NOV/DEZ 2023 - Edição 250 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Alegro Montijo, um centro comercial em constante evolução próximo à Lisboa

10 de dezembro de 2023 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Conheça o rebranding, realizado pela gestora Nhood Portugal, após a aquisição do ativo pela Ceetrus

Situado na pequena cidade de Montijo, em Portugal, o Centro Comercial Alegro Montijo se destaca por ter uma arquitetura inspirada nas tradições da região, refletindo a identidade cultural e histórica em um ambiente agradável e acolhedor. Os espaços são amplos e há abundância de luz natural, sendo um convite aos visitantes. O empreendimento está  bem próximo da capital Lisboa, ficando a apenas 23 km do Aeroporto Humberto Delgado, com acesso mais rápido pela Ponte Vasco da Gama. 

De acordo com Teresa Martins de Sousa, territory director do Alegro Montijo, o empreendimento traz ainda duas experiências distintas de varejo: no interior do shopping e na área externa, onde há uma vasta oferta de lojas de decoração e serviços. No total, são 136 lojas, divididas em dois pisos, tendo como âncoras os cinemas NOS, Zara, Stradivarius, Bershka, Hipermercado Continente, Fnac, Zara Home, Pull&Bear, Sporzone, C&A, a H&M e Sfera.

A gastronomia é bastante diversificada, desde a mais tradicional à mediterrânea, mas há também uma variedade de sabores e experiências internacionais com restaurantes italianos, mexicanos, asiáticos e redes de fast-food.

“Trabalhamos ainda com vários operadores em regime temporário que nos permitem aumentar esta oferta e trazer novos conceitos como, por exemplo, a Bubble Time, o Mundi de Chocolate e outros quiosques de doces regionais.”

Situado numa cidade com cerca de 56 mil habitantes, o Alegro Montijo recebeu cerca de 7 milhões de visitantes em 2022 e a previsão é fechar 2023 com um aumento de 2%. Por estar em uma zona geográfica mais regional, os turistas têm um impacto ainda pequeno na operação. 

O empreendimento já faz parte da vida dos moradores há 20 anos. Ao longo destas duas décadas foram vários os momentos marcantes, mas Teresa destaca o rebranding do ativo em 2019.

Foodcourt do Alegro Montijo
“Este processo foi bastante complexo e desafiante com o investimento de 2 milhões de euros na melhoria significativa da estrutura, nos serviços prestados ao cliente e ao lojista e na alteração do nome para Alegro Montijo.”

Essa revitalização aconteceu um ano após o ativo ser adquirido pelo Ceetrus em 2018. 

Antes desse projeto ser executado, foi feita uma intensa pesquisa para melhor compreender o que os lojistas, as associações locais, os habitantes e os clientes procuravam encontrar. Fruto desta co-criação, melhoraram o shopping em vários níveis.

“O parque de estacionamento externo passou a ter áreas cobertas, atendendo a um dos principais pedidos dos clientes; o foodcourt foi reorganizado e remodelado, conseguindo aumentar o número de lugares; equipamentos digitais foram instalados e trouxeram mais inovação e conveniência; inauguramos dois parques infantis no interior, dando resposta às necessidades identificadas pelos clientes”, relembra a territory director. 

Conectado com o futuro

Após a aquisição, a gestora Nhood Portugal focou na evolução, buscando revitalizar e transformar o ativo imobiliário para responder às necessidades futuras. Com isso, regenerou as vivências da comunidade, criou conexão e avançou com medidas para assegurar um impacto positivo. E um dos pontos foi a sustentabilidade. Apostaram em energias renováveis, que correspondem a 100% do consumo, instalaram painéis fotovoltaicos e postos de carregamento elétrico para veículos elétricos, construíram uma ciclovia, que liga diretamente o shopping à cidade, entre outros investimentos. 

Ciclovia, um investimento que incentiva a mobilidade urbana e conecta o Alegro Montijo com a cidade
“Em suma, estamos criando espaços que fomentem comunidades ativas, cidades sustentáveis e um planeta melhor para todos, através de um trabalho com parceiros, organizações e equipes que partilhem do mesmo compromisso em respeitar o ambiente, as pessoas e a autenticidade dos locais, em prol da prosperidade”, ressalta Teresa.
Para usar o serviço gratuito para estacionar a bike, é preciso instalar o app Movatic e selecionar o Alegro Montijo BikePod

A agenda ambiental, social e de governança faz parte da estratégia da companhia.” Ao longo dos anos temos investido em vários eixos, desde a consciencialização de todos os stakeholders (lojistas, parceiros e clientes) à certificação do ativo, à implementação de medidas de economia de energia, à gestão de resíduos, entre outros. Por isso, vemos com agrado o fato do consumidor privilegiar cada vez mais, marcas conscientes que efetivamente praticam e veiculem medidas de sustentabilidade estruturadas e com impacto”, relata. 

Na Nhood, procuram abordar essas práticas com inovação, criatividade e envolvimento. Por exemplo, o Alegro Montijo oferece o serviço e-power, onde o carregamento de veículos elétricos é feito com a energia solar proveniente de painéis fotovoltaicos; utiliza energia 100% verde; disponibiliza serviço gratuito, BikePod, para guardar bicicletas; usa máquinas de limpeza automáticas e ecológicas Alegro Smart Clean, que permitem uma limpeza uniforme, sem utilização de químicos; investe em estudos de biodiversidade da região e DNA Scan com o intuito de desenvolver planos de investimento para melhorar significativamente a biodiversidade; tem a gestão de resíduos como prioridade, com uma aposta clara na valorização e reciclagem. Com isso, o ativo recebeu a certificação Circularidade de Excelência pela Bureau Veritas. 

O estacionamento é gratuito no Alegro Montijo e possui áreas cobertas e pontos de recarga para veículos elétricos 
“A Nhood Portugal trabalha ativamente para responder aos vários desafios com abordagens integradas e sustentáveis, com vista a minimizar os impactos negativos e a promover a coexistência harmoniosa entre os espaços urbanos e a natureza, apostando sempre na consciencialização e promoção de boas práticas junto de todos os seus stakeholders”, diz Teresa.

Promissor

Os resultados de 2023 do Alegro Montijo são muito positivos. Segundo Teresa, estimam terminar o ano com alta de 6% nas vendas, comparado a 2022, e com uma taxa de ocupação de 100%. O shopping abriu novas lojas, tais como Vilanova ou Cortefiel, que vieram complementar mix e aumentaram ainda os serviços prestados ao cliente, dando resposta à evolução do seu comportamento, como, por exemplo, a abertura do coworking com livre acesso e do espaço de amamentação. Além disso, houve expansão de operações, como, por exemplo, a Zara. E esse movimento deve continuar em 2024.

Área do Workspot fica à disposição do visitante
“Iremos abrir uma loja com uma grande marca internacional e uma clínica médica. Para aumentar a oferta de entretenimento e bem-estar está ainda prevista a abertura de um sport center, com seis campos de padel e um de futebol. Essas futuras inaugurações vêm reforçar o nosso compromisso em oferecer à comunidade um mix variado em todos os eixos cruciais para a população, investindo agora na saúde, entretenimento, esporte e bem-estar.”

No quesito entretenimento, o shopping já conta com três parques infantis, sendo que dois ficam no interior junto à praça central, mas em pisos distintos, e o outro na parte externa, próximo à entrada, com soluções voltadas para bebês e crianças, tanto físicas como digitais. No ano passado, investiram ainda em iniciativas de realidade virtual e aumentada, oferecendo novidade ao público mais exigente: as crianças. Fora isso, o cinema tem sete salas. 

Um dos parques infantis, em que a diversão dos pequenos está garantida 

Jornada do consumidor

Teresa afirma que o Alegro Montijo acompanha essa evolução do comportamento do consumidor de experimentar os múltiplos canais de compra. Por isso, tem focado em vários eixos e implementado diversas provas de conceito que ajudam a compreender a abertura e interesse das diferentes audiências aos serviços propostos. Entre eles, estão:

Experiência unificada: mapas 360º permitem, em poucos cliques, preparar a visita antes da ida ao shopping; 

Conveniência e acessibilidade: lançado durante a pandemia, o serviço Click & Eat, desenvolvido em parceria com a plataforma Zomato, permite ao cliente explorar os menus do restaurante participante, fazer o pedido e pagar pelo app, tudo em ambiente digital e contactless.  Com o fim das restrições, o cliente mostrou-se confortável em privilegiar a experiência física.

“Este é um exemplo de como a Nhood, enquanto gestora do ativo, se adapta ao cliente e às suas necessidades de forma constante para melhorar a experiência de compra.”

Customer care: o investimento em tecnologia é feito com o propósito de acrescentar valor ao cliente durante o seu percurso, então, disponibilizam diretórios multifuncionais que, além de wayfinding, oferecem soluções de gaming e ainda interagem com o cliente, com iniciativas de engagement como, por exemplo, o compartilhamento de fotos temáticas na redes sociais. “De forma a responder e superar as expectativas dos nossos clientes lançamos novos equipamentos de diversão infantil, com tecnologia VR & AR, nos Alegro Montijo, Setúbal e Sintra”, destaca Teresa.

Teresa Martins de Sousa, territory director do Centro Comercial Alegro Montijo

Devido ao aumento das compras online, implementaram um serviço de lockers, que permite a entrega de encomendas de forma fácil e prática, sendo uma forma eficaz de acrescentar valor ao percurso do cliente. Oferece ainda como alternativa o Cartão Oferta Alegro, um modelo pré-pago e carregado com saldo a definir, que permite aos clientes presentear amigos, familiares ou colegas e pode ser usado em várias lojas participantes. “É um serviço muito bem aceito pelo público e mais procurado sobretudo próximo do Natal, pois permite resolver dúvidas sobre que presente dar àquele familiar ou amigo mais difícil de agradar”, conta Teresa. 

Atualmente, a jornada do cliente é bastante diferente devido ao novo varejo e novos hábitos de consumo. “Conscientes desta nova realidade, estamos apostamos na evolução dos ativos que gerimos por meio da multiplicidade de usos e na diversificação da oferta para dar resposta às novas necessidades de clientes e lojistas. Um centro comercial é um ecossistema, onde as pessoas se relacionam, compram, encontram entretenimento, praticam esportes, aprendem e acessam diversos serviços.”

Por isso, buscam introduzir mais ofertas, serviços – gratuitos e com foco na experiência e conveniência -, outros usos com players de saúde, esporte, entre outros. Apostam ainda em eventos que potencializam as tradições locais e a cultura e que oferecem mais valor para quem o visita.

“Neste sentido, continuaremos a trabalhar arduamente em fazer do Alegro Montijo, um centro de vida para a comunidade, um espaço onde os lojistas possam ver crescer as suas marcas, fomentando assim a valorização desse ativo junto do proprietário.”
Um dos concertos do Alegro Montijo Summer Sound, realizado em setembro, com Diogo Piçarra 

Balloon Experience

A arena da Balloon Experience no Centro Comercial Alegro Montijo

O Alegro Montijo também está com um evento temporário até 31 de janeiro, que já virou case de sucesso no Brasil. A Balloon Experience, criada e desenvolvida pela C+E, foi levada para a Europa pela empresa Nok Nok Eventos, em uma parceria inédita entre os players. Segundo Teresa, eles gostam de inovar e trazer experiências diferenciadas, em que promovem o pilar de diversão e possibilitam momentos em família. “A Balloon Experience tem tido uma receptividade muito grande no Brasil, o que nos deu a confiança de apostar nesse evento num período de grande adesão do público como é o Natal. Ele vem assim complementar a restante oferta do centro comercial, trazendo uma experiência colorida, ‘imersiva’ e diferenciada a um público que envolve crianças, jovens e adultos.”

Sergio Molina, CEO da C+E Criadores de Experiências, afirma que isso corrobora a qualidade do entretenimento produzido no Brasil. “As duas primeiras edições da Balloon Experience levaram 65 mil pessoas ao Shopping Center Norte, em apenas 30 dias, e 40 mil ao Shopping Pátio Batel, em três semanas, e ambas foram gratuitas. Agora já está no Shopping Recife, com ingressos com valores bem acessíveis. Para que o projeto fosse viável, viramos sócios nesse projeto no Alegro Montijo e compartilhamos os projetos executivo, técnico e de detalhamento para que pudesse ser executado pela Nok Nok Eventos, em Portugal”, conta Molina. Toda a produção aconteceu lá, apenas 1.300  bolas foram enviadas pela C+E por conta do prazo de importação. A Nok Nok Eventos é uma das 14 empresas do Grupo Pluri, que atua no segmento de lazer, diversão e entretenimento infantil há 25 anos. “Alguns de nossos clientes são os centros comerciais. Quando mostramos essa experiência da Balloon Experience, a reação foi positiva. Entramos em contato com a C+E, que conhecemos há anos, e decidimos desenvolver esse primeiro projeto para Europa pelo seu caráter inovador, diferenciado, verdadeiramente imersivo”, destaca João Manuel São Bento Faria, CEO Grupo Pluri.

Por ser inédito no país, a expectativa com o evento é alta. “Esperamos atrair novos visitantes e atingir uma audiência mais adulta por ser instagramável e ter formato acessível. Por norma, as atrações de Natal são especialmente focadas em crianças e famílias e, com este evento, conseguimos impactar um novo público: os jovens”, confirma Teresa. Para participar da experiência com mais de 100 mil bolas, com muitas luzes e músicas, cenários para fotos incríveis, o cliente pode comprar o ingresso online ou in loco, que custa €6 por 20 minutos. Faria diz que já existem negociações em andamento para levar essa experiência a outros centros comerciais europeus.

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