JUL/AGO 2021 – Edição 236 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Cashback na jornada do consumidor

10 de agosto de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
A política de ganhar dinheiro de volta se tornou uma importante ferramenta de compra e venda

Compre e receba de volta parte do dinheiro. Esse é o cashback que conquistou os consumidores brasileiros e vem ganhando cada vez mais relevância nas compras, especialmente com o aumento das vendas pelos e-commerces desde o início da pandemia. O benefício se tornou ainda uma ferramenta estratégica das empresas para capturar clientes nessa jornada. Confira como funciona essa política.

Direto na conta bancária

Com uma base de mais de 16 milhões de contas abertas e 7,1 milhões de usuários ativos, a plataforma digital Méliuz tem mais de 800 parceiros no e-commerce, além de indústrias que trabalham com ações que recompensam os consumidores via nota fiscal e os players envolvidos em serviços financeiros. A proposta de oferta de cashback é confiável e simples. Segundo Túlio Braga, diretor de Desenvolvimento de Negócios, o Méliuz é comissionado por meio da atribuição de venda e parte dessa comissão paga o cashback, ou seja, é um investimento por performance. 

Cashback na jornada do consumidor Túlio Braga Méliuz - Revista Shopping Centers
Túlio Braga, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Méliuz

“Tem a premissa do ganha-ganha-ganha, onde todos os envolvidos no processo têm benefícios: os clientes, que recebem parte do valor da compra de volta, as lojas, que aumentam as vendas sem depreciar o valor do produto e ainda têm a oportunidade de reforçar a presença de marca junto aos clientes, além de atrair novos compradores por meio dos nossos canais de divulgação, e o Méliuz, que fica com parte do dinheiro investido pelas lojas”, detalha. Como as operações pagam apenas sobre as vendas geradas na plataforma, é um investimento seguro e atrelado aos ganhos. Para um parceiro se cadastrar, não existe custo algum. 

A empresa ainda oferece cupons de desconto, que já são mais conhecidos do consumidor. Os usuários podem combinar os dois benefícios: cashback ofertado pelas lojas mais cupons disponíveis na plataforma. “Quem tem a extensão do Méliuz instalada no navegador conta, inclusive, com um aplicador de cupons automático para auxiliar na busca por códigos válidos para aquela compra e cumulativos com o nosso cashback”, conta.

A empresa ainda é parceira da B2W, grupo que controla o e-commerce das Americanas, do Submarino e do Shoptime, e, em razão disso, os benefícios do Méliuz e da AME Digital são acumulativos. “Para receber o dinheiro de volta, o usuário precisa estar cadastrado na plataforma, iniciar sua compra pelo site ou app do Méliuz, ativar o cashback e fazer a compra, normalmente, no site da loja, que será aberto automaticamente. Depois, basta usar o Ame Digital como meio de pagamento para que os dois benefícios estejam ativados”, explica Braga. 

A principal diferença da plataforma Méliuz é que o usuário recebe o cashback direto na conta corrente ou poupança, para gastar onde quiser. A empresa ainda pretende expandir a oferta de serviços financeiros e, em breve, deverá lançar uma ação que irá possibilitar a doação de parte do cashback recebido para um programa de formação de jovens carentes, que o Méliuz mantém.  

Saldo para novas compras

Desde 2018, a Ame Digital vem revolucionando a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro com um meio de pagamento fácil de usar e repleto de benefícios. Apenas no primeiro trimestre desse ano, a plataforma registrou um crescimento de 350% em comparação a 2020, um volume de transações de R$ 5,1 bilhões e mais de 19 milhões de downloads. Assim que foi lançada já tinha a marca Americanas como o principal diferencial, com mais de 48 milhões de clientes ativos e com um tráfego de 4,6 bilhões de visitas ao ano em lojas e sites da companhia. 

A empresa está presente no site, aplicativo e em mais de 1700 lojas físicas da Americanas e também nas plataformas das marcas Submarino, Shoptime e Sou Barato e ainda soma mais de 3 milhões de sites e lojas no país. 

Cashback Ame Digital - Revista Shopping Centers

Para realizar compras ou efetuar pagamentos, o usuário cria uma conta digital gratuita, sem anuidade e taxas de ativação ou de manutenção. Além destes benefícios, a Ame Digital tem ainda como um grande atrativo a política de cashback, que se consolidou como uma forma inteligente de oferecer descontos e fidelizar clientes. O benefício possibilita ao consumidor utilizar o saldo em novas compras e gera aumento de frequência e de crescimento dos estabelecimentos que adotam a plataforma como meio de pagamento. Além disso, o cashback não expira e é acumulativo. 

É possível fazer depósitos (boletos, pix ou transferência bancária) diretamente nas lojas físicas da Americanas. No super app Ame Digital, são mais de 70 funcionalidades disponíveis como pagamentos de contas e boletos bancários, recargas de celular, solicitações de empréstimo, contratação de seguro e até mesmo pedidos de táxi, inclusão de saldo no iFood, compras de supermercado e doações para 150 instituições parceiras. 

Em breve

Os totens de autoatendimento têm sido cada vez mais buscados em praças de alimentação porque, além de reduzirem custos operacionais, também agilizam o atendimento ao cliente, evitam filas e oferecem mais proteção contra o coronavírus.

Cashback na jornada do consumidor Bruna Reis Meep - Revista Shopping Centers
Bruna Reis, gerente de marketing da Meep

A Meep oferece esse serviço e, em breve, vai incluir a novidade de cashback. “Com mais de 1200 estabelecimentos cadastrados e 500 mil clientes ativos de pessoas físicas, além de pessoas jurídicas, a empresa pode ativar o cashback por meio do cadastro do CPF do consumidor, assumindo essa política independentemente do restaurante”, explica Bruna Reis, gerente de marketing da Meep. 

Em breve, essa proposta de cashback também estará disponível para o usuário final no aplicativo, que será lançado ainda no segundo semestre deste ano. “Além das diversas soluções disponíveis, a Meep tem como grande diferencial um sistema de gestão completo e integrado com acesso em tempo real com controle financeiro, fiscal, compras e estoque”, explica Bruna. 

Presente nas cinco regiões do país e com mais de 2 milhões de pedidos realizados por mês, são soluções fáceis de ser implantadas no varejo com a alternativa de inserir o cashback, que se tornou o queridinho do consumidor brasileiro. São várias alternativas disponíveis e cada vez mais utilizadas para conquistar os clientes.

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