SET/OUT 2021 – Edição 237 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Compre on-line, retire nos lockers!

7 de outubro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Com a pandemia, muitos shoppings brasileiros adotaram mais essa forma de entrega, que resulta em conforto para o consumidor e fluxo para o empreendimento

Nos Estados Unidos, Europa e Japão, os lockers já fazem parte da logística de muitas empresas e são mais uma alternativa de método de entrega para o consumidor. No Brasil, o uso dos armários inteligentes ainda é recente, mas ganhou força com a pandemia e mostra força para a expansão e continuidade. 

Lockers Clique Retire Shopping Tamboré - Revista Shopping Centers
Muitos shoppings brasileiros passaram a oferecer mais essa forma de entrega, especialmente com a pandemia. É uma solução que veio para ficar porque oferece uma série de benefícios

Os objetivos para incorporar um locker à operação são distintos, mas todos geram benefícios tanto para o shopping como para quem compra. Alguns usam para aumentar a receita com pontos de atendimento novos, outros reduzem o custo operacional e ainda aqueles que focam exclusivamente na na experiência do usuário. 

Vantagens

Sauer CEO HandOver - Revista Shopping Centers
Sauer, CEO da HandOver
Ricardo Ramos CEO Maxilog - Revista Shopping Centers
Ricardo Ramos, diretor comercial da Maxilog

Segundo o CEO da HandOver, Sauer, o equipamento é um canal extra de entrega e venda. Entre os benefícios está a disponibilidade mesmo no período em que os shoppings não estão em funcionamento, oferecendo ganho na eficiência dos colaboradores em comparação ao serviço de drive–thru, em que o vendedor tem que se deslocar para o estacionamento e aguardar o cliente. Além disso, tem menos risco em uma época de pandemia já que é um processo sem contato. “O sistema pode captar dados de avaliação do cliente, agregar um terminal de validação do estacionamento, somar a opção de ser um guarda-volumes para o recebimento de encomendas em condomínios ou mesmo no controle de ativos”, diz Sauer.

Os lockers também são usados como um facilitador para as empresas de logística, pois passaram a ser base de trânsito de produtos vendidos pelo e-commerce. Ricardo Ramos, diretor comercial da Maxilog, diz que os armários atuam como pontos de coleta e de entrega tanto para atender o direito de arrependimento do consumidor como para a assistência técnica oferecida dentro prazo legal. “É um mecanismo que não existia e passou a ser muito incorporado nas operações. É vantajoso porque minimiza os custos de transporte. Além dos lockers, os pontos avançados de coleta e entrega também vêm sendo amplamente utilizados pelas empresas. Isso cria uma sinergia e corrente que acaba beneficiando a todos. Imagina se cada shopping do país tiver esse ponto de coleta?”, explica Ramos. 

O diretor de inovação da Armários Inteligentes e Biccateca, Anderson Rover, destaca ainda que quem compra on-line quer praticidade e agilidade. Ele reforça que os e-commerces facilitam a comparação de preços, das características do produto e do tipo de entrega, por isso ter mais opção pode ser um diferencial na decisão do cliente pela loja. “Um canal logístico com locker diminui os custos com as entregas, amplia o alcance da loja, a proximidade com seus clientes e agiliza os processos”, pontua. Presente em três redes de shoppings e em cerca de 100 lojas de varejo direto, a empresa também atua em farmácias com a entrega de medicamentos.

Anderson Rover Lockers - Revista Shopping Centers
Anderson Rover, diretor de inovação da Armários Inteligentes e Biccateca

De acordo com Ernesto Barbosa, head de marketing, expansão e novos negócios da Clique e Retire, a procura pelo serviço de locker começou em caráter emergencial devido à pandemia, mas, hoje, virou uma opção relevante mesmo com a reabertura do comércio de forma geral. “A compra on-line aliada ao locker não só oferece a comodidade de retirar em um shopping ou endereço mais próximo, mas reduz o frete, com isso, é possível aumentar o volume de entrega e ampliar o mix com produtos de preço mais baixo”, conta. Com essa procura, a Clique e Retire vem crescendo e expandindo seu alcance, atendendo atualmente grupos como brMalls, Aliansce Sonae, Lumine, Terral e Soul Malls, além de estar presente em mais de 50 shoppings e com meta de chegar a 100 empreendimentos ainda este ano.

Lockers Clique Retire Shopping Metrô Santa Cruz - Revista Shopping Centers
O Shopping Metrô Santa Cruz (SP) é um dos empreendimentos da brMalls que aderiu ao sistema de entrega

A Armários Inteligentes teve um crescimento de 85% em 2020 em relação a 2019 e já acumula uma alta de 95% em 2021. A HandOver também tem conseguido resultados positivos: cresceu 34 vezes em 2020, comparando a 2019, e agora, em 2021, segue em curva ascendente. 

Podi Retirar Shopping Palladium - Revista Shopping Centers
O Shopping Palladium (PR)  investiu no serviço Podi Retirar, oferecido em parceria com a HandOver | Foto: Valterci Santos

Posição estratégica

Lockers Pátio Batel Armários Inteligentes - Revista Shopping Centers
Locker do Pátio Batel (PR), da Armários Inteligentes, instalado na área do estacionamento

Os lockers devem ser instalados em locais de grande visibilidade, como os estacionamentos, as praças de alimentação e, inclusive, nas lojas físicas que possuem a modalidade de e-commerce. Com isso, o cliente pode aproveitar a visita e ver outras opções de compras que estejam próximas ao módulo.

Geralmente, os modelos seguem um padrão, sendo modulares e expansíveis. Além disso, possuem compartimentos de tamanhos diversos, para acomodar variações de volumes, seguindo a capacidade máxima do locker contratado. Os shoppings podem personalizar o módulo, aplicando cores ou adesivos que sigam o estilo e a identidade de cada empreendimento.

Como funciona

Clique Retire Norte Shopping - Revista Shopping Centers
Simples de usar, o locker da Clique e Retire, instalado no Norte Shopping (RJ), traz mais uma praticidade ao consumidor
Armários Inteligentes - Revista Shopping Centers
Muitas redes de farmácias utilizam os lockers, esse da Armários Inteligentes está próximo aos caixas eletrônicos

O uso do armário é fácil e intuitivo – tanto para o lojista quanto para o cliente – e as plataformas estão integradas aos e-commerces. O processo é todo automatizado: efetuada a compra, o item é cadastrado e é feita a leitura do código, logo depois do item ser acondicionado no locker, o cliente recebe uma notificação com instruções para desbloqueio do armário (QRCode, link ou código). Cada empresa determina o prazo de retirada de acordo com suas políticas (usualmente entre 24 e 72 horas).

O locker é um equipamento eletromecânico extremamente seguro – tem câmeras de segurança – e funciona com uma chave digital. “Na HandOver, as imagens são gravadas e armazenadas na nuvem. O módulo ainda tem dois sistemas de alarme, que são acionados se a porta ficar aberta após um tempo determinado ou em caso de arrombamento. Além da emissão sonora, um e-mail é enviado aos responsáveis e uma notificação é registrada no painel”, explica Sauer. O head da Clique e Retire reforça que a própria presença da câmera de segurança inibe a ação criminosa. Além disso, não há como saber o conteúdo da encomenda armazenada.

Para os shoppings que optarem pelos lockers, fica a dica de atenção redobrada para saber quem é o fornecedor. Como é algo novo no Brasil, há quem só venda os armários sem a entrega da tecnologia integrada. A Clique Retire, por exemplo, comprou a participação de uma empresa chinesa que atua nesse ramo há sete anos e, atualmente, produz 80% dos lockers em sua fábrica, localizada no Rio de Janeiro. “A plataforma controla o processo e envolve todos os atores da cadeia a partir do fechamento do pedido pelo cliente, gerando um workflow. Nossa fábrica tem capacidade de produzir cem unidades por mês, mas estamos com a previsão de uma demanda maior. Atualmente, temos 300 máquinas nas redes compartilhadas e a nossa expectativa é chegarmos a 5 mil lockers em dois anos”, comenta Barbosa. 

Lockers Clique Retire - Revista Shopping Centers
As gavetas têm tamanhos diferentes e acomodam desde pequenas encomendas até volumes maiores como um micro-ondas, por exemplo

Outros conceitos e tecnologias

Assim como o varejo e os shoppings aceleraram as transformações na pandemia, a logística também precisou se reinventar. Na Maxilog, foi implementada o ship from store, que se trata da disponibilização do estoque dos centros de distribuição diretamente nas lojas físicas. Ou seja, ao efetuar uma compra, o sistema procura a loja mais próxima do endereço de entrega. “Como reduz o custo e o tempo de envio, passou a ser espalhada estrategicamente. A Renner, por exemplo, tinha menos de cinco centros de distribuição e passou a operar com mais de 230, que são esses pontos físicos que auxiliam no processo de venda do e-commerce”, relata Ramos. O WhatsApp, que ganhou muita força durante o ano pandêmico, é um dos principais carros-chefes da Maxilog em termos de prestação de serviços. Na Renner, cliente da empresa, o uso da ferramenta foi incorporado em 400 lojas. E isso movimenta toda a operação da varejista. 

Ernesto Barbosa Clique e Retire - Revista Shopping Centers
Ernesto Barbosa, head de marketing, expansão e novos negócios da Clique e Retire | Foto: Fernanda Vidoti

Ao mesmo passo, os lockers vêm ganhando espaço ainda em outras áreas como condomínios e também há empresas como a Clique e Retire que oferece um sistema de assinatura para quem quer comprar uma caixa postal e tem como meta atingir 1 milhão de assinantes até 2023. Com certeza, os módulos inteligentes serão cada vez mais incorporados na vida dos brasileiros e oferecer mais essa forma de entrega traz valor à marca. Conceitos e tecnologias que vieram para ficar. 

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