Operações de autoatendimento se popularizam nos shoppings
Seja por meio de aplicativos, terminais de mesa ou totens, a modalidade traz diversos benefícios para empreendimentos e, claro, para o cliente
Primeiro, foram os totens de pagamento de estacionamento, depois, alguns caixas de supermercado e o cadastro de notas fiscais para promoções. Aos poucos, o autoatendimento foi se tornando mais presente no cotidiano dos brasileiros que frequentam shopping centers.
Mas, o que começou como um movimento tímido, ganhou força com a chegada da Covid-19. Assim como outras tendências tecnológicas, essa ferramenta está cada vez mais popular nos empreendimentos. Além dos exemplos já citados, a novidade é a sua multiplicação pelas praças de alimentação país afora.
Entre as vantagens dos pagamentos por autoatendimento, estão a diminuição de custos operacionais e melhor agilidade no atendimento ao cliente. Já para os consumidores, os benefícios são menos tempo na fila e mais proteção contra o coronavírus, uma vez que há diminuição no contato com funcionários.
Ferramenta em ascensão
O autoatendimento ganhou relevância em muitas operações do varejo nos últimos meses – por meio de aplicativos, terminais de mesa ou totens. Segundo Aline Furlaneto, head de vendas da Goomer, com a pandemia, houve uma verdadeira corrida para a digitalização de varejistas. “Os próprios consumidores estão mais abertos a testar tecnologias. Isso acaba tornando o momento ideal para novas soluções digitais, que visam a melhoria na experiência de consumo e a evolução da estratégia omnichannel”, diz.
De acordo com Rafael Rauber, diretor comercial da Videosoft, o autoatendimento vem se mostrando uma ferramenta muito dinâmica e com resultados fantásticos em shoppings e no varejo. A automatização do pagamento de estacionamentos foi a precursora desta experiência em shoppings. Atualmente, as possibilidades são as mais diversas: totens multisserviços para pagamentos de contas, estacionamento, cupons de desconto, pedidos de restaurantes e até mesmo vitrine infinita.
“Além de ser prático, reduz filas, diminui custos operacionais, proporciona aumento de receitas com ofertas ainda não exploradas pelos canais. Também oferece mais comodidade e traffic de consumidores pelas dependências do shopping”, ressalta Rauber.
Marina Araujo, diretora comercial da Meep, afirma ainda que otimiza a gestão do caixa, já que não exige a necessidade de conferência no final do dia por ser automática. “Melhora também a gestão do estabelecimento, pois os pedidos são gerenciados pelo próprio cliente e enviados diretamente a produção. A agilidade desta comunicação gera aumento das vendas e da satisfação do cliente final. Além disso, reduz o contato físico entre funcionários e clientes, proporcionando um atendimento mais seguro no contexto atual”, reforça.
Aline cita alguns clientes que tiveram bons resultados com a adesão aos equipamentos da Goomer. “No Gendai, do Shopping Praia Mar, houve uma diminuição de filas no horário de pico, atendendo mais clientes em um menor espaço de tempo e as vendas sugestivas dispararam. Marcas do Grupo Trigo, como Lebonton e Spoleto, conseguiram agilizar o tempo de cada pedido e aumentar o ticket médio por oferecer produtos opcionais no momento certo.”
Marina acredita em uma mudança da experiência nas praças de alimentação dos shoppings com os totens e exemplifica: “Ao optar por restaurantes diferentes, uma família com quatro pessoas enfrenta quatro filas. O terminal de autoatendimento permite a compra nos quatro restaurantes de uma só vez com um único pagamento e emissão dos quatro cupons fiscais, o que ainda reduz drasticamente os custos.”
Na Videosoft, que atua em diversas verticais do varejo, foi possível notar uma demanda maior pelo autoatendimento em alguns setores depois da pandemia. “Os totens de pagamento de faturas e crediários proporcionaram que muitos de nossos clientes mantivessem o setor financeiro aberto, recebendo pagamentos em totens estrategicamente instalados em locais de acesso permitido, ou até mesmo do lado de fora das lojas”, conta.
Limpeza
Para realizar um pedido, o usuário precisa tocar na tela. Com isso, os totens passaram a ser higienizados com mais frequência e isso se tornou uma preocupação de todas as marcas. Além disso, avisos instalados no equipamento lembram o usuário da importância de higienizar as mãos antes e depois da operação. Essa conscientização é fundamental. Com a pandemia, totens de álcool em gel passaram a ser acoplados nos próprios totens ou instalados ao lado deles.
Na hora do pagamento, esses equipamentos também permitem o uso de carteira digital e pagamentos por aproximação de cartões, smartphones e smartwatches, evitando o toque. É o caso dos produtos da Videosoft. “Os meios de pagamentos digitais e por QR Code já estavam crescendo muito antes da pandemia e, nesta retomada, estão sendo ainda mais importantes. Os totens da Goomer são integrados com o pagamento via QR Code do Mercado Pago, entre outros”, conta Aline.
As soluções da Meep estão interligadas ao aplicativo da Meep, que permite o usuário visualizar os produtos, efetivar o pedido e efetuar o pagamento, podendo ser usado no delivery ou próprio estabelecimento. “Um grande diferencial é a possibilidade de ter a praça de alimentação dentro do aplicativo. O cliente seleciona, por exemplo, o shopping e todas as lojas presentes nos shoppings são exibidas, podendo o cliente escolher produtos de todas elas e efetuar um único pagamento”, destaca a diretora comercial.
Nova experiência de compra do Grupo Tacla
O Tacla Labs, centro de inovação do Grupo Tacla Shopping, tem observado essas novas tendências. Por isso, firmou uma parceria com a ConnectPlug para implementar um projeto de autoatendimento para as operações. O Palladium Shopping Center Curitiba foi o primeiro a receber os totens Aqui Podi. Com isso, o cliente só precisa ir até o balcão para retirar o pedido, o que proporciona uma experiência ainda mais segura diante do atual momento.
Segundo Cida Oliveira, diretora de marketing do Grupo Tacla Shopping e gerente de marketing do Palladium Shopping Center Curitiba, a adesão pelo autoatendimento tem sido muito boa. “Mesmo em horário fora de pico, vemos muitos clientes optando pelos totens. Assim, podem acessar um universo mais amplo das operações de gastronomia, ver com mais clareza todos os cardápios e ter uma nova experiência com restaurantes.”
Os estabelecimentos que já oferecem esse serviço também estão inseridos na plataforma Aqui Podi. “Há totens espalhados por vários corredores do shopping, não apenas na praça de alimentação. Por isso, conseguimos atingir todos clientes que estão fazendo compras e querem agilizar um pedido. Essa é uma vantagem para quem já tem seus próprios totens de atendimento”, reforça Cida. O objetivo do Grupo Tacla é levar essa tecnologia para todos os empreendimentos.
“O Palladium Shopping Center Curitiba tem mais de 30 opções de gastronomia e, pelo menos, 20 estão no cardápio no Aqui Podi. Outros estão em processo de adesão.”
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