MAI/JUN 2021 – Edição 235 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Soluções para acelerar ainda mais a omnicanalidade do seu negócio

10 de junho de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Conheça quatro empresas que potencializam a digitalização do varejo  

Os shoppings e o varejo já vinham em um processo de transformação digital, que foi ainda mais consolidado e acelerado pela pandemia. Com essa nova realidade de consumo, empreendedores e varejistas têm buscado cada vez mais soluções inovadoras para agregar ao negócio, unificando os ambientes físico e digital. Por outro lado, as empresas de tecnologia não param de aprimorar e lançar novos serviços para esse mercado. A seguir, trouxemos quatro grandes players, que têm feito a diferença nessa jornada omnichannel. 

NAPP SOLUTIONS

Com todas as lojas que fazem parte do ecossistema de um shopping, ele naturalmente é um marketplace. Com essa visão de negócio, a Napp Solutions oferece um leque de produtos para integrar os múltiplos canais, construindo a presença do empreendimento dentro do digital. Dessa forma, gera experiência e comodismo, já que o cliente pode comprar de lojas conhecidas fisicamente com entrega rápida e preço. “O mall tem um poder acima de todos os marketplaces e e-commerces do mercado, quando ele se enxerga dentro do digital como um grande centro de distribuição e como o líder da localização dele. Por isso, entendemos o quão relevante é um shopping ir para o digital e dominar o mercado que está em volta dele”, diz Bruno Zenatte, CCO e sócio-fundador da Napp Solutions. 

Dessa forma, a startup desempenha o papel de auxiliar esse ecossistema a definir os melhores parceiros, integrar e automatizar o estoque e o preço. Além disso, ajuda a construir a curadoria dos produtos com o varejista, a capacitar o lojista para receber os pedidos e tratá-los e a preparar o shopping para todas as tarefas que um marketplace exige. Isso traz uma série de benefícios tanto para o shopping como para o varejo.

Além disso, a Napp Solutions está integrada a marketplaces de mar aberto e de mercado e com mais de 900 softwares houses em todo o país. Então, o que não falta é oportunidade e suporte para diferentes negócios. Possui ainda uma parceria com o Google que tem contribuído muito para as vendas do comércio varejista. “Passamos oito meses construindo um produto com a equipe de engenheiros do Google e obtivemos a certificação LFP (Local Feed Partner), que leva o estoque físico do lojista para dentro da busca do Google”, explica Zenatte.

Com essa ferramenta, durante a navegação, o cliente encontra mercadorias que estão fisicamente em estoque em um raio de até 30 km. “Assim ele pode decidir ir ao shopping, porque pode usufruir de toda a experiência que o empreendimento oferece e, ao mesmo tempo, comprar um produto que está disponível. Ou ainda pode clicar no link que o leva para dentro do marketplace do mall e efetua a compra on-line, porque sabe que ele chegará no mesmo dia em sua localização”, explica o CCO. 

Por ser um hub de marketplaces, a Napp está conectada a diversas plataformas como CJ Fashion, ON Stores, AJ Place, brMalls, B2W, iFood, Amazon, Delivery Center, VTEX, entre outras, e viu a procura pelo mercado digital crescer entre seus clientes, especialmente shoppings, aeroportos, varejo, indústrias, e mercados internacionais como Portugal. Para atender essa alta demanda, tiveram que aumentar o quadro de colaboradores, passando de 149 a 212 em menos de um ano e investiram na Napp Academy, uma operação focada em gerar conhecimento semanalmente para os colaboradores.

No mercado de shoppings, a Napp já iniciou projetos com algumas holdings, sendo que, em uma delas, o desafio foi integrar e automatizar o estoque dos lojistas. No momento, está validando um projeto inovador e construindo estratégias de negócio para a brMalls. Fora isso, atende vários outros parceiros com a integração, auxiliando com consultoria, curadoria, e com o Seller Central. 

Saiba mais sobre as ferramentas da Napp Solutions para seu negócio aqui

Bruno Zenatte Napp Solutions soluções de omnicalidade no varejo - Revista Shopping Centers
“A aceleração é inevitável, esse processo se estenderá no pós-pandemia. A posição da Napp é se aproximar ainda mais do cliente e viabilizar a construção do digital, sendo um parceiro”, Bruno Zenatte, CCO e sócio fundador da Napp Solutions

LINX

O acesso à digitalização é essencial para a continuidade das vendas no varejo e para a manutenção do setor como um todo. Por isso, desde o início da pandemia, a Linx incentiva a digitalização do varejo, oferecendo opções de implementação à distância dos softwares contratados.

Atua em diversos segmentos e seus produtos trazem benefícios para automação de processos da loja física, conferindo capacidade de gestão de estoques e produtos, notas fiscais, fluxo de caixa e soluções de conectividade. Para a operação digital, oferece ferramentas de vendas, como e-commerces próprios e integradores de marketplaces, e serviços de monitoria das lojas on-line, que garantem que fiquem disponíveis o tempo todo, sem deixar de processar vendas.

Segundo Caio Camargo, diretor comercial da Linx, a integração de canais deve considerar soluções de vendas e canais de atendimento – que garantem uma capacidade maior de processamento de pedidos, conversão de vendas e atração de clientes – e os sistemas de gestão ERP da loja – para que os dados sejam trocados entre as soluções e muitos processos sejam agilizados ou até eliminados. E exemplifica: “como o lançamento das vendas no ERP, que facilita o fechamento de caixa, e a integração dos estoques aos e-commerces, que permite a baixa do produto automaticamente.”

A Linx tem ainda soluções omnichannel, que possibilitam o cliente comprar em uma loja on-line e retirar na loja física ou receber o produto em casa, vindo da unidade mais próxima. Além da comodidade, aumentam a taxa de conversão de vendas e reduzem os custos de frete para ambas as partes.

Com o cenário da pandemia, a demanda por soluções de vendas digitais cresceu. “Vender on-line virou uma necessidade do varejista. No entanto, essa operação não pode ser improvisada. Só com soluções adequadas para cada tipo de negócio é possível estruturar a operação, recebendo e processando os pedidos sem falhas e com a agilidade e rapidez necessárias para uma alta taxa de conversão de vendas e entregas no prazo correto, trazendo conforto e comodidade aos clientes”, ressalta Camargo. 

Caio Camargo soluções de omnicalidade no varejo - Revista Shopping Centers
Caio Camargo, diretor comercial da Linx 

Uma das principais soluções ERP da divisão de shoppings da empresa é o Linx Microvix. Ele permite a gestão completa da loja física, solução de pagamento POS integrada ao ERP e gerenciamento da rede de franquias do lojista. No ambiente digital, possibilita gerar campanhas e promoções de fidelização dos clientes, conta com ambiente em nuvem para atualizações automáticas e que reduz custos de TI e oferece um sistema de e-commerce completo, integrado ao ERP.

Já o Linx Reshop tem o objetivo de reengajar e fidelizar os clientes. “Por meio dela, o varejista pode automatizar o programa de fidelidade, criar campanhas promocionais, ter uma régua de relacionamento com o cliente de acordo com as necessidades, com disparo via SMS, e fica totalmente em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica Camargo.

A empresa oferece ainda o Linx Reshop Conecta, um aplicativo que apoia o vendedor no controle das metas e vendas. A partir de uma agenda automatizada e pré-configurada, conecta o varejista de forma mais precisa e direta aos clientes, podendo oferecer produtos ou promoções personalizadas. Como benefício, o vendedor poderá realizar contatos diretos com os clientes por meio de ligações pelo aplicativo ou mensagens pelo WhatsApp, a fim de incentivar a recompra, melhorar o engajamento do cliente com a marca e mensurar a efetividade das ações e abordagens realizadas.

VTEX

É uma multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce com atuação global. Seus produtos têm sido verdadeiros divisores de água durante a pandemia e têm nutrido o varejo de oportunidades de venda que transpõe as paredes da loja física. A VTEX possui soluções de e-commerce B2B e B2C, marketplace e omnichannel.

Segundo Caroline Silvério Moreira, sales enablement em VTEX Physical Stores, um dos maiores desafios da transformação digital do varejo é fazer com que os times de loja física se sintam parte da estratégia omnichannel, principalmente porque o vendedor de loja física, normalmente, enxerga o e-commerce como concorrente. Com o propósito de ajudar nessa integração e a romper as barreiras entre o on e o off, a VTEX desenvolveu o inStore – Prateleira Infinita. Essa é uma ferramenta de venda criada para ajudar os vendedores das lojas físicas a atender de maneira mais personalizada e efetiva, mesmo quando não se tem o produto em loja. 

“Esta tem sido uma das soluções mais procuradas pelos clientes desde março de 2020, pois diminui consideravelmente as perdas de venda por ruptura, mesmo com os estoques limitados nas lojas físicas. Os vendedores contam com o estoque infinito, ou seja, pode vender um produto que está no estoque de qualquer outra loja da rede ou mesmo do centro de distribuição. Além disso, oferece a comodidade do cliente receber o produto em casa sem pagar frete ou mesmo permitindo a retirada em outra loja”, explica Caroline.

Entre seus clientes estão Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, AB InBev, Nestlé, Carrefour e outras 2.500 lojas em 32 países. A VTEX possui diversos cases que conseguiram pivotar o foco da força de vendas das lojas físicas com grande velocidade, ao levar ou potencializar o digital no mundo físico. Um deles é a C&A. Além de operar com o e-commerce e a solução de omnichannel VTEX há quase uma década, a rede conta com o inStore. Essa ferramenta acaba impulsionando a venda de outros itens no momento em que o cliente vai retirar o pedido na loja. 

“Desde o início da pandemia, o inStore ganhou ainda mais força na rede da C&A. Somente em junho de 2020, a empresa faturou mais de R$ 1 milhão em pedidos realizados por ele. Além disso, cerca de 15% dos clientes que compram através da experiência proporcionada pelo inStore e optam por retirar em outra loja, compram mais produtos quando vão retirar seu pedido. Esse comportamento maximiza os resultados da ferramenta”, relata Caroline. 

Caroline Silvério Moreira soluções de omnicalidade no varejo - Revista Shopping Centers

Com as restrições e os fechamentos das lojas físicas, a VTEX buscou ainda uma solução para que os vendedores pudessem se conectar com os clientes enquanto estavam trabalhando de casa e desenvolveu o social selling, que tem a funcionalidade de apoio à venda remota. “Permite que o vendedor insira produtos em um carrinho compartilhável no qual o cliente pode interagir, adicionar mais itens e concluir a compra através de canais como WhatsApp, Facebook Messenger e e-mail. Para potencializar o empoderamento dos times de loja física, é possível ofertar cupons de desconto para o consumidor final e trackear comissionamento de vendas”, explica. 

Por ser uma empresa nativa digital, estava preparada para reagir rapidamente aos efeitos da Covid-19 no mercado em que atua, pois seu modelo de negócios também é feito para escalar em momentos de estresse. Além disso, é API First, defensora do comércio colaborativo. Então, o varejista pode contar com opções de agências de implementação de e-commerce certificadas pela VTEX, aplicativos que podem funcionar plugados à arquitetura da companhia para que todo o processo operacional e de gestão seja feito de maneira fluida e integrada, além de grandes marketplaces para explorar novos canais de venda. 

“Quando o varejo precisou acelerar suas operações online para compensar o fechamento de suas lojas físicas, a VTEX já estava preparada para apoiar com a expansão dos seus negócios. Mas, foi além: reforçou seus times, em alguns casos, triplicando o número de colaboradores, para continuar a honrar o compromisso de guiar seus clientes em seus processos de transformação digital”, Caroline Silvério Moreira Cargo, sales enablement em VTEX Physical Stores

MICROSOFT

A gigante do mercado de tecnologia possui soluções em nuvem para a transformação do varejo e dos shoppings, independentemente do estágio de digitalização da companhia. São eles: Microsoft Azure que permite migrar de datacenters próprios; Dynamics 365, uma suíte de aplicativos de negócios inteligentes que através do Dynamics 365 Commerce integra a frente de loja física e o ambiente de comércio virtual; e o Microsoft 365, suíte de comunicação e colaboração, que conta com o pacote Office, baseado em nuvem, o Microsoft Teams, dentre outros aplicativos.

“Elas são conhecidas como as nossas três nuvens e possuem diversos recursos integrados que possibilitam aumentar a produtividade e a colaboraçã e desenvolver aplicativos com pouca necessidade de codificação, assim mesmo profissionais sem conhecimento de códigos conseguem criar soluções internas ou de impacto ao cliente”, explica Rodolpho Ugolini, gerente de marketing Azure.

Dynamics 365

O conjunto de aplicativos de negócios inteligentes ajuda os clientes a administrarem suas empresas e obterem melhores resultados seja através do CRM ou ERP integrados, com base em insights preditivos orientados por Inteligência Artificial (IA). “Dessa forma, as empresas que utilizam a solução podem fazer o gerenciamento e a análise de dados a fim de retirar informações relevantes que ajudarão a aprimorar os processos das áreas como vendas, marketing, serviços, finanças, supply chain inteligente, gerenciamento inteligente de pedidos, logística, operações, comércio e recursos humanos”, descreve Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

Como a plataforma possui integração com a infraestrutura de nuvem da Microsoft e o Microsoft Teams, as empresas também são beneficiadas com mais velocidade de processamento, escalabilidade e conseguem ter o seu tempo otimizado, direcionando seus esforços para atividades mais estratégicas.   

Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

O Dynamics 365 Commerce é também uma solução utilizada pelo varejo porque os lojistas podem criar uma jornada do cliente inteligente na loja física ou virtual, entendendo suas preferências. Desta forma, o time de marketing aciona o cliente da maneira mais assertiva e também disponibiliza uma landing page com recomendações de produtos de acordo com as suas buscas e interesse.  

“O Dynamics  365 também possui melhorias de produtividade e para a conversão de vendas ao permitir a integração entre a loja física e o e-commerce por meio de aplicativos que podem ser desenvolvidos com base no Power Platform, uma plataforma que permite a criação de aplicativos personalizados pelos próprios clientes com base em nuvem, análise de dados e IA”, pontua Farias. 

Possibilita ainda o gerenciamento de estoque e o atendimento a pedidos, otimizando os processos de logísticos, além de permitir que compras feitas on-line tenham opção de retirada na loja física, fortalecendo o movimento omnichannel. 

Azure

A nuvem tem diversos benefícios como redução de custos, otimização de processos diversos, possibilidade de integrar tecnologias de análise de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e de transformar a experiência de funcionários e de clientes.  

No caso do varejo, uma das vantagens oferecidas é a elasticidade para suportar cenários de picos de acesso durante as datas comerciais para o varejo, principalmente com relação à Black Friday. “Com Azure, os clientes conseguem aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento e processamento dinamicamente, com base na demanda atual, sem depender de aquisição de infraestrutura física. Isso faz com o que serviço não tenha interrupções, seja responsivo e fluído para os clientes que querem adquirir produtos nas lojas online”, explica Ugolini. 

Case 

No ano passado, a Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia, o Pontofrio e o Extra.com, utilizou as três nuvens da Microsoft, o que permitiu o aprimoramento das vendas on-line, resultando na Black Friday mais digital da sua história. Foram registrados cerca de R$ 3 bilhões em vendas, com uma alta de 37% em relação ao período de 22 a 28 de novembro de 2019. No e-commerce, o crescimento foi de 99% nas vendas em comparação a 2019. Além disso, o Dynamics aprimorou a jornada do seller, pois auxiliou o vendedor a entrar no marketplace com mais facilidade e rapidez, bem como a ter mais resultados de venda dentro da plataforma.  

“A nuvem permitiu ainda o trabalho remoto das equipes da Via Varejo, por meio do Microsoft 365, e a integração entre as lojas físicas e o on-line, a partir da criação de aplicativos como o Retira Fácil – que possibilita comprar online e retirar na loja mais próxima”, complementa Ugolini. 

A Via Varejo vem desde julho do ano passado apostando nessa transformação digital e, desde então, a representatividade no e-commerce cresceu de 34% para 80%, além de aumentar de 8 milhões para 15,5 milhões de usuários nos seus aplicativos.  

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