MAI/JUN 2020 - Edição 229 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

A limpeza dos shoppings passa a ter protocolos ainda mais rigorosos com a Covid-19

16 de junho de 2020 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Com a crise sanitária, a alta qualidade dos serviços de facilities ganha relevância no combate ao novo coronavírus

Em áreas de alto fluxo de pessoas, os serviços de limpeza e manutenção precisam ser realizados com uma frequência maior e cuidado redobrado. Nesse aspecto, os shoppings sempre foram modelos para a sociedade por estarem sempre muito limpos e organizados. Com a pandemia da Covid-19, esse aspecto exige uma atenção extra e minuciosa das equipes de facilities na limpeza dos shoppings. Por isso, as grandes empresas do setor têm adotado protocolos mais rigorosos para atender o setor de shopping centers. 

A Verzani & Sandrini apresenta uma série de soluções, aposta em alterações nos processos e tem adequado os procedimentos com foco na higienização e desinfecção. Além dos treinamentos das equipes, elaborou um manual com diversas orientações. Pois, a rotina de limpeza, principalmente em superfícies com grande contato de mãos, precisa ser realizada com maior frequência. Além disso, requer aplicação de técnicas específicas para a remoção da sujidade visível e redução ou destruição dos microrganismos patogênicos.

Serviços prestados pelo setor de facilities na limpeza dos shoppings após Covid-19 - Revista Shopping Centers

De acordo com Rodrigo Lucca, diretor executivo da Verzani & Sandrini Serviços da região metropolitana de São Paulo, as equipes receberam orientações para evitarem a contaminação. Também passaram a utilizar equipamentos extras de segurança, como luvas e calçados de borracha e óculos de proteção. 

Foram distribuídos, ainda, EPIs complementares, como macacão para pulverizar grandes áreas ou vestiários, máscaras descartáveis N95 e PFF2, luvas descartáveis, face shield (proteção facial) e filtros. Para profissionais das áreas de segurança, recepção e brigada, entregaram máscaras de tecido. “Além disso, disponibilizamos termômetros para a medição de temperatura de colaboradores e clientes que pretendem acessar o estabelecimento”, diz Lucca.

A Vivante também tomou diversas medidas para proteger seus colaboradores, como a aquisição de máscaras, luvas, álcool gel, termômetros para aferição da temperatura na chegada ao trabalho, além de reforço nos treinamentos específicos, de acordo com a nova realidade, para minimizar o risco de contaminação. 

“Para nossas operações, estamos revisando todos os procedimentos operacionais padrão, adequando as recomendações da Anvisa e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Focamos, principalmente, no sistema de ar condicionado e na limpeza. Essas constantes revisões têm o objetivo de proteger os colaboradores e os clientes”, Renata Dutra, diretora comercial da Vivante.

Ambiente seguro

O efetivo das equipes da Vivante também deve aumentar com a retomada gradativa do público em cada empreendimento. Isso acontece, pois, a limpeza passa a ser feita ainda com mais frequência em áreas como corrimões de escadas rolantes e fixas, elevadores, mesas e cadeiras nas praças de alimentação, pisos e demais áreas de maior circulação. 

“Acreditamos que, ao encontrar ambientes limpos e colaboradores em ações de higienização, os clientes se sentirão mais seguros para frequentar e retornar aos shoppings. Vamos garantir que nossa equipe utilize e troque com a devida frequência máscaras e luvas e use os produtos corretos para a desinfecção dos ambientes”, reforça Renata. 

Segundo Lucca, a busca por novas soluções oferece maior segurança para todos. “Em alguns estabelecimentos, instalamos um sistema de avaliação dos nossos serviços por meio de QR Code, em que poderão sinalizar o grau de satisfação.”

Entre os equipamentos, a Verzani & Sandrini tem UVtrolley, uma unidade móvel para desinfecção de ambientes e superfícies que utiliza luz ultravioleta. O equipamento pode descontaminar superfícies de ambientes inteiros, como hospitais, escritórios, banheiros, transportes coletivos etc. Tem colocado ainda totens de álcool em gel nos acessos dos estabelecimentos sem a necessidade de contato manual. “Eles possuem um sistema de acionamento via pedal que evita o contato e, com isso, reduz ainda mais os riscos de contágio”, explica Lucca. 

Limpeza nos shoppings após Covid-19 - Revista Shopping Centers

Recomendações da Abrasce

A entidade elaborou o Protocolo de Operação após Reabertura dos Shoppings e se baseou em modelos internacionais e no Comitê de Operações da Abrasce. Segundo o presidente Glauco Humai, o material tem o objetivo de contribuir para a higienização correta dos ambientes e a retomada segura e organizada das operações. Está disponível no site da associação.

Serviço terceirizado

A maioria dos shoppings prefere terceirizar os serviços de facilities porque há uma série de benefícios. Segundo Gauthama Nassif, diretor de Mercado e Inteligência do Grupo Verzani & Sandrini, ao fazer essa escolha, as administradoras de shopping centers podem focar exclusivamente no core business. Dessa forma, deixando, nas mãos de especialistas, as atividades que lhes pertencem, tais como limpeza, segurança, gestão de estacionamento, recepção, portaria, jardinagem, entre outros.

“Para que a contratação nesse modelo seja bem-sucedida caberá à administradora escolher uma empresa que, de fato, tenha domínio das atividades que presta. Caso contrário, correrá o risco de enfrentar mais dores de cabeça e dificuldades do que teria se mantivesse essas equipes como orgânicas”, alerta. 

Renata destaca ainda que a terceirização do facilities traz uma série de benefícios. Entre eles, previsibilidade orçamentária, diminuição de custos e riscos, transparência operacional e de custos, eficiência e, principalmente, conforto e saúde dos consumidores. 

“Ao transferir a gestão de facilities para as empresas especializadas, o shopping reduz o quadro orgânico assim como os custos a médio e longo prazo e pode focar no atendimento ao cliente”, complementa Maura Souza, gerente operacional da Gocil. 

Nassif Gauthama Diretor de mercado e inteligência Verzani e Sandrini - Revista Shopping Centers
“A empresa de facilities tem o papel de criar condições que favoreçam, simplifiquem e contribuam com os processos de gestão dos contratantes. Mas, isso só será possível se, de fato, for plenamente habilitada e comprometida com os serviços que oferece”,
Gauthama Nassif.
Renata Dutra diretora comercial da Vivante - Revista Shopping Centers
Renata Dutra, diretora comercial da Vivante

Evolução 

Nos últimos anos, o mercado de facilities tem assumido uma posição estratégica nos empreendimentos, além de passar por grandes transformações com o avanço da tecnologia.

“As mudanças nas rotinas de manutenção, conservação e limpeza ocorrem por meio da mecanização e da utilização de softwares de gestão e operação. Tudo prevendo a aplicação e a integração com QR Codes e sensores de IoT (Internet das Coisas) em equipamentos e ambientes”, explica Renata. 

Estas inovações permitem o recebimento de informações em tempo real de tudo que está sendo executado. Com isso, há mais transparência no processo de gestão e na mensuração do grau de satisfação dos facilities. “Como resultado, ganha-se mais eficiência e redução de custos, uma vez que possuem indicadores que permitem tomadas de decisões mais assertivas”, reforça a diretora comercial. 


Maura Souza Gerente Operacional Gocil - Revista Shopping Centers
Maura Souza, gerente operacional da Gocil

Segundo Nassif, esse segmento está mais consolidado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, há um crescimento de empresas que optam por terceirizar os serviços que não são especializados para focar, exclusivamente, no que sabem fazer. Isso traz um impacto positivo para os negócios, pois otimiza o tempo dos profissionais envolvidos com a tomada de decisões. “A tendência, portanto, é que cada processo se torne mais bem pensado, planejado, desenvolvido e executado.

Dessa forma, é possível preservar vidas, patrimônios e ambientes, minimizando os desperdícios e o impacto ambiental”, ressalta o diretor de mercado e inteligência. 

De acordo com Maura, o grande desafio é mesclar todas as possibilidades –atendimento com pessoal treinado, material de boa qualidade, mecanização de processos, acompanhamento das atividades em tempo real e retaguarda administrativa.

Time próprio

Quando o shopping opta por uma equipe orgânica, a carga de trabalho dos tomadores de decisão aumenta, pois precisam supervisionar, controlar e acompanhar os trabalhos. “Além disso, há o cumprimento de todos os encargos trabalhistas relacionados a cada uma das atividades (limpeza, segurança, portaria etc.), que precisam ser rigidamente atendidos pelo shopping center – e que deixam de ser sua responsabilidade quando contrata uma empresa de facilities”, destaca Nassif. 

Fora isso, geralmente, o custo-benefício do orgânico é inferior, já que as falhas operacionais são mais comuns e acabam se transformando em prejuízo para o shopping center. Há ainda os altos índices de turnover e absenteísmo, que caracterizam o setor de serviços. “A ausência ou saída de um único profissional compromete a qualidade e a eficiência da operação, além de gerar prejuízos diretos e indiretos. Quando o empreendimento contrata uma empresa séria de facilities, ela se prepara para prevenir e evitar tais problemas”, relembra o diretor da Verzani & Sandrini. 

Conheça mais sobre algumas empresas do segmento

Líder de mercado

Responsável por mais de 205 operações, o que representa mais de 30% do total no país, a Verzani & Sandrini está presente em 25 estados. A empresa oferece serviços, como limpeza e conservação, segurança patrimonial e eletrônica, gestão de estacionamentos, manutenção de ativos, jardinagem e paisagismo. Além disso, profissionais especializados e amplamente capacitados ao desempenho de atividades como portaria, recepção, bombeiro civil etc. 

“Vale lembrar que esses serviços são oferecidos de maneira global e integrada, gerando sinergia em prol de melhores resultados”, diz Nassif. Além disso, a companhia preza pelo treinamento e capacitação de todos os colaboradores e ainda investe em tecnologia e inovação. 

Na vanguarda do segmento, tem o Namoa Digital. A tecnologia permite avaliar, de maneira mais precisa, a qualidade da atuação da liderança, o que tem impacto direto na qualidade dos processos de limpeza. “Possuímos ainda o sistema operacional Gestão à Vista. Ele é aplicado de maneira customizada aos contratos e que permite um maior controle das áreas assim como a verificação constante dos checklists.”

Especialista em shopping centers

Presente em mais de 50 shoppings, a Vivante tem um market share de 10%. A empresa oferece serviços de manutenção predial, elétrica, mecânica, sistemas de incêndios, brigada de incêndio, sistemas de ar condicionado, monitoramento e gerenciamento de energia, conservação e limpeza, jardinagem, recepção e telefonia, controle de acessos, serviço de apoio administrativo, entre outros. 

“Nosso principal diferencial é o investimento constante em inovação, baseado em um amplo projeto de transformação digital. Atualmente, isso tem acontecido nas rotinas de manutenção com o uso de dispositivos e tecnologias de IoT. Com isso, obtivemos resultados positivos no aumento da eficiência nos processos de monitoramento, diagnóstico e manutenção. Também realizamos investimentos contínuos na capacitação e seleção de colaboradores qualificados”, relata Renata.

Personalização

Presente em 29 shoppings, a Gocil oferece diversos serviços de facilities como limpeza, manutenção, jardinagem, monitoramento, vigilância, portaria, controladoria de acesso, recepção, brigada, entre outros. Segundo a gerente operacional, entre os diferenciais da empresa, destacam-se o atendimento personalizado, a estrutura, o treinamento e a capacitação dos colaboradores, além do uso de materiais e equipamentos de boa qualidade e o respeito às condições contratuais. A gestão de serviços é outro ponto forte, realizada em campo por meio de visitas constantes de profissionais da companhia.

Fornecedores

Conheça alguns produtos e serviços de nossos fornecedores parceiros que podem ajudar o seu shopping na volta das operações:

 

  • GOSTOU? COMPARTILHE: