Coworkings ganham cada vez mais espaço nos shopping centers
Empreendimentos abrem áreas de trabalho e estudo para tornar a experiência do público mais completa
Trabalhar no shopping center não quer dizer necessariamente que você é um colaborador dele. Atualmente, muitos profissionais aproveitam a comodidade e a segurança oferecidas pelos empreendimentos para marcar reuniões, preencher relatórios, terminar tarefas, estudar e muito mais. Atentos à realidade atual do mercado e das necessidades do público, que carrega as funções profissionais o tempo todo por meio das telas de smartphones e laptops, o setor está investindo em ambientes compartilhados de trabalho, os chamados coworkings.
“Com um ano de funcionamento, observamos a assertividade em criarmos o espaço, pois muitas pessoas já estão habituadas ao local. Essa é a imagem que queremos passar ao público, a de um shopping completo, que atenda a suas necessidades, seja agradável não somente para compras, lazer e gastronomia, mas um ótimo ambiente de trabalho e produção”, relata Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping, da capital amazonense.
No Shopping Boulevard, na capital fluminense, a área foi aberta em maio de 2017. “Os shoppings já vinham, há algum tempo, perdendo seu aspecto puramente comercial. Em função disso, espaços de estar e de convivência começaram a se multiplicar pelos empreendimentos. Diante dessa demanda, inauguramos nosso coworking com o objetivo de ‘surfar essa onda’ e oferecer mais um benefício aos nossos clientes”, acrescenta Rodrigo Cabral, gerente de marketing do empreendimento.
Acompanhe a seguir exemplos de sucesso de coworkings em shoppings Brasil afora:
Local estratégico
“O Tietê Plaza está localizado em uma via expressa e próximo ao acesso de importantes rodovias. Por questão de mobilidade dentro da cidade, percebemos que várias pessoas utilizavam os cafés e a praça de alimentação para realizar reuniões ou trabalhar. Com isso, em 2018, criamos um espaço mais confortável, com Wi-Fi, mesa de reuniões e tomadas para carregar equipamentos eletrônicos”, comenta Fátima Santos, gerente de marketing do empreendimento.
Batizado de Workspace, o lugar conta com uma área de 30 m² e recebe cerca de mil usuários por mês, entre profissionais e estudantes. “Com a iniciativa, tivemos um aumento no fluxo de visitantes, atraímos novos frequentadores, fomentamos as vendas, especialmente as dos cafés e das redes de alimentação, além de ampliar o movimento nas lojas próximas ao espaço”, complementa a gerente.
Movimento intenso
O coworking do Shopping Boulevard tem 75 m² e conta com mesas de trabalho individuais, mesa para grupos, bancada compartilhada, poltronas e sofás, além de pontos de energia para recarga de celulares e notebooks. Aproximadamente mil pessoas frequentam o ambiente todos os meses, fluxo que vem aumentando desde a inauguração.
“O espaço recebe profissionais autônomos e estudantes buscando um lugar para fazer seus trabalhos em grupo. É muito importante que nós, como gestores, estimulemos a multiplicação desses espaços, para que o cliente nos enxergue como um ambiente que faz parte do seu dia a dia profissional, acadêmico, e também de seu momento de lazer”, destaca Rodrigo Cabral, gerente de marketing do empreendimento.
Adaptação aos novos tempos
Seguindo a tendência de oferecer maior comodidade e conveniência aos frequentadores mesmo em ocasiões de trabalho, shopping centers administrados pela Enashopp já disponibilizam o serviço de coworking.
É o caso do Califórnia Coffee, presente no Shopping Barra, na capital baiana, aberto em agosto de 2018. “Decidimos inaugurar o espaço quando percebemos que tinha uma certa carência em Salvador para esse tipo de negócio. Apesar de já existirem coworkings pagos na época, decidimos agregar ao nosso café, abrindo um espaço gratuito ao público, onde haveria, indiretamente, o consumo ao nosso estabelecimento”, conta Thauan Rodrigues, um dos sócios.
No mezanino de 30m2 com mesas centrais e de reunião, banquetas e poltronas, as pessoas podem trabalhar e estudar à vontade. Ali também é possível utilizar as tomadas e acessar a internet gratuitamente. O espaço recebe por volta de 700 pessoas todo mês.
Impulso à criatividade
Além de oferecer Wi-Fi grátis, pontos de energia para carregar smartphones e computadores e áreas para reuniões, o coworking de 90 m2 do Shopping Manaura agrada pela decoração inovadora e pela mesa de pebolim, que proporciona um relax entre uma e outra atividade laboral. Aberto em outubro de 2018, o espaço tem sido utilizado também para a realização de eventos, como encontros de literatura.
“Observamos que os nossos frequentadores sabem aproveitar bastante o local, pois ele está sempre lotado. Ter o local funcionando é de extrema relevância, pois trata-se de um serviço diferenciado na cidade e que agrega muito à nossa imagem, além de atrair um público interessante”, informa a gerente de marketing do empreendimento.
Unindo o útil ao agradável
Estabelecido em uma área com muitas escolas e escritórios, o Madureira Shopping ainda abriga um campus da Universidade Estácio de Sá – cenário perfeito para um coworking. Assim, a área de 36 m² aberta em maio está sempre movimentada, recebendo cerca de 3 mil pessoas por mês. Com espaços compartilhados e dois ambientes mais privativos, além de tomadas individuais e Wi-Fi gratuito, o local ganha cada vez mais relevância e, em breve, deve ser palco de workshops sobre o mercado de trabalho.
“O coworking, assim como outros espaços de convivência do empreendimento, torna a experiência do cliente mais completa. Oferecer um ambiente para que ele possa falar de trabalho, estudar ou até mesmo carregar o celular faz com que permaneça mais tempo no shopping e é mais uma forma de intensificar o relacionamento”, ressalta Andreia Vidal gerente de marketing do Madureira Shopping.