
As partidas do esporte impactam na operação, no fluxo e nas vendas de shoppings próximos aos estádios e com a Copa do Mundo 2022 prevista para o fim do ano, o futebol também vai mexer com o calendário varejista

Em ano de Copa do Mundo – que vai 20 de novembro a 18 de dezembro, no Qatar -, não tem jeito, o assunto é sempre futebol. No Brasil, no entanto, essa pauta não é exclusividade deste período: o esporte que é paixão nacional está sempre em alta!
Dia de jogo do time de coração, o torcedor já organiza a agenda para assistir a partida no estádio, não importa o dia da semana. Para receber esses apaixonados pelo futebol, existe uma mobilização e organização da engenharia de trânsito, da segurança pública, do estádio e também dos estabelecimentos do entorno, pois o fluxo de veículos e pessoas aumenta muito nas redondezas nessas datas.
É o que acontece com os shoppings localizados próximos aos estádios que, inclusive, acompanham as tabelas dos campeonatos para se prepararem.
No Brasil, são dezenas de times em busca de um título nos diversos campeonatos nacionais e internacionais, uma paixão movendo multidões ao longo do ano. Para entender de que forma isso impacta os shoppings, consultamos os empreendimentos que ficam num raio de 2,5 km de um estádio e que recebem as partidas de times com maior número de torcedores no Brasil.
Perto do maior estádio do Brasil


Inaugurado em 1950, o emblemático Estádio do Maracanã fica a menos de um quilômetro do Shopping Tijuca, da brMalls. Com isso, o futebol está no DNA do empreendimento desde sua abertura há 26 anos. “Essa dobradinha com um dos estádios mais conhecidos do mundo já é um clássico para as famílias cariocas. Seja no pré ou pós-jogo, assim como em grandes eventos e shows, o Shopping Tijuca recebe um fluxo maior de clientes, especialmente nas operações de alimentação. As lojas de artigos esportivos também ganham com essa proximidade”, relata Natalia Correia, gerente de marketing do Shopping Tijuca. Durante o período de pico nessas datas, o empreendimento sempre prevê um aumento no número de colaboradores, garantindo a boa operação. Pensando ainda no público torcedor, o Shopping Tijuca oferece um programa de benefícios para os clientes três estrelas por meio do aplicativo.

“Desta forma, em dia de jogos, recebemos um bom número de carros, já que muitos dos nossos clientes dão prioridade para estacionar aqui pela segurança, comodidade e praticidade antes e depois das partidas”, destaca.
Após viverem uma Copa do Mundo e as Olimpíadas, a equipe do Shopping Tijuca adquiriu ainda mais conhecimento em relação aos hábitos de consumo durante grandes eventos esportivos.
“Em época de eventos como estes, as vendas costumam ser mais focadas em artigos oficiais, como camisa da seleção brasileira, bandeiras, bola oficial e álbum de figurinhas, mas, itens como televisores e aparelhos de som podem ter boas saídas, principalmente por conta da Black Friday”, relata. E como o assunto da vez já é Copa do Mundo, o empreendimento inaugurou o Posto de Troca de Figurinhas ainda em agosto.
Segundo Mariana Lobo, gerente nacional de Trade Marketing e Experiência da brMalls, o fato inédito da Copa do Mundo ser disputada em novembro trará mudanças significativas para o calendário varejista. “Isso nos leva a uma estratégia proativa para alavancar as vendas no período, antecipando ações e unindo forças com o movimento da Black Friday e do Natal”, explica. Em setembro, os shoppings da companhia já iniciaram uma série de promoções ‘Compre&Ganhe’ e ‘Compre&Concorra’, cujo apelo são os preparativos para o torneio.

“Por meio de nosso programa de benefícios, vamos sortear televisores, copos, kits de bebidas, entre outros brindes para incentivar as torcidas. O período também traz grandes expectativas para os espaços de troca de figurinhas e vendas de eletrônicos. Em novembro, durante o ‘game time’, a expectativa fica por conta do setor gastronômico dos shoppings, uma vez que as partidas do Brasil acontecerão em horários propícios para almoços e happy hours, permitindo que os lojistas de bares e restaurantes também se beneficiem”, relata Lobo.
Shopping, metrô e estádio
Com a segunda maior torcida do país, o Corinthians joga na Neo Química Arena e o Shopping Metrô Itaquera se organiza operacionalmente para receber um bom fluxo da nação alvinegra, já que está a 1,3 km do estádio, situação similar a do Maracanã. “Para garantir o bem-estar de todos os nossos clientes, operamos com um efetivo extra de segurança. Percebemos ainda um aumento de fluxo nas praças de alimentação do shopping, com demanda maior sobretudo em restaurantes fast-food antes das partidas”, diz Alexandre Bicudo, superintendente do Shopping Metrô Itaquera.

No shopping, há ainda a procura pelas 2,7 mil vagas de estacionamento disponíveis e por itens de vestuário em lojas esportivas. “Embora não tenhamos ativações envolvendo o Corinthians e o shopping, estamos em contato frequente com os dirigentes para cultivar essa relação de proximidade, que é saudável e benéfica para ambos os lados”, relata.
Assim como em outros empreendimentos da Ancar Ivanhoe, ali haverá diferentes ações e ativações para o período da Copa. A primeira do Shopping Metrô Itaquera foi inaugurada em setembro com montagem de uma área destinada àqueles que desejam completar seu álbum. Como o evento acontecerá no mês que antecede o Natal, Bicudo diz que a expectativa é otimista. “Estamos muito animados e confiantes de que a combinação entre Black Friday, Copa do Mundo e Natal tenha um efeito positivo sobre nossas vendas. Projetamos crescer entre 7% a 8% no período. Para chegarmos a esse resultado, estamos trabalhando constantemente para engajar os clientes e, em especial, nossos lojistas, que são parte fundamental desse ecossistema.”
A Copa do Mundo deve impulsionar os resultados do shopping como um todo, mas, principalmente, as lojas especializadas em artigos esportivos e de eletroeletrônicos. “Em nossa operação, podemos destacar a Centauro e a Piticas XP (Arena Gamer), que foram inauguradas recentemente e que devem se beneficiar com esse aumento na movimentação e no consumo durante os meses finais do ano”.
Nas proximidades do reduto tricolor

Quando o São Paulo tem o mando de jogo no Estádio Cícero de Pompeu Toledo, conhecido como Morumbi, é dia da torcida apoiar o time. Já são 42 anos que essa história se repete e faz 28 anos que o Butantã Shopping, do Carrefour Property, acompanha essa trajetória. O empreendimento, localizado em um ponto estratégico da região, a apenas a 2,3 km do estádio, se prepara sempre para receber esse público uniformizado, que chega de carro, ônibus, metrô ou mesmo a pé. “O fluxo aumenta consideravelmente, em torno de 20 a 30%, quando o evento acontece durante a semana. Temos uma sinergia com o pessoal do estádio para entender como está a venda de ingressos. A partir desse termômetro, nos organizarmos em relação à segurança, limpeza e estacionamento, pois temos que estar preparados para receber esse público”, relata a gerente geral do Butantã Shopping, Thaís Tambosi.
Quando a partida acontece à noite, próximo do horário de fechamento do shopping, existe uma triagem no estacionamento e a comunicação de que as garagens estarão fechados já é feita no acesso aos pisos. “Segregamos os veículos que indicam que vão ao jogo ou show em um só pavimento. Isso ajuda a ter assertividade com a distribuição dos efetivos nos postos certos. A limpeza também é reforçada, inclusive, prevendo um maior consumo de insumos sanitários. Há momentos que temos que contratar mão de obra extra para os dias de evento ou fazer remanejamento de escala. Da mesma forma, funciona na segurança.” Como o Butantã Shopping serve também como ponto de encontro, os torcedores utilizam muito as operações de alimentação e os caixas eletrônicos.

Além de acompanhar a agenda do estádio do Morumbi, a gerente geral conta que ações também estão sendo organizadas para a Copa do Mundo: espaço de troca de figurinha e telões para que os torcedores acompanhem os jogos, por exemplo. “Nos horários das partidas do Brasil, fecharemos o empreendimento e quem estiver aqui poderá assistir conosco.”
Dois shoppings do lado

A torcida alviverde lota a Arena Allianz Parque, canta e vibra pelo Palmeiras. Com isso, a zona Oeste paulistana fica tomada por torcedores e, consequentemente, eles circulam pelos dois shoppings vizinhos ao estádio, Bourbon Shopping São Paulo e West Plaza, ambos a poucos metros de distância.

Para receber esse público, Geraldo Carvalho, superintendente do Shopping West Plaza, conta que o efetivo no estacionamento é reforçado. “Alguns jogos chegam a ocupar o total das vagas, incluindo o VIP, que oferece maior conforto aos clientes.”
E os lojistas também se prepararam para um maior fluxo de atendimentos, especialmente as operações de alimentação, o supermercado Carrefour, os cafés e as lojas de esportes. Carvalho conta ainda que existe uma proximidade da equipe do Shopping West Plaza com os dirigentes do estádio. “Nos reunimos para alinhamento e estudamos estratégias que proporcionem melhor atendimento e consequente preparação dos lojistas.”

As ações voltadas para a Copa do Mundo devem interagir com as de Natal no Shopping West Plaza. O que o superintendente pode adiantar é que haverá telões para que os visitantes possam acompanhar.
“Como as partidas acontecem durante o período que antecede as festas, algumas pessoas podem aproveitar o momento para fazer compras com mais tranquilidade, já que durante os jogos, principalmente do Brasil, o movimento deve ser reduzido nas lojas.”
No Bourbon Shopping, que fica na mesma calçada da Arena Allianz Parque, toda a organização relacionada à segurança, à higienização e ao estacionamento é focada na quantidade de fluxo previsto para cada ocasião e de acordo com a quantidade de ingressos vendidos. A programação das equipes de trabalho do shopping se modifica, incluindo a logística de cobertura em pontos estratégicos de acesso ao shopping.

“As definições são fruto de reuniões convocadas pelo Poder Público nas quais acontecem a integração e o alinhamento entre diferentes órgãos e o shopping, garantindo a tranquilidade e o bem-estar de torcedores, moradores e lojistas, que podem planejar suas operações baseadas nos horários e ações previstas e divulgadas em todos os canais de comunicação”, detalha Solange Minassian Scholz, gerente geral do Bourbon Shopping São Paulo.

A presença de torcedores influencia bastante na movimentação geral do bairro e do seu entorno. “O torcedor que frequenta o Bourbon Shopping São Paulo possui temperamento amistoso e, regularmente, a presença é de grupos de familiares, envolvendo desde crianças até idosos. Os locais mais procurados são os cafés, a praça de alimentação e os restaurantes, que ficam lotados antes e depois dos jogos ou shows, conforme a programação e horários dos eventos.”
O estacionamento do empreendimento possui mais de 3 mil vagas distribuídas em cinco pisos, o que permite atender a demanda nestas datas. Solange diz ainda que existe uma grande sinergia entre a equipe de Operações do Bourbon Shopping com a equipe da Arena Allianz Parque, o que os auxilia bastante na administração de todos os eventos com boa comunicação e relacionamento.

“O Bourbon Shopping São Paulo tem vocação para receber um grande público, dado ao seu número expressivo de lojas e infraestrutura completa. As equipes envolvidas nas operações em dias de jogos e eventos são treinadas e preparadas. Assim, mesmo com grande volume de pessoas, as operações dão conta e conseguem administrar o momento, gerando um grande volume de negócios.”
Em terra de santista
O Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, na cidade litorânea de Santos (SP), é onde o Santos gosta de jogar e o adversário sente a pressão. É como um caldeirão, que carrega muita história. A cerca de 2 km dali, fica o Miramar Shopping, que também trata com naturalidade a presença de torcedores. Segundo a gerente de marketing, Mayara Nogueira, em dias de jogos, a rotina não muda muito. “Estamos sempre preparados para atender a todos os clientes da melhor maneira possível. Claro, ficamos sempre na expectativa, pois temos algumas lojas que transmitem os jogos, principalmente os aqui da região.”

Quem utiliza o estacionamento em dias de jogos tem a facilidade de identificar se a vaga está livre ou não. “Isso facilita na hora de chegar, já estacionar o carro e correr para torcer.”
As lojas de artigos esportivos no mix sempre são uma oportunidade que o visitante torcedor pode explorar para conhecer os lançamentos e até mesmo presentear. “Temos muito a situação de presentear um amigo ou alguém próximo com a camisa do time que a pessoa gosta quando está próximo do jogo.
Para a Copa do Mundo, o empreendimento também está com uma expectativa alta e usará o evento como tema de algumas ações.