Liderança em shopping centers
Especialistas destacam características e ações fundamentais para alcançar sucesso no setor
O mundo dos negócios está em constante transformação, e isso não é nenhuma novidade. Entre telas de smartphones, equipes distribuídas em vários locais, mas conectadas em tempo real, 24 horas por dia, e consumidores cada vez mais exigentes, os gestores se esforçam para dar o seu melhor e ainda estimular a produtividade dos seus times para manter a clientela satisfeita e as empresas que comandam no topo. No entanto, o que é ser um bom líder? Como exercer com excelência um cargo de direção atualmente? Profissionais bem-sucedidos e estudiosos do assunto revelam caminhos para o êxito.
Comando pelo exemplo
Especialista em treinamento e comportamento humano, a coach Cintia Menegazzo relata que os profissionais brasileiros estão muito interessados no tema liderança, porém ainda não sabem por onde começar. Para ela, saímos da fase do chefe que manda e do funcionário que apenas obedece e partimos para a etapa de aprimoramento de pessoas.
“O que a literatura oferece ainda é muito diferente do que ocorre na prática. Atendo gestores de shopping centers e acho que a maior dificuldade deles é com relação à retenção de talentos. O turnover ainda é bem alto. Entendo que o segmento investe pouco nos funcionários, no que se refere à questão de desenvolvimento”, destaca a coach.
Focar em liderança é uma questão de sobrevivência, principalmente em um espaço tão diverso como o shopping center. “Uma das coisas mais necessárias hoje é entender o mundo em que vivemos e perceber que o líder não é aquele que diz o que fazer, mas, sim, exemplo daquilo que deseja. Ao invés de ter as respostas, ele tem as melhores perguntas”, esclarece Cintia.
Apreço pelas pessoas
Superintendente do Pantanal Shopping desde 2015, Giuliano Bragaglia relata que manter o time inspirado e alinhado, com ótimo clima organizacional e foco nos resultados, é seu maior desafio. Tendo em vista que o empreendimento conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor shopping para se trabalhar/GPTW” no Prêmio Abrasce, por três anos consecutivos, percebemos que o gestor está conseguindo driblar as dificuldades e seguir no rumo correto.
“Acreditamos que pessoas motivadas e felizes transformam o ambiente, gerando resultados, por meio de um clima participativo. Importante citarmos nossos valores: gente que gosta de gente; transparência e flexibilidade. Quanto às ações, considero relevantes: gestão participativa; ambiente inclusivo; universidade corporativa; voluntariado e projetos de sustentabilidade”, descreve Bragaglia, que é engenheiro civil com MBA em Shopping Center Management.
O profissional, que comanda atualmente 207 colaboradores, enfatiza a importância da universidade corporativa e do modelo de gestão descentralizado, que visa empoderar funcionários, dando mais autonomia à atuação de cada um deles.
“A criação da Universidade Abrasce éum movimento importantíssimo para o desenvolvimento do setor, ainda muito carente quanto à formação de profissionais em shopping center. Isso deve valorizar e enriquecer ainda mais os colaboradores”, finaliza.