilitador nessa dinâmica. Nos dias sem programação, são efetuados serviços mais demorados de facilities como uma limpeza do carpete. “Nesses momentos, também podemos utilizá-lo ainda para eventos do próprio RibeirãoShopping, já que operado pela empresa terceirizada, Virazóm”, relata a gerente de marketing.
Até que horas?
Os horários dos eventos são variados, mas o efetivo já está acostumado com isso. No Teatro Opus Frei Caneca, há espetáculos infantis com sessões pela manhã ou à tarde até stand-ups que chegam a ultrapassar ou mesmo iniciar à meia noite. No Centro de Convenções, há eventos que iniciam antes da abertura do empreendimento. E isso faz parte do cotidiano, então, é visto com muita naturalidade.
“Como essa realidade decorre da concepção do empreendimento como um espaço multiúso, estamos há 21 anos habituados e preparados para conviver com ela de uma forma bem gratificante”, afirma Zanetti.
Quando o Teatro Bradesco e o Teatro Bourbon Country não estão ocupados com agenda de espetáculos culturais, essas lacunas costumam ser preenchidas com eventos corporativos ou de outros tipospara eventos corporativos ou de outros tipos. “Nossos shoppings estão preparados para operar em horários especiais, de forma a não impactar diretamente nas operações das equipes.
No caso do cinema, quando há funcionamento fora do horário convencional, o procedimento é similar, basta organizar os acessos e remanejar o efetivo da segurança e conservação, para dar o suporte necessário e atender os clientes da melhor forma possível”, explica Zaffari.