JUL/AGO 2022 - Edição 242 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Espaço Insights & Tendências, assinado pela Abrasce, levou inovação e tecnologia para a Exposhopping

17 de agosto de 2022 | por Paula Andrade e Solange Bassaneze | fotos: Rogério Alonso
Com projeto arquitetônico da ACIA Arquitetos, o espaço reproduziu um shopping com estacionamento, boulevard, praça, área de diversão e até coworking, mostrando as principais novidades para o setor

O Espaço Insights & Tendências, projetado e executado pela ACIA Arquitetos, trouxe a representação de um verdadeiro shopping com foco para as tendências e as inovações para o futuro. A área contou ainda com boulevard, praça, play e coworking, representando os ambientes abertos dos shoppings, atualmente com cada vez mais relevância para os empreendimentos. Além disso, as marcas e empresas Artesian, City Design, Erê Lab, Osvaldo Matos, Manusa, Metalco, MMCité, Sonex, Sulmetais, Trees & Co e Vertigarden deram vida ao projeto, ao mesmo tempo em que apresentaram seus principais lançamentos e novidades. Para refletir o tema do evento – “Mais que transformação, evolução” -, também aconteceram talks com especialistas e sobre proeminentes para o mercado. O público pôde vivenciar muito conteúdo, troca de informações e networking neste espaço patrocinado pela EDP e pela Verzani & Sandrini.

Segundo Fabio Aurichio, diretor da Acia Arquitetos e sócio do estúdio espanhol L35 Arquitetos no Brasil, a ideia do projeto está muito alinhada aos propósitos de inovação do shopping do futuro.


Fabio Aurichio
“Sempre buscamos desenhar esses formatos de empreendimentos dentro do novo cenário trazido pelos consumidores, que querem cada vez mais lazer e entretenimento. Acreditamos muito no formato híbrido com áreas abertas e fechadas nos empreendimentos e trouxemos isso para o evento. O mercado está se movimentando com aquisições dos grandes incorporadores e vemos isso com bons olhos. É um momento de mudanças”, explica.

A Acia Arquitetos segue com muitos projetos desde reformas, retrofits e expansões até greenfields no Brasil todo.

A Verzani & Sandrini mostrou um centro de controle operacional e trouxe uma série de inovações para a gestão de serviços de limpeza e segurança.


Natália Garcia, gerente de marketing da Verzani & Sandrini
“Trouxemos a inteligência do full facilities, com todo o trabalho de check-in e check-out dentro da nossa operação, inclusive com uma ioT para banheiros, o que otimiza tempo e, ao mesmo tempo, oferece ganhos na gestão do controle de material. Na área de segurança, apresentamos nossos produtos de análise de risco e sistema de ocorrências. Há ainda outras soluções como medição da temperatura do ambiente e do solo. Assim é possível controlar a temperatura do ar em determinados momentos e dimensionar a rega da área verde, respectivamente”, relata Natália Garcia, gerente de marketing da companhia.

Experiências

O espaço trouxe soluções interessantes, algumas, inclusive, que já estão aplicadas nos shoppings. No segmento de mobilidade, um dos destaques foi a beepbeep. Com o aplicativo de car sharing, é possível locar veículos 100% elétricos, usando apenas o smartphone. O usuário define as estações que deseja pegar e devolver o carro que, inclusive, tem a abertura de portas feita pelo app, sem a necessidade de chaves.


Adroaldo Moreira, diretor de operações da beepbeep

Segundo Adroaldo Moreira, diretor de operações da beepbeep, já existem várias estações em São Paulo, Campinas e São José dos Campos, além dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

“Estamos em alguns shoppings nessas cidades e temos planos de expansão. Hoje, temos 125 carros elétricos e trabalhamos com os modelos Renault Zoe e CAOA Chery. A adesão do público tem sido maravilhosa e a tendência é de crescimento. É a nova solução de mobilidade compartilhada com zero emissão de carbono.”

Na parte de last mile, a Clique Retire, já conhecida por oferecer diversas soluções, como a retirada do pedido no locker pelo cliente, uma forma de entrega que ganhou muito espaço nos últimos dois anos em várias redes de shoppings, trouxe uma novidade logística, que coleta os produtos dos lojistas e leva até um ponto escolhido pelo cliente.


Ernesto Barbosa, head comercial da Clique Retire
“Ao oferecermos esses recursos, ajudamos o shopping a trazer o varejista para esse processo de transformação digital, mudando o mindset e, ao mesmo tempo, atendendo e atraindo o cliente que quer continuar comprando on-line. E isso ainda com um frete mais econômico. Essa logística já começou a ser implementada em ativos da Aliansce Sonae e da brMalls”, explica Barbosa.

A empresa trouxe ainda um guarda-volumes, que os visitantes da Exposhopping também puderam testar. “Essa solução está sendo levada para os shoppings, como empreendimentos da brMalls, e colocada em área de bolsões de motos para que os clientes possam deixar com segurança mochilas, capacetes, casacos, entre outros pertences, por meio de uma chave eletrônica”, explica o head comercial da Clique Retire.


Fabrício Guimarães, CEO da Musa

Em sustentabilidade, empresas também trouxeram soluções. A Musa mostrou como tratar o lixo, algo visto, na maioria das vezes, como custo, mas que pode ter uma saída muito mais rentável e sustentável.

“Somos uma empresa de gerenciamento de resíduos, na qual 100% do lixo se transforma em matéria-prima. É um modelo de reúso baseado em tecnologia carbono neutro. Damos uma tratativa diferente, garantindo que todo o resíduo vire matéria-prima para outros produtos e serviços”, explica Fabrício Guimarães, fundador da startup. 

Sendo assim, todos resíduos são transformados: o orgânico é encaminhado para empresas que produzem adubo; o reciclável segue para segregação e volta para sua indústria de origem; e o contaminado, também chamado de rejeito, vai para planta de CDR e se transforma em energia. “É um modelo de combustão, sem poluição, onde o calor gera energia e as cinzas viram matéria-prima para cimento e asfalto. Muitas vezes olhamos para o resíduo como custo, mas vira receita quando pensamos na matéria-prima. Então, através da Musa, é possível ter rentabilidade com o resíduo e, obviamente, conduzir todo o impacto social e ambiental de forma correta, que vem com o pacote desse serviço”, completa Guimarães.


Cibelle Plaça, fundadora da ESG Experience

Já a ESG Experience oferece mentoria e consultoria aos shoppings que precisam desenvolver projetos de ESG. “Trabalhamos de forma sistêmica os três aspectos de ESG (Enviromental, Social and Governance). Dentro de cada um desses pilares, há diversos aspectos, por exemplo, eficiência energética e toda a questão da diversidade e inclusão”, detalha Cibelle Plaça, fundadora da startup. 

Cada demanda é sempre desenvolvida de forma personalizada, considerando a realidade do shopping center. Para facilitar o processo, um primeiro diagnóstico já é realizado via leitura de QR Code.

“Assim, já é possível ter dicas e o início de um plano de ação. A ideia da ESG é a inovação e como você se diferencia no mercado com isso, porque ESG é sustentabilidade dos negócios”, adiciona Cibelle.

Afonso Bastos Junior, sócio e diretor de relacionamento da Mobits

No setor de tecnologia, a Mobits apresentou um novo conceito de carteira digital. Rafael Quintana Pinto, diretor comercial da empresa, afirma que essa solução faz parte do futuro, pois o cliente, apenas com o cadastro do cartão de crédito, poderá fazer pagamentos em lojas com QR Code via o app do shopping. A iniciativa tem benefícios: programas de cashback ou fidelidade, cadastro em promoções sem envio da nota fiscal, por exemplo.

“Será tudo automatizado e essa compra poderá gerar diversos benefícios, como desconto no estacionamento, na própria loja, entre outros. A carteira digital é um módulo do nosso produto Mobits Plaza e não tem custo adicional sobre o licenciamento atual, mas não é vendida separadamente. Hoje, já trabalhamos com 70 shoppings, como empreendimentos da Terral, Gazit, Sá Cavalcante e Ancar Ivanhoe”, afirma.

De acordo com Afonso Bastos Junior, sócio e diretor de relacionamento da Mobits, diferentemente de outros modelos, essa carteira digital fomenta o ecossistema do shopping, em que o cashback, por exemplo, fica restrito às operações do mall até mesmo para que o cliente possa participar de promoções ou mesmo pagar o estacionamento.

A Getmo, sempre focada na jornada do consumidor, apresentou no Espaço Insights & Tendências, de acordo com Carlos Alberto Teixeira, diretor comercial, a SmartPromo, plataforma disruptiva para marketing promocional. 


Carlos Alberto Teixeira, diretor comercial da Getmo
“O sistema dá a possibilidade de customização de qualquer campanha promocional, com clube de fidelidade diferenciado e até mesmo a inserção de cashback, além de aplicar getway de pagamento. Mostrar esse produto no evento foi inovador e diferente, o que é bem a cara da Getmo”, diz.

Por meio da SmartPromo, é possível definir o tipo de campanha e a mecânica, fazer pesquisas, enquetes, processamento de notas automatizado ocorre em tempo real e ainda há uma série de facilidades. 

Leonardo Soares, cofundador da PX Creative Lab

A PX Creative Lab, por sua vez, mostrou os benefícios da ANA, uma assistente inteligente que otimiza o acesso às respostas e aos processos que são repetidos no dia a dia das empresas.

“Ela simplifica e democratiza o consumo de dados por texto ou voz como uma consulta que se faz no Google ou na Alexa, por exemplo”, explica o cofundador, Leonardo Soares. Segundo ele, a PX Creative Lab já atua com os grupos Aliansce Sonae, Ancar Ivanhoe, Sá Cavalcante e participar da feira foi fantástico.

“O nível dos visitantes foi excepcional. Conseguimos falar com tomadores de decisão, bastante interessados em insights, tendências e inovação, e esse é o público que estamos buscando para levar nossa solução para as holdings de shopping centers.”

Bruno Peotta, diretor da Rentcon

A Rentcon apresentou uma boa alternativa para os shoppings que possuem áreas livres: containers.

“Já temos alguns cases em shoppings, mas nosso interesse é desenvolver soluções para utilização de espaços que hoje não são remunerados, como áreas de circulação e estacionamento. Em vagas que não possuem boa rentabilidade, podemos colocar um container com uma loja e começar a gerar valor em um espaço que estava parado”, relata o diretor da empresa Bruno Peotta.

Com uma trajetória de 12 anos, a Rentcon customiza containers para projetos especiais. É a chamada construção offside, feita em ambiente controlado, sem enfrentar problemas com intempéries. Além de levar 1/3 do tempo das estruturas convencionais para ficar pronta, não gera resíduos e demanda menos mão de obra. No evento, a Rentcon apoiou a ONG Gerando Falcões, que dá assistência para moradores de 720 favelas brasileiras.


Shirley Lucena, executiva comercial na PetParker

Pensando nos companheiros de quatro patas dos consumidores, a PetParker levou casinhas inteligentes para que os bichos de estimação fiquem bem acomodados enquanto os donos fazem as compras em locais em que a entrada deles não é permitida.

“O pet fica em um ambiente seguro e protegido e é monitorado em tempo real pela central. A estação tem controle de temperatura, ventilador interno e câmera. Para utilizá-la, basta o usuário baixar o aplicativo e liberar a estação pelo QR Code”, detalha Shirley Lucena, executiva comer cial na PetParker. A solução, já implementada em shoppings e redes de supermercado e farmácias, foi pensada para acomodar animais de pequeno a grande porte.

Startups


Ronald Nossig, sócio- fundador da OasisLab

A parceria entre AbrasceLab e OasisLab fez com que o espaço recebesse startups para apresentar inovações – para clientes e lojistas – alinhadas às expectativas do setor de shopping centers. Segundo Ronald Nossig, sócio-fundador da OasisLab, é fundamental que esse trabalho com a Abrasce seja contínuo, porque poderá trazer muito mais soluções diretas e indiretas para os negócios se aprimorarem e reinventarem.

“Temos visto uma retomada dos consumidores às lojas físicas, o que demonstra a força dessas operações, em especial, as que geram experiência. O shopping é um aglutinador de pessoas e um ponto de encontro. É isso que os frequentadores querem explorar, e esse é um pouco desse propósito que trouxemos para o Espaço de Tendências e Insights”, fala.

Roberto da Trindade Gonçalves, CTO da Loud Voice Services

Uma das soluções é o Loud Voice Services, uma plataforma que permite atender os clientes por ligações oriundas de telefone, WhatsApp, Telegram ou outros meios.

“Conforme o diálogo, o cliente pode receber informações das lojas, da programação atualizada dos cinemas e dos serviços que estão nos shoppings. Se for necessário, é transferido para um atendimento humano ou até mesmo para a loja destinatária. A vantagem é que se tem uma ligação mais simplificada com o cliente e não um robô tradicional, a pessoa conversa de maneira fluida com o sistema”, explica Roberto da Trindade Gonçalves, CTO da Loud Voice Services.

O Niiw, aplicativo que permite que qualquer consumidor faça uma pesquisa de preços do cotidiano, e está disponível desde o ano passado, também foi apresentado com uma função específica para o setor.


Rodrigo Barbosa, CEO e sócio-fundador do Niiw

Em seu desenvolvimento, foi criado um algoritmo – um conjunto de APIs,-, em que o consumidor lê o QR Code de qualquer cupom fiscal. A ferramenta entra na Secretaria de Fazenda e trata essas informações, criando uma inteligência artificial de pesquisa de preços, preservando os dados do cliente.

“No decorrer do desenvolvimento, observamos os altos custos das campanhas em shoppings que utilizam cupons fiscais. Então, automatizamos todo esse processo com um custo muito menor porque os próprios consumidores fazem a leitura do cupom fiscal, criando um fluxo de informação para que o empreendimento execute a campanha. Ainda conseguimos fazer uma série de apontamentos e estudos de comportamento dos consumidores que continuam utilizando o app para pesquisas de preços do dia a dia, educação financeira e controle de gastos”, descreve Rodrigo Barbosa, CEO e um dos sócios-fundadores do Niiw.

Como cada região possui normas próprias para emissão de cupom fiscal, o Niiw já atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Goiás e Espírito Santo, além do Distrito Federal. 

A busca por novas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) é constante nos malls de todo o país, e Salvador Iglesias, fundador e CEO da Saveadd, desenvolveu uma solução envolvendo a governança das ações para reduzir o desperdício, dentro dos shopping centers e, principalmente, das operações de alimentação. Ele conta como funciona:


Salvador Iglesias, fundador e CEO da Saveadd

“A ferramenta cria os relacionamentos com base em regras de negócios para poder destinar determinado produto, seja para uma venda para pessoa física ou jurídica, seja para doação, montando um plano para que aquilo nunca vire lixo.

Com essas ações de remediação por meio de dados, é possível reduzir custos, salvar alimentos, ajudar a combater a fome e proteger o meio ambiente.” Iglesias ainda destaca que esse espaço dentro do evento foi importante para a mudança de mentalidade.

“Tudo o que propomos são formas de vermos como a tecnologia e como o trabalho em rede podem mudar todo um conceito tanto dos empreedimentos como de seus agregados”, ressalta. 

Mais uma startup convidada para compartilhar seu produto com os visitantes foi a Alana Ai, uma inteligência artificial que melhora o relacionamento entre a marca e o cliente através do processamento de linguagem natural.


Laís César, open innovation lead da Alana
“Ela compreende o que o cliente está dizendo em todos os canais digitais – Linkedln, Instagram, Facebook, caixa de e-mail, aplicativo, site etc – e compreende a ‘dor’ desse cliente, respondendo de forma personalizada e humanizada. Na plataforma Alana, é possível ver todos os insights da inteligência com os clientes”, detalha Laís César, open innovation lead da startup.

A Alana foi fundada em 2017 no Reino Unido e está há três anos no mercado brasileiro, com escritórios nas cidades de São Paulo e Florianópolis.

Há seis anos no mercado, a Neomode oferece uma plataforma omnichannel para contribuir com a integração de todas as lojas físicas nas vendas on-line e promover, assim, uma experiência mais completa, com entrega mais rápida e eficiente e menor custo. 

“Queremos ajudar os shoppings e os varejistas a venderem sempre mais”, resume Fabíola Paes, cofundadora da Neomode. A empresa atende hoje dez redes de shopping centers, entre elas, Aliansce Sonae e JCPM.

Atenta ao investimento maciço dos shoppings em experiências digitais para atrair mais consumidores, a Energy2Go se coloca como a primeira empresa de compartilhamento de power banks.

Victor Gomes, CEO da Energy2Go
“As pessoas não precisam mais ficar paradas em tomadas, muito menos com celulares trancados em gaveta. Elas podem manter a sua conectividade e principalmente a sua mobilidade enquanto recarregam o telefone”, destaca Victor Gomes, CEO da startup.

O compartilhamento dos carregadores portáteis funciona como o das bicicletas: por meio da leitura de QR Code em um terminal, o cliente tira um power bank totalmente energizado com cabos compatíveis para o celular, utiliza o dispositivo e o devolve em qualquer terminal no shopping ou na rede Energy2Go. Hoje, existem mais de 50 pontos espalhados nas capitais fluminense e paulista.

“A nossa solução é totalmente gratuita para o shopping. Sem investir nada, o mall consegue oferecer mobilidade e conectividade para seu visitante. E mais: ainda gera novas receitas com faturamento de mídia nos terminais e com o compartilhamento de aluguel de power banks”, acrescenta Gomes.

Francisco Carvalho Costa, fundador da hiBike

Que tal utilizar um programa de fidelidade diferente, incentivando atos saudáveis e boas atitudes? É isso o que a hiBike deseja para os shoppings.

“Nosso programa pontua quem realiza bons hábitos. Um deles é andar de bicicleta. Então, transformamos quilômetros em pontos, que depois vão para um programa de vantagens e descontos. E as empresas parceiras incentivam essas ações bacanas e realizam negócios”, esclarece Francisco Carvalho Costa, fundador da hiBike.

A startup ainda levou ao evento duas novidades: um programa de incentivo de equipes e um programa de pontos turbinado para os malls que já possuem programa próprio de pontuação.

Cecilia Bonini, consultora comercial da Zapt Tech

Um caminho sem rodeios nem desvios de rota é o que promete a Zapt Tech. A startup de inovação entrega mapas digitais indoor, que funcionam como “um Waze de ambientes fechados”.

A plataforma, que já é utilizada em sete shoppings no país, promete se popularizar mais em breve, acredita Cecilia Bonini, consultora comercial da Zapt Tech.

“Nossa solução mais procurada pelos shoppings é o IPS (Indoor Position System), o GPS indoor. Ou seja: em vez de se informar por totens, o cliente, através do QR Code, escaneia o mapa do mall, traça a sua rota e se locomove em tempo real”, frisa. 

Parceiros

Confira todas as marcas e fornecedores que levaram suas novidades e lançamentos para o Espaço Insights e Tendências:

Realização

Patrocínio

Experiências

Startups

Apoio

  • GOSTOU? COMPARTILHE: