MAR/ABR 2023 - Edição 246 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Os preparativos para o Natal

6 de abril de 2023 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Projetos maiores com brinquedos que promovem o contato físico, atividades para toda família e o uso tecnologia como apoio são as apostas dos players de decoração para esse ano

Diante da retomada em 2022, as empresas de decoração natalina estão mais otimistas para 2023 e boa parte dos shoppings também planeja fazer um Natal mais encantador com projetos maiores, mais ousados, convidando toda a família a viver essa experiência presencialmente.

E há muitas novidades dos players, que já estão sendo apresentadas e negociadas com o setor. Na Cipolatti, as ideias começaram a ser levantadas em setembro de 2022 para que o showroom pudesse ser montado em janeiro e aberto na primeira semana de fevereiro na cidade Jacareí (SP). Ao visitá-lo, as equipes dos shoppings podem ver o que a companhia traz de lançamento.

Conceição Cipolatti, diretora artística da Cipolatti
“O mote do nosso Natal é uma palavra muito simples:  alegria. Depois de tudo o que passamos no Brasil e fora do país, como a guerra, acredito que precisamos de um estímulo que nos leve a um pensamento positivo. Além disso, trabalhamos um segundo tema, O Natal De Todos, pensando na inclusão e na diversidade. E como sou musicista, formada na Universidade Federal de Minas Gerais, fiz algo inédito na minha carreira: compus uma música para inserir no tema que fala exatamente de todos, da alegria e desse ano festivo. Esse Natal De Todos é colorido, com um leque muito maior de cores, quase que todo o arco-íris”, afirma Conceição Cipolatti, diretora artística da Cipolatti.

Além disso, as decorações vêm com muito brilho e luz. “Praticamente duplicamos a quantidade de LEDs nos projetos. Se o cliente pedir e tiver condições, podemos triplicá-la.” Mas, claro, que o Natal tradicional tão conhecido da Cipolatti continua e segue sendo muito pedido. 

A ZERO57, também referência no mercado, acredita no Natal trazido pelos contos, filmes e animações com as cores tradicionais e os personagens principais. Todos os projetos são personalizados, mesmo quando usam o acervo.

“Entendemos que o Natal é repetitivo. As pessoas querem sair de casa e ver o Papai Noel com traje tradicional, a poltrona vermelha, a árvore verde…”, conta Fernando Lacerda, sócio da ZERO57. No ano passado, a companhia foi responsável por levar essa magia em 42 shopping centers do país e pretende manter esse número para 2023 com a perspectiva de elevar esse índice para o patamar de 50 a 60 em 2024 já que está agora em galpão maior, localizado em Embu (SP).   

A árvore central do Iguatemi Porto Alegre, no projeto da ZERO57, ganhou um brinquedo giratório em que era possível embarcar nas bolas natalinas 
Fernando Lacerda, sócio da ZERO57
“Muitas conversas foram iniciadas em dezembro e, em março, já aconteceram a aprovação de projetos. Pretendemos fechar a maioria até abril. Para ser factível, o prazo máximo é maio. E tem muita novidade sendo elaborada.
O Juarez Fagundes – sócio da ZERO57 – é um artista pleno, sempre se desliga do que temos acervo e diz o que faremos de encantador de novo”, revela Lacerda.

A C+E – Criadores de Experiências, reconhecida por seus projetos inovadores, vem com o objetivo de fazer um Natal divertido e memorável.

“A tecnologia não é mais âncora ou ponto de atração. Ela estará para apoiar a experiência, compondo a história. O visitante irá até o shopping porque será divertido e precisará viver isso presencialmente, saindo de casa como propomos no evento inédito da Disney Princesas”, diz Sergio Molina, CEO da C+E. 

Sergio Molina, CEO da C+E, no tapete mágico do Aladdin do evento Disney Princesas

Para isso, a empresa limitará o desenvolvimento de 35 projetos natalinos durante ano e a Blachere Iluminação Brasil, que faz parte da holding e produz tudo o que envolve atração outdoor como iluminação e bonecos gigantes, deve continuar atendendo cerca de 40 shoppings.

“Queremos brilhar os olhos dos visitantes com eventos grandes e ousados, por isso, resolvemos diminuir a quantidade, o que nos dará mais liberdade para criar”, explica Molina. 

A empresa também continuará trabalhando a inclusão. No ano passado, rompeu uma nova barreira na decoração natalina ao inserir brinquedos táteis para os deficientes visuais nos três projetos da Turma da Mônica, que estiveram no Shopping Mooca Plaza, Metropolitano Barra e Plaza Casa Forte. 

Além de ter a licença da Disney, Minions e Turma da Mônica, a C+E já tem outras marcas negociadas para 2023, que deve divulgar em breve. Fora isso, continuará com a proposta de customizar, utilizando de muita criatividade em temas variados.

Danielle Paulino, diretora da 2a1 Cenografia.

A aposta da 2a1 Cenografia continua sendo no licenciado. Das 38 decorações realizadas em 2022 no setor de shopping centers, apenas três foram tradicionais.

“As pessoas estão muito dispostas a sair e querem interagir. Nada como um storytelling bem contado de uma personagem das telas para a vida real. Observamos que os eventos estão maiores e procuram incluir muitas atividades, envolvendo toda a família. Por isso, a nossa expectativa é otimista”, enaltece Danielle Paulino, diretora da 2a1 Cenografia.

Atualmente, a empresa tem mais de 20 licenças e o Harry Potter é o que faz mais sucesso com o público disparado. “Trabalho com licenciados há 22 anos e nunca vi nada igual. É algo fora da caixa.

Os fãs se deslocam de outras cidades até o shopping. Personagens, que são construídos ao longo dos anos, se mantêm e todo mundo conhece”, conta Danielle.

Patrulha Canina completa 10 anos agora e continua também sendo um sucesso entre as crianças menores, podendo ser feito em qualquer praça. Para esse ano, a 2a1 traz temas inéditos, como Bolo Fofo, Baby Shark, Gloob, Peter Pan, entre outros. Por não terceirizar a montagem, a diretora afirma que trabalha com o limite de 40 shoppings para prezar pela qualidade e conseguir atender o alto nível de exigência das marcas licenciadas, claro, dos empreendimentos também.  

O que mudará em 2023

A tecnologia perde o protagonismo nas decorações e isso está relacionado ao acesso que a população tem e também porque os pais querem que seus filhos vivam experiências presenciais, combatendo seu uso excessivo. “Hoje, precisamos tirar esse consumidor da tela para ele ir ao shopping. A tecnologia continua presente, mas sendo usada por trás das experiências interativas que propomos”, diz Molina.

Com essa mudança, a experiência física, tão limitada na pandemia, volta com tudo e os brinquedos e as atividades tradicionais ganham destaque nos projetos. “Vemos a retomada da interatividade nas decorações. É o resgate do Natal de quando os pais de hoje eram crianças com oficinas de cartinhas do Papai Noel sendo escritas à mão e depositadas na caixa dos Correios, sem mais o uso do tablet para isso. Os shoppings querem levar o cliente para esse contato presencial com o toque, então, o uso de brinquedos vem sendo muito solicitado”, exemplifica Lacerda.  

As cores tradicionais do Natal destacaram ainda mais o belo projeto no Rio Design Barra, assinado pela ZERO57

De acordo com Conceição, as gerações mais novas estão imbuídas na tecnologia em casa, e, agora, querem o analógico. “Assim o parquinho com balanço, escorregador, túnel… e brinquedos como roda-gigante, carrossel e trenzinho entram com grande relevância”, diz a diretora artística da Cipolatti. Claro que isso não é uma regra, mas está predominando nas solicitações. No entanto, há ainda shoppings que preferem um Natal mais tecnológico e as empresas estão prontas para atendê-los. “Dependendo do público, essa pode ser uma oportunidade para o público ter acesso à tecnologia, mas, de maneira geral, perdeu o protagonismo”, afirma o sócio de ZERO57.

Danielle também pontua que, hoje, os pais participam mais das atividades, antes, a criança brincava sozinha. “Por isso, em nossos projetos, as brincadeiras são abertas para todas as idades. É o Natal de todos, de brincar e estar próximo.” Para os adolescentes, que estão sempre com seus smartphones, entra o instagramável, mas com algo mais. “No Rio Barra Design, fizemos uma cabine 360º para criação de conteúdo nesse universo de Instagram e Tik Tok”, relata Lacerda. 

Cabine 360º para a produção de vídeos no Rio Design Barra

Jovens adultos e adolescentes são atraídos por elementos que proporcionem alguma interação depois nas redes sociais e as empresas estão atentas a isso. “Por exemplo, um fundo verde para gravar vídeos aproxima o adolescente que tem vergonha, mas que quer se divertir também. Por mais que isso depois seja direcionado para o mundo virtual”, diz Danielle.

Atente-se aos prazos

Apesar de parecer distante, a data mais importante do varejo requer planejamento prévio, o que significa que é hora de negociar a próxima decoração até maio ou, no mais tardar, em junho. Há shoppings que já se anteciparam e as conversas foram iniciadas antes mesmo do Carnaval. Pensar nisso agora é fundamental para o desenvolvimento dos projetos, pois, após a aprovação, há a parte de execução que envolve muitos detalhes e centenas de profissionais desde arquitetos, designers, engenheiros, aderecistas… Enfim, os players de decoração têm um cronograma rigoroso para que o Natal do seu shopping encante os seus clientes. 

Segundo Conceição, ao deixar essa tomada de decisão para o segundo semestre, reduz-se o poder de trabalho das empresas, considerando ainda na dificuldade atual em contratar mão de obra. “Até o final do ano passado, ainda tínhamos vagas em aberto que não foram preenchidas. Fizemos mais de 90 decorações, se os shoppings se anteciparem, conseguimos atender mais esse ano. Tudo depende do tempo, à medida que os meses passam, as possibilidades diminuem.” Para quem deixa para depois, saiba que muitas empresas não aceitam fechar projetos em cima da hora, como agosto ou setembro. Quem se antecipa pode conseguir os lançamentos, e, de acordo com a diretora da 2a 1 Cenografia, é possível ainda aproveitar muito mais os licenciados para o desenvolvimento das campanhas promocionais deste período, como, por exemplo, criar um brinde vinculado à personagem. Por isso, organize-se. 

Assinatura

Ao entrar em shopping, para quem conhece um pouco sobre os players de decoração, fica fácil identificar quem assina cada projeto. A Cipolatti considera que suas árvores principais – realmente, belíssimas – são sua grande marca, sendo capazes de arrancar suspiros. São enormes e com detalhes impecáveis. “Um dos nossos maiores trunfos é a árvore principal. O que fazemos é realmente exclusivo, então, é um item forte, que envolve muita criação, detalhes e acabamento minuoso. É a nossa qualidade”, diz Conceição.

Natal do Shopping Ibirapuera do ano passado, executado por Cipolatti

Apesar de não trabalhar com licenciados, a ZERO57 tem os seus famosos ursos, que são a cara da empresa e encantam pessoas de todas as idades. “Temos muitas peças desenvolvidas com o urso para gigantismo. Em alguns shoppings, a fila para tirar fotos com eles chega a ser maior do que para as demais atrações”, relata Lacerda. 

Para quem trabalha com linha de licenciados, essa identificação também acontece. A C+E é referência em Disney e outras marcas, mas a empresa sempre vai além e consegue surpreender transportando os clientes para esses mundos mágicos agregando tecnologia nas atividades como no projeto multimarcas da Pixar, o primeiro do Brasil, em que reuniu Toy Story, Monstros S.A. e Os Incríveis na decoração do Shopping Center Norte, em São Paulo (SP), ou mesmo a multipropriedades com Pixar e Disney no Rio Mar Recife. E levar essa magia, é o que a empresa faz mesmo quando a decoração não é licenciada. 

Já a 2a1 Cenografia traz o storytelling de personagens sempre com interatividade para toda a família e tem temas que fazem sucesso continuamente em seu portfólio, oriundos de animações, desenhos, filmes e até mesmo de canais digitais como YouTube. 

Em 2022

Shoppings movimentados, fotos com o Papai Noel, brincadeiras… O espírito natalino invadiu os malls de todo o país no ano passado e muitas pessoas se deslocaram para conferir o que prepararam para a data. Foram belíssimos projetos que transportaram os visitantes, levando experiências marcantes. Por trás do que os clientes veem, há muito trabalho envolvido e alguns bastante desafiadores. 

A Cipolatti, por exemplo, a pedido da equipe do Brasília Shopping, desenvolveu uma árvore de plantas naturais. “Foram meses de testes para saber quais espécies sobreviveriam ao clima local”, relembra Conceição. 

No Shopping Anália Franco, o desafio já foi outro: fazer uma árvore suspensa. “Como não pesa menos de 2 toneladas, envolvemos os engenheiros calculistas, inclusive, os do empreendimento.” Ambas foram um verdadeiro sucesso. 

Natal das Árvores Flutuantes do Shopping, da Cipolatti, teve ainda piso revestido com lâmpadas de LED, ursos animatrônicos e brinquedão em formato de presente 

A ZERO57 fez a decoração do Shopping Pátio Higienópolis, inspirada na história infantil O Soldadinho de Chumbo, de Chris Andersen. Para isso, criou uma árvore de cerca de 25 m de altura, à semelhança de um grande brinquedo de corda. Do topo, 12 soldadinhos de chumbo pulam de paraquedas, formando um balé no ar. “Preencher o vão do empreendimento é um desafio. Fizemos essa árvore ainda para ser contemplada por todos os pisos. Para isso, usamos cerca de 200 soldadinhos.”

No Rio Design Barra, a ZERO57 criou um cenário em que o saco do Papai Noel explodiu para cima, então, eram vários os elementos aéreos subindo, o que exigiu bastante alpinista e dias de montagem. O resultado ficou maravilhoso.

O Baile do Noel, do Shopping Cidade Jardim, foi bastante desafiador para a C+E, mas surpreendente e encantador para os clientes. “Criamos uma estrutura metálica em que tivemos que escavar o jardim para que o baile acontecesse no primeiro piso. O acesso à cenografia se dava por uma passarela, que foi montada sobre guarda-corpo. Para isso, desenvolvemos uma estrutura de primeiro nível de 8 m, depois o baile, e acima uma árvore de 12 m. Foi um projeto de engenharia.”

No Pátio Batel, a tema Natal Mais Doce do Mundo foi inspirado na loja francesa Galeries Lafayette e árvore ficou um espetáculo à parte. “Com 21 m de altura, criamos uma linha especial de enfeites e um carrossel de cake pop embaixo dela. Além disso, inserimos elementos aéreos motorizados em forma de doce”, relembra Molina. Ficou incrível e convidativo ainda mais com os demais elementos gigantes inseridos perfeitamente na decoração, como o cupcake e o donut com escorregador.

E falando em gigantismo, a Blachere Iluminação Brasil também fez a maior Mônica do mundo, com 9 metros de altura, no Shopping Metropolitano Barra. “Não tinha quem não queria tirar foto com ela.” Realmente, são projetos desafiadores, mas muito envolventes. Todo o esforço foi recompensado a cada vez que um sorriso era registrado. E foram muitos, já que shoppings levaram 443 milhões de visitantes por mês em 2022. E essa genialidade dos criativos segue pulsante para 2023!

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