Como os softwares de gestão ajudam a atender às normas da LGPD
Confira as vantagens e alguns produtos já formatados para isso
Os shoppings tiveram dois anos para se adequar às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18 de agosto de 2020. São diversas normas que definem como os dados devem ser coletados, guardados e tratados, sendo necessário primeiramente ter o consentimento do titular. Para ajudar nesse processo, os softwares de gestão ajudam a atender o que a Lei exige e têm ajudado o setor.
Segundo Patrick de Almeida Fernandes, diretor executivo e de relação com investidores da NAPP Solutions, esses softwares de gestão têm auxiliado as empresas em diversas frentes.
Desde o mapeamento das informações, identificação dos riscos, até o desenvolvimento de um plano de ação adequado à LGPD.
Dessa forma, evita que os dados sejam usados de maneira ilícita, o que pode ocasionar, inclusive, penalidades à companhia.
“Grande parte dos softwares de gestão já conta com desenvolvimento nativo para atender aos requisitos mais importantes, como, por exemplo: nível de acesso, consentimento e compartilhamento de dados”, conta.
Ter total controle sobre os dados é uma premissa básica para adaptação à Lei em qualquer empreendimento.
“Um software de gestão tem que trazer segurança, confiabilidade e transparência no armazenamento. Ao conseguir isso, pode transferir esses mesmos valores aos seus clientes. Acreditamos que os shoppings irão se adequar muito bem à LGPD, pois não precisam de dados sensíveis. Mesmo possuindo uma base grande de clientes, eles conseguem entregar muitos benefícios e conforto”, diz Danilo G. Baio, segurança da informação da CRMall.
Cláudio Netto de Souza, gerente de customer success do Studio VS, reforça que os softwares de gestão possibilitam a administração centralizada dos dados com segurança.
Além disso, ainda eliminam ou reduzem os custos de investimentos técnicos para adequação à LGPD.
“A base unificada de informações agrega alto valor ao negócio com baixo risco, uma vez que a manutenção fica restrita a um número seleto de usuários dentro da organização. Torna mais fácil a tarefa de adequar os processos de manutenção e descarte dos dados de pessoais, uma exigência da LGPD”, frisa.
De acordo com Leonardo Hermeto da Costa Mendes, head da unidade de negócio shopping da Group Software, esses sistemas reduzem drasticamente o tempo e os custos e ainda tornam controles de segurança mais efetivos. Mas é preciso que eles enderecem alguns pontos básicos, como controle de acesso dos usuários e o log de auditoria.
“Com estes processos, apenas usuários autorizados acessam os dados pessoais. Também há como rastrear quem fez o que, desde uma simples consulta até o manuseio destes dados. Além disso, é importante que a plataforma indique com facilidade onde armazena qualquer dado pessoal assim como as funcionalidades de manuseio, armazenamento e consulta”, explica Mendes.
Produtos
O Sistema VS|Gestão, assim como os demais sistemas que compõem a solução integrada do Studio VS, são dotados de segurança interna, criptografia de código, logins e perfis de acesso. O conjunto desses mecanismos, configurados pela área cliente e com o suporte da empresa, tornam as soluções aderentes à LGPD. Também não precisam de ajustes personalizados – utilização dos dados sensíveis já é autorizada automaticamente por ocasião da assinatura dos contratos de locação comercial. “Todavia, há uma necessidade de segurança em relação ao armazenamento desses dados. Isso nos direciona para gerarmos soluções criptografadas, como, por exemplo, dos dados de pessoas físicas na base de dados”, explica Souza.
CRMall também dispõe de dois produtos que auxiliam os shoppings na adequação à LGPD. “O aplicativo Prizor para celulares iOS e Android foi totalmente remodelado. Ele salva informações das pessoas apenas nos seus próprios dispositivos. Desta forma, quando o cliente participa de uma campanha promocional, o aplicativo apenas compartilha os dados necessários. Esse trabalho começou no início de 2019 e ficou disponível esse ano”, detalha Baio. Com isso, agora, qualquer shopping pode embutir essas funcionalidades do aplicativo Prizor (por SDK) em seus próprios aplicativos e obter todos os recursos e experiência nesse tipo de campanha ou apenas usar o aplicativo.
A empresa oferece ainda ferramentas de CRM (Customer Relationship Management). Entre os benefícios estão controle por listas de acesso em todos os módulos, auditorias e diversas soluções para prover a segurança dos dados. “Acreditamos muito nessa dupla de sistemas quando pensamos em clube de relacionamento, eventos, campanhas promocionais, controle de SAC, fraldário e demais funcionalidades que um shopping utiliza”, complementa Baio.
Todos os sistemas da CRMall são modulares em relação à LGPD, com opções para cadastro de múltiplos consentimentos (personalizados), apresentados aos clientes na hora do cadastro de uma campanha promocional. “Isso tudo deixa o processo o mais transparente possível e configurado da forma que o shopping e o jurídico solicitarem”, pontua Baio.
Já a Group Software tem o Abas, uma solução que contribui muito, principalmente, com o fluxo de atendimento às requisições dos titulares de dados. “Essa é uma das atividades que tomarão mais tempo das empresas a partir de agora: responder aos titulares que queiram saber onde seus dados estão sendo usados, ou mesmo solicitar a exclusão deles das bases da empresa”, recorda Mendes.
Todos os sistemas da Group Software estão prontos para serem utilizados em qualquer empreendimento. Pois, sempre atenderam a legislações como o Código Civil e ao Marco Civil da Internet e as atualizações necessárias foram muito pontuais.
A NAPP Solutions desenvolve produtos com regras de negócios para não expor clientes, fornecedores, funcionários e nem mesmo própria empresa, cuja natureza é de enriquecimento e tratamento de dados. Tem ainda a preocupação em manter esse risco mitigado em cada um de seus serviços disponíveis no mercado.
Entre os lançamentos de 2020, trouxe o O2O Platform, que tem conexão direta com Google My Business (PDV), gerenciamento rápido e facilitado do Merchant Center (repositório de produtos/estoque) e automação do Google Ads (controlador de campanhas). Também conta com inteligência artificial, gerando insights de campanhas.
Não se trata de um software de avaliação, impactado pela LGPD, porém, foi desenvolvido dentro das conformidades previstas na Lei. “A plataforma pode auxiliar as lojas e os próprios shoppings a anunciarem seus produtos no Google. Dessa forma, atingindo os clientes que os buscam, sem que tenham algum problema por não estar em conformidade com a LGPD”, explica Fernandes.