MAR/ABR 2019 - Edição 223 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Liderança em shopping centers

18 de abril de 2019 | por Paula Andrade
Especialistas destacam características e ações fundamentais para alcançar sucesso no setor
A equipe do Pantanal Shopping reunida. O empreendimento recebeu o Prêmio Abrasce na categoria “Melhor shopping para se trabalhar/GPTW” por três anos consecutivos

O mundo dos negócios está em constante transformação, e isso não é nenhuma novidade. Entre telas de smartphones, equipes distribuídas em vários locais, mas conectadas em tempo real, 24 horas por dia, e consumidores cada vez mais exigentes, os gestores se esforçam para dar o seu melhor e ainda estimular a produtividade dos seus times para manter a clientela satisfeita e as empresas que comandam no topo. No entanto, o que é ser um bom líder? Como exercer com excelência um cargo de direção atualmente? Profissionais bem-sucedidos e estudiosos do assunto revelam caminhos para o êxito.

Comando pelo exemplo

Especialista em treinamento e comportamento humano, a coach Cintia Menegazzo relata que os profissionais brasileiros estão muito interessados no tema liderança, porém ainda não sabem por onde começar. Para ela, saímos da fase do chefe que manda e do funcionário que apenas obedece e partimos para a etapa de aprimoramento de pessoas.
“O que a literatura oferece ainda é muito diferente do que ocorre na prática. Atendo gestores de shopping centers e acho que a maior dificuldade deles é com relação à retenção de talentos. O turnover ainda é bem alto. Entendo que o segmento investe pouco nos funcionários, no que se refere à questão de desenvolvimento”, destaca a coach.
Focar em liderança é uma questão de sobrevivência, principalmente em um espaço tão diverso como o shopping center. “Uma das coisas mais necessárias hoje é entender o mundo em que vivemos e perceber que o líder não é aquele que diz o que fazer, mas, sim, exemplo daquilo que deseja. Ao invés de ter as respostas, ele tem as melhores perguntas”, esclarece Cintia.

Apreço pelas pessoas

Giuliano Bragaglia , superintendente do Pantanal Shopping

Superintendente do Pantanal Shopping desde 2015, Giuliano Bragaglia relata que manter o time inspirado e alinhado, com ótimo clima organizacional e foco nos resultados, é seu maior desafio. Tendo em vista que o empreendimento conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor shopping para se trabalhar/GPTW” no Prêmio Abrasce, por três anos consecutivos, percebemos que o gestor está conseguindo driblar as dificuldades e seguir no rumo correto.
“Acreditamos que pessoas motivadas e felizes transformam o ambiente, gerando resultados, por meio de um clima participativo. Importante citarmos nossos valores: gente que gosta de gente; transparência e flexibilidade. Quanto às ações, considero relevantes: gestão participativa; ambiente inclusivo; universidade corporativa; voluntariado e projetos de sustentabilidade”, descreve Bragaglia, que é engenheiro civil com MBA em Shopping Center Management.
O profissional, que comanda atualmente 207 colaboradores, enfatiza a importância da universidade corporativa e do modelo de gestão descentralizado, que visa empoderar funcionários, dando mais autonomia à atuação de cada um deles.
“A criação da Universidade Abrasce éum movimento importantíssimo para o desenvolvimento do setor, ainda muito carente quanto à formação de profissionais em shopping center. Isso deve valorizar e enriquecer ainda mais os colaboradores”, finaliza.

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