JAV/FEV 2019 - Edição 222 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Projetos inteligentes de climatização estão na mira dos shoppings

18 de março de 2019 | por Claudia Dino
Gestão do consumo de energia em ar-condicionado é cada vez mais estratégica para o setor
Equipamentos ultramodernos, como o chiller YORK® YZ, compõem os projetos de climatização atuais e contribuem para poupar energia

Investir em equipamentos e nas últimas tendências relacionadas a sistemas de ar condicionado nunca foi tão importante. Estudos mostram que modelos ultrapassados podem ser responsáveis por até 60% do consumo de energia dos empreendimentos. Centros de compras em dia com o que há de mais moderno e automatizado no mercado têm redução significativa de gastos e retorno de investimento em curto prazo. Por isso, os malls mais antigos e aqueles que estão em fase de expansão buscam atualizar seus projetos de eficiência energética.

Cristiano Brasil, coordenador de Engenharia de Aplicação da Midea Carrier, destaca o amplo portfólio da empresa, desde a linha de fancoils e rooftops para cinemas aos resfriadores de líquidos para as centrais de água gelada. A companhia atende há mais de 20 anos o Shopping Metrô Tatuapé e o Iguatemi Shopping, ambos em São Paulo (SP), e frisa como cases de sucesso a instalação de chillers modelo 23XRV no Canoas Shopping, Bangu Shopping, Natal Shopping e Salvador Norte Shopping. Analisado por um órgão americano durante 14 meses, esse tipo de equipamento demonstrou ser 11% mais eficiente do que outras tecnologias. “Cada vez mais o mercado brasileiro tem amadurecido ações de sustentabilidade e eficiência energética, e o setor de shoppings não é diferente. Temos trabalhado fortemente com nossos clientes na disponibilização de ferramentas de engenharia, realização de estudos de eficiência, cálculos de retorno de investimento e, é claro, no fornecimento de soluções.”

Segundo João Antoniolli, coordenador de aplicação de produtos HVAC da Johnson Controls – Hitachi, uma forte tendência é o uso de chillers magnéticos. Esse modelo é reconhecido pelo seu baixo impacto ambiental, pois não necessita de lubrificantes e tem menor nível de ruído e fluido refrigerante. “Se comparado aos tradicionais, que utilizam óleo e velocidade fixa, o chiller YORK® YZ oferece até 35% de economia anual de energia e usa 80% a menos de peças móveis, resultando maior eficiência e manutenção reduzida”, afirma.

Redução de gastos

Os sistemas de automação tornam mais eficiente a forma de controlar o gasto energético. Segundo o diretor comercial da Recomservice, Fabio Moacir Korndoerfer, em projetos de retrofit, quando não há troca de componentes como chillers e bombas, e acontece somente a implementação de um bom sistema de automação, é possível obter até 40% de economia e alcançar retorno do investimento em 12 meses. “Os sistemas de automação do ar-condicionado necessitam ser flexíveis e adequados a uma operação dinâmica do próprio shopping. Para atingir economia máxima, é preciso ter um sistema de automação muito bem ajustado e supervisionado, além de chillers com boa performance e manutenção adequada”, completa.

Os complexos comerciais podem acelerar a implantação de sistemas para conter despesas, entretanto, um entrave é a ausência de infraestrutura preparada para a automação. De acordo com João Paulo Oliveira, diretor de Serviços da Johnson Controls, ainda que seja necessário ter um gasto inicial bem maior ao realizado pelos shoppings novos, vale a pena fazer as adaptações para conquistar melhor gestão dos ativos, facilitar a manutenção e prevenir falhas. O especialista garante que é melhor dar prioridade à automação do sistema de ar condicionado central, principalmente à central de água gelada. “O principal destaque é a conscientização de que a automação ajudará não só na redução imediata como também na manutenção dos menores níveis de energia. Assim, é possível enxergar a automação como um investimento, e não como um custo. Oferecemos uma solução integrada de diversos sistemas, além da automação como sistemas de detecção de incêndio, segurança como Intrusão, CFTV e controle de acesso e sonorização”, acrescenta.

Soluções globais e customizadas

Líder mundial em serviços de eficiência energética, a Engie Brasil realizou o projeto de climatização do Aracaju Parque Shopping, empreendimento a ser inaugurado em breve na capital sergipana e que apresentará redução de 15% no consumo de energia elétrica. “Usamos um sistema de ar condicionado de 1.800 TF de refrigeração composto por três chillers de 600 TR e um tanque de termoacumulação de 2.300 m3, conta Mateus Amorim, CEO de gestão de climatização da Engie.

O novo conceito de gestão funciona por meio de contrato BOT (Build, Operate & Transfer). Assim, a empresa fica responsável pelo fornecimento e instalação dos equipamentos, pelo financiamento das instalações, pela operação e pela manutenção dos sistemas. Ao final do prazo do contrato, que é entre 10 e 15 anos, é feita a transferência do ativo, sem qualquer custo adicional para os proprietários dos shoppings. Esse modelo permite, segundo Amorim, previsibilidade de gastos e garantia de eficiência energética.

E não param de surgir novidades, demostrando que reduzir o gasto energético é estratégico para o setor. Exemplo disso é que, a partir desse ano, a Johnson Controls oferecerá serviços de armazenamento de dados que podem ser acessados remotamente. As soluções em nuvem são uma outra tendência de negócios. Os chamados Cloud Services permitem que os gestores tenham acesso a relatórios mensais, com possibilidade de rateio de energia entre lojistas, aprimorando, assim, o gerenciamento dos empreendimentos.

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