MAR/ABR 2024 - Edição 252 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

O sucesso das feiras de orgânicos nos malls

28 de março de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
O incentivo a produtores locais e a busca por alimentos saudáveis aliados à comodidade fazem com que elas atraiam um público fiel 

Fazer a feira está na rotina dos brasileiros e há alguns anos ela passou a ganhar espaço em novos lugares, além das ruas.

E um deles é o ambiente de shopping center, que oferece horários diferenciados, estacionamento e segurança aos visitantes. E, claro, o melhor de tudo, produtos orgânicos.

A seguir, pode conferir como alguns shoppings criaram parcerias para levar essa alternativa a mais para seus clientes. Há iniciativas consolidadas e outras implementadas recentemente. Todas inspiradoras.

Sabores amazonense

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Produtores são credenciados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas

No Shopping Ponta Negra, em Manaus (AM), a feira de produtos regionais e agroecológicos é um fenômeno desde 2017. De acordo com Walter Borghi, COO da JHSF Malls, o propósito foi o de criar ainda mais relacionamento com o entorno, em regiões primária e secundária, em que há muitos prédios e condomínios, mas com pouca oferta como essa.

“Além de atender essa demanda, também visualizamos a oportunidade de nos aproximarmos dos moradores e frequentadores, de uma forma mais ampla do que somente as compras e o entretenimento. Entendemos que essa é uma nova forma de oferecer uma experiência para quem está ao entorno e, assim, trazê-los para perto de nós. As feiras em sua maioria, em Manaus, são na rua, sem muito conforto – estacionamento e segurança. Vislumbramos fazer algo diferente. O fato de o produtor vender diretamente para o cliente final foi algo que nos chamou a atenção também”, relata Borghi. 

A feira se dá em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que fornece a infraestrutura, das barracas até a montagem. O empreendimento cede o espaço e faz toda a parte de comunicação e marketing, utilizando redes sociais, assessoria de imprensa, jornais impressos e mídia no próprio shopping, além de influencers locais.

“E essa parceria está dando muito certo. Os feirantes não pagam aluguel pela área. É um comodato, o que fica ainda mais interessante para os produtores e com melhores preços para o cliente. Nos dias de feira, a área de quase 1.500 ㎡  já amanhece isolada e, como fica no estacionamento, próxima às docas, toda a logística de entrada, montagem e saída fica facilitada”, retrata Borghi. 
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Walter Borghi, COO da JHSF Malls

São 80 barracas por edição. E a aceitação do público é ótima. Recebem, em média, 2.500 clientes toda quarta-feira. Entre os produtos comercializados, há frutas, verduras e legumes da época, além de produtos regionais como farinhas, castanhas, açaí etc… Todos orgânicos. O perfil do visitante é diverso, mas prioritariamente do entorno, além dos lojistas do próprio mall. Segurança, conforto, qualidade e valores dos produtos estão entre as principais vantagens vistas pelo consumidor. “Como os produtos são oferecidos diretamente do produtor para o consumidor final, tudo é mais fresco, sem intermediários, e desta forma, também com preços melhores”, reforça Borghi. 

A oferta de produtos no Shopping Ponta Negra é um convite às compras

Histórias de mais de uma década

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Em apenas 20㎡, o cliente do Continental Shopping encontra muitas opções saudáveis

A Feira de Orgânicos do Continental Shopping, em Osasco (SP), é uma tradição desde 2010 e o consumidor encontra mais de 60 produtos entre hortaliças, frutas, verduras e leguminosas.

“Promovida pelo sítio ‘Reflorestando a Vida’, traz uma variedade de produtos frescos e naturais, diretamente de agricultores familiares locais, sendo uma boa oportunidade para desfrutar alimentos saudáveis e saborosos”, afirma a gerente de marketing Carolina Moura. 

Segundo Marcia Sene, responsável do Reflorestando a Vida, esse cliente prioriza a saúde e ainda possui vínculo com ações sociais e de ecologia, por isso, vê o orgânico como uma prioridade. A feira acontece sempre às quartas e sábados, das 10 horas às 17 horas, e teve seu horário ampliado faz pouco tempo. Cerca de 80 a 100 clientes são atendidos por dia.

Segundo Carolina, o público enxerga a feira como um facilitador, pois é possível realizar outras atividades após as compras, além do conforto e segurança.

Carolina Moura, gerente de marketing do Continental Shopping

Por ter estrutura pré-montada, a montagem é simples, fácil e rápida. Os produtos já vêm em caixas organizadas, de acordo com seu setor. 

Mesmo com tantos anos, a divulgação acontece sempre internamente no mall e nas redes sociais, e, ao mesmo tempo, o Reflorestando compartilha, via WhatsApp, semanalmente a lista de produtos fresquinhos que estarão à venda.

A feira indoor do Caxias Shopping também já tem muita história desde 2011. Faz parte do projeto Caxias Shopping Sustentável, que abrange uma série de iniciativas socioambientais. Desde então, integra parte do calendário de eventos fixos e acontece em dois finais de semana do mês, sempre aos sábados e domingos.

Michelle Coutinho, gerente de marketing do Caxias Shopping, relembra que a ideia sempre foi a de estimular a produção local e trazer itens de boa procedência, estimulando a alimentação saudável.

E, ao longo dos anos, a busca por alimentos cultivados sem agrotóxicos e artesanais ganhou mais adeptos.

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Michelle Coutinho, gerente de marketing do Caxias Shopping

Por isso, a feira sempre teve esse propósito e acontece em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, representada pela Secretaria de Agricultura, que apoia no deslocamento de alguns produtores.

“Essa parceria é um incentivo aos agricultores familiares locais, beneficiando a comunidade do município”, destaca Michelle. O espaço é cedido pelo ativo e a área de operação fica responsável pela montagem das barracas utilizadas pelos feirantes. 

“Antes do shopping abrir, as barracas já estão prontas, aguardando a chegada dos feirantes para arrumação. Após o encerramento, os produtos são armazenados em sala climatizada até o dia seguinte. A equipe operacional também apoia na desmobilização”, conta Michelle.

A feira é adaptável aos espaços do Caxias Shopping. “Esse formato é imprescindível para manutenção do projeto, uma vez que as áreas podem ser locadas a qualquer momento. Ela pode acontecer em uma das praças de eventos do shopping, em lojas vagas ou nos corredores”, diz a gerente de marketing do empreendimento.

A quantidade de feirantes também varia entre as edições, dependendo do período e produção de cada um, mas, geralmente, são de oito a dez. E o que os consumidores mais destacam dessa iniciativa é a variedade de produtos livres de agrotóxicos e o incentivo à produção local.

Do interior para a capital

Avenida Paulista, no coração da metrópole mais movimentada do país, está o Shopping Cidade São Paulo, que formatou um modelo de feira de orgânicos para atender o público desta região. “Além de promover o consumo consciente e sustentável, a decisão de abrir espaço para a Feira Tudo da Terra reflete nosso compromisso em oferecer opções diversificadas aos nossos clientes, contribuindo para uma experiência de compra mais enriquecedora e alinhada aos valores contemporâneos de saúde e bem-estar. A ideia é proporcionar qualidade e variedade, e ainda incrementar o mix de experiências e conveniência”, diz Cindy Beni, gerente de marketing do Shopping Cidade São Paulo. 

A parceria com a Tudo da Terra, que se iniciou em maio de 2022, vai além da simples cessão de espaço.

“Trabalhamos em conjunto para garantir que os produtos oferecidos atendam aos padrões de qualidade e sustentabilidade que prezamos.”
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Cultivados na horta da família na cidade de Jarinu, interior de São Paulo, há uma grande variedade, como frutas, legumes, hortaliças, ovos caipiras de galinhas criadas livremente, cogumelos frescos e produtos de mercearia, como geleias, molhos e temperos

Os procedimentos operacionais são cuidadosamente planejados. A feira acontece no jardim externo em uma área de 50㎡, às quintas-feiras, das 10 às 16 horas, e o mobiliário utilizado fica armazenado em um depósito no próprio shopping. A Tudo da Terra é responsável pela montagem e desmontagem da estrutura. “O staff do shopping acompanha tudo para manter o ambiente limpo e agradável para os visitantes. Por se tratar de uma feira pequena, não gera transtornos comuns em feiras livres.

Cindy Beni, gerente de marketing do Shopping Cidade São Paulo

É tudo muito organizado e higiênico, sendo necessário apenas a limpeza rotineira do espaço”, conta Cindy.

A resposta do público tem sido muito positiva, com uma média de cerca de 100 clientes semanais que frequentam regularmente a feira.

“Esses números refletem a crescente demanda por produtos sem agrotóxicos, além da confiança dos consumidores em nossa iniciativa. Notamos também que os clientes aproveitam a ocasião para resolver a vida, pois estacionam o carro no empreendimento, muitas vezes, usam nossos serviços, realizam suas compras e fazem até suas refeições em nossa praça de alimentação. Uma pesquisa recente realizada mostra que 67% dos frequentadores da feira moram nos bairros vizinhos ao Shopping Cidade São Paulo e a frequentam regularmente. Somados, os moradores do entorno e trabalhadores da região representam 78% do público”, conta a gerente de marketing.

Mas o que mais atrai esse consumidor? Cindy responde: “A conveniência de ter acesso a produtos de qualidade em um local seguro e próximo de sua casa ou trabalho. Além disso, incentivamos o consumo de alimentos de pequenos produtores, o que vai de encontro ao perfil do nosso cliente, de cuidar da saúde e do bem-estar. Além disso, os frequentadores fortalecem a economia regional, promovendo um ciclo mais sustentável de produção e consumo.” Para divulgar a feira, o time de marketing do shopping e os organizadores da Feira Tudo da Terra aproveitam as redes sociais, a comunicação interna e e-mail marketing.

Do telhado verde para o consumidor

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O Shopping Parque da Cidade já nasceu sustentável: seu planejamento foi feito considerando o entorno e a implementação de tecnologias de ponta e totalmente limpas. Até 2022, o ativo possui telhado verde com um jardim ornamental, com a meta de diminuir a temperatura do local, reduzindo o consumo de energia. “Ele foi transformado em uma horta social urbana, ampliando esse objetivo e dando a oportunidade de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o processo pulsante do shopping, esta horta evoluiu para ter sua produção comercializada em uma feira no interior do próprio equipamento semanalmente, atuando em prol da comunidade do entorno, que passa a ter acesso fácil e seguro a alimentos 100% orgânicos”, explica Neliana Pucci, gerente de marketing do Shopping Parque da Cidade. 

Essa comercialização começou em outubro de 2023 e acontece sempre às quintas-feiras (exceto feriados), das 11h às 18h, sempre no Piso Térreo. São mais de 3 mil m² de área disponível para esse cultivo e tudo está plantado diretamente na cobertura do prédio – e não em caixotes.

Neliana Pucci, gerente de marketing do Shopping Parque da Cidade

“Isso graças à técnica de canteiro perene sobre o contrapiso da laje que utilizamos aqui, a qual garante um solo vivo, aumentando a qualidade dos alimentos e reduzindo a utilização de insumos e água.” A Sítio Sampa é a parceira nesse projeto e faz a gestão da horta, além de outros produtores parceiros. Desta forma, há itens, como alface, rúcula, manjericão, temperos como tomilho, salsinha, coentro, entre outros, produzidos diretamente pela hora do Shopping Parque da Cidade. Além das folhagens, tem parcerias para comercializar outros itens básicos, como legumes, frutas, chás, arroz, feijão, açúcar, café etc.

“A ideia é trabalharmos a nossa colheita para os nossos visitantes. No futuro, gostaríamos de ter produção também para atender aos nossos lojistas. A ideia é irmos ampliando o projeto, mas temos que dar o tempo também da natureza nos proporcionar todos estes recursos, bem como, talvez, avaliar a inclusão de outros fornecedores.”

E a aceitação do público é ótima. O fluxo depende muito da semana, mas já contam clientes fixos e com volumes consideráveis de compras. “Em média, temos mil pessoas por feira”, afirma Neliana.

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São utilizados 30 m² para a montagem, que tem dois espaços como se fossem quiosques de venda

Como o ativo tem um perfil muito focado no entorno, recebe moradores da região e pessoas que trabalham nas torres comerciais do complexo. Com isso, a iniciativa “Da Nossa Horta” acaba sendo uma operação prática, fácil e – acima de tudo – de qualidade com bons preços aos clientes.”Em tempos que todos buscam por soluções práticas e de qualidade, certamente, a feira atende esse quesito com produtos fresquinhos e com procedência confiável, já que são itens cultivados dentro dos nossos pilares de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental”, reforça Neliana. 

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