JAN/FEV 2022 - Edição 239 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Inovações no varejo de Nova York

10 de fevereiro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

Após cada edição da NRF, as delegações brasileiras incluem um roteiro estratégico de visitas em lojas e shoppings, muitos deles, inclusive, temas de palestras na feira. O objetivo é experienciar e conhecer em detalhes as inovações e a jornada do cliente nestes pontos de venda 

Lojas, shoppings e experiências em uma das cidades mais pulsantes do mundo. Selecionamos alguns desses pontos visitados por Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights, da Abrasce, com a delegação da FFX. Segundo ela, o atendimento dos vendedores em todos os locais é um dos pontos a serem destacados tanto pela excelência e preparo como por retratarem tão bem marca. “Eu quis tirar fotos com eles. Pois, são a cara da loja, parecem ser verdadeiros fãs da marca. A vendedora da Allure, por exemplo, parecia ter saído da capa da revista. Já o atendente da Nike me passou a impressão de que faz parte do estilo de vida dele”, diz. Confira os detalhes:

Inovações no varejo de Nova York - Delegação FFX - Revista Shopping Centers
Delegação da FFX em Nova York 

HARRY POTTER STORE

Aberta em junho do ano passado, a loja virou destino em Nova York e trouxe um novo conceito de varejo temático, que combina design, elementos interativos, peças artesanais, produtos exclusivos e muito mais. Logo na entrada, um modelo enorme da Fawkes, a famosa fênix da série de livros e filmes, impressiona os visitantes. O lugar é dividido em três andares com 15 áreas temáticas e reúne a maior coleção de produtos Harry Potter e Animais Fantásticos, além de muitas experiências multissensoriais, que encantam adultos e crianças. Para os fãs, então, é emocionante estar na maior loja do mundo da saga. Segundo Mônica, para interagir com os espaços, é possível baixar o aplicativo Harry Potter Fan Club. “O local é um mix de museu, parque temático e, por acaso, uma loja. Estão expostas peças originais da série e há ainda duas experiências de realidade virtual que podem ser vivenciadas pelos clientes: Chaos at Hogwarts e The Wizards Take Flight. Os espaços de personalização, comuns às grandes lojas do varejo, podem ser usados para comprar roupas características do filme ou as famosas varinhas mágicas com seu nome gravado”, conta. Ao final da visita, é possível ainda saborear sorvetes e a famosa cerveja amanteigada de Hogwarts. “Visita imperdível pra quem curte a série e necessária pra quem trabalha com tecnologia e varejo. Ao parar e observar as crianças entrando na loja, é encantador”, diz Mônica.

ALLURE BEAUTY STORE

O bairro do Soho exala arte, moda e arquitetura incrível, por isso tem que estar no roteiro de todo viajante que vai à Nova York. É lá que fica a primeira loja física da revista feminina Allure, um espaço que foge de todos os padrões e oferece uma experiência de compra muito interessante. O cliente escaneia o produto e, quando clica em comprar, uma vendedora vai até o ponto onde ele está para fazer o atendimento, tirar dúvidas e finalizar o pedido. “A loja não tem caixa e o checkout é feito pelo próprio cliente por meio de tablets. Ou seja, o consumidor não precisar sair do lugar para ser atendido. Ali, realiza o pagamento e recebe a compra.” Todos itens de beleza comercializados passam antes por uma curadoria dos editores da revista. Entre eles, estão também os vencedores do Best of Beauty, prêmio promovido pela publicação, o que dá ainda mais credibilidade. Esse novo conceito agrega ainda mais valor às marcas e aumentam seu alcance para que sejam ainda mais conhecidas. “Outra curiosidade da loja é experiência interativa com o espelho inteligente, em que a cliente pode dar dicas de maquiagem, gravar um blog ou até mesmo fazer uma selfie pra postar nas redes sociais com um filtro da capa da Allure, que, inclusive, trouxe a cantora brasileira Iza na capa da edição de janeiro”, conta Mônica

GOOGLE

Em 2021, a companhia inaugurou sua primeira loja física de varejo, no bairro do Chelsea, em Nova York. Ela fica no térreo do edifício que abriga a sede da empresa na cidade e oferece para os consumidores a possibilidade de conhecer e testar os produtos e serviços oferecidos pelo Google. Os smartphones da linha Pixel, os notebooks Pixelbooks, as pulseiras inteligentes Fitbit e os dispositivos da Nest, por exemplo, ficam disponíveis para os visitantes. O local também é ponto de entrega de compras feitas pela internet e oferece atendimento ao cliente, desde para tirar dúvidas até solicitar assistência técnica. A Google já vinha testando modelos pop-up e, com essa loja, abre uma nova jornada, estreitando o relacionamento com os clientes. A loja chama atenção pela beleza e modernidade – com espaços muito bem distribuídos -, e destaca-se ainda pela construção sob os critérios de US Green Building Council, o que fez com que já recebesse a classificação LEED Platinum. Parece ser o início dessa gigante de tecnologia no varejo físico assim como a Apple fez no começo dos anos 2000.  

MACHINE HALLUCINATION: NYC

A Artechhouse, nova galeria do Chelsea Market, é uma organização inovadora, que se dedica a ser um espaço de interseção entre arte, ciência e tecnologia. Neste lugar disruptivo e inovador, a delegação visitou a exposição imersiva do artista turco Refik Anado. A instalação Machine Hallucination: NYC explora o passado e o futuro da cidade de Nova York. Foram usadas 113 milhões de imagens que mostram as mudanças constantes da cidade e despertam a memória coletiva dos visitantes. Uma experiência multissensorial impressionante. A instalação conta ainda com uma área exclusiva com uma coleção de 1 mil NFTs de Anadol.

NEIGHBORHOOD GOODS

Localizado no Chelsea Market, a Neighborhood Goods se define como uma loja de departamento com história, pois conta um pouco da trajetória e do propósito de cada marca selecionada, que, em sua maioria, é on-line e tem a oportunidade de expor seus produtos no varejo físico sem ter que abrir uma loja pop-up. E isso favorece ainda as marcas menores. A curadoria é constante e segue critérios rigorosos. Mantido por um grupo de investidores, a startup vem mostrar o sucesso desse novo conceito de varejo. E para complementar ainda mais a jornada do cliente, o espaço oferece cafés e restaurantes e também é utilizado para a realização de eventos. 

Neighborhood Goods - Revista Shopping Centers
Inovações no varejo NYC Neighborhood Goods - Revista Shopping Centers
Delegação da FFX na visita à Neighborhood Goods

WESTFIELD WORLD TRADE CENTER E BROOKFIELD PLACE

O Westfield World Trade Center é um shopping que foge de todos os padrões e fica dentro da World Trade Center Transportation Hub, estação construída anos após o atentado às torres gêmeas. Com localização na região financeira de Manhattan, a construção é assinada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. “Além de conectar os clientes a um hub de transportes – com 11 linhas de metrô –, apenas metade dos 70 mil m2 do Westfield é destinada à ABL”, destaca Mônica. As lojas ficam nas laterais da passagem principal e no mezanino. É possível perceber que o Oculus – estrutura elíptica em arco de Calatrava, que formam as ‘costelas’ – e os corredores protagonizam mais que as lojas. “Outro destaque é o grande painel luminoso de 26 metros de comprimento, em que as marcas mais famosas do mundo disputam a atenção das 400 mil pessoas que circulam diariamente no local. Um túnel subterrâneo agora interliga o Westfield ao Brookfield Place, empreendimento localizado a uma quadra da estação. O shopping oferece um mix variado com muitas lojas de luxo de grifes internacionais, restaurantes com chefs renomados e muitas experiências culturais. “Pelo visto a união de esforços, tendo clientes e varejistas beneficiados, falou mais alto que a competitividade dos dois shoppings”, diz a gerente de relacionamento e insights. 

Westfield World Trade Center - Revista Shopping Centers
Inovações no varejo NYC Westfield World Trade Center - Revista Shopping Centers
Westfield World Trade Center
Inovações no varejo NYC Brookfield - Revista Shopping Centers
Brookfield Place

NIKE – THE HOUSE OF INNOVATION

Localizada na 5ª Avenida, essa loja da Nike tem como missão trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo. Os clientes encontram uma seleção de produtos incríveis e ainda podem conferir as últimas inovações, ter acesso a conteúdos e dicas de especialistas da Nike Arena. A operação tem ainda uma área destinada apenas aos calçados (Nike Sneakerlab) e outro espaço para customização. “Surpreende pela maneira como a tecnologia está integrada na experiência de compra. É possível baixar o app e, ao ativá-lo, ele já identifica, através de geolocalização, que está na loja, podendo iniciar as compras. Basta escanear o código de barras dos produtos, escolher se deseja comprar na hora ou mandar os produtos pra uma área de pick-up ou, ainda, direto ao provador. Depois, é só pagar pelo app e pegar o produto.”

PUMA

Localizada na 5ª Avenida e inaugurada em agosto de 2019, a primeira loja-conceito da Puma também envolve o cliente com o uso da tecnologia. Como a marca tem um compromisso de longa data com o automobilismo, tendo, inclusive, Lewis Hamilton como embaixador, a loja conta com simuladores de Fórmula 1 para quem quiser viver a experiência virtual de correr pelas ruas de Nova York. Agora, se o interesse estiver no futebol, um simulador, que reproduz o Estádio San Siro, permite ao consumidor testar os últimos lançamentos de chuteiras. Assim como em outras marcas, na Puma, o cliente também conta com o serviço de customização das peças e tem espelhos inteligentes, que mostram outras opções do mesmo modelo e podem ser utilizados para chamar o vendedor. Há ainda outras experiências incorporadas que levam o cliente a querer ficar um bom tempo na loja. 

SAKS WORKS

A empresa fez uma parceria com a WeWork durante a pandemia e os espaços da loja foram adaptados para funcionar como um coworking. A área pode ser utilizada pelo cliente por meio de diárias, mensalidades ou anuidades. “Até os provadores viraram pequenas áreas de trabalho. O espaço é incrível, criativo e de muito bom gosto. É algo novo e desafiador, pois o maior fluxo obtido até agora foi de cerca de 50 pessoas”, afirma.

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