JUL/AGO 2022 - Edição 242 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Fundação da Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales, a CLICC, une o setor na América Latina e no Caribe

16 de agosto de 2022 | por Paula Andrade e Solange Bassaneze | Fotos: Rogério Alonso
FUNDADA EM ABRIL DESTE ANO, A CLICC SELA O COMPROMISSO PARA QUE OS 14 PAÍSES PARTICIPANTES FORTALEÇAM E DESENVOLVAM AINDA MAIS O SETOR DE SHOPPING CENTERS EM CONJUNTO

A fundação da Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales, a CLICC, é recente, mas a entidade já mostra a força desta união para o setor na América Latina e no Caribe. Em junho, a Abrasce recebeu representantes de Panamá, Argentina, Paraguai, Colômbia e Uruguai em seus eventos no Expo Center Norte, em São Paulo, e essa proximidade só tende a se estreitar após esse laço firmado entre as associações, câmaras e grupos desenvolvedores de cada país. 

“A CLICC imprimirá uma nova fase para o segmento, promovendo o crescimento e o desenvolvimento do setor de forma abrangente e contínua em todos os países envolvidos na ação”, disse o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Segundo Carlos Hernán Betancourt, diretor executivo da Acecolombia, a institucionalização dessa unidade latino-americana elimina qualquer barreira e fronteira com o objetivo de compartilhar melhores práticas, inclusive, ajudando a resolver questões de grande complexidade que, às vezes, já foram solucionadas em outro país e podem servir de exemplo, ou mesmo enfrentar novos desafios que possam surgir e se converter em um problema para todos. “Realmente, é a união de esforços que contribui e apoia o desenvolvimento da indústria e permite que todos os atores possam construir melhores condições para essa atividade, aprender e desenvolver espaços melhores. Possibilita, inclusive, que os processos de expansão de marcas varejistas aconteçam de maneira mais simples e fluida, em benefício de todo o setor de shoppings. CLICC veio para nos unirmos, nos relacionarmos, compartilharmos informações e reconhecermos as melhores práticas e ações da indústria. É uma grande oportunidade de termos uma organização que, de maneira legítima e com toda a autoridade, permitirá dimensionar e viabilizar uma indústria latino-americana que é absolutamente pujante e gera milhões de empregos.”

A CLICC é formada por representantes de 14 países. Os grupos desenvolvedores, câmaras e associações definiram, inicialmente, quatro grandes frentes de trabalho: gestão de informação, promoção de conhecimento, relacionamento e reconhecimento de iniciativas.

“Vamos gerar informação, compartilhar conhecimento, nos relacionar, vencendo as fronteiras, e reconhecer as ações e iniciativas da indústria”, reforça Betancourt. A CLICC segue aberta a outros países que queiram oficializar a incorporação. 

O líder do Comitê Acadêmico da CLICC, Óscar Angel Ricardo, afirma que a atividade de representação empresarial objetiva tornar mais forte a atividade do que cada país pode fazer sozinho. Para isso, é preciso começar a trabalhar a importância da indústria junto aos stakeholders, ao estado, às outras indústrias, à comunidade e à opinião pública. “Queremos fazer uma força-conjunta para que as atividades sejam mais relevantes em toda a América Latina. Além disso, trabalharemos a capacitação e temos a intenção, em primeira instância, de fazer a divulgação das atividades de todas as câmaras da América Latina para que todos os países saibam o que está acontecendo. Por exemplo, viemos ao Brasil no 17º Congresso Internacional de Shopping Centers da Abrasce e queremos que isso se potencialize.” Inclusive, já está nos planos fazer um primeiro congresso em novembro em Cartagena, Colômbia, como a primeira grande atividade da CLICC. O objetivo é termos a união de todos os países em um encontro internacional”, explica.

Para 2023 existe a intenção de iniciar a Escola da CLICC para a formação em três níveis: inicial, destinado a quem é recém-chegado ao setor e, assim, possa obter capacitação integral da atividade de shopping center; avançado, para pessoas que já tenham tempo e experiência na operação, segurança e marketing, aspectos financeiros e legais; e alto nível, com projeção de atividades para o futuro e discussão das tendências.”

Trabalho em conjunto

Presente na delegação de CLICC, Silvia Acerbo, gerente-geral de Câmara Argentina de Shopping Centers, reforça que a fundação de CLICC representa um marco para as distintas câmaras e associações que a integram e é um orgulho ser um de seus membros fundadores. “Nesse âmbito, estamos trabalhando todos juntos pelo desenvolvimento da indústria de shopping centers de América Latina, unindo e fortalecendo o setor, compartilhando as melhores experiências, trocando informação e colaborando diante dos desafios que enfrentamos.” Sobre a visita ao Brasil e a participação nos eventos, ela destaca: “O Congresso foi muito enriquecedor, não apenas pelo conhecimento que seu conteúdo nos proporcionou, mas também pelo networking que pudemos realizar.”


Atrás, da esquerda para direita, Óscar Angel Ricardo, líder do Comitê Acadêmico da CLICC, Carlos Hernán Betancourt, diretor executivo da Acecolombia, e Glauco Humai, presidente da Abrasce. À frente, da esquerda para direita, Nadkyi Duque, presidente da Apacecom, Carolina Lecueder, diretora do Estudio Luis E. Lecueder, Monica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce, Silvia Acerbo, gerente-geral de Câmara Argentina de Shopping Centers e Lorena Montiel, gerente-geral do Shopping Mariscal, do Paraguai

Lorena Montiel, gerente-geral do Shopping Mariscal, de Paraguai, afirma que país estava muito isolado de todos os outros, mas que, como o aumento para 21 empreendimentos em seu território, chegou o momento de abrir-se para a América Latina. “Se estamos juntos, realmente podemos somar mais, trocar e ter uma visão evoluída, abraçando a nossa cultura sul-americana. Para a indústria de Paraguai, participar da CLICC é muito importante para a visibilidade e troca. É muito mais barato trabalharmos juntos a curto prazo do que isoladamente.”

Com 3 milhões de habitantes e uma indústria de shopping centers pequena, o Uruguai sempre compartilhou boas experiências com outros players e tem um trabalho de excelência. Carolina Lecueder, diretora do Estudio Luis E. Lecueder, enfatiza que a relação que a CLICC firma com os países é fundamental e traz um enfoque mais latino, o que sempre sentiram falta no International Council of Shopping Centers (ICSC), apesar de ser essencial conhecer todas as experiências.

“Creio que CLICC nos abre portas para um crescimento e uma aprendizagem, em que podemos dar e receber informações e experiências, o que é essencial hoje em dia, ainda mais depois da pandemia. Como a indústria de shoppings está em um processo de mudanças, temos que nos adaptar a realidades novas, conhecer um novo jeito de consumir e mudar os paradigmas. E a entidade fortalece a indústria para que possamos enfrentar os novos desafios juntos.”

A Apacecom (Associação Panamenha de Shopping Centers) também estava representada no estande da CLICC na Exposhopping por sua presidente Nadkyi Duque, que agradeceu a recepção que a delegação do Panamá teve. “Foi uma oportunidade de muito aprendizado, ficamos maravilhados com as propostas dos empreendedores, expositores, do avanço que o Brasil tem no desenvolvimento de shopping centers. E estou fascinada de fazermos essa aliança com um país tão grande como o Brasil”, falou. Sobre a fundação da nova entidade, Nadkyi, enfatizou a importância da integração dos países, das culturas e de todas as vivências que o intercâmbio de informação pode trazer. “Podermos tomar decisões em conjunto, apoiar as iniciativas que diferentes países estão realizando –  não somente os shoppings, mas as estratégias governamentais – e levar, assim, os melhores projetos e práticas a outros países. E como representante de uma câmara latino-americana, é um orgulho que os países da América se unam para o bem-estar da nossa indústria e de nossa região na reativação econômica, inovações, humanização, integração e desenvolvimento de shopping centers”, destaca.

Ricardo revela que sempre teve a informação de que a Abrasce tinha um papel importante e os eventos – 17º Congresso Internacional, a Exposhopping e o Prêmio Abrasce 2022 comprovam seu altíssimo nível. “A CLICC vai ser gremial, com a indústria em um nível de consideração alto, com a capacitação e tudo que tem a ver com colaboração, informação, resolução de temas e premiação.”

Mais experiências em São Paulo
No dia anterior ao início dos eventos, em 21 de junho, a Abrasce realizou um Study Tour, com curadoria da FFX e patrocínio do Shopping Cidade Jardim e JHSF Malls. Um grupo seleto de participantes, incluindo os representantes da CLICC, puderam ver de perto algumas operações brasileiras com devido destaque em inovação no cenário nacional como Boticário Labs, Amaro Guide Shop, Havaianas, Chilli Beans, Melissa, Natura, o projeto Telhado Verde no Shopping Eldorado, Deus Ex-Machina, Dengo, Shopping Cidade Jardim, Alexandre Birman/Carol Bassi e Loja B.

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