Novo conceito de limpeza incorpora tecnologia no combate à Covid-19
Conheça algumas das soluções oferecidas pelas empresas que atendem o setor de shopping centers
Uso de máscaras, álcool gel, aferição da temperatura e distanciamento social são medidas preventivas obrigatórias para acessar um shopping center e já se tornaram habituais. Ao mesmo tempo, a aplicação de soluções tecnológicas na desinfecção passou a ser incorporada nestes espaços, oferecendo ainda mais segurança aos clientes, lojistas, funcionários e colaboradores. A seguir, confira algumas delas que já estão presentes em diversos shoppings do país.
Atlas Schindler
Soluções tecnológicas que nascem com a necessidade, mas vão perdurar e prevalecer no futuro. É assim que Marici Santos, diretora de instalações existentes e modernização da Atlas Schindler, defini os produtos que passaram a ser oferecidos a clientes de todo o mundo.
Além de reforçar o distanciamento com uma comunicação adequada, a companhia traz soluções de touchless para chamar o elevador e ainda configura o comando para limitar as pessoas dentro da cabine.
“Um elevador com capacidade para 18 pessoas, por exemplo, passa a atender apenas cinco usuários a cada viagem e há, inclusive, demarcação de distanciamento”, explica Marici. Para elevadores, a Atlas Schindler ainda oferece o renovador de ar de alta vazão e um sistema de controle de acesso com cartão tipo RFID, que identifica o passageiro e libera o acesso ao andar autorizado, solução bem indicada para complexos multiúsos que contam com escritórios.
Para a higienização em escadas rolantes e elevadores, a empresa tem uma solução global que utiliza o sistema ultravioleta de desinfecção do corrimão de borracha. “Ele é instalado dentro da escada rolante e, quando o corrimão passa para o lado inferior da escada, esse trilho ultravioleta elimina vírus e bactérias. Testes fora e dentro do Brasil comprovaram sua eficiência.” É fácil de ser instalado em qualquer modelo de escada ou esteira rolante.
Segundo Marici, os shoppings estão com uma estratégia global e houve uma demanda antecipada dos produtos, especialmente em cidades em que os decretos de reabertura já aconteceram.
Brasanitas
Com a mudança do conceito de limpeza, agora é necessário realizar um processo de desinfecção na sequência da higienização. “Para essa etapa, a Brasanitas passou a utilizar atomizadores e pulverizadores costal a bateria para nebulização em todas as áreas. Além disso, temos aplicado desinfetante Peroxy 4D e sistema de ozônio (água ozonizada)”, conta Paulo Marques, diretor de operações da divisão de shopping centers.
Além de eliminar vírus e bactérias, essas soluções tecnológicas melhoram a produtividade do serviço. Após a elaboração de protocolo para a reabertura, com a definição de áreas críticas e semicríticas e processos bem definidos, a empresa aumentou a frequência dos processos de higienização e desinfecção antes, durante e pós-reabertura. Segundo Marques, a Brasanitas segue buscando e testando novas tecnologias e produtos.
Mitsubishi Electric
Os secadores de mão a jato com cortinas de ar foram inventados pela empresa em 1993 e já está na nona geração. A linha Jet Towel é perfeita na luta contra a Covid-19, pois sua estrutura é feita em plástico injetado, antimicrobiano, obtido com a adição de nano partículas de íons de prata e zinco. De acordo com Sérgio Giannini, diretor da Mitsubishi Electric Secadores de Mão, esta tecnologia acaba por destruir membranas de vírus e inibir a proliferação de bactérias, fungos e microparasitas, inclusive os remanescentes na água. Além disso, esta condição esterilizante foi atestada e recebeu certificações internacionais como a ISO 22196 e a NSF/ANSI 169.
Além disso, o produto substitui as toalhas de papel, que geram resíduos considerados contaminados. Utiliza apenas eletricidade com baixo custo. Com isso, é um equipamento sustentável e está presente em 89 shoppings do Brasil. “Estima-se que 10% dos visitantes de um shopping center utilizem os banheiros e consumam, em média, quatro folhas de papel por vez”, afirma Gianinni. Então, se um shopping recebia 800 mil visitantes por mês na pré-pandemia e utilizava papeleiras para a secagem das mãos, eram 320 mil toalhas de papel consumidas.
O produto ainda oferece mais alguns benefícios. As cortinas de ar do Jet Towel são direcionadas apenas dentro do equipamento e não geram turbulência. A secagem das mãos pode ser feita sem encostar em nada. Sensores infravermelhos de alta performance garantem o desligamento do equipamento em menos de 0,1 segundo e as mãos ficam secas em até 10 segundos. “Os filtros de ar também seguem as diretrizes da norma JIS B 9908, fornecidas pela Associação Japonesa de Padrões (JSA), equivalente à CSN EN ISO 15957 – que são testes para avaliação de equipamentos de limpeza do ar”, finaliza o diretor.
thyssenkrupp Elevadores
O sensor acoplado à botoeira do elevador e o sistema de touchless foram aprimorados para que o usuário evite o contato físico ao chamar o elevador e registrar o andar. Além disso, a empresa desenvolveu esterilizadores de ar para a cabine dos elevadores e para o corrimão de escadas e esteiras rolantes. Segundo Joel Coelho, gerente do ITS – Centro Tecnológico e de Formação da thyssenkrupp Elevadores, essas soluções tecnológicas podem ser aplicadas em vários modelos e marcas do mercado que já estejam em operação.
“Os esterilizadores utilizam a luz ultravioleta da gama-C, um potente germicida. No elevador, o módulo para esterilizar o ar é totalmente vedado à passagem da luz UV-C. Nas escadas e esteiras rolantes, o produto é instalado internamente ao mecanismo do equipamento, ou seja, quem usa não percebe e nem sente qualquer diferença.” Toda a superfície do corrimão é higienizada a cada ciclo da escada ou esteira rolante, sendo muito mais eficiente do que a limpeza manual. Para uma maior efetividade, é aplicado um pacote de sinalização visual.
Verzani & Sandrini
Responsável por mais de 205 shopping centers do Brasil, o Grupo Verzani & Sandrini possui produtos com tecnologia agregada. A desinfecção de áreas externas passou a ser executada com veículos aéreos não tripulados (VANT) ou drone de uso agrícola. Oferece ainda o UVAIR, um módulo para higienização de ar por recirculação. “Para a sanitização, empregamos a máquina Aurratech, que cria e fornece névoa sanitizante e limpa todas as superfícies contidas no ambiente e o ar”, diz Rodrigo Lucca, diretor executivo da VS Serviços, RSMP e VS Parking Brasil.
Além disso, a empresa tem o UV Mask, um armário para a esterilização de Equipamentos de Proteção Individual, e o UV Swab com lanterna com luz ultravioleta para a fiscalização dos processos de limpeza e higiene, biometria sem contato, desinfecção de superfícies com UV e UV Surface, entre outras. “A pandemia do coronavírus fez acelerar o que já era uma tendência para o segmento de higienização. Nossos protocolos foram atestados por infectologistas e muitos deles têm certificação hospitalar – ou seja, estamos emprestando do segmento de saúde processos eficazes e que, agora, estão disponíveis para o ambiente de shopping centers. Em termos de segurança e de saúde, podemos assegurar que nunca houve tanto cuidado e valor agregado”, detalha.
Vivante
A Vivante criou um portfólio com soluções tecnológicas de combate à Covid-19, que conta com limpeza e descontaminação de ambientes com pulverizadores e nebulizadores homologados pela Anvisa, câmeras de temperatura corporal por infravermelho, sensores de ar condicionado para monitorar a qualidade do ar, tapetes sanitizantes, entre outros.
A nebulização tem a vantagem de ser feita com vapor a seco, não oxidando o mobiliário. Já as câmeras são capazes de aferir a temperatura de várias pessoas ao mesmo tempo sem a necessidade de diminuir o fluxo de pessoas ou criar barreiras físicas.
No segmento de Internet das Coisas (IoT), a Vivante usa um sensor de contagem de fluxo para monitorar e gerar insights sobre o fluxo de pessoas em um determinado local como, por exemplo, os banheiros dos shoppings. Ele produz informações como a hora e os dias de maior frequência de pessoas no local e ajuda a estimar o consumo de produtos de limpeza e de água. “Esses dados trazem alguns benefícios como otimização dos roteiros e rotinas de limpeza, redução dos custos operacionais e melhoria da qualidade da prestação do serviço”, elucida Renata Dutra, diretora comercial da Vivante.